Blogs que me fazem pensar

por Alexandre Fugita

[Thinkin Blogger Award] Os memes da blogosfera deram uma acalmada ultimamente, ainda bem. Apesar de achar divertido, não gosto da idéia do convite-quase-obrigação de se escrever sobre aquele assunto. Mas desta vez é diferente. Fui taggeado para falar sobre outros blogs que considero interessantes e cujos textos me fazem pensar. É difícil escolher, há muitos ótimos blogs brasileiros. Pra variar vou falar o mesmo clichê repetido à exaustão nos posts deste meme: teria outros para colocar mas só listei os cinco abaixo, em uma ordem qualquer. Este meme começou no blog Thinking Blog, há alguns meses e se espalhou por vários países. Mas desta vez não vou fazer uma árvore genealógica.

Petitpois

A Lulileslie escreve o Petitpois, que tem muitas dicas de textos e coisas interessantes para ler. Já pedi para ela parar de recomendar ótimos links mas não funcionou. Continuo colecionando links descobertos por lá.

Caveat Emptor

O Solon não concorda com nada que escrevo. E eu não concordo com nada que ele escreve. Então sempre surgem discussões interessantíssimas sobre alguns assuntos como distribuição de conteúdo, aplicativos web on-line, essas coisas.

Marmota

O Marmota é blogueiro há bastante tempo e jornalista esportivo nas horas vagas. Seus textos são sempre muito bons de ler, contam histórias, ou coisas interessantes e são feitos com muita inteligência.

Sergio Blog 2.3

O Sérgio escreve bastante sobre educação, paradigmas da era industrial e da era da informação e sobre software livre. Um dos meus textos favoritos é sobre a computação móvel sensata.

Contraditorium

O Cardoso é polêmico, coleciona adoradores e também aqueles que o detestam. Acho que seus textos fazem diferença na blogosfera, nos faz pensar. E não estou falando isso só porque ele é meu colega de trabalho no Meio Bit. Apesar de muitos não concordarem o Contraditorium impulsiona a blogosfera.

Comentários do Facebook
13 comentários
  1. Acalmaram? Não te assusta que daqui a pouco os outros te encontram, tenho dois ou três na fila, hehe… Esse do thinking blogger é interessante por apresentar blogs que muitas vezes desconhecemos, já vou dar uma olhada em alguns desses links.

  2. Obrigado, Fugita! Não conhecia o Solon, vou lá conferir.

  3. Opa Fugita!

    Como você, (soou mal esta frase!), não aprecio “overdose” de memes :-) Mas temos que admitir que eles nos trazem sempre feeds novos que não conhecíamos… o que pode ser perigoso também :-)

    Obrigado pela referência e vou lá desbravar o Caveat Emptor e o Petitpois que não conhecia :-)

    []’s

  4. é meme!
    :-)

  5. Eu vou ser sincero.
    Para mim o Cardoso já teve sua participação e oportunidade na blogosfera.
    Como todo blogueiro que encontra uma “porta aberta” e um nicho de mercado ele aproveitou bem.
    hoje seus textos estão muito longe de serem tachados de “me fazem pensar”. De agregarem valor ou de servirem para bons debates. São mais uma caricatura de quem ele já foi.
    São textos que não acrescentam nada de importante. Sem falar no fato de que volta e meia o encontramos metido em discussões inutéis com outros blogueiros que não levam a nada(estaria ele sentindo essa decadência?).

    O que ainda percebo é que ele mais parece uma pessoa que tem se perdido nos próprios textos que escreve.
    (Obviamente, não tenho nada contra ele que fique bem claro!) Mas o fato de o amarem ou o odiarem diz respeito ao que ele representou e não ao que ainda representa.

    Porem, cada um é cada um. E cada um com sua opinião.

    Ainda acho que a blogosfera precisa de discussões para evoluir, e que sejam discussões de idéias, mas de uma forma inteligente ;-)

    Abraços Fugita!
    Vou conhecer seus outros amigos hehe

  6. j.noronha,

    Espero que os outros não se lembrem de mim na hora de “convidar” para um meme. Por padrão, só respondo se achar que realmente vale a pena, hehehe! (que chato vc, hein, Fugita!?)

    Mas eu realmente pensei que tinham acalmado!

    Marmota,

    De nada. Vale a pena ler o Marmota, hehehe!

    Sérgio,

    Também não aprecio uma overdose de memes. Tanto que deixei passar uns 3, acho. Pra falar a verdade não lembro direito… De qualquer forma aproveite para conhecer novos blogs, quem sabe vc os acha interessantes!

    Neto,

    Eu sei que iria causar controvérsia ao dizer que o Contraditorium me faz pensar. Mas é verdade. É um dos blogs que não deixo de ler um artigo sequer, há tempos, assim como os demais indicados acima, além de outros, claro.

    Abraços a todos!

  7. Gostei da lista, são blogs muito bons e uns eu nem conhecia!

  8. Muito obrigada por me incluir na lista.
    E não preciso nem dizer que o Techbits também é um dos blogs que mais me faz pensar. =)

  9. […] do 2007, e desde entao ja rolou quase a internet inteira. O sucesso foi tanto que ate os blogs ban-ban-ban da Blogosfera brazuca ja […]

  10. Julio,

    Legal que tenha gostado. Esses são apenas alguns dos muitos ótimos blogs que acompanho na blogosfera brasileira. Enjoy!

    Lulileslie,

    De nada, vc merece, hehehe! Adoro o Petitpois! E, claro, valeu também!

    Abraços a todos!

  11. A proposta do meu blog também é fazer pensar e refletir.

    Aos interessados em visitar, segue:

    “A fila tem que andar…”
    http://afilatemqueandar.vils.com.br

  12. Hum… escrevi algo muito parecido há uns tempos atrás em http://www.midstorm.org/~telles/2006/12/31/os-blogs-sobre-sl-que-mais-me-influenciaram-em-2006/

    Mas gostei do seu, ficou bacana!

    []s

  13. 13. Ronaldo disse em 12 ago 2007 - 04:19

    Definitivamente um dos melhor artigos em blog que li na rede foi um acerca do Pan-Americano do Rio de Janeiro. Ele se encontra em http://drmarcell.blogspot.com , um texto muito crítico e audacioso que denuncia tudo que é camuflado pela mídia. Ótimo blog! Recomendo a todos!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email