Apple, black friday e a lojinha do Brasil

por Alexandre Fugita

apple-pre-abertura1.jpgOntem a noite fui ao Extra Itaim para presenciar a inauguração do quiosque da Apple no hipermercado. Teoricamente o evento era fechado para funcionários da empresa da maça e convidados. Ao chegar, junto ao Jonny do InfoBlog, falamos com a hostess e depois de passar uma conversa, permitiram que entrássemos.

(*) foto acima do leitor Rodrigo Pantigas, de SP, que visitou a loja na hora do almoço, ontem, e enviou para o Techbits.

Nada demais, na verdade. O estande tem no máximo uns 50 metros quadrados e havia alguns produtos para exposição. Conversei com algumas pessoas, entre elas o Henrique Martin, do Zumo, que aliás, já fez um post sobre o evento de ontem. O country manager da Apple, ex-Palm, Alexandre Szapiro estava lá, mas só para curtir o evento, nada de entrevistas ou declarações.

apple-loja-pessoas1.jpg

Aparentemente os preços praticados não mudam em relação àqueles praticados em lojas como Fnac. Mas já é possível notar uma queda em relação ao preços praticados antes da gestão Szapiro. Isso é bom e o mais interessante é o lançamento da mini-loja ocorrer justamente em um supermercado voltado popular ao invés de um lugar inacessível.

O curioso é que hoje é nos EUA o black-friday, dia após o Thanksgiving, no qual o comércio simplesmente abre as pernas e faz qualquer negócio, vendendo tudo muito barato, uma espécie de rito anual para evitar maus negócios e acabar com os estoques. A Apple abrindo sua lojinha aqui seria uma desova de produtos?

Comentários do Facebook
17 comentários
  1. O comentário no Twitter era “só isso?”. Mas como você falou no texto é um lançamento em um mercado popular o que já é uma ousadia logo eu acho que o tamanho do espaço foi escolhido inteligentemente. Não?

    Quanto aos preços, nos comentários deste post http://macmagazine.com.br/blog/2007/11/22/fotos-do-espaco-apple-no-extra-do-itaim-sao-paulo/
    tem algumas informações interessantes…

    Abraços

  2. Montar um stand Apple com a rede em cabos Ethernet mostra bem o espírito da empresa em terra tupiniquim.

  3. O Eduardo Shiota disse tudo, a primeira coisa que reparei na foto foram os cabos saindo dos notebook! Argh. Nem em casa é assim mais!
    Preferia uma fábrica na Zona Franca e as vendas diretamente no WallMark, ou Extra mesmo.

  4. Aê..
    Quando te escrevi no twitter não tinha lido os RSS ainda :)

    Parece ser uma tentativa de aproximação da Apple com o Brasil, país que sempre destratou. Daqui a algum tempo poderemos os resultados dessa ação.

    Bacana seria se a aceitação e o retorno do público fosse positivo e eles resolvessem dar atenção pra cá, como dão a diversos outros países, abrindo enfim a Apple Store, iTunes Store e quem sabe até produzindo peças aqui.

  5. Acho que o quiosque é muito mais uma jogada do hipermercado do que da Apple. Posso estar enganado, mas pq não abrir uma loja própria?

    Mais do que desovar os produtos, penso que é uma tentativa de abrir novos mercados, já que no Brasil os seus produtos não são tão populares.

  6. 6. Humberto disse em 24 nov 2007 - 12:42

    No mais… O Extra é popular entre aspas, creio que uma Fnac seja tão popular quanto um Extra no *Itaim*…

  7. É, tá na hora de Mac deixar de ser “elite”. Quer dizer, é bom mas não vale o preço que é cobrado. Aqui virou uma espécie de PC de status, do tipo: “Eu tenho um Mac, sou melhor que você”.

    Espero que os preços caiam. Se calhar algum dia, e eu estiver com dinheiro suficiente, eu compro um.

    Abraços

  8. Não consigo imaginar que esta lojinha seja para atrair populares, já que eles vão brincar com o MaxOSX e depois procurar o sobrinho para instalar o Windows nele. Por isso, acho que a Apple quer expandir mercado, mas ainda nas classes A e B.

  9. Bom, agora devemos esperar a loja MESMO, http://juliocamara.com/2007/11/25/apple-store-brasil-as-provas/

    :D

  10. […] acharam que a Apple Store seria o Quiosque inaugurado dia 23 no Extra ( mais sobre no Infoblog, Techbits, JP Ferreira e Zumo) . Na minha opinião, foi apenas um método encontrada por ela para desviar a […]

  11. Tomás,

    Comecei a perceber que meus comentários no Twitter sobre minha presença em determinados eventos às vezes causam expectativas não atendidas. É só ver o primeiro comentário do post mais recente (sobre o Flickr Day). Bom, no caso da Apple eu já sabia que era algo pequeno. E escrevi exatamente sobre isso.

    Não sei qual o objetivo da Apple ao abrir um “quiosque” nos Extras por todo o Brasil. Talvez seja capilarizar a distribuição, sei lá.

    Shiota e Prof. Luís,

    Foi mais ou menos por isso que publiquei essa foto, deste ângulo, para expor a rede cabeada! Isso queima filme!

    Camilo,

    Em geral somos simpáticos à Apple. Mas essa lojinha, desta forma, não agradou. Claro, eles devem abrir lojas em breve como os rumores andam circulando por aí. Inclusive, os comentário #9 e #10, aponta para uma prova de que ainda este ano teremos lojas Apple em SP.

    issamu,

    Depois de ler seu comentário, acho que tenho que concordar com vc. A intenção deles deve ser capilarizar a distribuição, com ajuda da rede Extra.

    Humberto,

    Se formos comparar o Extra com o Pão de Açúcar, o primeiro é mais popular, mesmo no Itaim.

    Mário,

    Não sei se é status. A maioria das pessoas que usa Apple que conheço, necessitam pelo trabalho. Talvez tenha um pouco disso também por ser um produto exclusivo, diferente do PC xing ling que conseguimos comprar em cada esquina.

    Rodrigo,

    Nossa, agora acabei de imaginar algo “terrível”. Alguém comprar o Apple por lá e ir na esquina adquirir o Windows alternativo pois o OSX é muito estranho…

    Julio,

    Valeu pelas dicas de links. Ouvi sua conversa e realmente, faz todo sentido. Se abrirem uma Apple Store no Market Place, estarei lá pra conferir!

    Abraços a todos!

  12. Fugita-sam

    Fiz o meu post sobre a visita!!!

    http://www.jonnyken.com/infoblog/2007/11/24/apple-inaugura-loja-no-extra-o-infoblog-esteve-la/

    (abstraia a filmagem com vc bebendo refrigerante)

  13. A Semana na Blogosfera Brasileira…

    Após um longo inverno sem escrever esta coluna, nesta semana consegui chegar antes do Dado, que diga-se de passagem tem feito um excelente trabalho nas seleções todas as semanas. E vamos lá: Um dos criadores do Adsense, Gokul Rajaram,……

  14. Essa estande da Apple eh uma estante q possui equipamentos super modernos!!Pura tecnologia
    vlw

  15. […] ## – Blog de Guerrilha Novidade! – Dia de folga Flickr Day, um passeio pelo Yahoo! Brasil ; Apple, black friday e a lojinha do Brasil – Techbits Tv Digital: O que muda? – Nerdown Os Melhores Antivírus Grátis para Download – […]

  16. […] como tanto o Techbits e o ZumoBlog (dica da Bia Kunze) já escreveram bastante sobre o evento, vou falar sobre os […]

  17. Eu achei pelas fotos que a loja estava bem parecida com as de fora. Até a mesa onde estão expostos os produtos são iguais. E falando em black friday as empresas Brasileiras também estão se acostumando com a data e colocando cada vez mais promoções legais.
    Muito interessante o pots e principalmente por que podemos comparar que Brasil mudou muito nestes últimos tempos.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email