A caixa de Pandora se fecha

por Alexandre Fugita

[Pandora] Quem usava o Pandora aqui no Brasil vai ter uma péssima notícia a partir de hoje. Devido a problemas de licenciamento de conteúdo, o Pandora ficará disponível apenas para residentes dos EUA e alguns poucos países. Não é preciso nem dizer que o Brasil está fora. Veja a mensagem que foi enviada para os usuários não residentes nos EUA aqui. Para quem não conhece o Pandora é um serviço de recomendação musical, refinado através dos nossos gostos pessoais. Quando ouvimos uma música podemos dizer se ela faz nosso gosto ou não. Analisando diversos fatores do “DNA” da música, o Pandora determina quais bandas que se encaixam no seu perfil, tocando músicas delas e sugerindo novos sons.

Last.FM e Musicovery

Uma outra opção para quem procura rádios virtuais é o Last.FM. Diferentemente do Pandora no Last.FM é necessário instalar um software no computador. Devido a esse detalhe nunca utilizei o Last.FM. Leitores do Techbits sabem que prefiro softwares on-line. Outra opção é o Musicovery. Este é on-line e toca músicas seqüencialmente seguindo um padrão. Pena que a base de músicas seja muito pequena. Veja um review do Musicovery no Issamu.

Monetização

O modelo de monetização desses sites é o mesmo: referenciar para lojas virtuais compradores de música. Ao oferecerem gratuitamente música por streaming, atuam como uma rádio analógica normal. A qualidade não é excelente e serve muito bem para divulgar músicas. A grande vantagem é que você fica quase livre para escolher a programação que mais lhe agrada. Coisas da cauda longa.

Esse bloqueio será feito por IP e tem a ver com aquela nova lei americana que está ameaçando a existência de rádios on-line. Estou aqui curtindo os últimos momentos antes da caixa de Pandora se fechar…

Comentários do Facebook
21 comentários
  1. 1. Wagner disse em 3 maio 2007 - 14:19

    É uma pena pois o serviço do Pandora é bom, apesar de eu nao usar a muito tempo. Deixo aqui mais uma referencia de rádio online que estou usando bastante. Esta tem um grande acervo de musicas e um otimo player para as mesmas. SoundPedia http://www.soundpedia.com

    [s]

  2. Wagner,

    Realmente é uma pena. Valeu pelo link, vou ver.

    Abraços!

  3. uma palavra: proxy.

  4. Foi uma péssima noticia pra mim, pq eu escuto bastante, principalmente quando quero escutar musicas novos e encontrar bandas novas do meu gosto. Mais ainda tá pegando aki, neste exato momento estou escutando pelo site. Acho q igual ao pandora nao tem nenhuma outra radio, esse negocio de DNA de musica, nunca vi em outra radio… Quem sabe um dia nao volta né (vai demorarrr) !

  5. Solon,

    Já ouvi falar de proxy, hehehe! :-) Mas dá muito trabalho e corre-se o risco de não ficar 100% o streaming…

    Diego,

    Sim, o Pandora tinha essa característica fantástica que é achar o DNA da música e recomendar baseado nisso. Mas há meios de continuar, como o Solon comentou acima.

    Abraços a vcs!

  6. Engraçado, recebi isso por mail também e fiquei com muita pena.
    Fui ver hoje para ver o que acontecia mas tá tudo normal. Consigo aceder às estações normalmente.
    Supostamente seria hoje que o serviço iria fechar… Era?
    Vamos ver…

  7. Já agora fica a sugestão de outro serviço
    Blogmusik em que se pode escolher as músicas. não tem nada a ver com o pandora

  8. Foi bom pra ampliar meu range musical, enquanto durou.

    Usar com proxy? Temo lentidão…

  9. 9. Kátia disse em 4 maio 2007 - 01:20

    Adorei o Musicovery!

  10. Afinal só fechou hoje
    é uma pena

  11. […] Tava demorando: como alguém não pensou nisso antes? Como alguém não teve a elementar idéia de usar um proxy para driblar o bloqueio para non-american users do Pandora? […]

  12. Apesar de ter que instalar um plugin eu gosto bastante do last.fm.

  13. Gostava do Pandora, mas fiquei preocupado mesmo foi com essa lei americana ameando a existência de rádios online.

    O que é isso!!!!

  14. Eu uso LAst.fm e Winamp (e viva o Shoutcast!). Acho os dois ótimos.

  15. o shoutcast é mesmo uma maravilha! (:(:(:

  16. […] se importa se a Caixa de Pandora se fechou? Abre ela de novo, uai! […]

  17. Dani e Sputnik,

    Vou testar esse shoutcast. Fiquei curioso!

    Neto,

    Pois é, essa lei… depois dizem que lá nos EUA impera o liberalismo econômico… mas isso é assunto pra outro blog, hehehehe!

    Vinícius,

    Pois é, eu até instalei uma vez. Mas fiquei incomodado com mais um software na minha máquina.

    Pedro,

    Fechou um dia depois do previsto. Uma pena. Valeu pela sugestão do blogmusik, vou checar.

    Kátia,

    O Musicovery é interessante. Pena que tem pouca variedade…

    Doufer,

    Fora os proxys!

    Abraços a todos!

  18. Realmente o musicovery é muito limitado.

    Pra ser sincero a única coisa que fiz no Pandora foi testar, nunca fui muito fã.

    Gosto bastante e deixo mais duas dicas: a do Blogmusik.net e do Filtermusic.net.

    Dá pra ouvir umas musiquinhas legais. Abraço.

  19. Issamu,

    Limitado. Mas tem coisa interessante. Descobri no seu blog, faz tempo, hehehe! Como sei que vc curte música, estou sempre atento.

    Legal essas duas dicas.

    Abraços!

  20. Será que esse negócio de bloqueio por IP do Boceta de Pandora sic; ou caixa para aqueles que não conhecem português de Portugal) não pode ser burlado com o proxy.org? O Pandora é muito bom, o único problema é que a qualidade de som deixa a desejar.

  21. semtex,

    Creio que a solução é usar um proxy mesmo como muitos estão fazendo. Para todos os efeitos, com um proxy, vc está nos EUA. O problema é que quando complica demais eu prefiro pular minha vez, assim como muita gente. E a caixa de Pandora se fecha…

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email