WP-cache e o problema da página em branco

por Alexandre Fugita

[Wordpress] Bom, este post será um pouco mais técnico, voltado para a blogosfera. De vez em quando faço manutenção no código do Techbits. Ajustes aqui, correções lá… Particularmente havia algo que me incomodava: nunca consegui configurar direito o plugin WP-cache para o WordPress. Sempre que eu o ativava, a primeira requisição de qualquer página do blog retornava uma em branco. Só com o reload isso se resolvia. Depois de pesquisar muito na internet finalmente achei a solução.

Páginas dinâmicas

Como todo blog que roda sob o WordPress (um ótimo software de gerenciamento de blogs), o Techbits possui páginas dinâmicas geradas em tempo real a cada requisição, ou seja, utiliza-se recursos de processamento e de banco de dados do servidor. Como a hospedagem é compartilhada, existe um limite para o uso destes recursos, que certamente são suficientes para manter um blog como o Techbits.

Mas vamos supor que de repente todo mundo resolvesse visitar este blog ao mesmo tempo. O servidor não agüentaria e o site ficaria fora do ar por excesso de processamento do servidor. Isso acontece em sites atacados por botnets ou os que têm a sorte de sair na primeira página do Digg ou Slashdot. Ficar fora do ar em função do efeito Digg é um “privilégio” de poucos, mas ao mesmo tempo ruim para o site pois perde-se leitores.

Obviamente isso (ficar fora do ar) nunca aconteceu ao Techbits por este motivo (excesso de processamento do servidor). Não tenho a visitação de uma Garota sem Fio ou de um Contraditorium.

O que o WP-cache faz?

O WP-cache é um plugin para WordPress que cria, como o próprio nome diz, um cache das páginas antes geradas dinamicamente. Além de deixar o site mais rápido, poupa recursos de processamento e de acesso ao banco de dados do servidor. Se o site tornar-se muito visitado de uma hora para outra o WP-cache é capaz de dar conta do recado. Diminui-se assim a possibilidade de o processamento do servidor ser o fator limitante, ficando apenas o problema de largura de banda que um site dispõe para fornecer o fluxo de informações para seus leitores.

O problema é que o WP-cache não estava funcionando no Techbits. Sempre que eu o ativava, a primeira requisição de uma página que ainda não estava no cache, gerava uma página em branco. Um visitante regular, ao notar a freqüência dessa ocorrência, ia achar estranho e talvez parasse de aparecer. Por isso só ativava o WP-cache para testes rápidos. Mas agora descobri a solução do problema.

A solução para as páginas em branco

Bom, parece que o WP-cache foi desenvolvido para funcionar perfeitamente no PHP 4. O Techbits e outros sites usam a versão 5 desta linguagem para servidores. Então uma modificação é necessária no código do WP-cache para funcionar em blogs que rodam sob o PHP 5. Descobri isso neste blog. Vamos lá:

  1. localize e abra em um editor o arquivo wp-cache-phase2.php;
  2. localize o seguinte trecho de código: “ob_end_clean()”, na linha 220 caso esteja usando a versão 2.0.19 do plugin;
  3. altere para “ob_end_flush()” e salve;
  4. envie essa atualização para a pasta correspondente no seu servidor. Pronto!

Claro, você vai precisar ativar o plugin no painel de controle do WordPress e também ligar o funcionamento dele em outro menu (sim, é necessário ativá-lo duas vezes em dois lugares diferentes…). Essas instruções você encontra na página oficial do WP-cache.

Um dia, quem sabe, talvez precise de verdade deste plugin. Problema resolvido, que venham os efeitos Digg/ Slashdot! O Techbits não mais os teme…

obs: agradeço ao Carlos Cardoso do Contraditorium (entre outros blogs) pela paciência em discutir esse problema do WP-cache comigo. Dele também foi a dica para escrever sobre a solução do assunto.

Comentários do Facebook
25 comentários
  1. Como o BetaBlog é muito novinho ainda, vai demorar muuuuuito para precisar de um suporte como o do WP-cache, mas por via das dúvidas já estou guardando a solução.

    E já ía me esquecendo, Parabéns!

  2. Olá Silvinho!

    Ainda bem que na internet, com a Busca e esses mecanismos de notícias como o rec6 e o Digg, até sites novinhos como o BetaBlog e o Techbits têm um lugar ao Sol.

    Aqui também não preciso do WP-cache. Mas se ele diminuir nem que seja um milésimo no tempo de acesso ao site, já valeu.

    Até!

  3. Você agradeceu ao Cardoso, e eu agradeço a você!

    Conheci o Wp-Cache no começo do ano, mas acabei não usando ele por causa deste mesmo problema.

    Ultimamente o povo anda falando bastante dele, o que me deixou com água na boca de usá-lo, porém não o fiz por causa do erro..

    Eis que dando uma fuçada no TechBits descubro que isso é “consertável”

    Agora eu também to preparado pro Slashdot! :lol:

  4. Olá Thiago!

    Ótimo, foi útil para pelo menos uma pessoa. Já valeu ter escrito.

    Até!

  5. Mandou bem Alexandre! Estou com o mesmo problema, que dizer, estava. Vou corrigir e te falar como foi.

    Grande abraço.

  6. Olá Paulo!

    Bom, apesar de ter achado essa solução o wp-cache tem outros problemas que ainda não descobri como corrigí-los. Tem a ver com a atualização do cache qdo se faz um comentário. Vou tentar entender, talvez seja por causa da mistura com o plugin Subscribe to Comments que implantei recentemente.

    Até!

  7. Bem, não o ativei ainda no Betablog, mas aproveitei e ativei no site que é a versão online do jornal impresso que lancei esse mês (www.cidadetotal.com).
    Como está sendo bem acessado, resolvi me prevenir.
    Confesso que gostei muito do plugin. Esse não desabilito nunca mais!

  8. Olá Silvinho!

    Legal que seu jornal recém lançado esteja fazendo sucesso. Na verdade acabei por desativar por enquanto o WP-Cache devido a uma possível incompatibilidade com outro plugin do WP que uso… Comentários novos não eram atualizados imediatamente no cache… Não testei a fundo, então preferi desativar. Mas a dica é válida para os que não conseguiam usar o wp-cache.

    Até!

  9. Foi lançada a versão 2.20 do WP-Cache, aparentemente foi resolvido o problema das páginas em branco.

    Estou testando, vamos ver o que acontece…

  10. Olá Anizio!

    Legal saber dessa atualização. Vou olhar com mais atenção assim que possível.

    Abraços!

  11. […] WP-cache e o problema da página em branco – Techbits […]

  12. Salve amigos.. talvés alguem possa me ajudar, acho que o meu caso é mais simples, eu estou tentando usar o formato de url’s amigaveis, porem quado ativo essa opcao , e tento acessar um artigo a página vem em branco!
    alguem poderia dar alguma dica pra tentar solucinar tal problema! =(
    abraço e sucesso a todos!

  13. Alexandre,
    Não tive esse problema ainda. Mas seu post me ajudou a ter uma idéia melhor sobre o wp-cache.
    E a última versão que encontrei foi a 2.1.1.
    abs

  14. Duda,

    Se vc está com o WP-cache, atualize para a última versão, pode ser isso.

    Paulo,

    Legal, eu estou usando a última versão também.

    Abraços a vcs!

  15. […] WP-Cache – Plugin que reduz o tempo de carga no servidor, maiores informações (Techbits) […]

  16. Estou com problema, quando o wp-cache começa a armazenar as paginas pessoas que usam internet explorer nao vêem caracteres acentuados, C cedilha, etc corretamente, se alguem esta com esse probema tbm, e conseguiu solucionar, poderia dar uma ajuda.

  17. Lucas,

    Não deveria acontecer isso. Mas talvez vc precise de ajuda do desenvolvedor. Cheque se todos os formatos de caracteres do seu WordPress estão no mesmo padrão, por exemplo, UTF-8.

  18. Alexandre,
    Realmente as paginas estao em UTF-8 mesmo, vou tentar entrar em contato com os desenvolvedores. Obrigado pela força.

  19. Lucas,

    Ok, se tiver novidades, avise!

  20. 20. Claudio disse em 15 jan 2008 - 20:56

    No meu pc quando acesso qualquer pagina so fica em branco a tela, meu navegador é o internet explorer 7, ja limpei tudo que tinha direito, queche e etc…, continua nao aparecendo nada, alguem tem a solução para isso?

  21. Vou instalar o plugin, pois tenho observado problemas com o servidor, e depois retorno pra contar como foi resulado.
    Valeu a dica.
    http://www.extravase.com

  22. […] WP-Cache – Plugin que reduz o tempo de carga no servidor, maiores informações (Techbits) […]

  23. Olá amigo autor do post.
    Já venho tentando resolver o problema de paginas em branco no meu blog e até agora não consegui solucionar inclusive com seu tutorial.

    Já não sei mais o que fazer para solucionar já desativei todos os plguins possiveis mais não consegui resolver

    Não sei se o problema não esta em mim rsrs
    pois não tenho muita esperiencia em wp.
    mais vamos aprendendo graças Deus que nos da força
    e graças a estes amigos como você que distribuem gratuitamente seus conhecimentos.

    Sou grato a todos os Gênios que sempre nos dão essa forcinha.

  24. 24. Mateus Vitor Vitor disse em 19 nov 2014 - 11:43

    cara meu navegador apareceu pagina em branco qe qe eu faso presiso de ajuda pf

  25. Gente estou desperada, pois o w- cache deu erro e apareceu uma página em branco ai fui removi o plugin a página do site ta toda branca
    quem pode me ajudar?meu e-mail byya_2003@hotmail.com

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email