O anti-clímax do lançamento do Firefox 2

por Alexandre Fugita

[Firefox] Oficialmente o Firefox 2 ainda não foi lançado! Pelo menos até o momento em que escrevo este post. Ontem por toda a web centenas de blogs e sites de notícias apontaram para um endereço da fundação Mozilla afirmando que o Firefox 2, versão final, já estava disponível para download, mesmo com o lançamento só previsto para hoje. Ok, seria uma estratégia de marketing? Baixei a suposta versão final e logo vi que não podia ser oficial. Enquanto isso por toda web o anti-clímax do lançamento do Firefox 2 já estava instalado.

BUILD 2006101023

Ontem recebi um e-mail de um amigo comentando o lançamento do Firefox 2. A essa altura já tinha visto toda agitação que a web vivia com a antecipação, e também já havia instalado a suposta versão final. Mas ao abrir o navegador percebi na parte superior, a inscrição: Build 2006101023 (screenshot abaixo). Uma versão final de um software tão esperado certamente não apresentaria tal mensagem.

[Firefox build 2006101023]

Percorri blogs, o RSS, o Digg, o site oficial do Firefox, nada negava o lançamento oficial do Firefox 2. Só uma nota no CNET News dizia que provavelmente essa versão não era a final. Claro, nada impede que hoje, com o lançamento oficial, aquela versão de ontem torne-se FINAL. E quanto a este texto, posso estar totalmente errado, mas estou correndo o risco. Pelo menos vai servir para discutir essa ânsia de ser o primeiro a plublicar

Anti-clímax

Na certa algum geek passou o fim de semana e a segunda-feira inteiros procurando um link válido no FTP da fundação Mozilla. Afinal queria ser o primeiro a postar em seu blog e no Digg que o Firefox 2 estava lançado. Em algum momento da segunda-feira suas preces foram atendidas e uma versão do Firefox 2 apareceu. Correu pra divulgar, conseguiu… E nem era a versão final.

A notícia correu mundo, invadiu blogs, sites de notícias, etc… Fiquei aqui só observando. Procurava a confirmação para escrever este texto. Até que descobri um blog de um desenvolvedor da fundação Mozilla que afirma categoricamente: Não, nós. Não. Lançamos. o. Firefox 2. Ainda!, datado de 23 de outubro de 2006, ou seja, ontem. Pronto, material para publicar.

O lançamento

Aqui no Techbits há dias já existe um texto preparado para ir ao ar assim que o Firefox 2 for lançado. Na verdade preciso testar por pelo menos 15 minutos a versão final para ver se não há correções a serem feitas ao texto. Aguarde o lançamento oficial, que deve acontecer nas próximas horas (se já não aconteceu no momento que você lê este texto), e confira aqui no Techbits uma análise!

Comentários do Facebook
6 comentários
  1. Pois é, isso que não entendi. Mas acho que já foi lançado, porque lá em casa apareceu o Build, mas aqui no trampo (de onde estou postando esse comentário), não apareceu :D.

  2. Olá Tiago!

    A versão que testei foi baixada ontem logo após vário sites pela internet apontarem para o FTP da fundação Mozilla. Talvez após isso tenham atualizado o arquivo retirando o Build… Bom, sei lá… Quem se importa na verdade, né? Esse assunto que escrevi já pode ser considerado morto pois com o lançamento oficial já não faz mais sentido… hehe!

    Só me preocupa essa vontade desenfreada de ser o primeiro a divulgar… Que deve ter feito o geek que descobriu o link passar horas e horas vasculhando o ftp da fundação Mozilla…

  3. Olá a todos, boa tarde,

    Pois é, todos estamos á espera anciosamente pela nova versão do Mozilla Firefox e todos os blogueiros de tecnologia estão anciosos por o divulgar nos seus blogs em primeira mão, isso é natural.
    Mas penso que mais importânte que ser o primeiro a divulgar é o que divulga melhor.
    O que faz o melhor post sobre o mesmo assunto.

    Para quem lê muitos blogs apercebe-se disso facilmente.
    Blogs á muitos, mas de bom conteudo, com bons posts é que já é mais difícil.

    Foi isto que me ocorreu comentar neste momento

    Um abraço
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/blog/

  4. Olá Cesar!

    Também aguardo o lançamento do FF2. Tanto que já até escrevi um texto para postar logo mais aqui no site, como fiz com o IE7. Concordo que o que importa é o conteúdo e, portanto, divulgar melhor do que divulgar primeiro. Claro, uma coisa não exclui a outra.

    Eu chamei o “fenômeno” de anti-clímax pois qdo o FF2 for lançado oficialmente já não terá mais graça…

    Eu aprendi a de vez em quando apagar sites/ blogs do RSS. Se não fizerem falta significa que não valia a pena acompanhá-los. Inclusive estimulo a fazerem isso com o Techbits (pronto, meus assinantes, que não são muitos, vão cair a zero! hehe!).

  5. 5. Marco disse em 28 out 2006 - 05:45

    O sr. Cesar Oliveira diz que “…penso que mais importância que ser o primeiro a divulgar é o que divulga melhor.” No entanto, a pressa é inimiga da perfeição.

    Logo que vi o site http://www.techbits.com.br, baixei a aversão do Firefox 2.0. Sinceramente, não sei nada quanto a discussão de que baixá-lo via FTP desgastou alguém que sabe o que estas três letras significam, mas creio que ter o Firefox no meu computador, depois de ser lançado há uma semana, é uma grande coisa! Definitivamente, a qualidade da análise em tão curto espaço de tempo é um ponto positivo para o Techbits!

    Parabéns Techbits!

  6. Olá Marco!

    Sim, a pressa é inimifa da perfeição. O texto sobre o Firefox foi preparado dias antes da publicação, ficando para esta data apenas um leve teste na nova versão e a mudança de status do post de rascunho para publicado.

    Fico feliz que tenha visto no Techbits e baixado a versão FF2 ao saber da notícia por aqui. Agradeço também o elogio pela análise! Vc não está sendo irônico, né? hehehe!

    O negócio do ftp, ninguém nem precisava saber o que as letras significavam. Os sites apontavam diretamente para o executável do FF2 o que dispensava qualquer conhecimento prévio.

    O blog que cito de um desenvolvedor da fundação Mozilla afirma que a publicação antecipada apontando diretamente para um arquivo em ftp pode ter causado uma sobrecarga desnecessária no servidor deles além da possibilidade de ter causado rombos em milhares de dólares em ftps randômicos (o link aparentemente apontava aleatoriamente para algum ftp espelho associado) devido ao grande interesse demonstrado pela multidão.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email