Ganhe um vírus de brinde…

por Alexandre Fugita

[Vírus sabor Mp3] Tempos atrás conheci um senhor que adorava DVD’s. Na verdade, ele adorava copiá-los em VHS. Mas vivia reclamando que os DVD’s tinham vírus… Eu achava engraçado e não entendia o que ele queria dizer, até que um dia descobri: o vírus era na verdade o Macrovision, aquele DRM que evitava cópias de DVD’s para fitas VHS. Expliquei que aquilo não era exatamente um vírus, e sim uma proteção de direitos autorais. Não adiantou, o senhor continuava chamando isso de vírus… Na minha concepção aquilo jamais poderia ser um vírus pois nunca imaginei que um produto viria de fábrica infectado… Ledo engano. Exemplos não faltam. Os últimos dois envolvem a Apple e o McDonalds.

Apple com vírus de Windows

Alguns iPods fabricados em setembro saíram infectados com o RavMonE.exe, um vírus (na verdade um trojan) para Windows. A recomendação é usar um anti-vírus para removê-lo do PC e restaurar o iPod usando o iTunes 7. A restauração do iPod vale também para os usuários de Mac, apesar de seus computadores não serem afetados pelo problema. O motivo é que o iPod ainda contém um malware. Até o momento descobriram 25 casos… Sabemos que a Apple quer entrar na vida dos usuários de Windows. Abriram a porta errada.

Brinde do McDonalds com vírus

No Japão, uma promoção recente do McDonalds e Coca-Cola dava um mp3 player e um vírus de brinde… Foram distribuídas 10 mil unidades. Aparentemente trata-se de um trojan que rouba dados e senhas dos usuários após contaminar máquinas Windows. Eu não amo nada disso.

CDs da Sony com rootkit

Ano passado a Sony BMG distribuiu vários CDs que instalavam um software nos PCs dos usuários com a intenção de proteger contra cópias não autorizadas. Especialistas em segurança descobriram que tratava-se na verdade de um rootkit, software malicioso que consegue permanecer indetectável. Neste caso foi intencional.

Acho que aquele senhor que adorava DVD’s estava certo… Aquilo não era DRM. Era um vírus…

Comentários do Facebook
10 comentários
  1. Ola techbits!!!!

    Eu sou um dos editores do 4 Discovery,e queria propor-lhe uma parceria entre o meu blog e o teu excelente site.

    Eu estou a precisar de promover o meu blog no Brasil e gostava que porventura pudesses publicar um post divulgando o meu blog e eu faria o mesmo para o teu site no meu blog e divulgava-o em Portugal.
    Estou a sugerir esta aliança porque sinto que o teu site é bastante bom.

    Cumprimentos!!!!

  2. muita gente, como o Cory Doctorow e o pessoal do Defective by Design, dizem que qualquer tipo de DRM é um vírus. a explicação não deixa de fazer sentido, já que é um programa escrito para diminuir a funcionalidade nativa da mídia e para adicionar limitações indesejadas pelo usuário.

  3. Olá 4 Discovery!

    Agradeço o elogio, responderei por email à sua proposta.

  4. Olá Solon!

    Usando esse conceito realmente dá pra entender o DRM como um vírus. Neste caso quase tudo que é arquivo digital vem com vírus de brinde… onde esse mundo vai parar?

    Que bom que vc citou o Defective by Design. Achei as ações deles contra o DRM muito interessantes.

  5. Ei clicka no meu blog! :)

  6. Clicka no meu blog ai gente!

  7. 7. NIXON RIBEIRO disse em 25 jun 2007 - 09:57

    *Moderação*: termos chulos são editados.

    A meu ver vírus é vírus, e {editado} é {editado}!!!!

  8. 8. NIXON RIBEIRO disse em 25 jun 2007 - 10:02

    Por favor, comentem a minha opinião acima, acho que fui bem claro e objetivo.

  9. 9. NIXON RIBEIRO disse em 25 jun 2007 - 10:05

    Vírus é foda mesmo.

  10. Nixon,

    Concordo, vírus é foda! Só não tinha entendido que vc estava xingando o vírus no comentário #7 acima.

    Até!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email