Firefox: 200 milhões de downloads = 600 mil usuários?

por Alexandre Fugita

[Firefox]Eu gostaria de saber quais são as fontes de informação dos jornalistas. O Estadão publicou que o navegador da web Firefox atingiu 200 milhões de downloads. A informação está correta. Mas afirma também que o número de usuários é de cerca de 600 mil. Alguma coisa está errada neste número. Significa então que, em média, cada usuário fez 333 downloads do programa? O blog da fundação Mozilla, o mesmo usado como base da notícia do Estadão, não informa o número de usuários. Apenas faz uma ressalva, logo no início, dizendo que são 200 milhões de downloads e um número indefinido de usuários.

O número mágico “600 mil” aparece nos comentários, ou seja, uma dedução de algum leitor com queda por estatísticas. Vamos fazer as contas. Sabemos que a fatia de mercado do Firefox é de aproximadamente 13% dos internautas (eu incluso). Se o Firefox é usado por cerca de 600 mil pessoas, então a internet deve ter no máximo 5 milhões de usuários. Estamos falando de 2006? A conta não fecha. Bom, não há qualquer rigor estatístico nesta minha conclusão, mas pode apostar: ninguém sabe ao certo quantos são os usuários do Firefox. Afinal 13% de mercado não significa necessariamente 13% de usuários, e sim a fatia de páginas vistas com o navegador. Só não tenho dúvidas de que esse número é maior do que 600 mil.

Comentários do Facebook

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/vhosts/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273