E o Steve Jobs, não sai?

por Alexandre Fugita

[Apple] Muitas empresas de tecnologia americanas estão sob investigação refente à compra retroativa de ações (backdating) por parte de diretores ou outros acionistas. O procedimento não é ilegal se corretamente documentado, mas pode levar a rápidos ganhos financeiros já que com o backdating compra-se ações, hoje valorizadas, por um preço antigo. Muitas demitiram seus CEOs. A Apple está no meio desse fogo cruzado e, diferentemente das outras organizações, não demitiu (e nem dá sinais disso) o seu CEO e principal executivo Steve Jobs.

Cabeças cortadas

Na semana passada algumas cabeças rolaram por causa deste escândalo. Caiu o fundador e diretor presidente da CNET, site de notícias e conteúdo variado sobre tecnologia, e também o presidente e CEO da McAfee, fornecedora de soluções de segurança em TI.

Até o momento um total de 17 empresas perderam diretores, presidentes, etc… por demissão ou renúncia ao cargo, devido ao escândalo do backdating. Empresas envolvidas correm o risco de serem tiradas da Nasdaq, a bolsa de valores da tecnologia, como aconteceu com três delas.

Enquanto isso lá na Apple

Para não dizer que não tomou atitudes, o antigo CFO (Chief Financial Officer), que até então era membro do conselho administrativo da Apple, foi demitido na semana passada. Mas isso não resolve o problema já que Steve Jobs é quem comanda a empresa, sabia do backdating, e talvez devesse ser responsabilizado.

Steve Jobs é a Apple, a Apple é Steve Jobs. Talvez isso tenha pesado na hora de decidir se o CEO deveria ser afastado ou não do cargo. Alguns sites até listaram possíveis substitutos. Resta saber se alguma outra atitude será tomada pela empresa da maçã.

Comentários do Facebook
4 comentários
  1. Desta eu não sabia…
    Que coisa esta manobra hein!!!

    Mas, o motivo do meu comentário mesmo é parabenizar a disponibilização do conteúdo inteiro no Feed :D
    Ficou show de bola, juntamente com uma boa quantidade de posts disponibilizados ;)

    Abraços!

  2. A Apple quase foi para o buraco quando afastou Steve Jobs e viu-se renovada com a sua volta, revolucionando o mercado com o Ipod. Steve Jobs vale demais para eles.

  3. Opa Rafael!

    É, o CEO tá lá, mas qualquer problema a culpa é dele, hehe!

    Qto ao feed, é verdade, consegui finalmente disponibilizá-lo na íntegra. Deu um pouco de trabalho já que tive que reconfigurar todas as imagens por um problema de URL… Agora ficou bom, agradeço que tenha gostado. Acho que os leitores devem achar o mesmo, hehe!

  4. Opa Renato!

    Pois é, pensei em abordar esse tema no post mas desencanei. O Steve Jobs está para a Apple como o Silvio Santos para o SBT. O afastamento dele seria um desastre como foi anos atrás. Por isso mandaram o CFO embora… pra encerrar o assunto. No final acho que esse escândalo não terá maiores conseqüências para a Apple.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email