A Microsoft não é do mal

por Alexandre Fugita

[Microvell e Nosoft] É lugar comum dizer que a Microsoft é do mal. Centenas de sites e blogs dedicam-se a falar mal da empresa toda vez que surge uma falha no Windows (toda semana?). Mas olhando os últimos movimentos da gigante de Redmond podemos dizer que é uma organização preocupada com os concorrentes e sempre disposta a ajudá-los. O último exemplo foi o acordo com a Novell para dar suporte ao Linux e a ambientes de virtualização usando ambas plataformas. Será mesmo?

Microsoft Open Source

A Microsoft e a Novell acabam de anunciar um acordo inédito contemplando software proprietário e de código aberto. O acordo envolve: a virtualização, ou seja, a melhorias quando se roda Linux e Windows na mesma máquina incluindo aí suporte e sugestão por parte da Microsoft ao pacote SUSE Linux aos seus clientes corporativos; patentes, que significa que a Microsoft não processará desenvolvedores do SUSE Linux por utilizar patentes da empresa; Melhor integração entre pacotes Office usando formatos de documentos compatíveis.

Em outro acordo recente a Microsoft fechou parceria com a Zend Technologies para dar maior suporte e interoperabilidade à linguagem PHP (também código aberto) em seus servidores Windows através de add-on ao IIS.

O caso Firefox

Há alguns meses, ou seja, antes do lançamento dos browsers Internet Explorer 7 e Firefox 2.0, a Microsoft convidou uma equipe de desenvolvedores da fundação Mozilla (que faz o Firefox) para uma visita ao campus de Redmond e troca de informações com o objetivo de tornar o navegador da raposa compatível com o Windows Vista.

Na ocasião do lançamento do Firefox, a equipe de desenvolvedores do IE7 enviou um bolo (não contaminado segundo o blog do Firefox) felicitando pelo milestone. O mesmo fato já havia acontecido, com papéis invertidos, quando a Netscape era líder de mercado (procurei o link mas não achei).

Palm Treo com Windows Mobile

No início de 2006 foi lançado um Palm rodando Windows Mobile. Antes grandes rivais, a Palm e a Microsoft trabalharam juntos para melhorar a usabilidade do Windows Mobile e desde então já lançaram outros Treos rodando o sistema operacional móvel da Microsoft.

Apple e o pacote office

Há tempos a Microsoft fornece um pacote office aos usuários de MacOS. Na MacWorld 2006, em janeiro, a Microsoft declarou-se o comprometida por pelo menos 5 anos em fornecer tais softwares para a plataforma concorrente. No campo da web, a empresa de Redmond descontinuou o Internet Explorer para MacOS. Sorte dos usuários da Apple…

Windows Vista e as ativações sem restrições

Uma das coisas que estava incomodando pessoas por toda a blogosfera era que o Windows Vista só poderia ser reativado uma única vez após a instalação original. As reclamações partiram de todos os lados e a Microsoft voltou atrás. Agora o número de reativações do Vista será ilimitado como no Windows XP. Claro que você não poderá distribuir sua cópia original para todos os seus amigos. A licença permite apenas uma máquina ativa de cada vez.

Google?

Só falta agora Redmond juntar-se à Montain View. Isso sim seria um acordo inédito. Mas por enquanto, apesar da Microsoft não admitir, o Google é uma grande ameaça como foram todas as outras empresas acima citadas. Espere para o futuro um acordo entre elas.

McAfee e Symantec

A McAfee e a Symantec estão liderando um protesto contra o Windows Vista pois alegam que a Microsoft não colabora com seus esforços de tornar o próximo sistema operacional dominante mais seguro. Opa! Eu estava falando bem da Microsoft… esse parágrafo não deveria ter aparecido por aqui…

Comentários do Facebook
4 comentários
  1. Essa MS, eu não sei não :). Mas faz parte, quem dá mais leva o produto

  2. Olá Tiago!

    Apesar do que escrevi, a Microsoft não é assim “do mal”… nem “do bem”… ela só está fazendo o que toda empresa deveria fazer: garantir a felicidade dos acionistas, hehe!

  3. Não sei se tinha bolo envolvido, mas creio que você se referia a esta brincadeira, feita em 1900 e guaraná com rolha (clique na foto para ampliar):

    http://tinyurl.com/y2x4x9

    []s

  4. Olá Chester!

    Exatamente isso que me referi, hehe! Valeu!

    Até!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email