Geolocalização e a privacidade

por Alexandre Fugita

geolocalizacao-fousquareUma das coisas que notei nos últimos tempos é que aplicativos usando geolocalização estão chegando para ficar. Um dos grandes destaques é o Foursquare, jogo social que envolve reviews de lugares pela multidão e que é bastante interessante. E como tudo que é legal e interessante eu acabo virando um evangelizador. E quando quero contar para as pessoas sobre o Foursquare, a primeira reação da grande maioria é perguntar sobre a questão da privacidade e os perigos de fazer ” broadcast” da sua localização. Existe mesmo este perigo?

Localização consentida

Uma das características do Foursquare e que você precisa aceitar novas conexões. Em tese você compartilha apenas com pessoas conhecidas sua posição no globo terrestre. E é aí que vou me aprofundar na questão da privacidade e a geolocalização. Você escolhe com quem compartilhar essa informação e bloqueia aquelas que não quer que vejam isso.

No Google Latitude é mais ou menos a mesma coisa. Cada novo contato exige autorização para se firmar. Se você só adicionar pessoas conhecidas em tese não há perigos em ficar divulgando onde você está. Além disso nas duas redes você pode escolher não dizer onde está, ou seja, tem controle total sobre o “broadcast” desta informação.

Localização obrigatória

Isso tudo é bem diferente daquela ideia maluca que nosso governo tem de colocar chips nos carros de todos os cidadãos que possuem um a partir de 2011. Dizem que é para diminuir roubos de carros, mas para efeitos práticos isso nunca vai acontecer. O grande problema é a obrigatoriedade de usar esse chip nos carros. A única escolha que você pode fazer é ter ou não ter carro. Tendo um carro sua localização será obrigatória. Péssimo!

Please, Rob me!

Claro, a geolocalização acaba criando novas aplicações interessantes. Uma delas é o Please, Rob Me!, que pega todas as tuitadas automáticas feitas pelos usuários de Foursquare e informa que a casa deles está vazia, hehehe! Genial!

Uma outra que descobri recentemente é o Where Do You Go, mashup que desenha sob o Google Maps uma camada com as regiões que você mais frequenta. O meu mapa está aqui. É interessante, mas deve causar calafrios em todos aqueles preocupados com a privacidade como eu. E por que estou divulgando? Trata-se de uma informação com delay, ou seja, não é em tempo real e portanto não indica onde estou neste momento, o que me deixa mais tranquilo.

Geolocation is the new black

Geolocation is the new black, exagerou a Molly Wood no Buzz Out Loud, um dos melhores podcasts de tecnologia, direto do SXSW. Então é isso, 2010 é o ano da geolocalização. Anotem aí!

Leitura recomendada:

Comentários do Facebook
24 comentários
  1. Fugita!

    Acho muito interessante esse avanço dos aplicativos de geolocalização, pois através de uma proposta lúdica, a sociedade está modificando seu limite entre público X privado.

    Tenho dito inclusive, que vivemos uma ” era da exposição”:
    http://www.messa.com.br/eric/ecode/2010/01/exposicao-x-geolocalizacao.html

  2. Agora uso Foursquare! :) Thanks, Fugita!

  3. Isso pode ser bom até um ponto – concorda?

  4. 4. Gancz disse em 18 mar 2010 - 17:10

    Blz!!! Agora eu sei quem acusar se alguém roubar minha casa

  5. @eric,

    Legal seu post! eu tava com vontade de escrever isso faz um tempo e esse foi o momento!

    @Midori,

    Pois é, meu trabalho de evangelizador continua!

    @lesilva,

    desde que compartilhar esse tipo de info seja algo consentido, é ok!

    @gancz,

    hehehehe, culpa do Foursquare? :-)

    Abraços!

  6. 6. Walisson Marcos disse em 9 abr 2010 - 11:12

    Parabéns pelo post.

  7. Eu acho que vai chegar um ponto em que não teremos mais privacidade nenhuma, pois todo lugar que você vai tem cameras, agora com o avanço da geolocalização vai ficar difícil até dar um perdido na patroa para tomar uma com os amigos!!!
    ótimo post

  8. Ótimo post para discussão. O dilema praticidade X privacidade é algo que sempre irá gerar diversos debates. No entanto, eu acho que a exposição depende do consentimento de cada um.

    Se uma pessoa acha que não é um problema se expor, então para esta pessoa tudo bem. Prova disso são os sites de relacionamentos. Há pessoas que somente colocam informações básicas e outras colocam até os horários que realizam suas tarefas.

  9. […] Se alguém pergunta para mim onde comer bem sem gastar muito, a resposta é rápida: Subito! Não é de agora que sou fã do lugar, mas confesso que nem lembrava que já havia escrito sobre aqui antes. Há três anos não era frequentadora assídua como agora – com duas prefeituras de Subitos no Foursquare. […]

  10. Essa de instalar localizadores nos carros apartir de 2011 é um absurdo, eu ainda não sabia! Mas todos nós sabemos que: A localização será feita por GPS, sendo assim, qualquer ladrãozinho meia boca consegue um bloqueador de sinal gps, este aparelho pode ser carregado no bolso, alias, nao precisa nem ser ladrão pra conseguir um desses, além de ser muito barato! rediculo, total inutilidade.

  11. Geolocalização está na moda, sem dúvida, mas é uma utilidade que terá impacto substancial na mídia, mesmo quando consumida em aparelhos móveis? Tenho minhas dúvidas por um motivo simples: a localização do usuário é apenas um elemento de seu contexto e, creio, que é um dos menos significativos. E é a compreensão profunda do contexto do usuário que permitirá o grande salto de personalização nos serviços de comunicação, é o contexto que permite determinar relevância de conteúdo ou de publicidade. Mais sobre esse temo no meu post: http://midiascopio.blogspot.com/2010/09/aqui-e-acola-os-limites-da-localizacao.html

  12. 12. Dany Lederman disse em 27 out 2010 - 14:41

    Geolocalização está na moda

  13. […] site de geolocalização, com funcionalidade para tagear ou apresentar pontos próximos ao que você se encontra. Você pode […]

  14. Estes avanços são interessantes, vamos ver como se desenvolvem ao longo do tempo.

  15. […] a gente e dar uma olhada por onde a dupla anda. Para quem não conhece o Foursquare, tem um post no Techbits que fala um pouco sobre geolocalização. E aqui um tutorial para quem ficou com vontade de fazer […]

  16. […] o My 4square Alibi traz o debate sobre como utilizar com toda confiança ferramentas de Geolocalização em ações de Marketing […]

  17. Geolocalização está no auge!!!

  18. Isto é o que tem de mais novo no mercado, aplicamos muita força para desenvolver aplicativos nesta área, ainda vamos ter grandes surpresas neste seguimentos.
    Estamos colocando em nosso sex shop toda esta tecnologia.

  19. O aplicativo é realmente muito bom, porém nada seguro !

  20. Geolocalização deve ser usada com cuidado, fornecer todos os seus passos na rede social é arriscado.

  21. 21. Sexyshop disse em 24 fev 2012 - 11:30

    Geolocalização hoje esta na moda, eu mesmo utilizo o Foursquare estou gostando muito!

  22. Basically received my very first cavity. Rather devastating. I would like a super smile. Looking a lot much more choices. Many thanks for the write-up

  23. Yay google is my king aided me to uncover this outstanding web site! .

  24. […] o My 4square Alibi traz o debate sobre como utilizar com toda confiança ferramentas de Geolocalização em ações de Marketing […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email