O poder do consumidor 2.0
Este é um quase-ego-post, pule se preferir. Enquanto existe aquela polêmica de qual blogueira irá sair em uma revista (Playboy), um blogueiro saiu em outra revista, no caso a Época Negócios. Fui “entrevistado” (foto acima) para uma matéria que estavam fazendo sobre “O Poder do consumidor no mundo digital“. A reportagem tem cerca de 20 páginas e conta também com a presença de outra blogueira, a Patrícia Müller, do Sinestesia.
O texto é interessante, vale a leitura. O objetivo é abrir para o leitor da publicação – executivos e pessoas interessadas em negócios – esse mundo novo que é a web colaborativa, redes sociais, blogs, que se convencionou chamar de web 2.0. Aquele personagem polêmico, o Andrew QUEM?, autor do “The Cult of Amateur”, crítico feroz de toda essa bolha 2.0, tem também seu espaço.
O caso Estadão é citado algumas vezes. O Rodrigo Lara Mesquita, acionista do jornal, figura na reportagem devido ao seu texto pró-blogueiros publicado na Peabirus, sua startup. Outro caso discutido é o do Boticário, que entrou em contato com uma consumidora-blogueira, a Patrícia, depois dela ter postado sobre uma linha de produtos que só era vendida em uma certa época do ano. Também fala-se da Microsoft, que convidou blogueiros para uma aproximação meses atrás.
Lá quase no final da matéria, a Época traz um guia para executivos se aventurarem no mundo dos blogs. Nada de press-releases, nada de marketing gratuito. A conclusão é seja honesto e transparente, interaja com os leitores-consumidores e torne-se um executivo-blogueiro respeitado. As vendas agradecem.
EXCELENTE!!!!
Saiu no pôster central também?
[…] talvez por intervenção divina, não foi a G, e sim a Época Negócios, que me parece ser uma revista bem séria (exceto pelo site, ou ausência […]
Aê Fugita, parabéns!
Finalmente alguém dos meios mais “tradicionais” caindo na real a respeito da relevância do Techbits, hein?
Abraço.
Parabéns Fugita! Rumo a dominação das mídias! :D
Paro alto, e avante! Parabéns, torço para que se reverta em muitos novos leitores do blog.
[]s
[…] 14, 2007 Quero saudar o grande Alexandre Fugita, pela participação na reportagem de época […]
Pessoas,
Primeiro, valeu, obrigado! Agora respondo individualmente…
Cardoso,
Não, não saí no pôster central… :-( hehehe! Valeu pelo seu post “Breaking News”. O mais engraçado é que eu tinha quase certeza que vc publicaria algo do tipo, hehe!
Mario,
oh, não?! Descobriram a relevância do Techbits?!? Diabos! hehehe!
Renê,
Um dos objetivos do Techbits é exatamente esse, dominar o mundo… como o Pink e o Cérebro!
Rodrigo,
Não sei se vai reverter em leitores pois a Época – como toda mídia tradicional – esqueceu de dar um mísero link, ou citar a URL do Techbits. Até na versão da internet.
Abraços a todos!
Parabéns, Fugita! É uma excelente matéria. A mídia finalmente está descobrindo os blogs e a web2.0 e está correndo atrás. E o Techbits se consolida como referência no nicho.
PS: Mas não tem jeito, não linkam nunca, né? Tem muito a aprender com os blogs…
[…] impressionante. Como sempre, não dá pra elogiar. Lendo os comentários do post do Fugita sobre a entrevista pra Época Negócios, descubro para minha (não muita) surpresa que – nas […]
Grande Fugita!
Sua participação nessa matéria é uma vitória de quem torce para o “bloguismo” sério (que pode até falar de sacanagem). Vai ter um caminho lá na frente para quem não está escrevendo só para pegar paraquedistas.
Parabéns.
Abraços e sucesso,
Muito boa matéria, parabéns cara.
Eu poderia comentar sobre todo o efeito positivo que essa novidade traz para a blogosfera, mas não…
Tenho mesmo que comentar é que o Fugita saiu com cara de galã :)
…
Parabéns, hehe.
Abraço.
Parabéns pelo trabalho Fugita!
Boa entrevista.
O sucesso (eu tinha certeza!) já era aguardado, hehe
O TechBits é um bom exemplo de blogs no Brasil que falam de coisas sérias sem apelar para pegar paraquedistas ou pagar aluguéis com o mísero dinheiro do ad-sense.
Obs. “Mísero” porque o Google paga com o ínfimo do que lucra.
Mas, e quem precisa, né?
O poder do consumidor 2.0 – Alexandre Fugita na Época Negócios…
Alexandre Fugita foi entrevistado pela a Época Negócios para uma matéria que estavam fazendo sobre %CO Poder do consumidor no mundo digital%C. …
Opa Fugita!
Legal isto! Depois vou arrumar um tempinho pra ler a matéria…
Parabéns!
Fugita sou sua fã!!!! E respondendo o comentário lá do blog, eu gostei de todos mas concordo … ;)
Grande Fujita!
Leio sempre o techbits mas é a primeira vez que comento.
Matéria ótima mesmo, inclusive, está no site da revista:
“http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG79423-8382-8-4,00.html”
Abraços.
Ficou “bunitu” na foto hein! Ficou com pose de 007 :D
Parabéns e abraços
Parabéns, Alexandre! Só agora tive acesso à matéria (devo ter sido o último brasileiro a ler). E, sem qualquer hipocrisia, penso mesmo que não poderia haver ninguém melhor que você para representar a blogosfera em uma matéria desse porte. Sensacional. Ainda sou um curioso novato, arriscando-me a ler tudo que posso pela web, mas sei reconhecer boa qualidade! Sucesso pra você, hoje e sempre!
Fugita man (só dessa vez eu não vou te sacanear chamando de Inagaki),
Li a matéria online e achei muito bacana mesmo. Compilaram um monte de informações em várias páginas de texto que vale a pena ser lido. Sua participação foi muito boa, parabéns :)
Cheguei a comentar com o Fernandes quando li a matéria sobre a ausência absoluta de links (em todo o texto, nenhuma citação online faz referência a um endereço web). Isso para mim, vai de encontro até mesmo ao assunto da matéria. Cai por terra o esforço mais que interessante em publicar o tema, se não há um mísero link para que os leitores possam se aprofundar no assunto.
Mas isso não vai atrapalhar nossos planos de dominação mundial ;-). Te vejo em SP na quarta.
Abraço
Parabens Fugita,
vou comprar a revista!
Grande Fugita!O Techbits é motivo de orgulho para os blogueiros,mas a qualidade de seu conteúdo, nós que andamos sempre por essas paragens, já conhecíamos. Agora é a chance de quem se rende a mídias mais tradicionais.E não é A FALTA DE UM LINK que vai impedi-los de chegar até aqui, afinal o google eles conhecem, né não?Parabéns cara!
[…] você não saiba, o Fugita deu na Época. Maravilha, destaque e mais leitores para o Techbits, […]
Ow ow… parabéns!
Ah! Não se preocupe com a falta de links… todos os membros da blogosfera ficaram bastante orgulhosos pelo fato de você ter aparaceido na mídia tradicional, elevando o status dos blogs… assim, todos comentaram e geraram links o suficiente que apontam para o teu blog…
Sucesso absoluto!
…[:)]…
[…] Alexandre Fugita do Techbits foi entrevistado pela revista Época Negócios na matéria sobre “O Poder do consumidor no mundo digital”, parabéns Fugita , isso é apenas uma das formas do reconhecimento pelo trabalho sério realizado […]
Parabéns pelo sucesso, Fugita, você merece e muito!
Quando eu tiver velhinho e tiver meus netos vou virar pra eles e falar assim: Tá vendo aquele executivo dono desta empresa que nos controla, chamado GoogleBits ? Pois é, comecei blogando junto com ele…
Parabéns!
Mas rapaz… esse Facebook devia se chamar Facebolha, e já tá chegando a hora… Quanto mesmo que eles acham que valem? US$ 4 bi? Só na novela das 8!
[]’s
Beleza?
Apesar do sobrenome, não fugiu da raia. Foi pra cima dela! :P
parabéns pelo sucesso.
abraço
Pessoas,
Novamente, obrigado! Respondendo aos comentários individualmente…:
Cynara,
Isso é bom (o fato da mídia “descobrir” os blogs), de maneira geral para a blogosfera. Temos conteúdo de qualidade aos montes e também conteúdo irrelevante. Igualzinho à mídia tradicional.
Quanto ao link, nem liguei. Como disse uma amiga, aqueles que realmente se interessarem, vão procurar no Google ou outro lugar. E vão achar. Isso vai ser um filtro para arranjar exatamente aqueles leitores que procuro.
Nelson,
Que bom! O bloguismo sério existe há toda uma gama de blogs por aí para confirmar.
Rafael,
A matéria é ótima! Encontrei por acaso hoje uma das repórteres da Época Negócios e comentei com ela que a matéria ficou muito boa!
Wendely e Neto Cury,
hehehehe! Photoshop, dizem as más línguas!
Neto (mvmr),
Foi duro, segui a linha sem desviar da idéia original. Quanto ao Adsense, é verdade, diz a lenda que paga pouco em relação ao que fatura dos anunciantes. Mas eu não reclamo. Sem ele o zé da esquina não anunciaria e o zé da internet (nós) não teríamos alternativas viáveis de monetização.
Sérgio,
Leia sim, vale à pena. Não por mim, mas pelo todo! :-)
Veridiana,
Oba, uma fã! hehehe! Realmente, dos cards, o seu é o mais cool!
Caio,
Que bom que comentou, comente sempre! A discussão aqui ajuda a acrescentar ao conteúdo do post, enriquecendo a experiência de todos!
Andre,
Gostei do seu comentário sem hipocrisia, hehe! (Claro, é elogioso!). Bom, a web é fantástica, é a maior fonte de informação barata que conheço, vale a pena explorá-la a fundo.
Manoel,
Hehehe! Eu e o Inagaki marcamos um duelo para ver que japa é o mais legal da blogosfera, hehehe! (provavelmente é ele!)
Essa da ausência de links, vou fazer um post depois. Acho que seria interessante colocar links, mesmo que no final da matéria, no rodapé, como a Super Interessante faz. O leitor agradece!
Allan,
Puxa, isso é uma honra! Acho que deveria cobrar um programa de afiliados da Época. Sei de pelo menos umas 10 revistas compradas por pessoas que conheço depois de saber que tem uma “entrevista” minha nela.
Natanael,
Valeu, fico feliz saber que pensa assim sobre o Techbits!
Fernando,
Fui checar agora na lista da blogosfera (eu assino, mas não costumo ler tudo) e vi que umas duas pessoas citaram por lá essa matéria, legal!
Nick,
Valeu!
Rafael Arcanjo,
Hehehe! Googlebits? Vamos dominar o mundo!
Mamendes,
Realmente não dá pra saber se o Facebook é bolha ou não. Mas quem estava interessada nele era a Microsoft, que tem dinheiro. Então não deve ser bolha.
Norberto,
Hehehe! Não fugi, hehehe!
Abraços a todos!
[…] a se expressar, formando comunidades, criando blogs, transformando-os em um negócio (ou não), aparecendo na mídia e sentindo um pouco a experiência “do outro lado” e cada vez mais sabendo que esse […]
parabéns alexandre!!! mas sinceramente não tô entendendo nada….
[…] O Fugita do Techbits saiu na Época. Pudera, o Techbits é ótimo, sempre com ótimos e elaborados textos sobre tecnologia e afins. Já […]
Danilo,
E ae, primo! Tranqüilo?! Valeu pelo parabéns!
Abraços!
Parabéns,
Fico muito feliz pelo sucesso e realização.
Continue em frente……
Um grande abraço da galera….
[…] consumidor na web 2.0, e foi difícil convencer meus colegas. Talvez se eu tivesse apenas indicado este post que saiu ontem, no Blog TechBits, não seria tão […]
Achei bem legal a criação deste comentarios, ele nos da boas ideias.
Georgia,
Os comentários dos blogs são exatamente para isso, trocar idéias e acrescentar uma discussão saudável ao post original.
Abraços!
Nei, Silvia, Leo e Theo,
Muito obrigado! Sem querer eu tinha pulado a resposta para vcs. Valeu mesmo!
Abraços!
[…] Fugita foi entrevistado pela Época Negócios, sobre O Poder do consumidor no mundo digital. Com direito à 20 páginas e fotão estilo […]
[…] a própria blogosfera. Tivemos blogueiros em capa de revistas, em calendários sensuais, em entrevistas do mainstream, blogueiros abalando a grande mídia que os chamou de macacos, realizando encontros com empresas e […]
Algo interessante é que o conceito de Web 2.0 força a educação contemporânea a se repensar: nesse sentido se faz necessário a conceituação de Educação 2.0, que seria o uso das novas tecnologias (Web 2.0) dentro dos próprios conceitos que a embasam, como colaboração, participação, compartilhamento e publicação na rede e em rede.
Já no cotidiano escolar do laboratório de informática da educação escolar contemporânea, surge então o conceito de currículo agenciado, que seria os processos de subjetivação que ocorrem no uso das novas tecnologias aplicadas nos processos de ensino-aprendizagem.
[…] Alexandre Fugita do Techbits foi entrevistado pela revista Época Negócios na matéria sobre “O Poder do consumidor no mundo digital”, parabéns Fugita , isso é apenas uma das formas do reconhecimento pelo trabalho sério realizado […]
Parabéns pela entrevista e pelo material.
http://finalite.com.br/