Orkut: o maior CRM do Brasil
Acompanhei pela internet a palestra do Orkut Buyukkokten no auditório da FEA-USP. A qualidade do “sinal” estava muito ruim e o som muito baixo. Mesmo assim absorvi a essência da palestra e das perguntas que se seguiram. O que pude entender é que basicamente o orkut é um CRM gigante do qual o pessoal da gigante de Montain View consegue retirar tendências como no Google Zeitgeist ou na sabedoria das multidões.
Gado humano
Dentro do orkut as pessoas se cadastram e colocam em seus profiles tudo quanto é informação. Cada um desses pedaços não tem muita relevância para o Google mas ao juntar as tendências, a robotização de comportamentos, o orkut mostra coisas surpreendentes, com tudo o que qualquer marketeiro gostaria: informações sobre pessoas (consumidores), alimentadas por elas mesmas e em constante evolução.
Não lembro dos exemplos dados, mas é impressionante as correlações que eles fazem dizendo que pessoas de tal tipo geralmente possuem tais e tais características. Chego à conclusão de que existe apenas poucos tipos diferentes de pessoas e em cada grupo, todas são iguais à s outras. Tudo gado humano.
Crimes no orkut
Interessante mesmo foi a pergunta de um estudante de jornalismo da USP sobre a opinião do Sr. Orkut sobre crimes que ocorrem dentro da rede social. Melhor resposta, impossível: existem pessoas boas e pessoas más. Crimes acontecem em todos os lugares, seja na vida real, seja na vida on-line. Como no Brasil boa parte da população está no orkut, acontece de criminosos estarem lá também. Perfeitamente normal. Ponto positivo.
Mas o Orkut Buyukkokten avisou que o site colabora com o governo brasileiro e que este pode solicitar diretamente a retirada de informações da rede social. Ponto negativo.
Monetização
Surgiu também a pergunta de como o Google fatura com o orkut. Anúncios, claro. Mas não é tão simples assim. Pegando todas as informações do orkut, juntando seu mecanismo de busca, padrões de comportamente, fica claro que tudo isso é usado para maximizar a venda de anúncios. Sabendo o que o perfil do usuário, seus comportamentos e tudo o mais, fica fácil mostrar anúncios segmentados com maior chance de chamar a atenção.
A palestra foi interessante, gostaria de ter ido, mas ao ligar para a FEA fui informado que só alunos atuais da universidade poderiam acompanhar. Nada mais natural, estavam lá também pessoas do Google Brasil querendo saber quem quer trabalhar na empresa. E você nem precisa dizer quem você é. Eles já sabem.
Veja também:
- álbum de fotos do Orkut Buyukkokten em sua passagem pelo Brasil
- Sr. Orkut: lúdico e performático, via Intermezzo
- Tecnicamente, Orkut disse…, via Intermezzo
Fantásico Fugita!
Legal mesmo isto, e inclusive corrobora com alguns conceitos de uma conhecida minha que desenvolveu uma monografia sobre o assunto, e acredito que existam várias. De fato os caras do Google estão com uma puta ferramenta nas mãos, principalmente no que tange o comportamento do “gado” Brasileiro.
A pergunta que fica é, frente à estas constatações, será que teremos uma nova reconfiguração de comportamento no Orkut e comunidades de relacionamento como um todo?
Em tempo, vou citar seu post em outro blog que participo, daqui a pouco ele pinga pra cá.
Grande Fugita.
Excelente o seu post, parabéns :)
Grande abraço pra ti
Alexandre, sobre essa história de crimes no Orkut eu acho que o ponto mais importante é: o Orkut se recusa a submeter-se a lei brasileira. Toda e qualquer empresa legalmente estabelecida no Brasil (mesmo sendo uma multinacional com sede em outro País) é regida pelas leis do Brasil. O ministério público federal entrou com uma “ação declaratória” (que faz parte do processo maior) para exigir que o Google Brasil Internet responda pelos crimes praticados no País. O objetivo desta ação é tornar “ilegal” esta ferramenta criada para que a Justiça brasileira comunique o Google Inc. sobre as páginas ofensivas que devem ser retiradas. A Justiça brasileira deve aplicar a suas sanções ao Google Brasil, oras. Inclusive, até mesmo o Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado no caso do Orkut. Os consumidores brasileiras que se sentirem prejudicados vão exercer seu direito de ir à Justiça onde? Nos EUA? Não, no Brasil, oras. O fato do serviço não ser pago não impede a incidência do CDC, porque a remuneração é indireta. Sanemos que o Google não montou um prédião bonito lá na faria Lima porque gosta dos brasileiraos, né. É para ganhar dinheiro mesmo. Bom, não sou advogado e não conheço a fundo a questão. O fato é que, hoje, há um claro conflito entre as empresas de internet com suas atuações globais e a Justiça da era pré-internet,
Abs!
ele esteve aqui na unicamp também, e as perguntas que surgiram aqui foram as mesmas que perguntaram a ele na usp, ele deve ter decorado as respostas….
Mais um post inteligente.
E esse assunto com certeza não termina por aqui.
Há muito o que se discutir sobre o Orkut.
Lá no MVMR há um convite de uma Meme para você!
Se já participou então tudo bem ok?
Abraços
João Caribé,
Bom, essas constatações não são novas na verdade. Apenas acho que a palestra do Orkut serviu para confirmar.
Não acredito que qualquer pessoa irá alterar seu comportamento dentro da rede social por causa disso. Se é que a maioria lá dentro tem capacidade pra entender qualquer tipo de implicação que isso tenha.
Mário,
Valeu!
Helton,
O orkut ou Google não é culpado de nenhum crime cometido dentro da rede soclai. Eles são apenas um meio. O governo, por exemplo, é “dono” das ruas. Crimes acontecem nas ruas. E não é por causa disse que o governo é o culpado diretamente pelo crime. (Indiretamente são responsáveis pois poderiam de alguma forma evitá-lo). Carros são usados pra crimes. E não é por causa disso que fabricantes de carros são culpadas dos crimes cometidos com eles.
Esse é um assunto complexo que claro, deve punir os culpados. Mas com certeza não é o Google e nem o orkut e sim as pessoas que fazem parte dele.
André,
Pois é, as perguntas são sempre as mesmas. O próprio Orkut disse que uma das coisas que mais perguntam é pq o orkut faz tanto sucesso no Brasil. E não deu outra: perguntaram…
Neto,
Eu não sou lá muito fã do orkut. Apesar disso discuto aqui no Techbits pois faz parte da “web 2.0” e dessa história de rede social, tema recorrente deste blog. Assunto existe, com certeza. Em geral eu falo mal, hehehe!
Qto ao meme, vi o convite. Não escrevi e é o segundo que recebo deste mesmo assunto. Acho que tá na hora de preparar um post.
Abraços a todos!
Concordo com vc, Alexandre. O que eu disse (talvez não tenha sido claro) é que a responsabilidade por tirar as páginas do ar é do Google Brasil e não do Google Inc.
Abrax!
Helton,
Sim, acho que o Google Brasil talvez devesse ter um papel mais ativo no caso… Essas coisas de internet que a legislação atual não cobre… o servidor não tá no Brasil… de quem é a responsabilidade? Se eu fosse advogado partiria para a área de internet.
[…] o Google há tempos é o maior CRM do mundo. Aqui no Techbits já até havia questionado se a gigante de Montain View não seria um spyware […]
[…] primeiro é Orkut, sem comentários não é verdade? Os brasileiros são a maioria de usuarios desse serviço, veja […]
é porque porque porque porque porque porque porque porque um um um um um um um um caracaracaracaracaracaracaracaracara u Rafael Rafael Rafael Rafael Rafael Rafael Rafael Rafael