Um bilhão de mensagens no Twitter?

por Alexandre Fugita

Twittada do bilhãoNa madrugada de 11 de Novembro de 2008, ao redor das 3h50 (hora de Brasília, ou 5h50 GMT), alguém mandou a bilionésima mensagem do Twitter desde sua abertura. Eu como bom geek, fiquei acordado até o momento da virada para ver se conseguia mandar a histórica mensagem. Não consegui, minha twittada foi de número 1 bilhão cento e trinta e três, notem o número na URL. Há controvérsias, claro, mas é só olhar o public timeline do serviço que o assunto se esclarece.

Twitter mainstream?

O Twitter está cada vez mais chamando atenção . Nas eleições americanas foi fator importante na distribuição da informação entre eleitores tanto no dia do pleito quanto nos debates presidenciais que passaram na CNN.

Eventos que afetam muitas pessoas como terremotos costumam ter cobertura em tempo real de cidadãos comuns pela ferramenta. Sem falar de eventos de tecnologia na qual twitteiros estão presentes em massa e você consegue acompanhar os principais acontecimentos sem sair da frente do seu computador. E as palestras nunca mais foram as mesmas

Comunicação assíncrona

Uma das coisas mais interessantes do Twitter é o modo como funciona. À primeira vista parece idiota de tão simples. “Pra que alguém vai usar isso? Não faz sentido…”, é a reação da maioria das pessoas ao ser apresentado à forma mais revolucionária de comunicação dos últimos tempos. É exatamente essa simplicidade que é genial.

Já dizia o Pedro Markun que o fato da comunicação ser assíncrona traz várias vantagens à ferramenta. Primeiro, ao contrário de muitas redes sociais, no Twitter você não está ligado a quem está ligado a você, ou seja, se essa outra pessoa for seu contato você não necessariamente é contato dela. Pode acontecer de ambos escolherem ser amigos mútuos. Só isso já é suficiente para barrar boa parte do ruído, um dos elementos que faz parte daquele desenho do que é comunicação entre dois pontos.

Diferentemente do IM (Gtalk, MSN) não é necessário que as ponta que recebe a mensagem esteja conectada ao mesmo tempo que o emissor. As mensagens são jogadas e você as vê na hora que puder. Toda essa aparente desorganização é que faz da ferramenta algo poderoso de tal forma que o exército americano andou produzindo relatórios sobre a possibilidade de grupos terroristas usarem o Twitter para coordenar ataques.

Memes, virais, etc…

Muita gente percebeu esse poder e está usando a seu favor para divulgar informações na esperança de que se propaguem automaticamente nos canais sociais. Mais ou menos como no conceito de meme. Um bom exemplo disso foi o recente “Boa tarde Sr. Edney” no qual as pessoas pediram coisas para o Interney de forma bem humorada. Outro exemplo, agora falando da minha pessoa, foram as mensagens divertidas especulando sobre meu novo trabalho.

Se teve ou não a bilionésima mensagem, não sabemos ao certo por não ter ocorrido um comunicado oficial. Mas especulação correu solta nos cantos obscuros e geeks da web. Vejam alguns links pra finalizar:

Comentários do Facebook
34 comentários
  1. Pois é. O Twitter foi um dos serviços mais “revolucionários” da web 2.0. Talvez nem tenha sido tão “Revolucionário”, mas que pegou, pegou. Seu chefe, Barack Obama que o diga :)

  2. Opa Fugita!

    Há controvérsias :-)

    Muita gente que precisa de efetividade nas suas atividades já percebeu o quanto o twitter é improdutivo:

    http://logbr.reflectivesurface.com/2008/10/19/reduzindo-o-excesso-de-informacoes/

    O sucesso do Obama se deve, entre outras coisas, ao fato dele entender um pouco a web e não ao twitter ;-)

    Redes sociais como o Facebook foram mais impactantes que o o Twitter para espalhar as suas mensagens aos estadunidenses médios!

    Mas acho que usado com moderação (muuuuuita moderação) pode ser útil, tudo bem que eu ainda não encontrei nenhuma uilidadedo twitter (e seus clones) pra mim :-)

    Uma versão em áudio da idéia (gengibre) para agregar alguam possibilidades :-)

    []’s

  3. Ei, Fugita, tudo bem? Fiz referência a esse teu post aqui lá no meu blog, o Trendy House (primo do Gizmodo). Aliás, aproveitei e colei um pedaço do “Guia de Como parecer moderno e descolado no Twitter”, você viu esse? Abraço!

  4. 4. Agamenon Santos disse em 12 nov 2008 - 13:41

    Sérgio. O twitter pode ser bem produtivo sim se bem explorado. Olha essa matéria aqui:

    http://www.online.unisanta.br/2008/08-30/midia-4.htm

  5. Opa Agamenon!

    Eu li a matéria e não achei utilidade na aplicação! RSS faz o mesmo sem hype e capacidade de filtrar a superdosagem de informações :-)

    abraços

  6. […] Um bilhão de mensagens no Twitter? – […]

  7. Não tenho usado o twitter mas achei os argumentos interessantes, muitas ferramentas, que poderiam ser de extrema importância para um usuário específico, acabam não sendo vistas como realmente são, isso é muito comum na internet. Num ponto todos que a usam concordam, é uma ferramenta insuperável.

  8. Realmente esses serviços do Twitter são revolucionários.
    Eu achei um msite de videos, onde os vídeos postados são remunerados, ou seja, se você postar conteúdo, vc ganha com ele. Muito massa mesmo, depois entrem e deem uma conferida. http://www.tvmoob.com
    Abs

  9. 9. Lucy disse em 26 nov 2008 - 21:20

    Caro Rafael, entrei no site que mencionou e adorei, vou entrar em contato com o pessoal do TVMOOB para saber como ganhar dinheiro com os videos a ideia e sensacional.

    Lucy

  10. Realmente, o Twitter mudou o mundo. Podemos dividir a história mundial entre antes e depois do Twitter. Na minha cidade, no lugar de condenar à prisão, os júizes estão proibindo o uso do Twitter como pena. Houve muitos suicídios e a criminalidade diminuiu. Eu só acho estranho que ainda não tenha virado um modelo de negócio rentável. Mas deve ser alguma confusão, afinal, o futuro da humanidade depende dessa tecnologia… rin róón..


    Jegue do Blogue – O blogueiro profissional.
    A inteligência artificial só não funciona por causa da burrice natural.

  11. Sinceramente, ainda nao achei o Twitter util. Toma um tempo doido da gente… mas tenho me esforçado para usá-lo. Apesar de nem sentir falta quando não acesso.

    Maysa
    http://www.maysadecastro.com.br/blog

  12. tbm não acho muito útil o twitter, pra mim isso é viadagem.

  13. Nunca achei muita graça no twitter. Talvez funcione para alguem que trabalhe na frente do pc. Mas não me daria ao trabalho de sentar na maquina só para twittar.

    Alias, nunca mais ouvi falar de twitter caindo. Tiraram o MySQL?

    ZetaBlog

  14. Eu não conhecia o twitter muito bem mais agora já tenho um e vejo que ele possue muitas ferramentas legais de divulgação e até no dihitt podemos mandar de lá para o twitter

  15. Fugita,

    Sei que você é um cara 100% conectado com atividades profissionais. Não que eu espere muitos posts aqui, mas renovei a assinatura do feed tá? ;-)

    Muito sucesso garoto!

    Abração,
    Nelson

  16. Contando os posts pra chegar no trilhonésimo twit! haha
    Mas, deixando de lado a brincadeira, Twitter é hoje em dia uma das minhas melhores referências para links e afins!

  17. 17. Almir Neto disse em 7 jan 2009 - 16:25

    O Twitter ainda não me conquistou. Ainda não consigo ver muita graça nele…. me lembra o Orkut

    Mas acho impressionante como ele está crescendo. Um dia desses eu estava vendo o canal Tv Brasil e estava rolando uma entrevista com um Chef de cozinha. Haviam 3 twitteiros “transmitindo” ao vivo, além de uma pessoa enviando perguntas no Twitter do programa.

    Almir Neto
    http://www.poomax.com.br
    Desenvolvimento para Web com pitadas de MVC e AJAX

  18. […] faz parte da vida de muita gente. Uma mistura de rede social com microbloging que já ultrapassou um bilhão de mensagens e cresce mais a cada dia. Apesar de nascer com o objetivo de informar “O que você está […]

  19. Twitter irá dominar o mundo….

  20. Eu ainda não experimentei o Twitter, mas confesso que este post me deu alguns bons argumentos para começar.

    Namastê!
    Alexandre Viveiros

  21. Será que já chegou em dois bilhões?

  22. O twitter de fato está criando um grande nicho de troca de informações na Internet. Também funciona como instrumento de marketing para blogueiros. Mentalidade

  23. 23. Rodolfo disse em 23 mar 2009 - 17:50

    O Techbits morreu?? Nunca mais vi nenhum novo assunto!! Espero que não, este é um dos melhores blogs sobre as novidades da web!!!

  24. Fazendo coro com o Rodolfo pra cobrar atualizações!

    Que tal falar sobre a invasão dos MP-xinglings? ;)

    Abraços!

  25. […] Um bilhão de mensagens no Twitter? […]

  26. Será que o Twitter vai passar a apagar as mensagens mais antigas?

  27. Gente, sinceramente é raro eu ler as mensagens, eu entro e posto, acredito que existem várias pessoas que só entra lá para postar….

    abraços…

  28. […] ter um espaço limitado, ou seja, cada mensagem tem no máximo140 caracteres, muitos utilizam o Twitter como um microblog, ou seja, um espaço destinado à veiculação de outras mensagens de interesse e […]

  29. […] ter um espaço limitado, ou seja, cada mensagem tem no máximo140 caracteres, muitos utilizam o Twitter como um microblog, ou seja, um espaço destinado à veiculação de outras mensagens de interesse e […]

  30. […] ter um espaço limitado, ou seja, cada mensagem tem no máximo140 caracteres, muitos utilizam o Twittercomo um microblog, ou seja, um espaço destinado à veiculação de outras mensagens de interesse e […]

  31. […] 20, 2009 por Mundo Sebrae Que o @renedepaula postou no Twitter me fizeram pensar e imaginar respostas simples. Vamos […]

  32. nao sei do estamos falando mas pode ser divertido

  33. […] ter um espaço limitado, ou seja, cada mensagem tem no máximo140 caracteres, muitos utilizam o Twitter como um microblog, ou seja, um espaço destinado à veiculação de outras mensagens de interesse e […]

  34. Esse post é de Nov/2008 e já estava com 1 bilhão de tweets. Imagine hoje, Jul/2001… 1 trilhão? kkkk.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email