Em busca do sinal perdido

por Alexandre Fugita

Olha a antena na estação!
Quando o Metrô de São Paulo anunciou que celulares passariam a funcionar em Maio de 2008 na linha verde (Paulista) em São Paulo, fiquei empolgado. Como usuário de muitos anos do sistema, algo que sempre sentia falta era sinal de celular nos subterrâneos. Quantas vezes peguei só ônibus (e demorei mais para chegar ao destino) só para ficar o tempo todo sob cobertura celular quando precisava receber um chamado importante?

Sexta-feira fui lá e, enquanto a mídia tradicional anunciava o celular no Metrô, eu descobria que não era bem assim e divulgava no Twitter. No final das contas parece que a estréia na sexta falhou e o Metrô divulgou nota culpando as operadoras, eximindo-se de responsabilidade. Típico empurra-empurra brasileiro.

obs: foto acima é de uma antena na estação Chácara Klabin.

Celular no Metrô: onde funciona?

Ontem resolvi novamente colocar o serviço à prova.O que descobri? Teoricamente o sinal de celular deveria ser captado desde a estação Paraíso até a Alto do Ipiranga, exceto Ana Rosa (4 estações). Ontem, efetivamente, só funcionou na Chácara Klabin (1 estação). Era o único lugar em que antenas estavam disponíveis e ativas. Não dá pra colocar na conta a estação Imigrantes, que sempre funcionou celular, por ser na superfície.

Na estação Paraíso não existem antenas. O sinal pega em uma área restrita da estação próxima à uma abertura de ventilação para o mundo externo, lugar que todo usuário do sistema já sabia que tinha sinal de celular desde sempre. Teoricamente estão certos em anunciar que funciona nesta estação. Esqueceram de dizer que só naquele cantinho escondido que sempre funcionou.

A estação Alto do Ipiranga é um caso à parte. Ontem havia antenas instaladas e conectadas, mas nada de sinal. Hoje pela manhã, alguém resolveu ligar as coisas na tomada e foi possível usar o celular da plataforma.

Só GSM

Quando existe serviço, ele é ok. Fiz uma ligação e a qualidade de voz foi ótima. Recebi SMS e enviei alguns, nenhum problema. Também naveguei na internet e tudo foi normal. O detalhe é que a implantação contou com o que as três operadoras de SP têm em comum: tecnologia GSM. Ou seja, os antigos terminais CDMA da Vivo não funcionam. E se alguém ainda tiver algum TDMA ou ainda AMPS, duvido que funcionem. Não tenho modem 3G e nem celular com tal tecnologia de forma que não pude testar tal funcionalidade.

Futuro

Em outras cidades como o Rio de Janeiro, o celular já funciona faz tempo no Metrô. Quando estive por lá para o BLS, fiz questão de testar o serviço. Aqui em São Paulo a implantação será gradativa. Primeiro nas estações, depois nos túneis, e assim vai expandindo pela rede. Vai ser ótimo para geeks como eu que gostam de estar conectados à internet o tempo todo. Vai ser péssimo para o convívio com desconhecidos mal-educados que ficarão falando alto pelo telefone. Ah, e quando liberarem celular nos aviões aqui no Brasil, juro que compro uma passagem só para testar o serviço!

Comentários do Facebook
38 comentários
  1. Isto só comprova que as empresas (operadoras e Metrô) são ótimas em vender “buzz”, excelência em campanhas de marketing, nos lançamentos destes mimos tecnológicos tudo vai muito bem nas “DEMOS”, mas na prática, no dia seguinte nada funciona.

    boa Techbits.

    Tesore

  2. Passei hoje pela estação Paraíso e lembrei de você, logo saquei o celular mas nada de sinal… até achei que a estação não estava inclusa, mas confirmei agora e realmente não funciona.

  3. Aqui no rio de Janeiro esse serviço já existe dese 2003. Mas não lembro nem do Metrô nem das operadoras fazerem alarde em relação a isso. A grande novidade é que em breve alguns lugares como estações rodoviárias, grande terminais de ônibus como o da Barra da Tijuca e a Central e até a estação das barcas para Niterói terão hotspots para acesso a internet.
    A prefeitura também têm um projeto de cobrir toda o orla marítima do rio com acesso a internet, começando pela praia de Copacabana.

  4. Grande Fugita. Primeiramente, obrigado por ter voltado a blogar.

    Eu acho que será maravilhoso o celular funcionar no metro, principalmente para poder acessar email e feeds, mas quero só ver os sem noções que adoram falar alto no celular.

  5. Gostei pra caralho do post. Melhor reportagem que vi sobre o tema. Bacana tb porque tem a ver com o público do seu blog… e pq tá bem escrito.

  6. Não q eu não soubesse q vc escreve bem… rs

  7. 7. Rhob disse em 4 jun 2008 - 00:42

    Essa parece ser a única vantagem do trem aqui no RS: Como é “ao ar livre”, o sinal pega tranquilho por todo o percurso do trem. O problema fica por conta da cacofonia produzida pelo trem em movimento, que por diversas vezes já tive a estranha sensação de que o trem perdeu algumas peças em um dos entroncamentos de trilhos (não sei se é assim que se escreve… :P)

  8. Parabéns Fugita…
    Estou acompanhando essa guerra das operadoras X metrô aí em Sampa…
    E o que achei estranho é que aqui no Rio de Janeiro isso já é uma coisa normal a muito tempo, inclusive há sinal de todas as operadoras, menos a Nextel que fica “morto” nos subterrâneos.
    Tirando isso, funciona CDMA, TDMA e GSM!!!
    Não é perfeito, mas atende muito bem as expectativas…
    Continue a blogar rapaz, e continue nos mantendo por dentro dessa novela aí em Sampa… =]

  9. Aqui na terrinha, no interior, em Santo André, que só tem trem, pega tudo tranquilo (claro, ao ar livre).

    Ê cidade grande que nada funciona viu….

  10. como te disse pessoalmente, show seu post! Divertido e com reportagem. Muito bom ver sua nova disposição, “estamos” aqui para apoiar sempre que precisar!

  11. Prezado companheiro de blogosfera

    Permita-me a proveitar a oportunidade de minha visita a seu blog para transmitir um recado para você e todos os seus leitores.

    Seguinte: meu antigo blog, o Repórter Net, foi hackeado. Como não fiz backup dele, perdi todo o trabalho de ano meio. Mas não desisti de blogar. E lancei um novo blog, o Realidade Online, que pretende ser uma revista online. Aguardo sua visita.

    Ps. Se achar que este é um comentário indevido pode censurá-lo, sem problemas.

    Abraço fraternal

  12. Certamente ver isso funcionar sem falhas na linha inteira (verde) vai demorar um bocado, da forma atual, você recebe uma ligação e quando entra no metro e ele começa a andar, puff, ela cai…

    então eu digo: SE VAI FAZER, FAZ DIREITO PO..

  13. Gente, sem noção é sem noção em qualquer lugar! O cara, quando é mala, vai ser mala no metrô, no ônibus, no trem, sozinho no banheiro etc etc etc. Então esse não é o problema.

  14. Só falta eles alegarem que já instalaram na linha azul norte e linha vermelha leste. hehe

    Mas com o tempo tudo se resolve.

  15. Por sorte a Amanda mora na Zona leste e lá funciona normalmente em céu aberto!!!!

    Vamos transferir nossos presos perigosos para uma prisão no metrô!!!! Só não dá para ser na estação Carandiru porque lá é em céu aberto!

  16. Leio o “Contraditorium” onde há sempre referências a você. Entretanto, no Amar-Ela o link era outro.
    Quanto a celulares e metrô, acho que as pessoas no Brasil gostam mesmo de telefone. É incrível. Aqui o celular é proibido nos carros e vemos somente peruas falando de celular na rua. Isso e inevitável.
    Não seria o máximo poder impedir os celulares nas prisões?

  17. Comigo, nesta semana, só consegui usar bem o celular na Chácara Klabin e na Sumaré… mas, a Sumaré tb não conta.

  18. Comigo, nesta semana, só foi possível usar bem o celular na Chácara Klabin e na Sumaré… mas, a Sumaré tb não conta.

  19. Olá Fugita.

    Já tinha desistido de acompanhar seu blog, mas agora fiquei feliz vendo que você voltou a atualizar.

    Por favor, continue nos presenteando com seus artigos.

    Abraço!

  20. no Recife o celular sempre funciona nas estações e trens, porque é metrô de superfície. O único problema (probleminha) é o barulho

  21. eai kra vim aki deixa um comentario pq vi teu blog no google ^^ e vi q tu tb curte tecnologia, nao vo faze mto na area de celulares e etc, pretendo mante internet e jogos, mas se interessar comecei meu blog hoje, favorita la e logo pretendo ter mais visitas e no minimo duas materias por dia, abraço
    pgutilidades.blogspot.com

  22. Você sabia que o iPhone 2.0 terminará custando o dobro do atual? É tudo patifaria ocm a AT&T. A AT&T vai custar muito mais que agora. Steve Jobs vende areia no deserto do Sahara e apê de luxo no lado sul da Vieira Souto.

    Boa noite!

  23. parabéns pelo blog!

  24. jamais duvidaria do seu teste nos aviões!!!

  25. Olá Alexandre,
    Meu nome é Sarah Menezes, sou assessora de comunicação da empresa Bnary, que acaba de lançar no mercado tecnológico um inovador sitema de busca, o LaBusca. Gostaria de saber um e-mail onde eu possa enviar um release de nosso produto para apreciação e possível publicação.
    Adorei o seu blog, tem muitas coisas interressantes sobre tecnologia e vi que eles está muito bem rankeado no Best Blogs Brazil. Parabéns!
    Espero que goste de nosso produto.
    Desde já agradeço a atenção.
    Um Abraço.

  26. Grande post, gostei!
    Telefonia dentro do metrô é muito mais do que luxo, é necessidade mesmo. Com o trânsito caótico em todos os horários, visitas em clientes próximos podem e devem ser feitos de metrô. Só resta funcionar direito mesmo, porque aí metrô em túnel deixa de ser sinônimo de falta de conectividade.
    Também vai ser bom porque não vou ver as pessoas fingindo conversa dentro dos vagões em trechos subterrâneos..rs..
    Sugestão para o metrô: na falta de sinal, aceitaria também aparelhos convencionais dentro das estações. Assim não precisaria passar a catraca só para fazer uma ligação…

    Abraço.

  27. Li esse post ontem e resolvi fazer o teste.
    Ao vir para o trabalho (pego o metrô no Ipiranga e desço no Clínicas) fiquei observando o sinal. Não liguei pra ninguém, mas mandei e recebi mensagens normalmente até sair da estação Brigadeiro.

    Mas há uma coisa que nenhum supersinal poderá resolver dentro do metrô, e não sei se as operadoras pensaram nisso: o barulhão.

    Beijos!

  28. […] Em busca do sinal perdido […]

  29. Oi Alexandre, ouví hoje sua entrevista na programa Revista CBN, da rádio do mesmo nome, fiquei curioso e acessei seu blog…

    O convido para ler o final da história num “bloguizinho” que estou tentando fazer, mas acho que não é minha praia.

    Se você não gostar, me avise que tiro.

    Um abraço

    E muito mais sucesso.

  30. 30. Thal disse em 14 jul 2008 - 14:08

    Oi, acabei achando um comentário seu em outro site e parei aqui. Minha dúvida é em adicionar o endereço MAC do meu PSP no meu roteador, para que ele possa conectar na rede sem fio daqui de casa! Possuou um DSL-500G!! Obrigado!

  31. Pois é, aqui no RJ só algumas operadoras funcionam em algumas estações, apesar da propaganda enganosa… E isso é uma pena, pq a cidade do RJ é um em forma de croissant, então, se chove muito, vc tem que saber por onde ir…

  32. Caraca …pode se considerar com sorte ainda …aqui no Hell de Janeiro so tem sinal em certas partes …e em outro tipo de metrô …chamado “Integração Metrô” que constra na linha do metrô como se fosse uma linha … mas são onibus …nunca vi onibus ser chamado de metrô …falar pro governador voltar ao C.A pra aprender figuras …

    Pictures Motion…Um blog de imagens …por que umaimagem vale mais do que mil palavras
    http://picturesmotion.blogspot.com/

    Pictures Motion. One blog as of pictures. By than it is to a picture valley more than a thousand words
    http://picturesmotion.blogspot.com/

  33. Parabéns!

    Voce Recebeu o PRÊMIO DARDOS
    este prêmio reconhece os valores que cada blogueiro mostra cada dia em seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais…demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.

    Passe no blog
    QUADRO NEGRO & CIA : estudeinosaojose.blogspot.com
    e pegue o selo.

  34. 34. Leonardo disse em 10 ago 2008 - 19:11

    Um dia desses eu estava parado na estação paraíso, na plataforma de embarque para da linha Azul (sentido Jabaquara) e o sinal estava ótimo. Acho que, depois de 1 mês, as coisas estão começando a entrar nos eixos.

  35. euuu quero tamar credito para falar cim tim pata tim

  36. […] Em busca do sinal perdido […]

  37. […] This post was mentioned on Twitter by fabio siebra and Renata Maranhão. Renata Maranhão said: RT @link_estadao: Em busca do sinal perdido. Onde pega e não pega seu celular? (TechBits) – http://bit.ly/KYrZ8 […]

  38. 38. iguitorj disse em 16 dez 2010 - 16:38

    Aqui na zona oeste do rj tambem é ruinzão o sinal da tim

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email