Testando o Google Maps com o Meu Local

por Alexandre Fugita

Google Maps Mobile logoJá uso o Google Maps Mobile (google.com/gmm) no meu Treo há um bom tempo. Em São Paulo é bastante útil para achar aquela ruazinha perdida no meio das avenidas conhecidas. Fora de São Paulo, já me foi extremamente útil para encontrar o hotel ou o lugar que precisava ir. O problema sempre foi saber onde você está inicialmente, para procurar nas redondezas. Claro, um GPS ajudaria, mas o equipamento ainda é caro e eu não tenho.

Faz cerca de um mês que o Google atualizou o software para a versão 2, com a funcionalidade de localização baseada em antenas de celular (ERBs), chamada de Meu Local. É como mágica. O aparelho detecta as ERBs próximas, no mínimo três, e calcula a sua posição aproximada. Imaginei que isso não seria tão preciso, mas por incrível que pareça, é. Na verdade o Google ainda não atualizou o software para o Treo, mas como recebi emprestado um E61i, por estar escrevendo no blog Nokia Intellisync, consegui testar.

Google Maps Mobile em SP

Funciona razoavelmente bem em São Paulo, na maioria das vezes você está bem próximo do local que o Google Maps aponta no mapa. A Lu Monte, de Brasília, disse que lá o sistema não funciona. Tanto em Brasília quanto em São Paulo, testamos na rede da TIM. Então descarta-se a não compatibilidade com a operadora. Aqui em SP também testei com a Claro. O que imagino que seja é que o Google ainda não “cadastrou” a posição geográfica das antenas de lá. Não faço a idéia da situação em outras capitais/ cidades – no Rio, funciona.

Google Maps Mobile em SP

Privacidade

Para os paranóicos de plantão – incluindo eu – sempre surge a questão da privacidade. O Google já sabe o que eu leio, o que eu pesquiso, por onde clico. Será que agora também vão registrar onde estou? Por via das dúvidas prefiro só ativar esse serviço em caso de necessidade verdadeira, ou para testes, como fiz aqui na última semana em andanças por SP. De qualquer forma, quem não tem GPS, caça com LBS. Quem não tem nenhum dos dois e nem o Google Maps Mobile, fica perdido!

Comentários do Facebook
17 comentários
  1. fala Fugita…

    Eu testei o google Maps2 com o GPS bluetooth
    http://www.jonnyken.com/infoblog/2007/12/20/testando-o-google-maps-2-com-gps-bluetooth/

    a versao mais antiga (1.74) mostrava a posição, mas tinha algum bug que travava o acompanhamento do GPS (ele andava e do nada parava)

    Quando voce falou que estava usando ele, achei que era no treo. depois eu corrigo no texto…

    Abraços

  2. Quem não tem nenhum dos dois e nem o Google Maps Mobile, fica perdido!

    Ou sai perguntando pras pessoas.

  3. Se a precisão for a mesma para outros estados, praticamente elimina a necessidade do GPS. Muito bacana!

    Abraço

  4. 4. mauricio disse em 26 dez 2007 - 12:31

    caro, adoro tecnologia, adoraria ter o recurso no meu cel, mas sou pobrinho, ainda uso aquele velho GPS de papel, o velho e bom guia, defasadinho, mas adianta.

  5. Olá!

    Eu postei no meu blog (What’s the deal with) um texto falando sobre Google Earth e Meteorologia que tem tudo em comum com seu post.

    Confere lá e Feliz Natal!

  6. Oi Alexandre,

    Instalei recentemente o Google Maps no meu Motoq (Vivo), e aqui em Sorocaba não consegui fazer funcionar a opção Meu Local, exibe: que minha localização está indisponível…
    Pretendo ir pra São Paulo na próxima semana e vou testar por lá…
    Um abraço!

  7. 7. Wagner Tavares disse em 10 jan 2008 - 18:27

    A Google Maps (.jar) já está atualizado para versão 2.0.2 mas a funcionalidade Meu Local não funciona no W810i.

  8. 8. Ricardo disse em 8 fev 2008 - 21:45

    Eu uso este recurso em meu celular e já me ajudou muito. Até na região de Itu(interior de SP)funciona perfeitamente.
    Inclusive ele traça a rota ponto a ponto. É só indicar a posição inicial(que pode ser o “Meu Local”) e o destino.
    Quando você traça uma rota ele guarda em um histórico para que você possa utilizar na próxima pesquisa.
    Muito prático!
    Têm zoom que você pode ir ampliando até ver o nome das ruas inclusive o sentido para quem está de carro.
    Gostaria de saber se alguem sabe se na região nordeste este recurso está disponível.

  9. 9. Diego disse em 15 fev 2008 - 19:06

    Blz, pessoal. Rodei o Google Maps no N73 aqui em Fortaleza e gostei do resultado. Na primeira vez eu até me assustei com a precisão, no máximo alguns quarteirões de erro. Já testei em varios pontos da cidade. Acredito que em outras regiões do nordeste também esteja disponivel.

  10. 10. Alexandre disse em 17 fev 2008 - 19:26

    Olá Alexandre

    Estou como Google Maps 2.0.3 rodando em um N73 (Vivo).

    Primeiro bom blog o teu.

    Voce na Vivo eles não me falaram com será tarifado o download. Voce ?

    Agora a velocidade do download da imagem do satelites e muito boa, a precixão tambem.

    Eu deixe ele com conexao Vivo Play!!!

    Ate+

  11. gostaria de mais recursos!e esse babaca que falou de itaituba não tem a ver todas as po só otimas!!!as que operam aki?

  12. […] móveis inteligentes nos ajudam a acabar com prisões ilegais. Apresentam mapas com detalhamento que, nos anos 70, seriam considerados problema de segurança. Com um smartphone conectado à […]

  13. […] móveis inteligentes nos ajudam a acabar com prisões ilegais. Apresentam mapas com detalhamento que, nos anos 70, seriam considerados problema de segurança. Com um smartphone conectado à […]

  14. […] móveis inteligentes nos ajudam a acabar com prisões ilegais. Apresentam mapas com detalhamento que, nos anos 70, seriam considerados problema de segurança. Com um smartphone conectado à […]

  15. Olá, preciso do link para baixar a versão 2.0.3 do mapa do Google para celuklar, alguém pode me enviar?

    Agradeço

  16. […] móveis inteligentes nos ajudam a acabar com prisões ilegais. Apresentam mapas com detalhamento que, nos anos 70, seriam considerados problema de segurança. Com um smartphone conectado à […]

  17. 17. Otavio disse em 18 jun 2013 - 10:18

    Alguem poderia me ajudar, se eu ter meu celular roubado como faço para ter a sua localização exata?

    Otavio

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email