Os aniversariantes da semana

por Alexandre Fugita

[A web vai tornar o PC algo sem importância?]Esta semana duas tecnologias que permitem a existência deste e outros blogs fazem aniversário. Há 15 anos a primeira página web tornou-se disponível publicamente. E há 25 anos surgia o PC.

PC virou commoditie

Os PCs chegaram a tal ponto que hoje podemos considerá-los commodities. Evidência disso é que a IBM, criadora do PC, vendeu sua divisão de computadores pessoais a uma empresa chinesa (Lenovo) no final de 2004. Preferiu ficar com os serviços, que é onde está o lucro, a competir por preço em um mercado de commodities.

Web 2.0

A internet superou a primeira bolha e hoje vive uma segunda onda de crescimento, na qual a chamada web 2.0 (*) é a parte mais inovadora. A web 2.0 é na verdade uma nova forma de encarar os softwares. Ao invés de instalar programas no computador, o negócio é usá-los diretamente na web. Por exemplo: Google Spreadsheets (planilhas on-line do Google) vs Microsoft Excel (planilhas off-line da Microsoft).

A vantagem é que os serviços on-line sempre estarão atualizados na última versão e em geral são ferramentas de colaboração, ou seja, facilitam o trabalho em equipe. A desvantagem é que seus recursos muitas vezes são fracos em relação aos seus equivalentes off-line. Mas quem usa mais do 10% do que o Excel oferece?

(*) a discussão em torno do nome web 2.0 dá “briga”. O fato é que existem novos serviços na internet e alguém resolveu chamar essa nova onda de web 2.0. O nome pegou e não existe outra forma de se referir a isso.

Comentários do Facebook
1 comentário
  1. parabns

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email