Desabafo de um blogueiro

por Alexandre Fugita

FugitaOlá a todos! Eu sei que faz muito tempo que não escrevo nada aqui no Techbits. Toda vez que encontro leitores, tuiteiros, blogueiros, amigos e até minha família, sou cobrado dos motivos de não mais escrever aqui. Bom, posso dizer que o Techbits é muito importante para mim e que pretendo continuar o trabalho sério que mantive neste espaço nos anos anteriores. O blog estava morto e este é o post que o trará de volta. Mas antes preciso desabafar.

Startupi

No ano passado, mais ou menos nesta mesma época, um pouquinho depois talvez, recebi uma proposta para ser editor de um blog sobre startups web brasileiras. Achei a ideia ótima e depois de muitas conversas resolvi aceitar o desafio. Na época trabalhava na Polvora!, agência de mídias sociais do poderoso chefão da internet Edney Souza e do grande Mario Soma.

Não sei se todo mundo sabe mas o blog que estou falando é o Startupi. Antes de aceitar criar o Startupi muitas coisas pesaram na minha avaliação. Consultei amigos e amigas sobre o que deveria fazer. Uma das coisas que me falaram foi “você tem capacidade de criar esse blog sozinho, não? Será que você precisa mesmo de sócios?”. Deveria ter escutado essa pessoa e vou explicar os motivos ainda neste texto.

Bom, para quem acompanhou o meu trabalho como blogueiro sabe que meu assunto principal sempre foi web, internet e coisas relacionadas. Adoro o assunto e leio muito sobre tudo isso. Para vocês terem uma ideia eu já votei em mais de 10 mil itens no Digg e já mandei mais de 3 mil links para o delicious. Isso significa que eu devo ter clicado em pelo menos três vezes mais links do que isso no Digg, ou seja já abri mais de 30 mil textos selecionados no Digg e devo ter passado o olho em mais de 100 mil itens neste mesmo serviço. Fora o RSS, os links do Twitter e outros filtros. Ou seja, muita leitura e uma pegada de carbono gigantesca.

O Startupi – eu que criei este nome – foi apenas uma consequência de todo esse conhecimento e interesse acumulado. Antes mesmo de abrir o blog já conhecia muitos empreendedores web brasileiros, conhecia a história de suas ideias e como tudo se desenrolou. Nada mais natural do que ser editor do Startupi.

Objetivos atingidos?

As coisas estavam indo bem até onde eu sei. O blog estava com cerca de 7 meses quando escrevi lá meu último post. Nesses 7 meses várias coisas apontavam para o sucesso do blog.

Primeiramente os leitores. Não poderia querer leitores mais bem qualificados. Estavam lá, lendo, muitas pessoas ligadas a startups no Brasil, empreendedores, interessados, ou seja, todo o ecossistema, ou como se diz por aí no mundo corporativo, todos os stakeholders. Para se ter uma ideia da qualidade dos leitores do Startupi, o presidente do Mercado Livre Stelleo Tolda era leitor e frequentemente comentava nos posts que achava mais interessantes.

Além disso, pelo que sei conversando com empreendedores, alguns negócios foram gerados após posts do blog. O migre.me, por exemplo, ficou sabendo do Microsoft SOL através do Startupi, candidatou-se e conseguiu apoio da gigante de Redmond. Esse é apenas um dos exemplos que fiquei sabendo de negócios que o blog proporcionou.

Para comprovar o bom andamento do blog outras coisas aconteceram. Fui convidado para ser juiz de uma competição de startups da Unifacs em Salvador, BA. Estive lá com tudo pago pelos patrocinadores do evento. Também participei como juiz de uma das etapas da apuração do Desafio Brasil 2009, competição da FGV – escola da qual fui aluno, que está em andamento.

Como parte da repercussão do blog, o Startupi foi citado em algumas matérias da grande mídia como o Estadão, a Folha, a revista Isto É, além do Venture Beat um blog americano especializado em empreendedorismo. Claro, também já foi citado por muitos blog brasileiros o que demonstra que o trabalho estava sendo bem feito.

Um último item que mostra o sucesso que o blog tinha atingido foi o fato de eu ter sido convidado pelo Bob Wollheim para escrever uma coluna do Startupi na ResultsON. Mas infelizmente acabei quebrando a mão nessa parceria pelos motivos que descreverei a seguir. O que seria uma grande honra precisa agora de muitas desculpas ao Bob e equipe.

O fim

Um belo dia – que na verdade tornou-se um péssimo dia – em uma reunião com o “staff” do Startupi fui avisado de que o blog não tinha mais um único centavo para investir. Bom, um dos motivos de eu ter pedido demissão do meu antigo emprego na Polvora! foi ter apostado e arriscado meu pescoço para criar um blog que teria um investidor por trás. Isso daria uma segurança financeira para mim enquanto fazia o blog atingir seus objetivos.

Não havia mais dinheiro para pagar o meu “fee” mensal, mas eu deveria continuar escrevendo no Startupi. Ok, eu era sócio do blog, deveria prever ficar um tempo sem rendimento, mas como todas as pessoas do mundo tenho que pagar o leitinho das crianças. Se fosse pra ficar sem receber nada por que diabos eu criaria um blog com sócios? E esse foi o meu aprendizado. Se você sabe fazer uma coisa muito bem – e entre outras coisas eu sei blogar – faça você mesmo para você. Foi assim com o Techbits, deveria ter ouvido aquele conselho de criar uma área de startups sozinho aqui.

Low profile

Essa história me deixou de certa forma revoltado com a internets, tanto que resolvi ficar um bom tempo em “low profile” na grande rede. Deixei de ler meus e-mails, de acompanhar o tuíter, acabei quebrando a mão com um grande fabricante de eletrônicos e sua respectiva agência em um trabalho que seria bastante interessante.

Pessoas ficaram preocupadas, me mandaram e-mails, directs, sms e até tentaram me ligar. Ignorei a todos pois estava em uma fase de repensar a minha vida on line. Parei de ir a eventos ligados à tecnologia, parei de aparecer nos #nobs e outras coisas mais. Espero que ninguém tenha levado isso para o lado pessoal mas estava desestressando dos caminhos que segui e que se mostraram errados.

Nas últimas duas semanas conversei com algumas pessoas. Resolvi que já era tempo de sair do low profile. Agradeço a todas essas pessoas – elas sabem quem são – por terem me ouvido. Deixei de ser um holograma para voltar ao mundo dos bits.

Whuffies

Lembro até hoje da apresentação que o Cris Dias fez no Intercon 2008 sobre um tal de whuffie. O termo, cunhado pelo Cory Doctorow do Boing Boing, finalmente explicava aquilo que todos nós tentávamos entender mas não conseguíamos traduzir em palavras. Nas mídias sociais o que importa são os whuffies, simples assim. O termo quer dizer capital social, nada a ver com o conceito contábil e sim o quanto de influência uma pessoa tem dentro das mídias sociais. Achei fantástico.

O Techbits me trouxe muitos whuffies. E isso se traduziu em muitas coisas boas nos últimos três anos. Mas como em um elemento radioativo a quantidade de whuffies decai com o tempo. E como disse no início deste parágrafo, foi o Techbits que me trouxe boa parte dos whuffies. Então preciso continuar o trabalho aqui para preservar e aumentar essa milhagem em capital social. E essa é minha promessa depois deste post. O Techbits está de volta! Ou você acha que eu iria me expor deste jeito pra não continuar mais?

Pra finalizar, desejo ao Startupi toda a sorte pois se não vão ter competição do Techcrunch verdadeiro, talvez tenham aqui do Techbits. Ainda bem que os whuffies são pessoais e intransferíveis.

(*) foto deste post é da matéria da Revista Época Negócios da qual fui personagem.

Comentários do Facebook
76 comentários
  1. Bem-vindo de volta, Fugita!

    Tenho certeza de que seus leitores ficarão contentes com a notícia, não só porque o Techbits está de volta, mas principalmente porque isso significa que você que está voltando.

    Não duvido nada de que isso aqui logo vai encher de comentários e que o assunto será repercutido no Twitter – talvez até mesmo em outros blogs. Também, quem manda conquistar o respeito e a admiração de tantas pessoas? Agora aguenta :)

    Grande abraço!

  2. Querido, não sei se levará este comentário a sério, mas faz isso mesmo: Levanta a cabeça, vista a melhor roupa e vá pra batalha.
    Sou uma bosta de blogueira que busca um lugar ao sol, porém a melhor coisa que faço quando tudo me diz para parar é continuar de cabeça erguida e “blogar”…. Faz isso também!

    Você tem domínio no assunto que se propõe a escrever e quem sentiu a sua ausência sabe o peso que tem as suas palavras e o quanto ela faz falta para cada leitor seu.
    Que bom que retornou. Nós agradecemos!
    Já já você recupera o tempo perdido.
    [repara se viajei não… 5:40 da manhã… tô cheia de sono… voltarei pra cama…rs]

  3. Bem-vindo de volta, Fugita! :-) .

    Mudanças drásticas que não dão certo fazem parte da vida. De outro modo, caso não as aceitemos, como saber se dariam certo ou não? Felizmente, os “whuffies” são pessoais e intransferíveis, o que permite recomeços relativamente tranquilos, como tenho certeza que será o caso do Techbits.

    []’s!

  4. Bom te ter de volta com os posts bissextos matadores :)

  5. Bem vindo de volta cara!

    Ter suas expectativas frustradas por situações de terceiros é sem dúvidas um “baque” muito grande… não vou dizer: “Levanta e anda”… mas… “Continue a caminhada e faça o que você sabe fazer de melhor…”

    Sem dúvidas você tem um grande talendo e como as pessoas falaram e você mesmo colocou no texto: “Você tem talento para levar isso adiante sozinho”….

    Estou nessa empreitada de monetização do meu blog e esta não é uma tarefa fácil, mas com dedicação e talento, atributos que você dispõe, as coisas tendem a seguir o rumo certo!

  6. Welcome back, Fugita-san. E, hey, vamos marcar um papo assim que for possível, rapá. A vida segue, sempre boa e cheia de possibilidades. Aquelabraço!

  7. 7. Felipe Zini disse em 4 set 2009 - 08:45

    Ao acordar hoje e receber um e-mail com seu novo post, pensei que poderia ter ocorrido um engano. Mas não, não ocorreu.

    “Ainda bem que os whuffies são pessoais e intransferíveis.”

    Estarei aqui novamente acompanhando, te desejo sucesso nesse novo momento de sua vida online.

  8. Como é bom ver você escrevendo novamente, Fugita!

    Bem chato todo esse problema envolvendo o startupi, mas como o Inagaki disse, a vida segue. E tenho plena consciência de que você pode fazer algo tão bom – ou melhor – que o seu antigo blog.

    Seja bem vindo de volta. :)

  9. Fugita, boa sorte no seu retorno à interwebs. Agora podemos esperar grandes posts por aqui. Até mais!

  10. Volta Fugita – essa foi uma das hashtag mais usadas no Twitter – e agora atendida – Sucesso ahe meu amigo

  11. Seja Bem-vindo de volta, Fugita. É bom te ver por essas bandas de novo!

    Pode contar com o apoio de todos os leitores no retorno do Techbits! Eu sei como é bom ficar um tempo em “Low Profile”, se desligar um pouco da Web. Mas como dizem, “O bom filho ao lar retorna”.

    Abraço! Estarei aqui acompanhando sua jornada! :)

  12. Só queria dizer que tenho muito orgulho de ser seu amigo, Fugita. And welcome back!

  13. Fugita, fico muito feliz de saber que você está de volta na luta aqui com o Techbits. Confesso que esperava ansioso por isso há muito tempo e todo comentário que via relacionado a isso voltava essa frustração em não poder contar com seus sábios posts.

    Espero que você volte com força total e pode ter certeza que seus whuffies estão bem conservados por aqui.

    Um abraço parceiro!

  14. Bem vindo de volta Fugita!! Seus posts fazem falta!

  15. Todo mundo precisa de férias, inclusive blogueiros! ;-)
    Bom voltar a ter interfaces de contato com você!
    Bjs

  16. Fugita,

    Pessoas competentes nunca passam por sufocos, pode ter certeza absoluta que seu lugar está guardado no mercado. Apesar de nunca termos conversado, conheço bastante de você pelo que os outros falam, então sei que na hora que você precisa N portas se abrirão para você, pois você já trilhou um caminho sério :)

    Bem vindo de volta e não se preocupe, há muito espaço para gente competente no mercado, você NUNCA ficará sem o “leito dos filhinhos”.

    Grande abraço

  17. Bem vindo de volta Fugita.

  18. Low Profile… A melhor coisa que fiz ano passado foi me desligar por uns 4 meses da minha vida online. É altamente recomendado para aliviar as tensões e o stress. Agora que voltou, o lema é bola pro mato que o jogo é de campeonato.

    Bem vindo de volta e muito sucesso nessa nova etapa da sua vida.

    Abraço, meu querido! =D

  19. Eba!!!!

  20. Da-lhe, Fugita!

    Bom tê-lo de volta e melhor ainda ver um post do Techbits aparecendo novamente nos feeds.

  21. Fugita, meu amigo, que bom tê-lo de volta na blogosfera e com gás para fazer do Techbits um espaço ainda melhor e mais repleto de novidades, opinião de qualidade e muita tecnologia! A vida é assim, o aprendizado que teve certamente fará de você uma pessoa mais completa e disposta a chegar ainda mais longe! Você merece!

    Nós, seus amigos e leitores, estamos aqui para o que der e vier! Sucesso!

    Abração.

  22. Seus Whuffies estão todos preservados!
    Todos os seus amigos, admiradores e fãs continuarão a apoiá-lo nesse reentrada na atmosfera do Techbits!
    Seja bem-vindo mais uma vez!
    Estamos todos aqui para apoiá-lo!
    Abraços e boa sorte!

  23. 23. Flávio Ricardo disse em 4 set 2009 - 11:42

    Alexandre…

    Ficar um tempo em “low life” realmente é ótimo, porém, quem me dera poder fazer algo do tipo últimamente, espero que tenha aproveitado e se recuperado da conturbada vida na web.

    Blogar está se tornando cada vez mais difícil, não só pelo número de blogs que cresce a cada dia e passa aquela sensação de “modismo”, mas também pelas poucas pessoas interessadas a investir e a entrar de cabeça num empreendimento deste tipo.

    Creio que além de mim, várias pessoas estão contentes com seu retorno a internet, pelos ótimos textos e experiências passadas. Boas novas para o Techbits.

    Abraços! ;)

  24. Fugita, lamento que as coisas não tenham dado certo e me coloco à sua disposição para ajudar no que puder. Amigos são pra essas horas.

    Estou feliz do seu retorno, sempre te enchi o saco pra voltar pra cá e agora fico bem feliz de revê-lo no Techbits. Manda bala, Fugita!

  25. Opa! Fez falta, rapaz!

    Espero que possamos ter cada vez mais posts seus, sua opinião e visão da área de tecnologia são importantes!

  26. Grande Fugita. Sucesso e no que depender de seus fiéis seguidores muitos whuffies.

  27. Inagaki is back? Dessa vez vai hein!

    E pra constar: você é sempre muito bem-vindo nos #NoBs :)

  28. e o bom filho a casa torna ;o)) quem bom!!!

  29. Bem-vindo de volta, Fugita. Parece que a blogosfera nacional anda se reanimando ultimamente :)

  30. Agora é tocar pra frente o melhor blog de tecnologia do país ;D

  31. Olá Fugita

    Parabéns! Pode contar comigo sempre. E que volte a ativa esse que é um dos melhores blog de tecnologia já criados.

    Quando puder me dê um toque para conversarmos. Tenho algumas novidades.

    Abs

  32. Ufa! Fez falta!

    Boa sorte na volta! :-)

    Abraços.

  33. 33. Tiago Baeta disse em 4 set 2009 - 14:14

    Fugita, participo pouco em redes sociais, mas fiz questão de deixar registrado meu apoio aqui. Parabéns e conte sempre conosco! Abraço!

  34. Sem puxar o saco, você já atingiu um nível de popularidade na internet que não decai, ao menos aqueles que já te leram, vamos deixar de contar os novos usuários.
    Você faz parte do seleto grupo:
    Interney, Fugita, Inagaki, Cardoso, Jonny Ken e muitos outros que podem ficar meses, até anos creio eu, que não são esquecidos ou perdem sua credibilidade.
    Boa sorte no recomeço aqui no blog, pois seus whuffies têm garantia ilimitada ;)

    Abração

  35. Momentos de reflexão como estes são extremamente importantes para repensar o caminho que escolhemos e retornar ainda mais fortes.
    Tenho certeza de que todos os seus leitores e amigos, como eu (me encaixo nas duas categorias), estão felizes com a volta do Techbits e suas futuras presenças nos #Nobs e eventos da vida.
    Torcemos por você, Fugita. E desejo ainda mais sucesso.
    Abs;
    Miss.

  36. Boa notícia, Fugita, que bom que está de volta e força na retomada.

    Um abraço
    Camilo

  37. 37. Camila disse em 4 set 2009 - 14:32

    Parabéns, essa sua atitude foi fantástica!
    Finalmente vou voltar a ver novidades no Techbits e nos comentários, rs!
    abs

  38. Aeeeeh!!!! Bem vindo Fugita!

    Agora que vc “tá na área” de novo, precisa vir conhecer o escritório da Kingo Labs!

  39. Fugita,
    quem não erra, não acerta nunca. Obrigada por voltar e escutar o “clamor da rede”, porque você faz muita falta. Enche o meu reader, por favor?

  40. Grande Fugita!,

    Nos vimos poucas vezes, mas entendo perfeitamente bem a sua saída da interwebs para “respirar e tomar um rumo”. Infelizmente fiz o mesmo nos últimos dois meses (infelizmente porque minha mãe teve graves problemas de saúde).

    Mas assim como o senhor, o .marcamaria (esse pequeno empreendimento bonecal) está voltando, assim como você, para fazer aquilo que tem de melhor.

    Acredito piamente que nessa vida a melhor coisa que podemos fazer é errar, pois só assim poderemos aprender e fazer tudo melhor outra vez.

    Um abraço do seu amigo-empreendedor-bonequeiro,

    tio .faso

  41. Grande Fugita, welcome back.

    Eu posso não entender muita coisa dessa área, mas o que observei até hoje é que blogs grandes e influentes como Techcrunch, Smashing Magazine e tantos outros começaram do zero, sem um centavo de fora.

    Se você olhar os arquivos do Smashing, por exemplo, encontrará dias e até meses de posts com 0 comentários.

    São os whuffies que levam ao dinheiro, e não o contrário.

  42. Incrivelmente ACHO que não te conhecia, mas provavelmente já li algo seu. Muito interessante ler seu relato, já que os assuntos me interessam em alto nível..
    Bacana, muito sucesso nessa volta!

  43. 43. Eduardo rocha disse em 4 set 2009 - 15:44

    Welcome back! :D
    Como o Cardoso fala, so voce e o Inagaki conseguem ser blogueiros sem blogar! ahahah
    Muito bom sua volta, e muito triste essa historia. Entrei no startupi um dia desses e nao vi mais seu nome, mas então estamos juntos aqui!

  44. Bem-vindo de volta, Fugita. Estava fazendo falta na blogosfera.

  45. Caro Fugita,

    Gostaríamos muito que você tivesse comunicado isso a nós, mesmo que fosse por um email, no mínimo, antes de fazer um post público. É um susto e uma decepção ver uma tentativa de arranhar nossa reputação, enquanto sempre tivemos um ótimo relacionamento.

    Como você sabe, o investimento não acabou de um dia para outro. Aliás, não acabou.

    Haviam metas e deveres de todos os lados combinados antes de começarmos este projeto juntos. Por muitos meses nós cumprimos nossa obrigação, mas percebemos, infelizmentente, alguma dificuldade sua em atingir os resultados que combinamos. Uma dificuldade que não nos parecia condizer, de jeito nenhum, com a qualidade do seu trabalho e com o fato de você estar focado somente neste projeto, não como um projeto de tempo parcial como sempre foi o Techbits.

    Um dos amigos que te disseram: “você tem capacidade de criar esse blog sozinho, não? Será que você precisa mesmo de sócios?” esteve conosco em uma de nossas últimas conversas, que foi muito amigável, buscando, junto comigo, entender o que estava acontecendo, animar você a continuar o trabalho e manter o ritmo, mas você nos disse que estava “desmotivado” com o trabalho no Startupi. Entendemos que você não queria mais participar.

    Depois desta conversa você não respondeu mais a nenhum contato nosso, nem por email, nem por telefone. Ficamos muito preocupados com você. Pensamos inclusive que fosse algum problema mais sério, de outra ordem. Muita gente veio nos perguntar onde você estava e nós não sabíamos o que dizer. Tivemos que procurar outro editor para o blog às pressas.

    Nós lamentamos que um post no seu blog seja a única forma que encontrou de “desabafar” a nosso respeito. É realmente lamentável que você tenha uma impressão tão ruim de nós e nunca tenha dito nenhuma palavra. Sempre houve muitas maneiras de resolver qualquer problema.

    Enfim, estamos felizes que você tenha aparecido e que por você estar bem. Fazemos votos de que o Techbits seja um enorme sucesso – e como sempre dissemos a você, nunca foi nossa intenção que ele parasse, muito pelo contrário.

    Se o techbits for focar agora mais em startups, melhor ainda, pois nosso trabalho e nossa vontade sempre foi o de ajudar a criar oportunidades para as startups e fomentar o mercado brasileiro ajudando investidores e empreendedores a se encontrarem.

    Seu nome continua entre os colaboradores do startupi e nós continuamos tentando conversar pessoalmente com você, ou pelo menos por telefone.

    Agradecemos por tudo. Um grande abraço.

    Gilberto Jr e equipe Startupi.

  46. Parabéns pela volta, Fugita, e vida longa ao Techbits!

  47. Ae Fugita!

    Fiquei bem reflexivo sobre várias coisas quando li este post, mas como já foi dito: quem não erra, não acerta. É assim que a gente vive, cresce e aprende muito.

    Também estou recomeçando meu blog depois de alguns semestres “low profile”, super entendível ;)

    É sempre bom ter conteúdo nacional a mais pra ler nos meus feeds (:

  48. É uma pena que você tenha passado por uma experiência ruim mas fico contente que o techbits esteja de volta. Sempre digo que é o único blog de tecnologia brasileiro que tem muito mais conteúdo original que posts “via x” e por isso mesmo é certamente o melhor.

    Bem vindo de volta :)

  49. Eu era (na verdade ainda sou) leitor frequente do Startupi e de fato senti sua ausência por lá. Se por um lado é ruim que as coisas não tenham acabado bem (que é o que aparenta pelos comentários das duas partes), por outro é bom que agora teremos dois blogs bacanas cobrindo startups brasileiras. Então, meu caro, boa sorte e ao trabalho!!! :)

  50. Bem vindo de volta ao mundo dos vivos! :P

  51. Que bom que apareceu!
    Já conversamos várias vezes sobre a palestra do Cris Dias sobre whuffie e você colocou muito bem no seu post.
    Agora já estou esperando os próximos posts \o/

  52. Deixo aqui meu desejo de boa sorte no retorno, seu Fugita! =)

    Um abraço!

  53. Fugita,

    Conheci você brevemente no Epicentro, sou amigo do Julio, do Digestivo Cultural. Desejo boa sorte no retorno à sua própria casa ;-)

    Abç,

    Leo Kuba

  54. Grande Fugita!

    Primeiro, lembre-se: Don’t Panic

    Depois, surpresa agradável o reader avisando de um post no Techbits. Espero ler com frequência grandes posts por aqui, como antigamente.

    Abraço!

  55. Fugita conta com meu apoio incondicional PONTO.

  56. Quem é vivo sempre desaparece :)

    A vida precisa de pausas, fico feliz pelo retorno. :D

  57. Fugita, é bom tê-lo de volta cara. Igual a você, nós também aprendemos e evoluímos bastante desde o primeiro encontro em SP do qual você participou. Quando quiser dar um pulo na MS avisa cara, será o prazer de sempre recebê-lo por lá.
    abs e sucesso!!!

  58. Putz, que legal que minha palestra te impactou assim. Ganhei meu dia.

    Lembre-se sempre do velho ditado do empreendedorismo: se você não falhar de vez em quando é sinal de que não está mirando em algo realmente foda. Embrace #fail. Aliás tá aí uma boa idéia para uma nova palestra. :-)

  59. Fugita,

    Fico muito feliz por você voltar. Eu também estou um pouco em OFF no blog, esperando as coisas se ajustarem. Mas tenho certeza que agora vai voltar com tudo.

    Bola pra frente e vamos que vamos, igual quando começamos a blogar e trocávamos e-mails de incentivo.

    Abraços!

  60. Fugita,

    Nem preciso te dizer que estou à sua disposição para conversarmos, como nos velhos tempos, entre sorrisos e lágrimas. Basta teclar. Certamente surgirão mais sorrisos :)
    Abs, Mário Soma

  61. 61. Felipe Hummel disse em 5 set 2009 - 19:54

    Ae cara, o Techbits nunca saiu do meu Google Reader!

    Boa sorte!

    Abraço

  62. Oi Fugita,

    Fiquei feliz em ler o post e saber que está de volta no blog e logo nos eventos :D para dar início a sua volta o que acha de marcarmos um belo e divertido nob? rsrsrs

    Bom, encare essa experiência como apredizado, pois a vida nos proporciona situações que nos torna seres humanos melhores e mais experientes.

    Boa Sorte e muito sucesso. Se precisar é só gritar.

    bjs e tudo de bom!

  63. 63. Pedro De Conti disse em 7 set 2009 - 21:16

    vamo que vamo!

  64. […] Desabafo de um blogueiro – Artigo do Alexandre Fugita em seu retorno às atividades do blog Techbits Envie para os amigos: […]

  65. Bora Fugita!! As portas aqui continuam sempre abertas pra você! Bob

  66. […] Fugita is back! O desabafo e as reflexões de um dos melhores blogueiros do […]

  67. Cara, pulei de alegria, literalmente, ao ler este post. Espero que aquela conversa na Vivo tenha ajudado em algo… Passa uma borracha nesta história, vai tomar uma breja com o pessoal do Startupi que tudo vira comédia! Bora retomar este seu blog querido que portas para você nunca vão se fechar. Conte sempre com a UpaLupa aqui. Bjokona

  68. Fugita-san! Bom retorno pra você, rapá!
    Pausas são necessárias. Tempo pra pensar, decidir. Boa sorte, viu!
    ps.: e ainda está de pé minha proposta para ser consultora das candidatas do #desencalhaFugita ;)
    Besos =*

  69. Inaga, wellcome back!!! espero que essa pausa tenha sido bastante reformadora, pois. De você só espero o melhor!

    Grande Abraço.

  70. Fugita San, já conversamos no dia em que publicou este post, mas quero deixar público aqui nos comentários também. Estou muito feliz em ver novos posts subindo ao TechBits, você tem muita credibilidade e amigos na WEB, conte com todos nós no que for preciso!

    Namastê
    Alexandre Viveiros

  71. Opa Fugita,

    Reza a lenda que puta, cachaceiro e blogueiros não param… dão um tempo! E temos aqui, no que diz respeito a blogueiros, uma evidência experimental da lenda :-)

    E os feeds tão aí pra isto… para nos avisar dos retornos!

    abração e bem-vindo novamente as conversações :-)

  72. Pessoal,

    Agradeço a todos que comentaram neste post (e a quem comentar em seguida, hehe!) sobre as boas vindas ao meu retorno aqui no Techbits.

    Abraços!

    Fugita

  73. Opa Fugita
    Que bom que você está de volta.
    muito sucesso daqui pra frente.
    abraços

  74. Grande Fugita,

    Primeiramente queria dar as boas vindas! No mundo não falta espaço para os melhores, lembre se que você está dentro desse nincho.

    Abraços!

  75. 75. Stelleo Tolda disse em 16 set 2009 - 18:28

    Oi Fugita, tudo bem?

    Eu lia o startupi e agora vou voltar a ler o techbits de novo ;-) E quem sabe comentar de vez em quando. Fico muito feliz que você está de volta. Sem querer ser piegas, pensei nas marés que vão e que vem. Tá na hora da maré encher de novo.

    Ô o Fugita voltô, o Fugita voltô, o Fugita voltôô!

    Abraços,

    Stelleo Tolda

  76. 76. Mauricio R. Gouvea disse em 21 set 2009 - 01:37

    Fugita,

    Apesar de nunca ter conversado pessoalmente, já te vi pessoalmente em alguns eventos, e você passa essa impressão de ser um cara tranquilo e low profile. Competente sabemos que você é.

    Você é um dos profissionais que mais admiro nesse mercado justamente por não ficar atrás dos holofotes e porque quando é comentado no mercado, é pelo seu trabalho sério.

    Parabéns, bola pra frente e boa sorte nessa nova fase.

    abraços

    PS: Desculpe pelo comment atrasado :-)

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email