There is no spoon

por Alexandre Fugita

antennagateTenho acompanhado de perto toda a história do iPhone 4, seu problema da antena, a repercussão e reclamações por parte de blogs e da mídia tech americana. Acabei de assistir à press conference que o Steve Jobs apresentou meros 22 dias depois do lançamento do iPhone 4 e simplesmente acho que a Apple viajou. Tanto que resolvi escrever aqui, meses depois do meu último texto.

A empresa da maçã chamou de última hora boa parte dos grandes da mídia e blogosfera tecnológica americana para uma coletiva para dar sua versão dos fatos: o iPhone 4 não tem nenhum problema. Mas logo se contradisse ao oferecer o tal do “free bumper”, um case de silicone para evitar que o sinal do smartphone caísse. Isso mesmo, diz que não há problema mas oferece solução para o problema que não existe.

Um dia antes desta coletiva a Apple soltou uma atualização do iOS4, a versão 4.0.1. O que ela faz? Deixa as barras de sinal mais altas e muda o algoritmo que calcula quantas barras devem aparecer na tela. Eu, como todo geek curioso, atualizei meu iPhone (3G) e as barras que ficam mais altas me deram impressão de que o sinal está melhor. Não está, são apenas barras!

Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato do Steve Jobs ter afirmado no início da coletiva que a Apple sabia que essa ideia da antena externa do iPhone diminuia o sinal. Mas no final da coletiva, na hora das perguntas dos jornalistas, afirmou categoricamente que a matéria da Bloomberg afirmando que a Apple sabia disso antecipadamente não era verdadeira. Percebeu a contradição?

Foi ainda estranho ver a Apple comparando seu problema com outros players do mercado de forma exagerada dizendo que todos os smartphones quando segurados de forma muito envolvente perdem sinal também. Perdem, é verdade, mas quando perguntaram se é diferente apenas encostar no “death grip” a envolver o iPhone como um todo, os executivos da Apple responderam pela tangente.

Pra finalizar, tem gente especulando que a Apple pode lançar uma versão corrigida do iPhone 4 em outubro. Por isso a data limite de 30 de Setembro para dar “free bumpers” aos compradores. Na própria coletiva Jobs ressaltou que após essa data eles reavaliariam a oferta. Seria o iPhone 4 v1.1? Ou como disse o sempre ótimo David Pogue: calma, pessoal, calma. É só um telefone…

Leia mais:

Comentários do Facebook
19 comentários
  1. 1. Fujiy disse em 17 jul 2010 - 14:25

    Acho que não e simplesmente aumentar as barras. Na verdade antes que o calculo estava errado e desproporcional. Veja no blogdoiphone.com tem um gráfico comparando. Agora esta bem mais proporcional.
    E tb não aumentaram as barras como vc disse. O que aconteceu e que sinais médios não são mais mostrados como altos. Resumindo, diminuiu

  2. Cara não consigo entender como que aconteceu tanta coisa errada com a apple. Primeiro suicidios por causa de funcionários depois atraso, depois o modelo vem com problema??
    tem algo muito errado nessas histórias da apple.

  3. Para muitos a Apple e seus produtos funcionam como se fosse uma religião. Não entendo por qual motivo as pessoas ficam tão fanáticas pelos produtos desta companhia. Não são raros os casos de produtos que possuem erros de projeto que depois causam transtornos aos compradores.

  4. Parabéns pelo post.

  5. Prezado Luiz Souza, você não entende porque provavelmente nunca trabalhou em um Mac Pro 12-Core (por exemplo). . .

  6. Belo post. Mas não é só um telefone. É O Telefone! rs

  7. Os produtos da Apple são grandes, mas eles não são perfeitos, na minha opinião eles dão o melhor valor para meu dinheiro, por isso vou ficar com os produtos da Apple.

    Apenas a minha opinião
    -Chin

  8. Também acho que tem alguma coisa acontecendo com a aplle.

  9. Ótimo trabalho. Parabéns.

  10. A Apple vai bem, obrigado!
    Bateu a MS em ações na bolsa NASDAQ.

  11. Muito bom post.

  12. Também acho que a Apple viaja em alguns sentidos!!

  13. Gostei do Post e do Blog. Parabéns!

  14. É Fod…os caras ficam pensando em como ganhar dinheiro e esquecem de desenvolver o mais importante que é o produto.

  15. Não são raros os casos de produtos que possuem erros de projeto que depois causam transtornos aos compradores.

  16. 16. Paulo Messias disse em 21 mar 2012 - 12:12

    A apple perdurará por muito tempo. Tecnologia de ponta e vasto estudo por muito tempo.

  17. Show, muito legal.

  18. very nice, tks for this text, very important

  19. show muito bom coteudo parabéns!!!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email