Sinais de que Google = Skynet

por Alexandre Fugita

A mais recente compra do Google é o reCaptcha. O que parece ser uma simples compra de um serviço interessante indica uma tendência que a gigante de Montain View tem de querer fazer as máquinas entenderem o mundo. E é bem diferente da forma como o Wolfram Alpha vem fazendo. Seria tudo isso um protótipo da Skynet? Acompanhe os sinais desse enigma.

ReCaptcha: leitura

O ReCaptcha é um serviço que se utiliza do captcha – aquelas letras tortas ou embaçadas que só um humano consegue entender – para ajudar no reconhecimento de palavras escaneadas de livros antigos e irreconhecíveis por softwares de OCR (reconhecimento ótico de caracteres).

É bastante simples e toda vez que é acionado mostra duas palavras “tortas”. Uma delas o ReCaptcha sabe qual é e a outra o serviço quer reconhecer. Se você acertar a palavra que eles sabem qual é, possivelmente a palavra não identificada também está correta. Joga-se isso algumas vezes para seres humanos e respostas idênticas indicam mais uma palavra reconhecida.

É o bom e velho crowdsourcing. Ou seja, com ajuda de humanos o ReCaptcha permite às máquinas identificarem palavras borradas de livros velhos.

Google Voice Search: fonemas

A busca por voz que existe no Android e no iPhone, nada mais é do que, além de uma coisa legal para mostrar para os amigos, uma forma de capturar fonemas dos mais variados sotaques, entonações, emoções. Cada busca que alguém faz neste aplicativo móvel ajuda de alguma forma aos computadores do Google a melhorar o reconhecimento da voz humana.

Um sinal de que esse reconhecimento de voz está muito bom foi o fato do Google, no ano passado, ter transcrito discursos dos candidatos à presidência dos EUA no Youtube. Ou seja, computadores entendendo todos os sotaques e trejeitos da nossa fala.

Google Translate: poliglota

O tradutor do Google utiliza de um algoritmo matemático poderoso que analisa as palavras em conjunto e tenta mostrar a melhor tradução possível. Claro que comete erros banais mas não deixa de ser interessante que cada vez mais novas línguas são adicionadas. Surgiu até um serviço que tenta achar o equilíbrio em uma tradução do Google, do inglês para o japonês e vice-versa. O sistema usa o Google Translator para traduzir uma frase digitada pelo usuário de uma língua para a outra e vice-versa até achar o equilíbrio.

Mas o que isso tem a ver com a Skynet? Bom, a gigante de Montain View está construindo uma máquina que fala qualquer língua e já implementou no novíssimo Wave permitindo conversas instantâneas entre pessoas que falam idiomas diferentes. Imagina isso junto com o reconhecimento de voz…

Primeiro de Abril?

Como de costume o Google fez as suas brincadeiras de primeiro de Abril. E uma delas foi o CADIE, uma máquina que tomou consciência de sua existência e novídeo que divulga isso dá um toque de Exterminador do Futuro (Skynet), junto com 2001: Uma Odisséia no Espaço (HAL) e resolve assumir a direção da empresa, no caso o Google… Claro que é uma piada mas não seria algum projeto dos 20% que quase escapou do controle? :-)

Marissa Mayer

A super executiva do Google Marissa Mayer em uma entrevista com o fundador do Digg foi perguntada se o Google é a Skynet (sim, link para o vídeo). A resposta foi não, óbvio, as máquinas não deixaram, mas o que ela disse em seguida é interessante. Marissa diz que o Google acredita em fazer os computadores ficarem mais espertos, no sentido de entender o mundo ao nosso redor. Isso dá um basta na questão… por enquanto!

Comentários do Facebook
13 comentários
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Igor Gaelzer, Andreyev D. de Melo, Nelson Biagio Jr, Googlebrknewsand others. Googlebrknews said: Sinais de que Google = Skynet [ techbits.com.br ] [shared by 10 people] (Social Reader.. http://bit.ly/3x4iKY […]

  2. Salvem-se quem puder o google vai dominar o mundo.

  3. 3. B?U?0 disse em 21 nov 2009 - 22:04

    O GOOGLE é a Skynet!!!

  4. 4. allan disse em 28 nov 2009 - 11:14

    quem leu akilo dali…… ja faz parte da resistencia =X

  5. Não sou nenhum técnico super inteligente que percebe as más intensões de uma empresa de tecnologia mundial e que vem se otrnando ímpar no que faz, nem tão pouco sou um inocente usuário que se apaixona e impressiona facilmente com pirotecnica tecnológica. Considero-me um bom usuário final de tecnologia. Por isso emito aqui, humildemente minha opinião sobre a Google. Bem, procurarei ser imparcial. PRIMEIRO: Quem viu a série INTERNET da Discovery, percebeu na parte dos navegadores, A GUERRA DOS NAVEGADORES, que o Sr Bill Gates não é nenhum menino de poucas e parcas ambições, pelo contrário é um “sangüinário” intelecto a serviço do seu próprio poder econômico, como qualquer outro empresário bem sucedido (temso muitos exemplos covardes aqui mesmo no nosso país). SEGUNDO: A missão do Google é algo grandioso, impressionante, como visão não é nada intangível, muito pelo contrário, a Google está até suplantando a sua visão. TERCEIRO: Se não for a Google será outra, com certeza. A Google é apenas a bola da vez. QUARTO: Na mesma proporção teremos “anjos” a nos darem alternativas, como os nossos “soldados” do software livre, apesar de ainda não os termos na luta da busca. QUINTO: No fundo o poder está nas mãos do usuário, assim como a política está nas mãos dos eleitores (no brasil ainda muito submissos à sua própria ignorância), assim como escolhemos dentre os produtos a nossa disposição aquele que nos dá melhor custo x benefício. Assim também será na questão tecnológica. Estou torcendo para que surja muitas outras opções ao Google, mas estou vendo todos falarem muito e fazerem pouco, principalmente da parte daqueles que criticam muito a Google. Abraços, e vamos que vamos…

  6. Eu tenho certeza de que a Google pode ainda não ser a SkyNet, mas tem grandes possibilidades de se tornar!!!

    Pow os caras dominam a internet, agora estão querendo lançar uma TV!!!

    É mole????

    Daki a pouco eles vão estas lançando carros!!!!

    e depois robôs!!!

    e depois ele estão derrubando todas as empresas de todos os ramos e estão dominando o mercado e os preços de tudo serão exageradamente exagerados e não se pode comprar um fone de ouvido por menos de R$ 20,00!!!

    A Google pode sim se tornar a SkyNet!!!!

  7. 7. Gabriel D. disse em 8 abr 2010 - 01:39

    somos da resistencia sim!
    quem for começa a preparar!começem a estocar agua e comida!pelo meus calculo o google vai dominar o mundo ate 2030!tomem cuidado e tenham um bom preparo fisico ja q a vida ira ser corrida!Aqueles q acham isso uma besteira vamos ver no futuro!pode ser q para vc seja uma bobagem mas acredite se nao for o google vai ser outra!sim se quizeram conversar melhor ou me conhecer melhor passe o msn aqui mesmo pq entro todo o dia!
    SALVE A RESISTENCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. 8. junior disse em 15 abr 2010 - 19:11

    ae gente sem falar que pelo google chrome a google faz cópias de nossas fotos que inviamos talves pelo hotmail.com. vcs ja pararam pra ler o contrato dp gloogle chrome??? (leiam)

    sem falar q eles sabem onde é nossa casa!!!!
    pelo gloogle arth ou maps a sei lah..

    com o gloogle andróide(celular da gloogle)eles sabem nossas conversas fiquem expertos …

    abrass….

    ae parabens pelo texto gostei muito só q eu queria ver o video la de 1 de abril em portugues…
    vlwsss

  9. 9. Pedro disse em 9 jun 2010 - 20:06

    eles usam nosas informaçoes pesoais que eles tem direito de guardar, é só ler os contratos… eles traçam perfis de pessoas, o nivel que elas conhesem sobre determinados assuntos, asin eles podem agir, com dados globais, a google na mao de pesoas de má fé, em anos, pode sim virar uma SkyNet, ceio eu.

  10. 10. ANOMINA disse em 6 set 2010 - 12:23

    OLHA SE FOSSEMOS IMORTAIS TAVA VALENDO PEGAR ESTA CAMBADA DE LOKOS E COLOCAR NA TOCA DA FORMIGA;COMO NAO SOMOS IMORTAIS DE NADA VALE PEGAR NOSSAS INFORMACOES :CONCORDAM?HHWHHWHW

  11. 11. Diego disse em 24 mar 2011 - 14:35

    Se querem se proteger sugiro que façam como eu , excluam suas contas do google, é isso mesmo; orkut,gmail,mapas,eles já conhecem bastante sobre nós não acha? já foram provadas a exitencia de 11 dimenções, e quem sabe se em uma dessas dimenções a Google já se tornou a Skynet?com uma busca rápida os seus netos não irão exitir pois você sera eliminado.

  12. 12. Roberto disse em 29 jul 2011 - 15:15

    Pior é que hoje, 29/07/2011, resolveram colocar em prática, ainda que de modo opcional, a ‘Verificação em Duas Etapas’ das contas…

  13. Eu sabia!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email