Sinal dos tempos

por Alexandre Fugita

MultidãoEsta semana fui a uma coletiva de imprensa da Google. Já fui a muitas coletivas de imprensa, mas foi a primeira vez vi tantos blogueiros misturados a jornalistas, lado a lado. Na semana retrasada o CEO da Datasul também convidou blogueiros para um bate-papo durante um evento da empresa. E a Microsoft tem um relacionamento estreito com os maiores blogs de tecnologia do país a ponto de mostrar em primeira mão – com o devido n.d.a. – funcionalidades do seu novo navegador que só seriam divulgadas no dia seguinte.

É interessante notar essa mudança de postura das empresas frente ao que chamamos de mídias sociais. Apesar de acontecerem alguns absurdos, os tempos são outros.

Vamos pegar o exemplo do Google. Muitos blogueiros estavam presentes para o anúncio do Google Chrome, notícia que havia vazado na própria blogosfera no dia anterior. Os blogs fizeram perguntas pertinentes e o pessoal do Google sabia o nome de cada um dos blogueiros. Ótimo!

A Datasul também fez seu encontro com blogueiros. E chamou o CEO para falar conosco. O bate-papo está disponível em podcast no blog do Jonny Ken, Infopod e também descrito em detalhes interessantes pelo Infowester, do Emerson Alecrim. O próprio Jorge Steffens deu suas impressões em um texto em seu blog. Vai aqui um “full disclosure”: trabalho na Polvora!, empresa que cuida da comunicação em mídias sociais da Datasul.

No caso da gigante de Redmond, o Galileu Vieira, gerente de novas tecnologias da Microsoft, tem feito um trabalho fantástico com blogs de tecnologia. Sempre que precisamos podemos contar com ele lá dentro para nos esclarecer dúvidas. Além disso recebemos sempre convites para eventos e encontros de blogueiros na sede deles aqui de São Paulo. Desta vez nos mostraram o IE8 e suas novas funcionalidades.

Pra finalizar, já que falamos de Google e Microsoft, por que não falar de Apple? Essa semana o Cardoso do Meio Bit, o Nick Ellis do Digital Drops e o Filipe Alvarenga do Macmagazine foram para Belo Horizonte conhecer e bater um papo com o Woz, um dos fundadores da Apple. Sinal dos tempos!

Comentários do Facebook
8 comentários
  1. Fala Fugita!

    Realmente as coisas estão melhorando muito para a blogosfera brasileira, uma evolução fenomenal que até alguns meses atrás ainda era apenas “sonho”.

    Mas isso ainda é apenas o começo… :)

    Abraços

  2. Só para você ter uma idéia de como isso está mudando: na palestra do Woz, além de nós três, eu só vi uma jornalista (com o crachá azul de imprensa) por lá….

  3. Realmente, a blogosfera brasileira está atingindo outro patamar. Mas, se isso já não acontece, não vai demorar muito até os jornalistas começarem a ter um preconceito contra blogueiros, assim como hoje em dia os designers tem preconceito contra os “micreiros”, embora seja comum jornalistas manterem blogs também.

  4. A presença de blogueiros convidados está ficando comum!! Quando eu li “1o Encontro de blogueiros com a Microsoft” no ano retrasado, eu até pensei “Caramba!!! que fenomenal!!”.

    Hoje eu até estranho… “Ué! na cobertura deste evento não chamaram blogueiros?”

  5. Que a blogosfera já conquistou um grande espaço, isso não há a menor dúvida, todos tem um grande respeito pela blogosfera brasileira, omundo inteiro sabe de sua força. É uma pena o que fiquei sabendo, pelo contraditorium, do Carlos Cardoso, que alguns blogueiros estariam se vendendo para o corporativismo, para as grandes corporações, isso é triste, espero que não seja uma tendência.

  6. Além de todo estes outros projetos da Microsoft, tem ainda a Comunidade Office que tu não mencionou, mas que é um projeto que, por coincidência :P eu estou tocando, falando sobre o Office 2007, suas funcionalidades e no que ele pode ajudar o usuário para conseguir maior produtividade e desempenho.

    É legal ver este relacionamento estreito das grandes empresas com os blogueiros. Muitas ainda precisam aprender a caminhar neste mundo blogosférico.

  7. E que bons tempos, né!/ quando podíamos imaginar que a liberdade de expressão estaria lado a lado da mídia centralizada. Acho que isso é só o começo e tomare que todos tenham capacidade para zelar para que este ecossistema sobreviva de maneira sádia sem uma seleção predatória.
    Bjkas e que honra ser citada aqui neste post. obrigada, obrigada e obrigada!

  8. […] Fugita colocou um post sobre uma coletiva de lançamento do Chrome do Google como titúlo “Sinal dos tempos” Então comeceia buscar ferramentas que poderiam me auxiliar nessa situação e resolvi fazer […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email