Wikipédia não vai fechar

por Alexandre Fugita

[Wikipédia] Algumas notícias circularam nos últimos dias dizendo que a Wikipédia poderia fechar nos próximos 3 meses por falta de verbas (desmentido pela RP da organização). Na verdade toda essa agitação ao redor do assunto surgiu a partir de uma interpretação errônea de uma declaração de Florence Devouard, chairwoman da Fundação Wikimedia, que gerencia a Wikipédia. Realmente neste momento tal fundação só possui dinheiro em caixa para os próximos 3 meses, mas isso não significa que fechará após esse período. O que não foi interpretado da mensagem é que esta é a margem de segurança que eles possuem, caso não arrecadem mais um mísero centavo. Claro, é arriscado, mas para uma organização que tinha apenas 1 servidor em 2003 e hoje possui 350 espalhados por três locais ao redor do planeta, dá pra imaginar que sabem como levantar fundos.

Propaganda não!

A Wikipédia vive de doações. Recentemente uma campanha arrecadou pouco mais de 1 milhão de dólares que podíamos acompanhar através de uma barra de progresso disponível no próprio site. Colocar propagandas no serviço gera uma série de discussões que no final concluem não ser apropriado pois poderia causar desvios de viés no conteúdo dos artigos. Pra ter uma idéia de como a mão de uma empresa causa controvérsias na Wikipédia, recentemente descobriu-se que a Microsoft pagou alguém para editar artigos que se referiam a seus produtos. A questão gerou polêmica e foi condenada pela comunidade wikipediana.

Campanha para doar fundos

Toda essa discussão trouxe pelo menos um benefício. Logo após a notícia do possível e iminente fechamento do serviço, o BR-Linux lançou uma campanha doação à Wikipédia. É uma atitude louvável e que tem apoio do Techbits. Para participar um blog precisa publicar determinado texto (que reproduzo abaixo), mandar um link e um trackback para o BR-Linux e, dependendo da quantidade de entusiastas, a quantia doada por eles aumenta. Só pra se ter uma idéia, em menos de 24h a reação da blogosfera tão grande e positiva que o BR-Linux já fez uma doação de 100 dólares. O objetivo agora é atingir 150 sites participantes para que a doação total seja de 300 dólares. Estou fazendo minha parte, faça a sua, e se puder, doe diretamente à Wikipédia.

Ajude a manter a Wikipédia no ar – mesmo sem colocar a mão no bolso!

O BR-Linux.org lançou uma campanha para ajudar a Wikimedia Foundation a manter a Wikipédia no ar. Se você puder doar diretamente, é sempre a melhor opção. Mas se não puder, veja as regras da promoção do BR-Linux e ajude a divulgar – quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux, e você ainda concorre a um pen drive!

Comentários do Facebook
8 comentários
  1. Realmente eu tinha visto a campanha no Br Linux e ia até preparar um post, mas nem tive tempo!

    Assim que eu tiver um tempo, vou dar uma contribuição sim, e acho que todo mundo podia fazer um pouco ;)

    abraço

  2. Também já fiz a minha parte!

    E foi muito oportuno você desfazer o mal entendido. O Br-linux fez uma atualização na entrada da campanha, com o mesmo teor deste texto.

    []’s

  3. Lucas,

    Ufa, ainda bem que ainda dá tempo! O prazo para escrever sobre e linkar o BR-Linux é de cerca de duas semanas. Já vi que a blogosfera nacional se mobilizou bem por esta causa. Aguardo seu post, hehe!

    Sergio,

    É, eu tinha visto que vc também já fez a sua parte. A causa é boa, vale a pena. Felizmente a história de que a Wikipédia vai fechar não passou de um boato. Ufa!

    Abraços!

  4. 4. Eduardo disse em 12 fev 2007 - 18:43

    Fizeram um baita encândalo por isso! Em 3 meses eles conseguem arrecadar pros próximos 3 ou mais, então quem divulgou as matérias que poderia fechar se precipitou!

  5. Cara, teus feeds tão com os caracteres acentuados bugados…

    Você adicionou algum plugin ultimamente?

  6. Opa Lucas!

    Vi que o feed dos comentários está com problemas… mas não faço idéia do que seja. Vou tentar descobrir. Valeu por avisar!

    obs: não adicionei nenhum plugin recentemente… atualizei o do Rec6… será que tem algo a ver?

    Abraços!

  7. […] Lembrando que a Wikipédia não vai fechar. […]

  8. Um modelo de negócio para a Wikipedia……

    … Ou defendendo a não veiculação de banners ou outros modelos “tradicionais” na Wikipedia! .

    Introdução
    Por ocasião da campanha do Br-Linux para doações para a Wikipedia, que diga-se de passagem não está para fechar como foi incialmen…

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email