Se vai copiar, faça direito

por Alexandre Fugita

[Creative Commons] Esses dias o Techbits foi “atacado” pela enésima vez por copiadores descarados de conteúdo. Tentei resolver com o blog copiador mas ao contrário das outras vezes, não consegui. Não há email ou qualquer forma de contato. Tive que apelar para outros artifícios. Ainda bem que na web, deixam-se rastros. O copiador, editor do Joost Brasil e que se auto proclama Safadonis, é facilmente rastreável. É o que sempre digo, o Google é um perigo, você vai querer permanecer anônimo.

Maringá FM

Ontem mesmo o Cardoso do Contraditorium publicou o vexame público que a rádio Maringá FM se auto-impôs ao copiar um texto e sugar uma foto de servidor alheio. Vexame total. Copiadores são tão preguiçosos – e por isso seus sites estão fadados ao fracasso – que sequer colocam imagens em servidores próprios, sequer alteram os links do texto original e sequer mudam a narração em primeira pessoa quando o texto original está assim.

IDGNow!

Recentemente o IDGNow! percebeu ser vítima de cópia por um desses blogs que surgem tão rápido quanto desaparecem. O Guilherme Felitti, repórter do IDGNow! e blogueiro do Chá Quente escreveu sobre o assunto chamando o problema como a Lei de Gérson da Web 2.0 brasileira. A conclusão dele é interessante: “Comunidades digitais são feitas por pessoas e vale lembrar que, por mais que algum esperto lembre do Gérson, a sabedoria da multidão ainda é mais importante e impactante.”

Techbits

O Techbits adota licença de uso chamada Creative Commons, que dá o direito de outros copiarem e reproduzirem todo material, desde que sigam algumas regras. E o pessoal insiste em não seguir, mesmo ciente desta necessidade. O colega blogueiro copiador usou imagens hospedadas no servidor do Techbits. Não tive dúvidas, troquei por uma mensagem informando da origem do texto. Sou mais bonzinho que o Cardoso e seus discípulos.

Logo depois o blogueiro copiador retirou todo o post do ar e colocou, na maior cara de pau, uma mensagem de problemas técnicos. Hoje volta com o mesmíssimo post copiado sem a referência para meu texto original. Com a reincidência fiquei bravo. Se vai copiar, faça direito e coloque meu link lá!

Com ajuda do Rafael Arcanjo do Arcanjo.org e do Imperador.org, descobri o nome do copiador, a data de nascimento do sujeito, a cidade em que mora e até seus gostos musicais. Ah, boa sorte no vestibular! Quer Administração, não? Só não faça copy/ paste nos trabalhos da faculdade. Pode se dar muito mal.

[Copiador do techbits]

obs: devido à reincidência, falta de resposta e providências por parte do copiador, o caso foi comunicado ao Adsense e ao Blogger para que tomem as medidas necessárias. Informo que tentei várias formas de resolver a situação para que o copiador se adequasse às normas definidas no Techbits.

Comentários do Facebook
39 comentários
  1. É barra, além de copiar ainda usam a sua imagem…

    Será que um link dói?

    abraço

  2. Mete logo uma imagem forte ao estilo Maringá FM mesmo.

    Assim o infeliz cria vergonha na cara. Coisas assim chegam a ser engraçadas.

  3. Configurei meu servidor para não permitir hotlink, mas já aconteceu de copiarem um texto inteiro e publicarem no Linkk. Tinha um link no pé da página, mas que irrita, irrita. Não consigo me imaginar copiando nada de ninguém. Achou interessante? Acrescenta, gera discussão, mas copiar é o fim da linha.

  4. Lucas,

    Pois é… meu servidor não é grátis! E se ele quiser eu ensino fazer um link, é só usar a tag “a”, assim:

    <a href=”http://endereco.com.br”>Texto blá blá</a>

    hehe!

    leanDrow,

    Hehe, pensei nisso mas tentei ensinar o que era correto. Pelo jeito uma imagem cabeluda teria surtido mais efeito. Agora não dá pq o cara colocou as imagens no servidor do blogger mas ainda assim o texto continua lá, sem links…

    j. noronha,

    Comecei a ler sobre isso, de não permitir hotlink direto no servidor. Mas fiquei pensando: e os que acessam via leitor de RSS, também não terão as imagens bloqueadas/ trocadas?

    Também não consigo me imaginar copiando conteúdo. Iria me sentir mal, muito mal.

    Abraços a todos!

  5. Acho.que a providencia de comunicar ao google já foi de bom tamanho. Pior que muita gente conhecida faz coisas parecidas :-(

    abs

  6. Sergio,

    Sim, comunicado ao Google tanto Adsense qto ao Blogger. Ah, e valeu vc também da outra vez que descobriu conteúdo copiado do Techbits sem link.

    Abraços!

  7. Bem feito pra eles! Tomaram um owned muito bem justificado.

  8. 8. Erika disse em 17 mar 2007 - 10:39

    Hahahaha… adorei o que você fez! Mas é cara de pau o carinha hein?!? Roubou, assinou e voltou ao lugar do crime pra apagar a assinatura depois que todo mundo viu! rsrs

  9. “Só não faça copy/ paste nos trabalhos da faculdade”

    Pode ter certeza, que com esta competência, é assim que ele acha que a vida é pra ser levada.

    Se usar o CopyScape você vai encontrar mais coisas. Conhece este site?

    http://www.copyscape.com/ faça uma pesquisa por este mesmo texto seu.

    A filosofia Control+C Control+V está inserida de forma danosa na sociedade brasileira. Estou fazendo Direito agora e vejo como muitos copiam dados na internet sem nem mesmo remover os links.

  10. Rafa,

    Ainda que fui bonzinho, e por isso o cara não aprendeu e voltou a copiar sem mostrar a referência. Devia ter aplicado a mesma coisa da Rádio Maringá FM.

    Erika,

    Hehehe! Pois é. Eu permito que copiem desde que informem com um link que foi copiado daqui. Teve o que merece.

    Glaydson,

    Já usei o CopyScape mas existe limite mensal de quantidade de páginas a serem pesquisadas. Vou ver de novo, valeu pela dica!

    Abraços a todos!

  11. Foda esse negócio!

    Tá acontecendo direto comigo. Eu não me importo quando deixam um backlink, agora copiar até o endereço das imagens…

    Isso é típico de quem não vai pra frente na vida!

    Abraço

  12. Concordo com o Diogo Azevedo, eu também tenho Blog e Site, isso sempre acontece com a gente, porém quando é descoberto até que vai o dificil é quando fica muito tempo e a “mentira se transforma em verdade”….

    parabéns pelo Blog e não se deixe abalar não…

  13. Quando você falou achei que ia colocar só um “Visite o Techbits para ver a informação original”. Assim ficou bem melhor hehehe

    E essa do Cardoso não tinha visto ainda!

    Mas é culpa é sua Fugita, quem mandou fazer texto bom? hehehe

    Abraço!

  14. Diogo,

    Exato. Se deixarem um link já está ótimo. Mas a cara de pau é tamanha que nem se dão ao trabalho disso. Pior é roubar a imagem hospedada em servidor alheio. O que me deixa tranqüilo é que esse tipo de blog não sobrevive 3 meses.

    Letras de Músicas,

    Fique tranqüilo, eu não fiquei abalado, hehe! Mas é que em geral consigo resolver esses problemas amigavelmente. Desta vez não teve jeito, o copiador me deixou bravo.

    A sorte é que a falta de conteúdo do coitado não vai levar o blog pra lugar algum. Quem vai visitar um site com textos requentados?

    Tonobohn,

    Um “Comunicado Extra Judicial” dá mais medo mas não significa absolutamente nada. Até eu ligar pro meu advogado (ei, manifeste-se aí, grande amigo e meu advogado. O que vc acha disso tudo?).

    Abraços a todos!

  15. ô Fugita,

    O cara até agora nada… Parece que nem ele lê o blog, porque os comentários continuam lá…

    Como o próprio nick diz, é um safado mesmo!

    Mas, nós vamos tirar este cara do ar ainda ;-)

    []’s

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  16. Rafael,

    Realmente, o copiador nem se ligou que deixamos comentários lá… Além de não saber ler termos de uso, não sabe ler comentários…

    Abraços!

  17. Os plagiadores, Alexandre, são uma praga. E o pior: ainda não desenvolveram um meio de “exterminá-los”.

    O mundo está repleto de pessoas sem um mínimo de criatividade, querendo aparecer às custas de quem, na verdade, queimou alguns neurônios para construir algo.

    Quando não copiam na íntegra, resolvem parafrasear: é o chamado copiar, maquiar e colar.

    Você não tem idéia de quanto conteúdo nosso tá espalhando pela web, sem recebermos os devidos créditos.

    Eu sempre me pergunto e creio que você também faz o mesmo: a quem essas pessoas enganam? Ora, elas não conseguem enganar nem a elas próprias, pois existe um pedacinho de Deus dentro de cada um da gente, chamado de consciência. E, quando ela começa a pesar, aí o bicho pega… (a não ser que o plagiador seja como político, que não tem consciência. hahahaha)

    Para registro, queria te informar que temos no nosso forum conteúdo do seu site, mas com os devidos créditos. Foi postado pelo David Diniz, que disse te conhecer. ;)

    Deixo nesse post minha solidariedade a você.

    Um abraço e muito sucesso.

    Atenciosamente,

    RiD

  18. Opa RiD!

    Conheço sim o David! Ele é leitor aqui e já emprestou o celular certa vez para fazermos um teste. Se está linkando pro Techbits não há qualquer problema!

    Tenho certeza que há cópias em vários lugares do conteúdo daqui sem o devido link. Só alertei pra esse último pq não teve como resolver…

    Agradeço!

    Abraços!

  19. 19. Mitchel disse em 18 mar 2007 - 23:01

    Sorte do cara que você é menos malvado que o cardoso hehehehe :P

  20. Mitchel,

    Sorte mesmo. Mas que diferença ia fazer se o blog dele não tem visitas? Aparentemente nem ele entra lá…

    Abraços!

  21. Que vergonha rsrsrs…
    Eu jah fui copiada tb. Mas fui malvada como o Cardoso e coloquei uma foto impropria para criancas e adultos hehehe.

    Obrigada pelas dicas de combate ao spam.
    Maysa
    http://www.maysadecastro.com.br/blog/

  22. 22. Paulo Victor disse em 19 mar 2007 - 22:10

    HAHAHA

    Gostei da humilhação, embra vc tenha mantido a postura…

    Copiar assim devia ser mais q uma falta moral… devia ser punido de alguma forma mais direta
    não sei como… mas acho q se vc editou como jornalista, sendo então sua propriedade intelectual… bem, pode-se recorrer

    continue lutando por seus direitos e a net vai pra frente

  23. Fugita!

    já fui copiado, mas, das duas vezes que aconteceu, em que tive conhecimento, o texto foi copiado e o cara deixou o link, por isso não me importei!

    Vou ler mais a Creative Commons e saber dos termos!

    Um grande abraço!

  24. Praticamente todo dia tem um espertinho copiando sem dar o crédito. Já percebi até que um blog “famoso” tinha feito um hotlink de uma imagem do meu blog, reclamei, e a única providência que tiveram foi mudar a imagem, nem desculpas me pediram. Fico impressionado com a cara de pau destas pessoas.

    Realmente não sei como lidar com isso, acabo ficando muito chateado e de mau humor, mas adorei a sua solução.

  25. Gostaria de exclarecer uma coisa: eu tenho um site chamado JoostBR (joostbr.blogspot.com), anterior ao desse Safadonis aí.
    Por favor não confudam um com outro! Não tenho nada a ver com ele. E eu sempre cito a fonte e coloco o link, podem conferir!

  26. Olá Roger!

    Sim, claro! Não é vc!

    Abraços!

  27. Interessante essa reportagem.
    Vou lá ver o copiador.
    Tenho uma amiga que diz que copiarem uma coisa dela é um elogio a sua desenvoltura.
    Mas só que nesse caso seu acho mais razoável o que você fez!

    Parabéns pela atitude!

  28. Olá, Sou responsável pelo site Joost Brasil, estava ausente com as publicaçoes do blog, devido ao meu trabalho estava sem tempo de postar… Eu pedi a um amigo pra postar assuntos relacionados ao Joost. Ontem, resolvi olhar o site, e para minha surpresa, o conteudo do seu site estava copiado de maneira vergonhosa. Peço desculpas pelo transtorno causado, e o erro será remediado. Um pedido de desculpas pelo fato será postado no site… com seus devidos creditos.
    Mais uma vez peço a você desculpas.
    Atenciosamente
    Rafael

  29. Fácil né ?
    Depois de ter se queimado até…

    Até o post do “Problemas técnicos” que você postou é igualzinho o que “Seu colega” colocou… Coincidência né ?

    Mas Rafael, agora honra este nome, vê se aprende e faz direito, ok ?

    É muito mais negócio você criar um conteúdo SEU, mesmo que seja meia boca igual meu blog, mas que é SEU.

    []’s

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  30. Olá Rafael Arcanjo, a questão acima não é o fato de ter me queimado, e sim o fato de uma pessoa, a qual deixei responsável pelo site ter copiado de maneira “ilegal” o conteúdo do Techbits, sem ao menos ter dado os devidos créditos ao autor da matéria original. Concordo com você quando diz que é muito mais original quando o conteúdo postado é de nossa autoria. E quanto ao post “Problemas Técnicos”, em nada tem a ver com o mesmo postado no Techbits, pois se você “prestar” atenção, está claro quando digo “probelas com conteudo copiado de outro Site”
    Desde já agradeço sua compreenção.
    Rafael

  31. Rafael, com todo o respeito, esta história está difícil de acreditar, hem? Qual é o nome deste seu amigo que você deixou responsável, e acabou fazendo esta irresponsabilidade? É tão fácil colocar um link, não entendo como alguém pode simplesmente copiar o trabalho dos outros sem dar crédito.

  32. Concordo em que é difícil de acreditar, também não entendo o motivo pelo qual gostaria de saber o nome do meu amigo, mas caso seja de extrema importância para você saber o nome, é Paulo. Pois bem, fica a seu critério acreditar ou não, entendo sua indignação, compreendo o motivo, mas como já fui sacrificado pelo erro cometido por outra pessoa não é viavel continuar insistindo no erro. O pedido de desculpas foi feito, cabe ao responsável pelo site techbits aceitar o pedido ou não. Presumo que o erro já tenha sido remediado e seus créditos pelo devido conteúdo copiado de maneira grotesca já está demonstrado, assim como o pedido de desculpas.
    Atenciosamente
    Rafael

  33. Ok, eu só queria saber o nome para saber quem é esta pessoa, nada mais.

    Acho que ele vai aceitar seu pedido de desculpas, especialmente se como você diz os créditos já foram colocados.

    Atenciosamente, Nick

  34. O Fugita é um cara legal, não vai se estressar mais com algo que já passou ;P

    Além disso, você já foi sacrificado o suficiente. Esperamos que esse tipo de coisa não volte a acontecer porque é algo que todos odeiam na web: apropriação indevida de conteúdo.

  35. 35. Rafagd disse em 26 mar 2007 - 10:35

    Quem sabe se vc não tacar algum código de javascript nos textos que esteja hospedado em algum lugar que você possa alterar o conteúdo e ferrar a página do cara que copiou? =|

  36. Maysa,

    Da próxima vez vou fazer como vcs e ser do mal. Assim aprendem de uma vez por todas.

    Paulo,

    A punição vem através da sabedoria das multidões que seleciona conteúdo de qualidade daquele que é claramente copiado. Darwin tbém funciona na web!

    Calebe,

    Exato! Se alguém quiser copiar, sem problemas, desde que deixe o link e a obra derivada esteja sob Creative Commons. Simples assim.

    Nick,

    Puxa, isso é mal. Um blog famoso fazendo isso é complicado… O jeito é usar do que vc tem poder e avisar os chupadores. Na próxima substitua a imagem… o copiador perde credibilidade na hora. Valeu pela defesa!

    Neto,

    Sim, é elogio à sua desenvoltura. Mas desde que citem, se não o copiador está dizendo que o conteúdo é dele o que é sacanagem.

    Rafael do Joost Brasil,

    Dica1: não faça mais isso, queima filme à toa.
    Dica2: se vc vai deixar SEU site na mão de outros, que seja alguém confiável.

    Rafael Arcanjo,

    Valeu por atuar na defesa, hehehe! Pra mim não colou as desculpas, mas pelo menos ele veio aqui fazê-las. Já estou tranqüilo.

    Lucas,

    Exato, não é legal fazer isso sem dar os créditos. Eu, por exemplo, NUNCA mais entrei naquele site. Desisti, nem que o conteúdo a partir de agora seja o melhor de todos. Uma vez queimado, já era.

    Rafagd,

    Bom, acho que isso não funciona em todos os casos… mas é uma possibilidade.

    Todos,

    Valeu pelos comentários de apoio, assunto encerrado, o cara pediu desculpas.

    Abraços!

  37. você entra sai e brinca com palavras em movimento
    pára.a esquerda.a direita poesia agente inventa (fernando paixão

  38. Quero divulga aqui mais um site que copia conteúdo de outros.

    A PROVA
    link copiado
    http://corelmedia.net/index.php?option=com_content&task=view&id=683&Itemid=124

    link original
    http://www.codigosnaweb.com/forum/viewtopic.php?p=1841&highlight=aba#1841

  39. […] O Alexandre Fujita, do Techbits, tem textos muito bons sobre o assunto, um deles com printscreens do plágio ocorrido: https://techbits.com.br/2007/se-vai-copiar-faca-direito/ […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email