Que fim levou o UTube.com?

por Alexandre Fugita

[UTube.com] Meses atrás, quando o Google comprou o YouTube, um site chamado UTube.com foi bastante afetado. O nome YouTube pode parecer fácil agora, mas muita gente não sabe como escrever isso. Então iam ao mecanismo de busca mais próximo, ou à barra de endereços e tascavam UTube.com. Não é preciso dizer que acabavam no lugar errado, uma empresa que vende tubos de verdade, não os que carregam a internets . Naquele longínquo Novembro de 2006 o UTube.com entrou com processo contra seu quase homônimo ligeiramente mais famoso exigindo nada menos que mudassem de nome. Passada a euforia, que fim levou o UTube?

1000 dólares por dia

Segundo o Mashable a visitação continua em alta e o UTube.com, além de manter o tradicional site de venda de tubos, agora é um mecanismo de busca de ringtones. Isso mesmo, ringtones, com direito a anúncios. Aproveitando-se do fluxo de mais de 2 milhões de visitantes por mês – antes recebia apenas 1500 clientes no mesmo período – o UTube deve faturar cerca de mil dólares por dia só com os anúncios exibidos pelo seu mecanismo de busca.

[UTube ringtones]

Não é à toa que as pessoas confundem o nome do site. As primeiras vezes que ouvi falar do YouTube, ninguém conhecia e o ao ouvir o pessoal do podcast TWiT citá-lo, achava que estavam falando daquela banda de rock irlandesa, o U2. Só depois de ouvir umas 10 vezes é que entendi que era YouTube. O nome causou muita estranheza no começo, mas hoje é perfeitamente normal. Outra demonstração dos motivos do UTube.com ser tanto acessado, é só assitir (no YouTube) o vídeo da Sônia, que agora tem até loja virtual.

Leia mais:

Comentários do Facebook
13 comentários
  1. […] Texto de Apoio: Finalmente alguém processa o YouTube do blog Techbits. Leia Também, do mesmo blog: Que Fim Levou o UTube. […]

  2. Senso de Oportunidade…

    Ao invés de processar o Youtube, como estavam querendo fazer aquela vez, viram a mina de ouro que tem em mãos e tão fazendo dinheiro… e que $… $1000,00 por dia é de deixar muito problogger com inveja.

  3. 3. Catarina Masullo disse em 16 maio 2007 - 20:35

    Olá Fugita!!!

    Achei muito bacana o seu blog, como não estou muito por dentro dos assuntos tecnológicos aqui discutidos, creio que não farei parte das discussões. Mas ele está me parecendo muito útil, tem muitas informações interessantes para os leigos (como eu) porém curiosos! Parabéns!

    Ah! Aliás, descobri seu blog através do Ed, eu perguntei sobre vc hj e ele me falou do site!

    Um Beijo,
    Catarina (da 2001)

  4. Ah, inclusive saiu notícia dele no G1 hoje.

    uTube rouba audiência do ‘irmão famoso’

  5. Rafael,

    Eu, se tivesse essa visitação mensal, estava mais do que feliz e não iria processar ninguém. Eu mudava de nome pra continuar o core business e aproveitava a visitação pra outra coisa. Ainda bem que o UTube acordou pra essa realidade.

    Quanto ao link do G1, parece que lá a história é novidade… mas na verdade é antiga, hehehe!

    Catarina,

    Olá! Que legal vc por aqui, hehehe! Fico feliz que tenha gostado e pelo que lembro vc gosta de tecnologia, não? Eba, mais uma leitora! Aproveite para se atualizar pq aqui sempre tem novidades!

    Abraços a vcs!

  6. Mais um post interessantíssimo no TechBits. Show de bola, Alexandre!

    Abraços, Nick

  7. Outro detalhe que leva internautas incautos a entrarem no site da vendedora de tubos ao invés no da Google, é o fato de que, lá fora, é bastante comum abreviar “you” para “u”.

    []’s!

  8. Sempre achei uma estratégia deles.
    Acho que pelo site (com esse nome) eles vendem mais do que pelas lojas físicas, hehe

    Abraços

  9. […] Techbits […]

  10. Fabulosa idéia que esta empresa de tubos encontrou! Conseguiram desenvolver um plano de negócios em paralelo a venda de tubos. Isso que é sorte!

  11. Nick,

    Hehehe! Achei legal dar seguimento à cobertura anterior pois um leitor chegou a me perguntar se eu sabia o que havia acontecido com o UTube. Aí saiu o post do Mashable falando do mecanismo de busca de ringtones e bingo! A oportunidade para o post estava criada!

    Rodrigo,

    É verdade, não falei isso claramente no texto, mas realmente UTube e YouTube (e até U2) soam muito parecidos.

    Neto,

    Na verdade eles tiveram a sorte de ter um nome parecido do site com o de um serviço que cresceu e ficou famoso. O site do UTube existe há muitos anos, bem antes do irmão famoso.

    Renê,

    Se não pode com o inimigo, junte-se a ele. Ou aproveite a oportunidade!

    Abraços a todos!

  12. […] seja uma vantagem do Fiz: nome simples e fácil de lembrar. Mas assim como tem gente procurando por UTube na web, vai existir aqueles que tentarão entrar no Fis ao invés de Fiz. Leituras […]

  13. Rode Madalena de Jesuz (Atos Cp12-12,13,14,15) | 2008-08-20
    Tem muitas pessoas ,que acedita que Maria Madalena era uma prostituta, pois é estas pessoas nunca leram a Biblia, só ouvem o que os outros dizem. Aquela mulher adultera( João Cp8-1ao11 )que a Bíblia não cita nome,Maria irma de Lázaro(LucasCp7-50,Cp11-2 )e Maria Madalena,pela,lógica não são a mesma pessoa coma as igrejas ensinam. A mulher adultera, Cristo salvou à no pátio do Alpendre que é Jeruzalem, e Maria irma de Lázaro era de Betânia,(Lucas Cp7-50 ),o e se Cristo já tinha salvo a mulher adultera( JoãoCp8-1ao11,),não tinha nescecidade de salvala de novo em Betânia,(Lucas Cp7-50,JoaoCp11-2),e Maria Madalena só e citada pela primeira vez na Biblia quatro dias antes de Cristo ser cucificado (LucasCp7-2,Joao Cp12-1. )Depois disso João discípulo que Cristo amava sai de sena.Porque?

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email