Primeiras impressões de uso do Windows Vista

por Alexandre Fugita

[Windows Vista] Ok, sei que vocês já leram centenas de análises do Windows Vista por aí, desde a época em que o sistema operacional estava apenas em beta teste. O que me proponho a fazer aqui é descrever minha primeira impressão de uso do Windows Vista, sem me ater aos aspectos técnicos do sistema. Não comprei o sucessor do XP mas tive a oportunidade de testar a versão Home Premium OEM adquirido por uma amiga, no evento de lançamento. De antemão posso dizer que não fiquei exatamente impressionado. O software faz seu trabalho, tem alguns recursos diferentes, mas nada que me faça migrar imediatamente.

Interface

A interface do Vista está diferente, ficou mais agradável. O tão aclamado Aero não é nada de mais, algumas funcionalidades interessantes, mas que nem sempre facilitam o uso. Por exemplo, o Windows Flip 3D, aquele substituto para o Alt + Tab mais bonitinho, não é de fácil acesso. Com o mouse você precisa ir até à barra de tarefas e clicar em um ícone. Se não me engano depois é só girar a rodinha que as telas deslizam em 3D. Quando testei não sabia que existia teclas atalho para tal função (acho que é Tab + Win), e por isso não posso debater sobre sua facilidade de uso. Quanto às transparências, não vi nada de mais. Não influencia em nada o uso do Vista mas é provável que consuma performance do sistema. Há também o recurso dos thumbnails para quem gosta de abrir várias janelas de um mesmo programa (em geral o navegador de internet), mas prefira as abas presentes agora também no Internet Explorer.

[Interface Aero]

Gadgets

Nos Macs e na internet chamam-se Widgets. A Microsoft, pra não dizer que copiou, mudou o nome para Gadgets. No sistema que usei havia um relógio, um calendário, temperatura da cidade e, surpresa, um agregador de feeds RSS. É possível selecionar quais gadgets você quer na sua área de trabalho, bem como há mais variedade disponível para download. Algo que me incomodou foi o fato de não conseguir (juro, tentei de tudo) alterar os feeds padrão do Gadgets do RSS. A janela que possivelmente permitiria a inclusão de novos feeds apresentava suas opções todas desligadas, ou seja, só dava pra acompanhar notícias oficiais da Microsoft.

[Gadgets do Windows Vista]

Busca

Uma das caracterísicas mais comentadas do Windows Vista é a busca otimizada disponível no menu iniciar. Tudo que estiver no PC é localizável através desta caixinha, ou seja, é praticamente um Google dentro do Vista. Fiz um teste, mas como o computador era novo, não havia muita coisa a ser procurada. A funcionalidade se mostrou bastante rápida, com um pequeno porém: para chegar a ela é necessário entrar no menu iniciar através de um clique do mouse e depois mudar para o teclado. Novamente, só me ocorreu agora descobrir se existe um atalho. Deve existir e e provavelmente é a tecla Win. Se a tecla Win não levar diretamente à caixinha de busca a partir da digitação de qualquer texto, simplesmente o acesso é muito complicado. De qualquer forma as coisas não são intuitivas.

[a Busca no Vista]

Conclusão

Só usei o Vista por cerca de duas horas (há duas semanas e meia atrás) e a minha primeira impressão do novo sistema operacional da gigante de Redmond não foi de empolgação. Talvez um pouco mais de tempo e customizações sejam o suficiente para sanar os problemas que encontrei. Claro, pode ser que tenha viajado nas minhas argumentações acima, mas foi o que observei neste contato rápido com o novíssimo sistema operacional. Planejo um upgrade em algum momento do futuro, mas agora não há razões para isso. Só não sei ainda se será para o Vista ou para o MacOS X.

Comentários do Facebook
33 comentários
  1. Olá Alexandre!

    Sem querer ser um chato de galocha, (mas já sendo!) eu tenho tudo isso, e muito mais no meu Ubuntu + gnome + beryl há uns 12 meses :-)

    E com muuuuuuuuuuito mais segurança!

    Se for pra mudar e se puder $$$$ vai pro MacOS :-) Ao menos você terá inovações no seu desktop e com segurança!

    []’s

  2. Pelo que tenho ouvido por aí parece que o Tio Bill Gates está mesmo vendendo apenas um sistema operacional com uma modificação aqui e ali e com um visual novo.

    O problema é quando começar a onda de programas compatíveis APENAS e SOMENTE com o Windows Vista…

    Aí de um jeito ou de outro ele vai se disseminar.

  3. 3. Alberto disse em 19 fev 2007 - 09:58

    Acho que eles evoluirão na parte que todo mundo criticava a SEGURANÇA. Até agora nenhum problema grave foi encontrado e olha que tem milhares de pessoas procurando por alguma brecha. Ja é um bom avanço, mas também não pretendo migrar para ele, fico com a dobradinha Linux, WinXP.

  4. Alexandre, depois de estar testando o Vista por várias horas e alguns dias também cheguei a essa conclusão.hehe
    Você não é o único.

    Ia comentar mais algumas coisas, mas o Sérgio ali tirou as palavras da minha boca.
    Toda essa interface 3D do Vista já existe no Linux.
    Com o Ubuntu+Beryl+Gnome. Sem contar que ele ainda tem o XGL e você pode adicionar o Kiba. Tudo simples e fácil.

    Mas uma dica boa e excelente é mudar para o Mac OSX
    Ah! esse sim vale a pena! ;-)

    Falou!
    Um abraço!

  5. Talvez essa versão “não top” do Vista não empolgue mesmo, mas todo esse degrade verde-azulado e detalhes pretos já me enjoaram.

  6. Sergio,

    Hehe! Imagino que sim. Já instalei Ubuntu, mas não tenho uma máquina exclusiva para rodar tal SO, mas pretendo usar mais.

    Certamente o Linux é mais seguro pois desde sua gênese o SO é preparado para o ambiente de redes e, portanto, a internet.

    Penso em um MacOS X já que como vc mesmo já disse (e eu também), tudo que precisamos é de um browser… e no caso o FF dá conta do recado.

    leanDrow,

    Pois é, no pouco que usei do Vista vi que é essencialmente a mesma coisa só que mais bonitinho. (tbém dizem que é mais seguro).

    Não sei se softwares Vista Only vão começar a aparecer. Hoje em dia muitos programas são 98/ 2000/ ME/ XP. Acredito que essa compatibilidade continuará, mas manterão apenas o XP e o Vista nos próximos anos.

    Alberto,

    Pois é a segurança parece ter melhorado. Mas há uma crítica que diz que tudo precisa ser perguntado no Vista para executar, de tal forma que de tantas perguntas todo mundo sempre aprova tudo e a segurança, que essa característica deveria aumentar, fica prejudicada novamente pelo fator humano. Veja até essa propaganda da Apple mostrando isso:

    http://youtube.com/watch?v=VuqZ8AqmLPY

    Neto,

    Estou chegando à conclusão que vou fazer um upgrade para Ubuntu ou MacOS X. É o jeito. Realmente o Vista não impressionou nada.

    MaRx,

    Pra mim não enjoou pois usei poucas horas. É até bonitinho, hehehe! Talvez testar o Ultimate me daria outra visão do SO.

    Abraços a todos!

  7. Eu ia até colocar uma opinião própria quanto ao uso que tive no vista (ainda no beta) no meu blog, mas achei que não poderia ser uma boa, pois só utilizei o mesmo durante 1 semana e não salvei nenhuma screenshot como vc fez.

    Agora o que eu achei a grosso modo falando é que o windows vista está engordando.
    Na computação gráfica tem um programa chamado 3DStudio Max, sempre utilizei e sempre achei um bom programa, mas o que me fez migrar dele foi que com as versões que iam lançando agente não via melhora de performance ou novos sistemas realmente inovadores, no entanto terminávamos instalando o mesmo programa, porem mais lento e cheio de parafernálias que nunca iríamos utilizar.
    o sistema gráfico do windows Vista é pesado, isso é fato… basta vc instalar o xlg+compiz no linux para ver um efeito gráfico muito mais avançado e de uma qualidade superior consumindo 1/5 dos recursos que o vista consome.
    vou ficando por aqui, mas resta comentar mais uma coisa: sistema de ajuda em formato de vídeo DVD…
    Acho que a microsoft pegou pesado demais ai, não vamos instalar só o produto dela em nossos HDs e separar 8gb só pro produto do tio Bill é um pouco de exagero da parte deles.

  8. 8. Gustavo disse em 23 fev 2007 - 14:09

    Olá,
    a minha impressão foi a mesma. Usei o Vista por pouco tempo, é verdade, mas o que me pareceu foi um XP com um skin novo. Tipo apenas mais um rostinho bonito dos SOs, nada que incentive ou justifique uma migração.

    Abraço.

  9. Tiago,

    Puxa, eu usei bem menos tempo que vc, mas com a intenção de fazer um review.

    Os softwares ficam cada vez mais complexos para fazer quase a mesma coisa. Isso provavelmente não vai parar pois é assim que a indústria move. Já usei linux mas não adotei como SO padrão por falta de um PC só para isso.

    No final aposto mais nos softwares on-line do que no SO pesadão com seus programas pesadões também.

    Gustavo,

    Sim, não vi nada de surpreendente, só a interface gráfica melhorada que, dizem por aí, já existia em Mac ou Linux. Se não há nada de tão novo no Vista em relação ao XP, adio o upgrade.

    Abraços!

  10. 10. Ed disse em 27 fev 2007 - 23:23

    Passei muito tempo testando o novo SO, mas confeso que eu com muita certeza não migrarei para o SO agora. Pois acho loucura investir mais de 1,000,00 em up-grade mais o sistema, totalizando em torno de 1,300,00. e confirmo o que vc disse. (o vista é só umXP de cara mais arrumada)

  11. 11. vitor disse em 28 fev 2007 - 23:19

    amigos gostaria de saber onde posso baixar essa koisa rpa dexar minha area de trabalho +rox

    eh simplesmente show isso abraço

  12. Ed,

    Certamente o Vista é muito caro. E se for pensar que precisamos de uma máquina nova esse preço vai às alturas. Não vi nada de tão extraordinário que me fizesse migrar imediatamente. Vou esperar pra qdo tiver que trocar de computador.

    vitor,

    Não entendi… o que vc quer baixar? O Vista?

    Abraços a vcs!

  13. 13. Vinicius disse em 8 mar 2007 - 14:54

    Pra naum corta o barato, mas ja cortando, eu testei o windows vista ultimate e apesar de poucas mudanças ele é muito melhor nas maquinas q tem suporte pra MacOS do que o proprio MacOS, e vc testo o vista home premium e naum o ultimate….

  14. 14. Vinicius disse em 8 mar 2007 - 15:39

    ….O vista teve pequenas melhorias mais muitas são significativas, e olha que o sistema que eu uso é linux, o unica coisa negativa é realmente q daqui apouco vai ter que mudar pra ele e as atualizações de outros sistemas da microsoft vão saindo para entrar o do vista

  15. 15. Vinicius disse em 8 mar 2007 - 15:44

    E a configuração mínima do Vista Home Basic é a mesma do XP entaum naum precisa comprar uma super maquina pois já é uma configurção padrão de fabrica, a ele ficou muito mais facil de configurar em relação ao XP e mais seguro

  16. Vinicius,

    Mesmo sendo a mesma config para o Home Basic, não vejo necessidade alguma de ter o Vista agora. Prefiro aguardar para um upgrade posterior.

    Testei o Premium, mas acho que dá pra ter uma boa idéia do que é o SO.

    Até!

  17. 17. prra disse em 11 mar 2007 - 23:25

    nosa… quantas opiniões mais tortas… testem o sistema primeiro, depois falem direito sobre ele… e para os felizes que adoram alardear sobre ubuntu… me falem sobre a disponibilidade de aplicativos para ele, e depois a gente conversa (e obviamente, estou falando de aplicativos de verdade, e não daquelas programinhas sem suporte, e sem uma base de usuários que saibam dizer alguma coisa além de RTFM :P)

  18. Bom, eu já o conhecí pessoalmente, este sendo apresentado por um representante da micro$oft em minha faculdade técnica. O sistema é mais estável e seguro como dizem, só que a exigência de hardware não é tão amigável, e vocês já devem imaginar que devem comprar uma suíte de escritório Office por fora além de antivírus. Conheci seu sistema de arquivos WinFS e não me impressionou muito. O que eu concluí é que o Windows Vista não passa de um sistema windowsXP querendo imitar o linux, tanto na parte gráfica como na parte do sistema. Meus servidores eu sempre montei com slackware, mais para as minhas tarefas básicas e do pessoal lá de casa o KUnbutu faz tudo mole mole, coloque um CD virgem e abrirá uma janela para você colocar seus arquivos dentro e gravar, coloque um DVD para abrir um programa cheio de opções de assistir vídeos, clique no botão “aplicações” vá no menu e selecione “Escritório” e tenha tudo nas mãos para fazer seus trabalhos, instalar uma impressora que tá compartilhada na rede nele, talvez seja mais fácil do que no windows, fora que instalar programas pela internet é tudo em questão de alguns cliques. O suporte para o Linux é como o seu proprio desenvolvimento, a comunidade faz tudo de graça, sem esquecer dos sites de primeira linha que tem tudo para se aprender sobre seus softwares, como o vivaolinux, o br-linux, o guiadohardware e entre tantos outros que não deixam a desejar.

  19. 19. João Zanella disse em 12 mar 2007 - 15:59

    Olá,
    Interessante o artigo. Não sou usuário Windows, mas como houve toda essa propaganda em cima do Vista, iniciei uma pesquisa na internet para saber se o negócio realmente é bom.

    Para quem já utiliza Linux há algum tempo, principalmente as distribuições Ubuntu e OpenSUSE, já está acostumado com os efeitos 3D, a seleção de idioma, a ferramenta de busca, os Widgets, etc. Quanto os aspectos de segurança no Vista é discutível, pois até o super-sistema de proteção contra cópias piratas já foi quebrado antes do lançamento, deixando dúvidas se realmente o sistema é confiável.

    Penso que seria o momento das comunidades Linux divulgarem melhor este fabuloso sistema operacional. Muitas das pessoas que não conhecem o Linux ou o MacOS, irão achar que a Microsoft está inovando, quando na verdade está apenas copiando algo que já existe noutras plataformas. Nada contra plágios, porém vender isso como novidade não me parece ser uma estratégia muito correta.

    Quem não conhece o Ubuntu, acesse:

    http://www.ubuntu.com

    Ou o OpenSUSE:

    http://www.opensuse.org

    Um abraço,

    João.

  20. prra, (cara, vc náo deu nome, preciso chamá-lo assim)

    Lá vem de novo aquela história de quantidade de aplicativos. Se o Linux não tivesse aplicativos ninguém usava. É óbvio que possui vários similares aos do Windows. E quem se importa com aplicativos se os softwares estão migrando para a web?

    Em relação ao suporte – outra lenda propagada – vc liga pros fornecedores do seu software pra perguntar como funciona? Nunca vi ninguém fazer isso… empresas talvez… mas elas tem o depto de TI para ajudar nisso.

    julian,

    Legal, tá aí a prova de que é possível viver só usando Linux.

    João,

    Sabe que vi uma propaganda do Vista na TV dizendo: “Uau!”. Morri de rir! Sou usuário de XP, já mexi com Ubuntu, e sei que o Linux tem potencial. Agradeço as dicas e links!

    Abraços a todos!

  21. 21. JPaulo disse em 15 mar 2007 - 12:33

    alguem sabe em que pasta ficam armazanados os gadgets ?????

  22. JPaulo,

    Não faço idéia pois não sou usuário do Vista, apenas fiz um review em computador de outra pessoa. A única coisa que sei sobre os gadgets é que eles ficam na lateral direita (em geral) e deve ter algum jeito de acessar a pasta de configurações por aí.

    Até!

  23. 23. JPaulo disse em 16 mar 2007 - 07:19

    obrigado pela pronta resposta,na verdade eu uso o XP Profissional, mas instalei o patch que altera a aparência para o vista, só que existe varios gadgets para download e não sei onde descarrega-los.

    abraço

  24. JPaulo,

    Entendi… vamos ver se alguém responde aqui, hehe!

    Abraços!

  25. 25. Claudinei disse em 19 mar 2007 - 09:31

    Ja usei por alguns dias nao gostei, muito pesado e nao justifica a que veio, aquela interface grafica toda fresca vc so usa no inicio depois a tendencia natural a deixar em modo classico fica mais rapido e mais limpo…. entao pq mudar ai esta a grande questao, sem contar a imcompatibilidade com varios perifericos com meu scaner e outros…. se quisermos usar vai ter que ser em dual boot, XP e Vista…. XP para usarmos perofericos q no Vista nao funciona…. sinceramente nao vi nada de muito novo…. sem contar que e um devorador de Hardware.

  26. Claudinei,

    Sua impressão é a mesma que a minha. Não vale o upgrade. Talvez qdo trocar de PC.

    Abraços!

  27. 27. Fabio Pupo disse em 9 abr 2007 - 14:07

    uhmm … nada de mais. Se fosse pra eu comprar o Vista e melhorar meu PC preferiria comprar um MacOsX .. e usar openSuSE no PC =p

  28. Fabio,

    Eu tbém… ou um Ubuntu ia bem.

    Abraços!

  29. Cara, você precisa experimentar o tanto de OK e Allow que você tem que dar no vista, e as imcompatibilidades, aí sim você vai se dar conta de que o vista não é lá essas coisas..

  30. Caio,

    Pelo jeito não mesmo… mas temos que adotá-lo pois daqui a pouco vai ser o padrão de mercado e quem não usá-lo estará no escanteio.

    Abraços!

  31. Ei eu nao consigo instalar nenhum arquivo no windows vista por favor me ajudem,me expliquem como c instala
    plz.

  32. 32. chris collins disse em 13 ago 2008 - 13:30

    em sabe cm mudar a mascara de apresentaçao qndu ligamos o PC..????

    se sabe me explik..

    pode me enviar um email..

    chris_physcoly@hotmail.com ? neste ae.. preciso mudar a mascara e nao sei como!

  33. 33. Carlos disse em 3 nov 2008 - 21:56

    FOI A PIOR BOSTA QUE JÁ INVENTARAM NO MUNDO DA INFORMÁTICA:
    LINUX… NEM NOME DE SISTEMA OPERACIONAL TEM!
    FEDORA, KURUMIN, FAMELIX, UBUNTU (OLHA O NOME!) E OUTROS MAIS SÓ SÃO UMA IMITAÇÃO BARATÍSSIMA DO WINDOWS…
    TÃO PODRE QUE VOCÊ COMPRA POR QUALQUER R$ 12,00 JUNTO COM UMA REVISTA EM QUALQUER BANCA… AGORA VAI COMPRAR UM WINDOWS VISTA ORIGINAL E VEJA A DIFERENÇA…
    SINCERAMENTE, SEM COMENTÁRIOS, É COMO COMPARAR MAC COM PC, NÃO DÁ (ISSO É, MAC COM PROCESSADOR POWERPC, SEM INTEL PELO MEIO POR FAVOR)…

    SISTEMA OPERACIONAL SÓ EXISTE UM: MICROSOFT WINDOWS!
    DEPOIS DO UNIX É CLARO

    PENSEM BEM AMIGUINHOS…

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email