OpenSocial + Facebook + Web 2.0 vs. Desktop, o fim de uma era

por Alexandre Fugita

[Geek Garbage, via Flickr] Na semana passada uma revolução aconteceu, fiz um preview, mas errei um pouco o que deveria ter entendido na ocasião. O que está em jogo com o OpenSocial é o fim da era desktop e a ascensão da web como plataforma. Ok, você já deve ter lido isso aqui e em outros lugares várias vezes, está cansado de profetizarem os softwares on-line, mas esse movimento da Google, objetivando a criação de uma plataforma de web services aberta, é uma aposta gigante em tudo isso que estamos ouvindo desde que inventaram o termo web 2.0.

O Ajax – eu sei, tudo tecnologia velha, rearranjada de uma maneira diferente – o SilverLight, o Adobe Flex, todas essas formas de desenvolver Rich Internet Applications estão na luta para tentar dominar a nova era. Hoje tanto faz o sistema operacional que você roda em sua máquina. Linux, MacOS com o novíssimo mega sucesso Leopard, Windows Vista ou XP ou mais antigo… Que se dane o sistema operacional, o PC é um acessório do Firefox. Tudo que precisamos é um navegador web, uma janela para as aplicações on-line, um browser decente.

A minha preocupação agora é tentar descobrir qual será a nova quebra de paradigma – desculpa aí, Faxinar – a mudar o mundo da tecnologia. E não é a web como plataforma, isso já está virando lugar comum. A IBM teve sua época, a Microsoft também. O Google domina essa era, mas está pra surgir a nova empresa que vai assustar e ao mesmo tempo causar admiração em todos, e deixar a gigante deMontain View para trás. Não, não estou falando da bolha do Adsense. Estamos na era da web. Qual será a próxima? Web off-line? Mobile? Cadê o Google Phone?

(*) foto deste post, via Flickr

Comentários do Facebook
10 comentários
  1. Realmente, essa coisa de Web como plataforma todo mundo falou e o Google está colocando em prática agora, aquela coisa de mashups (lembro de ter lido a primeira vez em 2004) nunca funcionou direito também mas com o OpenSocial a coisa vai mudar de figura.

    Acho que o OpenSocial vai acabar com isso de cada site com sua API, eles irão se adequar aos padrões do OpenSocial (ou outra alternativa que aparecer) e automaticamente terão uma gama muito grande de desenvolvedores aptos a usar e extender os serviços deles.

    O texto “O PC é um acessório do Firefox” eu ainda não tinha lido (como comentei lá) e achei muito legal o título que resume bem o que está acontecendo.

    Agora, quanto a “the next big thing” prefiro não dizer nada, mesmo porque estou pensando muito sobre o OpenSocial ultimamente e qualquer resposta seria influenciada por isso.

    Ah, e for de seu interesse, eu fiz um texto sobre o OpenSocial sob a perspectiva dos sites, desenvolvedores e usuários (os envolvidos) que pode ser acessado neste endereço: http://tomas.wordpress.com/2007/11/03/opensocial-desvelado/

    Abraços

  2. Opa, deu sorte porque usou “quebra de paradigma” e não “mudança de paradigma” =D

    Eu também fico pensando no que essa história de OpenSocial vai dar… O que vai acontecer com nossos “sites” comuns e as aplicações especializadas, como o Wallpapr ou o próprio Meebo, será que em algum tempo eles precisarão se portar para uma aplicação OpenSocial pra não morrer? Será que no futuro TUDO na Web estará numa rede social? Se for isso, o Brasil FINALMENTE estará na vanguarda, afinal, aqui “orkut” é igual a “Internet” faz tempo XD

  3. Eu discordo. Há anos as pessoas falam em fim do desktop, PC como ponte para a web, e outras teorias do tipo. E até agora, nada. MySpace teve seu ápice, agora é a vez do Facebook, e amanhã talvez seja a do OpenSocial. Só que, a falha no projeto da “revolução” está justamente em não conseguir alcançar o usuário comum.

    No mais, concordo com o Jeff Raikes, da Microsoft: o desktop como é hoje ainda existirá por muuuuito tempo…

    []’s!

  4. […] Sturm und drang Blogudsman. Um Blog de Ombudsman mostra a coragem de uma empresa. – Ca’Bianca OpenSocial + Facebook + Web 2.0 vs. Desktop, o fim de uma era – Techbits OlhaOnde.eu no jornal Zero Hora – Colmeia Plugin WP para aumentar número de assinantes […]

  5. Alexandre, tranqüilo ?

    Cara, o Desktop acabar isso não ocorrerá nunca.

    O que tende a acontecer é que as aplicações Off Line tenham cada vez mais “conectividade”.

    conectividade entre os programas, como o formato ODF.

    Aplicações que usam a internet para algumas, várias, funções etc.

    A próxima era eu acredito que seja Mobile, se der um pulinho lá no Livre Pensamento verá o por que acredito nisso.

    E sobre o Futuro…

    O Google está ai, a 2.0 também… Estou esperando chegar os
    hologramas ;):P

    FALOW !

  6. Talvez pra nós, hard-users, o desktop deixe de ser tão importante como é hoje. No entanto nesse sentido de agregar que falou no outro artigo, de uma nova situação perante as redes sociais eu concordo.

    Quem tinha projetos pequenos e dificuldade pra atrair gente vai ter uma facilidade a mais (conheço casos assim). Claro que a abordagem e a qualidade do projeto vão ser muito mais decisivos que isso, mas é um incentivo.

  7. Tomás e Marco,

    Acho que o grande valor dessas plataformas como o OpenSocial e o Facebook é agregar em um único lugar aplicações web que antes ficariam perdidas pela imensidão das URLs.

    Também aposto bastante nisso, vamos ver no que vai dar!

    Ghedin,

    Vc é suspeito para não concordar comigo! :-) Vc tem sites voltados para desktop, hehehe! Mas, claro, um dispositivo para acessarmos a web sempre será necessário. Desktop, celular, sei lá. Como disse no comentário anterior, a grande vantagem desses serviços é agregar tudo em um único lugar.

    Sergio,

    Um computador sempre vai existir, o sistema operacional também. Mas isso deixará de ter a importância que tem hoje. Isso é o que acredito.

    Camilo,

    Exato, agregar em um lugar, essa é a característica principal dessas redes-plataforma.

    Abraços a todos!

  8. 8. Gustavo disse em 22 nov 2007 - 22:56

    Também discordo. MS e IBM acabar?
    Em que sentido?
    Google ficar para trás.
    Minha opinião, ach que viajou demais, não vejo nada muidando assim tão rapidamente, MS e google e a própria IBM tem condições de comprar uma empresa que seja considerada revolucionária, não vejo elas perdendo terreno em bons 20 anos ou mais.

  9. Gustavo,

    As riquezas mudam, os líderes afundam. No mundo da tecnologia tudo é possível. Voltemos aqui em 20 anos para ver o que aconteceu! :-)

  10. Eu to montando um estudo dirigido de OpenSocial, A intenção deste projeto é apresentar a os conceitos da plataforma de uma maneira mais prática e ir discutindo e apresentando os recursos de acordo com a necessidade.
    O Tópico inicial do projeto esta em: http://www.opensocialbr.com.br/aplicativo-orkut-opensocial-turista-virtual
    Aqueles que quiserem acompanhar, dicas de recursos para implementar, criticas, tudo será bem vindo.
    O projeto também esta disponível pra download lá no site.
    Algumas das coisas que eu implementei ai são:
    – uso do oauth para autenticação do usuário;
    – utilização de requests;
    Quem estiver interessado fica ai o convite.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email