Onde está a maçã verde? O Phil Gomes sabe!

por Alexandre Fugita

[Quem mexeu na minha maçã verde?]

Dois eventos que participei nos últimos dois dias foram bastante interessantes e discutiram o mesmo assunto, para platéias diferentes. A moda em tecnologia web hoje é falar de social media, blogs, web 2.0, etc…Empresas estão interessadas nesses assuntos. Executivos estão de olho em como isso muda a organização. O departamento de marketing quer conhecer as novas formas de interagir com o consumido conectado. Onde está a maçã verde? O Phil Gomes sabe!

Maçãs verdes

O Grupo RMA promoveu um seminário executivo de comunicação e negócios, sobre social media, web 2.0, para vários executivos e diretores de empresas, em São Paulo. Aproveitou para convidar alguns blogueiros para fazerem parte do seminário e participar com perguntas no debate. Uma parte do tempo foi usada para mostrar cases da RMA, usando conceitos 2.0, para alavancar grandes empresas brasileiras.

O Mario Soma, diretor executivo da RMA, veio falar conosco e se mostrou muito entusiasmado em ter blogueiros no seminário.

É possível perceber que no alto escalão das corporações, todo esse universo novo de conteúdo gerado pelo usuário, colaboração, social media, etc, é quase grego. O ponto positivo é que os executivos estão interessados em absorver essas “novidades” e possivelmenteadotá-las em sua organização. Todos querem encontrar a maçã verde.

Phil Gomes, VP de me2revolution da Edelman

[Mashup da Edelman] A Edelman do Brasil convidou alguns blogueiros para uma passeio por São Paulo e um piquenique no Parque do Ibirapuera junto com seu vice-presidente de me2revolution, o Phil Gomes. Figura simpática, teve paciência de nos escutar nos tropeços do inglês, e compartilhou experiências da Edelman no ramo de relações públicas e o mundo 2.0.

A Thiane Loureiro (Gerente Corporativa, Edelman) nos acompanhou e posteriormente relatou que para eles a experiência foi ótima. Posso dizer que para nós blogueiros, também! O passeio foi interessante, passamos pro vários marcos de São Paulo como o centro histórico e a Av. Paulista, mas o melhor mesmo foram as conversas.

Blogosfera Social Networking

As figurinhas de sempre da blogosfera compareceram aos dois eventos. O Manoel Netto do Tecnocracia, concorrente declarado do Techbits, veio de Londrina para participar desses dois eventos. A Lúcia “LadyBug” Freitas, o Edney Interney e o Fugita (eu) também estiveram onipresentes nos dois dias.

[Phil Gomes, piquenique no Ibirapuera]

O Marco “Boo-box” Gomes foi convidado para ambos os eventos mas só foi no seminário executivo da RMA. Aliás, ele estava de blusa laranja no meio de um monte de executivos de terno e gravata. Só faltou tirarmos uma foto! Pedro Markun, que se nega a assumir o lado blogueiro, idem, só foi no da RMA pois já estava indo para o BarCamp Rio no horário do encontro com o Phil Gomes da Edelman. Pelo menos deu carona para todo mundo!

O pessoal do Via6 e Rec6, o Renato Shirakashi e o Allan Panossian estavam no seminário da RMA. O Henrique Martins, ex-PC World, e atual Zumo, foi apenas no encontro da Edelman, assim como o Inagaki. Aliás, esquecemos de levar nossas katanas. :-)

Leia mais:

Comentários do Facebook
11 comentários
  1. Fugita-san fiquei imensamente agradecido pela sua presença em nosso evento. Queremos construir, junto com vcs, um novo modelo de comunicação. Esses encontros pessoais são importantes e mostram cada vez mais que as iniciativas empacotadas de dentro para fora da empresa tendem a perder valor, cedendo espaço para as iniciativas que seguem o conceito do Social Media: reconhecimento, engajamento, antecipação das necessidades e tudo feito por vários canais de colaboração.

    O que eu aprendi em nosso seminário com vocês, registrei no meu blog: http://msoma.wordpress.com
    Abs.

  2. Ah! Nessas horas que eu entendo perfeitamente quando dizem “trabalho tanto que não tenho tempo de ganhar dinheiro”.

    Não pude ir em nenhum dos dois eventos por causa do trabalho, Fugita.

    Mas no BarCamp Rio estaremos lá! :-)

    Abraço

  3. Oi querido, brigada pelo apoio, pela presença e pelo post divertidíssimo. Se a TAM deixar eu vou ao Barcamp. Beijos

  4. Oxa, esse picnic pareceu bom ein!!!

  5. Dois eventos relacionados à blogosfera na semana – Techbits…

    Dois eventos que nosso amigo Alexandre Fugita foi e relata sua experiência…

  6. Fugita-san! Que post maravilhoso. vou lá escrever o meu que a agenda aqui andou apertada, como você já demonstrou…
    bj

  7. mario,

    É um prazer imenso receber seu comentário aqui. Creio que o trabalho que vocês estão realizando é fantástico e está em sintonia com o que existe de mais interessante em termos de social media, web 2.0, etc. Vou olhar seu post e deixo um comentário por lá.

    Tonobohn,

    É uma pena que não tenha tido tempo de ir. Foram ótimos eventos, diria que valeu à pena. Até o Barcamp Rio!

    Thiane,

    É também um prazer receber seu comentário! Espero que tudo se resolva com o seu problema com a TAM e nos encontremos no Barcamp Rio!

    Allan,

    Pois é, foi ótimo!

    Lucia,

    Realmente, a agenda tá foda! Ontem e hoje e amanhã e semana que vem… e … putz, ser blogueiro dá trabalho! hehehehe!

    Abraços a todos!

  8. […] água e suco e sem cobrador. Simpático, noivo da brasileira Letícia, Phil compartilhou conosco (Fugita, Edney, Inagaki, Henrique Martins e Manoel Netto) sua tarefa: usar a mídia social para seus […]

  9. A Tale Of Two Countries…

    My thoughts on my Sao Paulo trip……

  10. […] Onde está a maçã verde? O Phil Gomes sabe! […]

  11. […] marketing de guerrilha por trás do caso Gossip Girl, que provocou buzz na twittosfera), Edelman (vide Phil Gomes), entre outros, mostra que tem gente de peso interessada nos blogs. O caso do encontro com […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email