O Vale do Silício é aqui

por Alexandre Fugita

[Circuito integrado] Essa notícia é pra comemorar. O Via6, rede social voltado ao mercado corporativo, e o Rec6, site de notícias colaborativas, receberam há cerca de 1 mês um aporte de capital da Confrapar, investidora de capital de risco. Segundo matéria do IDGNow!, o valor do investimento não foi revelado mas trata-se de um dos primeiros investimentos de VC em empreendimentos da web 2.0 brasileira. Aqui no Brasil há investidores de capital de risco, mas em geral colocam seu dinheiro em empresas “de verdade”, não virtuais. Será esse aporte um sinal de mudanças no cenário brasileiro?

Capital de risco

Nos EUA temos o Vale do Silício onde várias empresas de capital de risco investem pesado, esperando retornos extraordinários ou tombos espetaculares. Na média geral ganham um bom dinheiro. O Google surgiu assim e faz parte do grupo dos que deram certo.

Ultimamente com a moda da web 2.0 inúmeras startups inventam rede social para tudo, incluindo aí documentos. E claro, partem à procura de um maluco investidor para realizarem sua visão. Muitas conseguem, algumas vingam e outra parte é comprada por alguma gigante com bastante dinheiro.

Talvez no Brasil até exista essa cultura. O problema é a falta de boas idéias ou de boa implementação. Vários serviços se destacam na nuvem de startups tupiniquins, alguns deles com idéias muito boas. Resta saber se existem interessados em investir, correr o risco e quem sabe ganhar muito dinheiro com isso.

Leia também:

Comentários do Facebook
23 comentários
  1. Não é a primeira vez que falo, mas sempre é bom manter o otimismo:

    “Agora a coisa anda!”

  2. Diogo,

    Hehehe! É isso aí, também torço para que a coisa ande para as startups brasileiras da web 2.0.

    Falou!

  3. Bom, o Brasil vai andar, mas pra mim vai sempre continuar seguindo as pegadas de outros que já percorreram o caminho. O Brasil nunca foi visto como um país de inovação tecnológica nem de grandes invenções, por isso há tão pouco investimento em tecnologias.

    Essa é uma ótima notícia, mas não dá pra pegar isso e dizer: “Uau, daqui 10 anos o Brasil vai acabar com a Microsoft e com o Google”.

    Sobre redes sociais, eu mesmo já pensei e ainda penso em fazer uma. Nada de orkut, óbvio, mas uma idéia diferente …

    Quem sabe daqui uns anos meu plano de dominar o mundo e poder comer danoninho todo dia de manhã dê certo.

    Ah! E o Rec6 merece o investimento.

    Abraço.

  4. Fugita sempre saindo na frente com as novidades mais quentes de tecnologia!

    Parabéns para a via6!

  5. Tonobohn,

    Concordo plenamente com seu comentário. Queria que a afirmação do título fosse verdade mas não é… Mas é um sinal de mudanças e isso é ótimo. Investir em boas idéias sempre é bom em qualquer lugar.

    Lucas,

    Hehe! Quem saiu na frente foi o IDGNow! Hehe! Apenas complementei com minha opinião!

    Abraços a vcs!

  6. Hehe, só percebi depois. É que eu tinha passado uns dias sem olhar os feeds, e quando olhei o seu apareceu primeiro ;P

  7. Lucas,

    Hehehe! Na prática pra vc eu fui o primeiro, hehehe!

    Abraços!

  8. […] e vi que aconteceu algumas coisas legais na web brasileira, como uma injetada de dinheiro de capital de risco numa startup brasileira. Depois do boom, a “utilidade” da compra do YouTube pelo […]

  9. […] esse artigo, vi uma notícia divulgada no IDG Now. O site do Rec6 recebereu há cerca de 1 mês um aporte da […]

  10. Olá,

    Sou um dos investidores da CONFRAPAR.
    Realmente é difícil encontrar bons projetos no Brasil.
    Não é todo dia que encontramos empreendedores talentosos e inovadores como o Diego e o Renato da Via6/Rec6.
    E o Capital Empreendedor (também conhecido como Capital Semente) ainda é coisa rara no Brasil.
    Mas, como disse o Alexandre Fugita, as coisas estão mudando…

    Estamos procurando novas idéias e empreendedores inovadores para investir. Mandem suas idéias!

    []s Marcelo

  11. […] 7:03 pm · Arquivado em Web 2.0 Na lista dos Sites web 2.0 brasileiros, e talvez esperando um aporte de capital como o Rec6 recentemente está o Wasabi. Uma rede social de […]

  12. Olá Marcelo,

    Legal, eu acho ótimo que a CONFRAPAR esteja interessada em investir em bons projetos. Mais interessante ainda é terem investido em uma startup brasileira dos competentes Renato e Diego.

    Espero que receba várias propostas boas e viáveis que o capital de risco está esperando!

    Abraços!

  13. tá bom o que podemos dizer sobre isso…

  14. Letras de Músicas,

    Não entendi… podemos dizer que… é muito legal esse investimento de VC.

    Abraços!

  15. 15. Citação de Techbits em 6 maio 2007 - 22:38

    BarCamp: startups…

    Uma das discussões do primeiro dia do BarCamp foi sobre startups. A platéia era formada basicamente por empreendedores, alguns conhecidos e outros não. Idéias interessantes, uns que receberam capital de risco, outros que não poderiam revelar ainda…

  16. 16. Citação de Techbits em 8 maio 2007 - 14:57

    boo-box na mira do capital de risco…

    Essa é exclusiva do Techbits. O boo-box, aquela startup brasileira que saiu no Techcrunch, está em negociações com empresas de capital de risco (VC). O Marco Gomes, mentor do projeto, esteve em São Paulo algumas vezes nas últimas semanas. Acabo d…

  17. Na verdade existem grandes inovações tecnológicas no Brasil. O que falta é mais investimento. Eu mesmo criei uma tecnologia inédita no mundo, com um mercado de aproximadamente 300 milhões de clientes. Na opinião de quem já teve acesso, um produto fantástico que será essencial. Tenho certeza que o Brasil ganharia com milhares de novos empregos, arrecadações e projeções internacionais. Mesmo com a solicitação de uma baixo investimento, não consigo com BNDES, BB, CAIXA, FINEP e tampouco fundos de investimentos ou consigo localizar um Anjo Investidor de que tanto se fala. Acredito que cada fundo de investimento deveria ter um departamento técno para análise completa de possibilidades inovadoras. Não sei como os investidos pensam, mas sei que os profissionais da área deixam a desejar, pois suas visões estão aquem do arrojo e sensibilidade. Acredito ser mais fácil obter os recursos de um particular qualquer, que não passe 90% do seu tempo atrás de cadeiras com inúmeras reuniões e problemas, não tendo tempo e capacidade para fazer qualquer avaliação. Tenho certeza que uma pessoa com condições financeiras, sem preocupações ou responsabilidades, saberia muito bem que minha proposta tem retorno garantido e os resultados serão breves. De qualquer forma, fica meu comentário sobre o assunto, pois tenho certeza que existem recursos finaceiros para um crescimento sustentável, mas faltam profissionais capacitados para avaliar as disponibilidades no mercado.

  18. Valdeci,

    Não sei como funcional os VCs ou Angels. Acredito que eles analisem milhares de oportunidades e diferenciar-se da multidão é algo complicado. Se seu negócio é algo gigante como afirma, recomendo ir para o Vale do Silício (EUA) de verdade, Lá há mais dinheiro, com certeza.

  19. 19. patricia disse em 9 ago 2007 - 17:58

    ? muito bala saber mais sobre os investimentos no vale do silício ainda mais que me ajudou muito no meu trabalho pra escola ;)) eu achei o texto muito bem escrito e bem alternativo também

    bjos e parabéns para quem editou o texto

  20. patricia,

    obrigado! que bom que ajudou no seu trabalho da escola. Colocou o Techbits como fonte bibliográfica nos créditos, não?

  21. 21. fran disse em 14 abr 2008 - 10:19

    hnnnn.
    bão di mais aprender isoo!
    esperoo q fik melhor cada dia mais!!
    xD

    abraços.

  22. Senhores,

    Se estão procurando um bom projeto, eu tenho um projeto que promete ser um futuro Google, guardada as devidas proporções, é claro. Acabei de lançar o 1º diretório visual da internet brasileira, o http://www.cliqueepronto.com.br, que já está com 10.000 page views em menos de 1 semana, e procuro por um investidor para seguir com o meu plano de marketing. Se alguém tiver interesse, eu envio um business plan. Se bem que é só olhar o site e ver o potencial.

    Obrigado

  23. bom naum tem muita coisa vcs poderiam melhorar!!!!! naum tem muito conteudo!!!blz?!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email