MundoMax: novo anunciante do Techbits

por Alexandre Fugita

[MundoMax] Hoje entrou no ar um anunciante fixo aqui no Techbits. Trata-se da loja virtual MundoMax.com.br que está com um banner na parte superior direita do site. A loja vende uma gama variada de produtos que abrange informática, telefonia, segurança, áudio/ vídeo, eletro-portáteis, áudio profissional e instrumentos musicais. Segundo informações disponíveis no site o MundoMax faz parte de um grupo com 40 anos de experiência na venda de eletrônicos. Também há um blog corporativo com algumas novidades em lançamentos.

Blogs, mídia de credibilidade

Essa é a segunda vez que o Techbits tem um anunciante fixo. O primeiro foi para um torneio do Google Code Jam. No exterior blogs já fazem parte da estratégia de marketing das grandes empresas. Aqui no Brasil a atuação é mais tímida mas as coisas estão mudando. A Microsoft, por exemplo, parece interessada nos blogs. Tanto que chamou alguns blogueiros brasileiros para uma reunião no próximo dia 23, Techbits incluso. Lá fora, a importância dos blogs é tamanha que alguns chegam a contratar CEOs.

O que diferencia um blog de uma empresa de mídia tradicional é o fato do blogueiro em geral ser uma pessoa que gosta do assunto que aborda. E como entende muito bem do que está falando, investiga fatos a fundo e ganha credibilidade com os seus leitores. Deslizes acontecem como o ocorrido com o Engadget. Um post deles sobre rumores da Apple derrubou as ações da empresa em 3% em pouco menos de meia hora. Um prejuízo de 4 bilhões de dólares.

MundoMax.com.br

É isso, o Techbits tem agora um anunciante fixo, espero que seja uma parceria de longo prazo. Este post jabá não faz parte do acordo de divulgação, mas resolvi escrevê-lo em agradecimento ao MundoMax.com.br, na cola de blogs estrangeiros que de vez quando fazem uma pausa para seus anunciantes. Obrigado pela confiança, MundoMax!

Comentários do Facebook
16 comentários
  1. Alexandre,

    Parabéns pelo grande trabalho no Techbits! Isso é apenas o começo… :D

    Abraços!

  2. Fugita. Dica minha … aproveita que é “di grátis”.

    Depois do MundoMax, chega de blocos de anúncio. O Techbits está começando a ficar poluído.

    Aliás minha sugestão é até tirar um ou dois desses anúncios de referência do Google. Principalmente pq acho que eles rendem muito menos que anúncios de texto. Mas aí é com você.

    E parabéns, mais uma vez.

    Abraço

  3. Renê,

    Espero que seu comentário seja uma profecia: isto é apenas o começo!

    Tonobohn,

    Agradeço as dicas. Na verdade estou pensando como manejar esses anúncios de referência do Google. Pode não parecer, mas dão resultado sim! pelo menos pra mim… tanto que não acho que valha a pena retirá-los.

    Quanto à poluição visual, estou pensando em formas de minimizá-la. Mas não tem jeito: se quer ganhar dinheiro com blogs tem que colocar anúncios.

    Abraços e valeu!

  4. Parabéns pelo excelente trabalho individual e pela promoção.
    Você com certeza a merece!

    Agora, só um detalhezinho para esse um pouco leigo aqui:
    Blogs são mídias informativas bem diferente de grandes portais, e eu concordo com o fato de que bons blogueiros serão absorvidos por grandes (e boas) empresas. Mas aí não seria o caso de transformá-los definitivamente em “Empregados-Marketing da empresa que os contratou”?

    Seria o fim dos blogs como “livres”, não?

    Obs. Apesar da pergunta, nada contra seu sucesso, ok!
    Como já disse antes. Você o merece!

    Abraços

  5. Opa Alexandre!

    Desejo sucesso! E torço para que a qualidade do conteúdo sempre melhore e nunca, nunca mesmo, seja influenciada pelo patrocinador!

    No mais, por alto e avante!

    []’s

  6. Neto,

    Acho que se um blog crescer bastante, precisa adotar algumas características de empresas tradicionais que seria a separação total do comercial com o editorial. Não tenho essa estrutura ainda, mas se um dia for necessário com certeza será implantado.

    Fiquei pensando se deveria publicar este post ou não. Achei que se publicasse poderia ser acusado de estar sendo favorável ao anunciante. Se não publicasse poderia ser encarado como omissão de informações. Decidi correr o risco de publicar sobre o anunciante, com o mínimo de viés possível.

    Não planejo que este blog seja agregado a algum portal. Encaro-o como um projeto independente e, por enquanto, pessoal. Está dando certo. E em time que está ganhando não se mexe, hehehe!

    Sérgio,

    Sim, o conteúdo não poderá ser influenciado pelo patrocinador. Foi o que disse para o Neto logo acima. Isso é uma questão altamente complexa e estou ciente que não posso sucumbir a isso.

    Abraços e obrigado!

  7. Alessandro, não acho que o Techbits esteja ficando muito poluído.

    O negócio é unir usabilidade e bom senso, e pronto. Porque, afinal, você não vai agradar a todos mesmo.

    Além, claro, dos usuários que tem aversão a publicidade.

    E parabéns pelo crescimento, é mais do que merecido. :)

  8. 8. Kátia disse em 21 maio 2007 - 15:39

    Pausa para anunciantes?
    Ao meu ver, é melhor evitar!
    Misturar conteúdo editorial com publicitário é um perigo.
    Se os blogueiros desejam se profissionalizar, é fundamental entender isso.
    Acompanho o Techbits diariamente e conheço a qualidade do seu conteúdo e a credibilidade do seu autor.
    Apesar disso, acho que o anunciante não merece um post. E daí que Mundo Max está dando apoio? Se ele anunciou, você não precisa agradecer! Afinal, ele também está ganhando visibilidade da sua marca com seu conteúdo. É melhor deixar o anúncio lá no canto dele e pronto!
    É apenas uma crítica “construtiva”! Abraços!

  9. leanDrow,

    Bom, algo que sempre fiquei aqui pensando é o posicionamento da publicidade. Até então tudo foi muito discreto, muita gente comentou isso comigo. Agora coloquei o anúncio entre o título e o texto. A usabilidade fica prejudicada, sim. Mas se vc é leitor assíduo pode usar o feed rss que por enquanto não tem anúncios.

    Aos que acham que está poluído, saibam que o site não vive de ar, como muitos já falaram por aí, e é verdade.

    Kátia,

    Tudo bom? Eu tinha certeza que vc não ia aprovar esse post. Cheguei a cogitar consultá-la se deveria publicá-lo mas coloquei claramente que o post não foi patrocinado e não fiquei jogando confetes para o anunciante. Apenas relatei um fato, agradeci e acrescentei outras coisas que nada tem a ver com o anunciante.

    Se eu falasse bem poderiam me acusar de ter vendido uma matéria. Se eu falasse mal, seria classificado como isento. Estou agradecendo, assim como agradeci ao colunista da Folha que publicou dois links para o Techbits. Eu nunca pedi para ser linkado pela Folha, apenas agradeci. Não há qualquer acordo com o anunciante para falar dele no Techbits. Mas estou agradecendo.

    Blogs são incompreendidos. Não podem ganhar dinheiro pq é feio, bobo e sujo (citando o Cardoso). Isso é para a mídia tradicional. Blogs quando fazem um post que fala sobre o anunciante, costumam deixar claro que aquela empresa tem espaço publicitário no site. Nunca vi uma empresa da mídia dizer na matéria que fala da Gol, por exemplo, que aquela empresa é anunciante eventual do veículo.

    As duas únicas vezes que coloquei um link para o Submarino no meio do texto, deixei claro que era um link que me beneficiaria de alguma forma. Poderia ter ficado quieto, ninguém ia saber/ reclamar.

    Agradeço a crítica construtiva, sei que vc quer o bem do Techbits. Assim que for possível contrato uma área comercial para o site. Infelizmente isso por enquanto é indissolúvel na minha figura.

    Abraços!

  10. 10. Kátia disse em 21 maio 2007 - 18:25

    Oi, Fugita!

    Acho que você tem que mais é ganhar dinheiro com o Techbits, ficar rico e comprar uma casa de praia (que irei freqüentar, hahahaha!). Eu realmente acho que você é um visionário corajoso e de talento!

    É ótimo que cresça o número de anúncios nos blogs de qualidade, eu acho isso muito positivo! Não é porque trabalho em mídia tradicional que estou sendo “protecionista”,rs.

    Eu não acho que você postou uma matéria “vendida” no seu blog. Não há nada de puxa-saco lá. A questão é: quanto vale um post seu? Quanto mais você valorizá-lo, melhor. Não é porque a Microsoft ou o Google ou a vendinha da esquina anunciaram no seu blog que você precisa agradecê-los no post. Afinal, eles estão ganhando visibilidade anunciando num blog de qualidade como o seu, entende?

    Quando um repórter da grande imprensa é convidada para uma viagem por uma grande empresa (press-tour), você não tem obrigação de escrever uma matéria sobre isso. Mas, é claro, muitas vezes eles vão te pressionar. Quando você for a uma coletiva, a comida pode ser ótima, o presentinho também, mesmo assim você tem que manter seu espírito crítico e valorizar seu espaço editorial. Muita gente da grande imprensa se deixa levar pelas pressões e agrado das empresas. E temo que os blogueiros caiam nessa também (será natural, mas péssimo para a imprensa).

    É muito diferente agradecer o Mundo Max e agradecer à Folha de S.Paulo, que publicou um link para o Techbits simplesmente porque achou o site bom. Não era um anunciante seu. São situações completamente diferentes (os dois casos que você mencionou anteriormente, sobre os agradecimentos)

    Você não viu um jornal mencionar a Gol numa matéria como um anunciante eventual porque esse é um princípio básico do jornalismo sério. Sim, é verdade que muitos jornalistas não respeitam mais nada, que há matérias vendidas de forma velada, mas é bom que os blogueiros comecem a perceber esta separação entre material editorial e publicitário, para o bem dos próprios blogs.

  11. Kátia,

    Comprar casa de praia? Mas e o efeito estufa? Daqui alguns anos o litoral será engolido. Vai ser possível ir à praia lá perto do Jabaquara… :-)

    Entendo a sua crítica, já conversamos sobre isso anteriormente. No final um blog independente acaba crescendo e precisa se adaptar aos novos interesses que o circundam. Continuar firme e independente é um desafio. Aqui o crescimento tem sido muito forte. Vc sabe, já lhe falei isso.

    Na verdade estava com receio mesmo de publicar este post, e como disse tinha certeza que vc não o veria com bons olhos, hehehe! Mas é bom que vc me policie e dê umas dicas. Vc foi a primeira pessoa que leu o primeiro dos textos a ser publicado no Techbits e uma das primeiras a saber da existência deste blog. Ou seja, sua opinião é de extrema importância, quase como um Conselho de Administração.

    Acho que foi positiva a discussão gerada por este post. É certo que muita gente, ao ver o título nem leu pq pensou: vendido. E nem é verdade. Talvez seja mesmo melhor não fazer mais isso.

    Qto ao relacionamento empresas-jornalistas-blogueiros, fica evidente que querem nos agradar. Fui a algumas coletivas e sempre ofercem comida e brindes.

    Certamente o exemplo que dei não foi feliz. São coisas difentes mesmo. Vc sabe que o Techbits é um projeto que cada conquista me anima mais. Em comemoração acabei por fazer este post, foi isso que aconteceu.

    Acho que preciso contratar um departamento comercial.

    Abraços!

  12. Parabéns Alexandre

    Tudo isso é fruto exclusivo de seu ótimo trabalho por aqui, em um dos melhores blogs de tecnologia da atualidade.

    Continue assim, seu sucesso será ainda maior.

    Abs
    Renato

  13. Renato,

    Valeu! Agradeço o elogio, mas não precisa exagerar, hehehe!

    Abraços!

  14. Meu querido Alexandre
    Críticas construtivas provam que alguem nos quer bem
    E você merece muito mais do que isso.

    Parabéns pelo enorme sucesso!
    E avante rapah!

    Tô do seu lado.

  15. Neto,

    Sim, críticas construtivas são sempre boas. Valeu e abraços!

  16. 16. Roberta disse em 7 jun 2007 - 14:20

    Putzz!!! essa loja mundomax é tosca!!! deveria selecionar melhor os seus anunciantes.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email