Mashup para as massas

por Alexandre Fugita

[PopFly] A Microsoft lançou esses dias, em alpha, o PopFly. Na verdade não cheguei a testar, precisa de convite, como tudo nesse mundo da web. Mas vi o vídeo de demonstração do serviço. Na cola do Yahoo! Pipes, o PopFly é um construtor de mashups relativamente simples de ser trabalhado. É possível criar mashups sem digitar uma linha de programação. O visual é mais interessante que o Pipes mas é necessário ter o Silverlight instalado, um software nem de longe popular e conhecido. A operação básica é mais fácil que o Pipes e é uma alternativa para quem quiser criar seu qualquercoisaVision.com.

Mashups

A internet é o sistema operacional. Um programador, ao invés de criar um software que só interage com o teclado, o monitor, o sistema de som de um computador, pode interagir com vários serviços ao mesmo tempo através de APIs. Pega um mapa do Google Maps, uma foto do Flickr, artigos na Wikipédia e junta tudo montando um guia turístico virtual. Isso é um mashup, uma mistura de várias aplicações web em uma outra totalmente diferente. Claro que os leitores do Techbits já sabiam disso, mas é sempre bom explicar. O Fábio Seixas achou um vídeo do YouTube que explica direitinho estes conceitos de mashup.

PopFly

A ferramenta é poderosa, há algumas fontes de informação pré-configuradas como o Digg, Flickr e Virtual Earth, mostrando que são abertos a qualquer concorrente que forneça uma API. Os filtros já estão prontos dentro de cada objeto pré-configurado. No Virtual Earth, o Google Earth da Microsoft, é possível retirar sem esforço coordenadas geográficas. Para usuários avançados existe a possibilidade de programar diretamente no código.

[Popfly Tela]

Yahoo! Pipes

Já havia falado do Pipes, até criei algo bem simples que filtrava posts de sites de notícias colaborativas em português. Foi pioneiro em dar ferramentas para a fácil criação de mashups, mas olhando agora parece mais complicado que o PopFly da Microsoft. A concorrência aqui é saudável e pode tornar cada vez mais fácil o uso dessas ferramentas para filtrarmos apenas as informações úteis e interessantes nesse mar que é a web. Se não servir pra isso, todos poderemos pelo menos criar nossos FlickrVisions da vida…

Leia mais:

Comentários do Facebook
10 comentários
  1. Fui aceito no Popfly, só que não consigo acessar. Até desistir de usa-lo.

    Abraços.

  2. 2. Gustavo disse em 22 maio 2007 - 07:40

    Tiago,

    Você irá receber um convite na sua caixa de email. Estou testando o programa aqui e, estou surpreso com a qualidade visual e facilidade de uso. Faltou comentar que ele é mais dos clones de Orkut e MySpace da vida…

    A Microsoft surpreendeu desta vez! Ficou muito bom!

  3. Não conseguir acessar. Mas tudo bem, vou continuar usando o Yahoo! Pipes até realmente a MS me deixar acessar. :D

  4. Excelente artigo, Fugita, hehe

    Eu também estou correndo atrás de um convite para o Popfly.
    Não vejo a hora de tê-lo.

    Gosto do significado Mashup.
    Acho que o caminho é por aí…
    Nos EUA já existem diversos sites que usam esse conceito.
    E facilita muito quem quer encontrar informações mais rapidamente sobre algo específico.

    Termos como Mashups, SOA, Ajax, Widgets, entre tantos outros é do interesse de qualquer aficcionado por tecnologia…
    E eu incluído, hehe

    Abraços

  5. 5. Léo disse em 22 maio 2007 - 20:08

    Easter Egg encontrado:
    No vídeo do PopFly, depois que a mulher (eu imagino) do exemplo acessa os projetos da sua amiga e muda o valor ‘gaming_news’ para ‘microsoft’, e clica em preview, a segunda noticia que aparece é a seguinte: “Hackers use Windows Update to download” que foda, eu realmente não esperava que a Microsoft deixasse esse erro passar!

    Eu me inscrevi no projeto, que achei muito interessante!
    Agora só falta o Google mostrar seu projeto :)

    (espero receber logo um convite)

    http://www.meiobit.com/seguranca/malware_pelo_windows_update

  6. Tiago,

    Será que não está liberado para o Brasil?

    Gustavo,

    Teria um convite para mim?

    Neto,

    Também gosto de mashups. Acho as possibilidades que a internet fornecem são fantásticas.

    Léo,

    Também vi isso. Estranho não, que tenham deixado passar essa mensagem dentro do vídeo de apresentação do PopFly. Ah, e esse texto que vc linkou é meu também, mas lá no Meio Bit!

    Abraços a todos!

  7. 7. Léo disse em 24 maio 2007 - 15:38

    Sabe, que agora, lendo o seu último post (” Microsoft: blogueiros são importantes”), que eu percebi isso que o Alexandre do MeioBit é você!

    Leio MB desde o começo do ano, mas só conheço esse blog a alguns dias.

    Gosto muito dos seus e dos posts do Cardoso.

    Realmente, você esta de parabéns pelo seu trabalho em ambas as comunidades!

  8. Fugita,pode ser. Como não tinha lido direito o email, reparei agora que apenas eles receberam minha solicitação. :D

    Como uso minha conta em inglês, achava que já estava liberado. :D

    Abraços

  9. Léo,

    Hehehe! Pois é, sou o Alexandre do Meio Bit. Na verdade sou do Techbits e colaboro com o Meio Bit. Que bom que vc caiu por aqui e tenha se tornado leitor. Legal! Agradeço que goste dos posts daqui e do MB.

    Tiago,

    Entedi… Acho que tá difícil mesmo. Eu pedi lá no Techcrunch, inventei uma mashup (não tão) mirabolante. Acho que não chamou a atenção, hehehehe!

    Abraços!

  10. 10. Citação de Techbits em 2 jun 2007 - 03:40

    A importância do Feedburner para o Google…

    Toda semana o Google compra alguma empresa. A bola da vez é o Feedburner. Após os rumores da semana passada, foi anunciado oficialmente que o Feedburner é do Google. Não há informação de valores mas o mercado estima que a compra foi feita por 10…

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email