Google Reader maior que Bloglines?

por Alexandre Fugita

[Google Reader vs. Bloglines] De repente, não mais que de repente (*), o número de leitores VIP do feed RSS do Techbits aumentou cerca de 45%. Levei um susto. O que poderia ter acontecido em um único dia para ocorrer tal aumento significativo? Andando pelos meus feeds logo descobri a novidade. Desde sempre o Google Reader, por mais leitores que tivesse, só reportava que havia assinantes usando o sistema e não a quantidade. O Feedburner, serviço que boa parte dos blogs usa para fornecer o RSS de seus posts, contava todos os usuários do Google Reader como apenas 1 leitor. Tanto é que o Bloglines invariavelmente aparecia como o maior entre os softwares agregadores de feeds. Esse era um dos problemas que alguns reclamavam do Google Reader. Agora, com estatísticas mais precisas, o mercado muda?

(*) verso do Soneto da Separação, Vinícius de Morais

Google Reader vs. Bloglines

Antes de continuar, se você não sabe o que é um feed RSS, atualize-se, estamos em 2007. Até ontem, sexta-feira 16 de fevereiro de 2007, o Bloglines reinava, junto com o Firefox, nas estatíticas de agregadores mais usados pelos leitores do Techbits. Desde hoje o Google Reader é primeiro colocado, por larga margem, com quase o dobro dos leitores do feioso Bloglines. Cerca de um mês atrás o Techcrunch levantou a questão de quanto do mercado pertencia ao Google Reader. Notavam que muitos visitantes vinham a partir deste agregador, mas estatísticas de terceiros mostravam que seu market share era insignificante. Empiricamente notei que muitas pessoas com quem troco informações na blogosfera passaram a usar o software de Montain View em detrimento do tradicional Bloglines. Revelada as estatísticas, não há dúvidas que agora o Google Reader reina e mostra sua força.

[Estatísticas do Feedburner]

Dicas de leitura no Google Reader

Você tem centenas de feeds e acompanha milhares de notícias todos os dias. Não dá pra ler tudo. No Google Reader é possível organizar tudo em tags. O mesmo feed pode pertencer à tag tecnologia e geek, por exemplo. Em alguns casos eu já não entro em um feed específico de algum site só para ler suas atualizações. Vou na tag geral “Apple”, por exemplo, e passo uma olhada por tudo que saiu de novo nos blogs sobre o assunto que acompanho. É a forma mais rápida e eficiente de checar 30 sites de uma só vez, rapidamente, selecionando para leitura apenas aquilo que interessar.

Uma outra dica, se você está procurando um site específico, ao invés de procurar na árvore de feeds e tags na coluna da esquerda, simplesmente digite “G” + “U”, ao mesmo tempo (exemplo abaixo). Todos seus feeds aparecerão na tela e para procurar basta digitar as primeiras letras que rapidamente e sem muito esforço o site procurado será encontrado. Também, para facilitar a leitura, é possível esconder a barra lateral digitando “U”. Tem gente que prefere assim. Tenho várias outras dicas, mas fica para uma próxima.

[Dica Google Reader]

Leia mais em:

Comentários do Facebook
13 comentários
  1. Esta dica abaixo nao funciona para mim. O firefox sisma em entrar na frente com a sua busca. Vou testar depois em outro navegador.

    Sobre o mercado, parodiando o Bruno Alves, eu já sabia.

    No meu blog os números de vips simplesmente dobraram. Hoje o cenário é este:

    Google Reader: 41%
    Bloglines: 23%
    Firefox Live: 11%

    []’s

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  2. Fala Rafael!

    Hum… estranho… não funciona? Não tem control, é só as letras G e U de uma vez…

    Legal vc compartilhar suas estatísticas de leitores de feeds aqui. Isso só mostra que o Google Reader tem muita força.

    Abraços!

  3. Google’s Feed Reader Market Share is Huge…

    A lot of bloggers who use FeedBurner got a nice surprise this morning. One of the great features of FeedBurner is the stats they provide on the number of readers of a given RSS feed. The only problem is that for web-based newsreaders/aggregators they…

  4. No meu o Google Reader tomou o 1º lugar do Firefox Live Bookmarks. O Bloglines aparece apenas em 4º atrás do Vienna, o leitor para Mac. E eu nem escrevo sobre Mac :)

  5. Acho que está passando da hora de eu testar o Google Reader mais a fundo, o Bloglines ultimamente anda mal das pernas.

    Por aqui o GReader pulou pra primeira posição também e o Bloglines fica em terceiro, atrás do Firefox.

  6. […] Ex: BrPoint, MeioBit, TechBits […]

  7. […] Para felicidade dos abobadinhos da estatística, a Google passou a publicar o número de assinantes de cada feed RSS em seus serviços Reader e Personalized Home Page. Considerando o recente sucesso daquele, em especial, isso deve deixar muita gente feliz com um súbito aumento no número registrado de assinantes em vários sites, como aconteceu com o Techbits. […]

  8. Deu a louca no Feedburner ?…

    Muita gente na blogosfera deve estar se perguntando o que aconteceu com os status do Feedburner. Será que fiquei popular da noite pro dia? Será que meu feed apareceu em algum grande site e assinaram? Será que deu um bug no Feedburner? Será que ess…

  9. Acho que o FeedBurner enlouqueceu agora… No meu painel está listando 0 (zero!) assinantes!

    Screenshot

    O interessante é que no button está aparecendo normalmente 21 assinantes. O que será que aconteceu?

  10. Sérgio!

    Pois é, parece que o Google Reader passou a primeiro lugar em um monte de lugar, principalmente nos blogs e sites que abordam tecnologia.

    leanDrow!

    Demorou! O Google Reader começou fraco (em funcionalidades), mas agora está muito bom. Teste logo!

    Daniel!

    Talvez tenha sido algum problema temporário. Continua com zero leitores? Aqui está normal (claro, só li seu comentário agora e de lá pra cá foram 2 dias…).

    Abraços!

  11. Sim, voltou ao normal naquele mesmo dia. :)

  12. Daniel,

    Ufa, ainda bem, hehehe! Erro no sistema deles provavelmente.

    Abraços!

  13. […] by widespread buzz from many FeedBurner publishers who blogged about notable increases in feed subscribers over the weekend, we thought now was a good time to step back and talk about media […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email