Google é um spyware?

por Alexandre Fugita

[Google, evento Adsense] Faz tempo que quero escrever este texto. Mas sempre achei que seria um pouco exagerado comparar a Google com um spyware. Mas a matéria que saiu na capa da The Economist essa semana me convenceu de que deveria escrever este texto. Muitos afirmam que o Google é o Grande Irmão, por vigiar todos nossos passos. Ou ainda o Oráculo, por saber a resposta para tudo. Ou ainda o Google seria a nova Microsoft, que todos adoravam antigamente mas acabou virando “inimiga”. De todas as teorias malucas, prefiro dizer que está mais para um spyware que todos concordam em usar.

Google vs. Spyware

Um spyware analisa os seus passos na web e manda para um servidor central. O Google analisa seus passos na web e manda para um servidor central. Um spyware usa as informações obtidas com essa vigilância para vender anúncios ou determinar comportamentos. O Google usa as informações obtidas com essa vigilância para vender anúncios ou determinar comportamentos. Um spyware…

Diferença fundamental

Bom, a forma das duas entidades em agir é aproximadamente a mesma. A única diferença é que um spyware está lá sem nosso consentimento enquanto o Google faz exatamente a mesma coisa só que com a nossa ciência dos fatos. No final o objetivo é determinar padrões para ganhar dinheiro. Essa é uma diferença fundamental. Nós concordamos com essa vigilância do Google. Além disso, o Google não vende os dados para terceiros, algo que é nato nos spywares.

Na essência, todo o poder da Google está exatamente em toda essa informação que obtém de nós. Sem isso não teria como vender anúncios direcionados que é a base de toda a sua receita. Talvez o Google seja, na verdade, a evolução do spyware, um CRM consentido de milhões de pessoas.

Comentários do Facebook
19 comentários
  1. Concordo plenamento, Fugita.

    Podemos dizer que você fez uma interpretação mais “evil” do tal Database of Intentions que o Battelle tanto fala no The Search.

    Mas totalmente coerente com a realidade.

    E digo mais. Eu não acho isso fundamentalmente ruim. O fato do Google ser meu spyware pessoal e saber tanto sobre mim poderá me auxiliar em diversas tarefas/necessidades. Ou pode nem ser o Google que venha a fazer isso… =D

  2. É um spyware que pode render dinheiro a própia vítima.

    Mas será que daqui a alguns anos o Google(tirando o orkut) será criticado ao ponto de se comparar a MS?

    Sei não viu, é aguardar para ver.

    Abraço Fugita.

  3. Ultimamente tenho ficado preocupado com a disponibilização de dados por sites que esquecem que existem sites de buscas. Por exemplo, outro dia entrei em um site de um campeonato de futebol, e eles além do nome, forneciam o RG.

    Outro que eu entrei fonnecia o CNPJ.

    Qual o problema disso?

    Você já pagou conta em um internet banking? Se você por acaso “esquecer” a senha, eles fazem normalmente umas 10 perguntas, que não foge do “data de nascimento” , “RG”, “CNPJ”, “Tel de contato”, “celular”, “nome da mãe”, etc, etc, etc. E hoje em dia não é muito dificil obter todos estes dados na internet. Basta procurar e simplesmente pagar uma conta!

    Fora outros problemas…

    O que eu quero dizer é que os buscadores simplesmente tem o conteúdo que é disponibilizado na web. As pessoas que fazem os sites deveriam ter cuidado com isso. Mas mesmo depois de tanto bafafá, tem sites que ainda mostram dados como o email de cadastro da pessoa (como o depoimento sobre produtos no submarino).

    (nossa, isso daria um post em meu blog!)

  4. Helder…

    tem uma frase de um amigo meu que é mais ou menos a seguinte:
    “dentro de alguns anos só vão existir 2 empresas no mundo: A Times-Warner-Microsoft-Sony-Mitsubishi… e a Google”.

    Será?

  5. Só pra constar: é sempre bom ver alguém citar um artigo da Economist, o último representante do tempo em que a mídia conservadora (ou seria a mídia como um todo?) era bem mais inteligente.

  6. A única coisa que difere o Google, é o fato de que o usuário tem o controle sobre as ações do mesmo. Basta você adicionar uma linha no seu robots.txt, e o spyware para de funcionar com o seu blog.

  7. Google é um spyware?…

    Faz tempo que quero escrever este texto. Mas sempre achei que seria um pouco exagerado comparar a Google com um spyware. Mas a matéria que saiu na capa da The Economist essa semana me convenceu de que deveria escrever este texto. Muitos afirmam que o …

  8. O que me incomoda no Google é ele querer pensar por mim. Volta e meia preciso fazer uma busca e, por estar logado, ele presume que quero resultados em português. Outras vezes, não estou logado e mesmo assim ele insiste nisso por causa do ip.

  9. 9. Renato Froid disse em 4 set 2007 - 14:25

    Eu não concordo quando você diz que sabemos que o google nos monitora, muita gente busca lá na maior inocencia, acho que ele é sim um spyware DISFARÇADO de bonzinho.

    Eu lí uma vez no Tecnomancia (www.tecnomancia.blogspot.com) que o google pode ser um enorme spyware.

    e em partes até concordo.

  10. É um Spyware sim. E isso nem está em discussão. O problema é mais em baixo: eles realmente cumprem com o que prometem em relação a privacidade?
    Nenhum caso mais sério sobre isso já foi relatado apesar da quantidade cada vez maior de informação disponível para a empresa.

  11. falei disso no meu blog também, dando um explicao bem detalhada e comentada:

    http://www.sopojo.com/2007/08/31/o-google-fecha-com-aimaise-lf-de-novo/

    []s
    Filipe

  12. George,

    É mais ou menos isso, uma interpretação “evil” do livro do Battelle, hehehe!

    Também não acho ruim pois como já disse em outros textos do Techbits, se a informação só é usada pelo Google, para melhorar o que me é oferecido, ótimo!

    Helder,

    Pode ser que sim, pode ser que não. Talvez com as lições aprendidas pela MS a Google aja de forma diferente e tente não ficar ‘evil’…

    Jonny,

    Uma vez escrevi aqui: “Então o melhor a fazer é estar bem na foto, pois a foto sempre vai existir, queira você ou não.“, referindo-me exatamente a isso que vc comentou.

    Quanto à sua previsão do duopólio, não creio, hehehe! No mundo digital há espaço para surgir concorrentes. É só ter A idéia, hehehe!

    Cesar,

    Pois é, a Economist é uma ótima leitura, sempre!

    Thiago,

    Exato. Com o Google temos algum controle. Se não quisermos que algumas informações sejam pegas por eles podemos fazer um opt-out. O problema é sites que não temos controle sobre divulgarem informações sobre nós e o Google indexar.

    j.noronha,

    O Google tem essa do “did you mean/ vc quis dizer…”. Até acho essa funcionalidade interessante já que muitas vezes estou na dúvida em como se escreve uma palavra e o Google corrige para mim, hehe! Mas também acho ruim eu querer procurar em uma língua e cair em outra.

    Renato,

    Apesar do questionamento do título deste post, o Google não obriga ninguém e nem atua escondido. Se vc acha que realmente é um spyware, é só mudar para a cocorrência (que é bem pior em termos de privacidade). O próprio Schimdt, CEO da Google, disse isso. Seus clientes (nós) temos a facilidade de mudar de fornecedor a um clique do mouse. Então eles tentam fornecer um serviço que não nos prejudique.

    Prof Luís Eduardo,

    Creio que não há casos graves relatados em relação à privacidade no Google. Li provavelmente no artigo da Economist citado no post que só poucas pessoas têm acesso aos banco de dados do Google. Só funcionários selecionados. Então o vazamento de informação fica mais difícil.

    Como disse anteriormente, se o Google cometer alguma gafe, mudamos para o concorrente. Eles tem uma base de usuários ao mesmo tempo fiel, mas facilmente mutáveis para serviços concorrentes. Então tentam não cometer erros. É isso que me tranqüiliza.

    Filipe,

    Legal, vou comentar algo lá!

    Abraços a todos!

  13. Muito interessante a comparação, mas um pouco exagerada. Realmente o Google esta cada vez mais pegajoso, ja desisti de lutar contra isto. O Oraculo quer saber por onde navego, o que compro, o que leio? Ok, que se lixe, para eles eu nao sou nada, o que interessa para o google sao as tendencias globais, nao o individuo.
    Quanto ao roubo de identidade ai a coisa fica pior, todo cuidado com dados pessoais é pouco…

  14. Julioverme,

    Eles só não sáo spyware pq não compartilham a info com terceiros. O fato de logarem todas nossas atividades é comportamento spyware-like. Claro, temos a opção de opt-out sempre.

    Abraços!

  15. 15. EdMota disse em 9 abr 2008 - 21:25

    O google tem realmente um grande podencial de acesso à informação. O sitema de busca é poderoso. Aliado a MS que também vem coletando muitas informações pelo seu SO. Os dois estão em todas as casas e todas empresas do mundo. E lembrado que as duas são USAs. Será isso um fiasco?

  16. 16. alessandra disse em 27 abr 2008 - 09:24

    eu acho que o google é um site horrivelporque quando nos queremos uma coisa ele pesquisa outra

  17. 17. dhiordhines disse em 10 set 2008 - 08:18

    bom dia a todos, vejam só isso é verdade sim o google possui um sistema de cadastro de ip, quando vc liga o seu pc e acessa o msn ele ja envia para a sua operadora de internet o seu ip a sua operadora fecha o pacote e envia para a central do google o google sabe a sua cidade e qual maquina vc eta acessando, por isso que eles tem um historico de sites visitados! é assim que muitos crimes de pedofilia são punidos pois algum orgão pede para saber quem fez o up load de um arquivo e pelo ip achamos o endereço de conexão naquela data. a uma coisa interessante sobre o google é que dizem por ai que a microoft retem uma parte do grupo google!!!! estou a disposição para esclarecimento dhiordhines@sercomtel.com.br

  18. Eu vejo tudo isso com naturalidade, o que há de mau nisto. Todos têm que entender que isso é necessário para que o Google faça seu serviço, já imaginou a internet sem o Google, seria um pouco mais pobre. Podemos dizer que é o preço que todos temos que pagar.

  19. 19. erico disse em 26 abr 2011 - 15:36

    AI JAPA, DESENCANA, VCS SÃO MUITO DOIDOS!!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email