CicaTube, a novela

por Alexandre Fugita

[CicaTube, a novela] [Várias atualizações, 7 no total] Sinceramente não queria entrar na polêmica do barraco-Cicarelli. Mas agora fui obrigado. Há relatos por toda blogosfera (e também em portais) de que a operadora Brasil Telecom está bloqueando o acesso ao YouTube. De duas, uma: ou a empresa está acatando uma ordem judicial que já foi derrubada, ou está se aproveitando da ingenuidade alheia para diminuir o seu gasto de banda (dizem que bloqueando o YouTube a rede de dados fica bem mais livre), justificando com a primeira hipótese. Uma coisa é certa: os políticos, a justiça e a Daniela Cicarelli não fazem idéia do que seja a internet. Na visão deles, tudo não passa de uma série de tubos.

[atualização em 8/1/7]: confirmado pela Garota Sem Fio de que trata-se de uma ordem judicial.

[atualização em 9/1/7]: Justiça usa bom senso e suspende bloqueio ao YouTube.

Vídeo da Cicarelli Transando

Você, incauto internauta, que caiu aqui procurando o vídeo da Cicarelli transando no mar, não vai achar. Não há link algum para o vídeo da Cicarrelli. Aliás, se você é leitor assíduo deste blog, pule este parágrafo. Vou ficar repetindo aqui que ninguém vai encontrar o vídeo da Cicareli através desta página. Mesmo por quê eu não sei o link para o vídeo da Cicarelle. Mas pode ter certeza que vi o vídeo da Cicarrelli. E sim, no vídeo da Cicareli ela está transando. Não há dúvidas disso, assista o vídeo da Sicarelli para comprovar isso. Mas o vídeo da Sicarrelli não será encontrado aqui… já disse isso, né? Mas vou repetir pra você não ter dúvidas: o vídeo da Sicareli não está nos links deste site. Acho que o “vídeo da Cicarele” é a expressão que usei com mais freqüência em toda história do Techbits. Boa sorte para encontrar o vídeo da Daniela Sicarreli.

A China é aqui

Primeiro, não dá pra bloquear[bb] o acesso ao YouTube. Mesmo que a Brasil Telecom tenha feito isso de propósito, já há na internet dezenas de sites dedicados a explicar como burlar tal bloqueio (outro aqui, e aqui). Esse bloqueio do YouTube chega ao extremo do absurdo. A China, reconhecidamente autoritária no que se refere à internet, diria que o Brasil não está “fazendo feio”. Aplaudiriam, até. Fora que blogs de direito estão dizendo que isso é ilegal.

A nossa querida Bia Kunze, a Garota Sem Fio, diretamente de Curitiba e usuária da Brasil Telecom confirmou “in loco” o bloqueio. Além disso conseguiu falar com alguém da empresa e tirou a seguinte declaração:

O pessoal da Brasil Telecom, que antes desconhecia o bloqueio, agora me confirma: eles estão cientes do não-acesso específico ao site YouTube. Contudo eles não têm mais dados a passar e pedem que aguardem uma nota oficial. A empresa deverá se pronunciar a respeito.

O Cardoso, do Contraditorium, conseguiu provar de uma vez por todas que a atitude da Dani (ele é íntimo, a viu transando… mas não sei se posso dizer o mesmo da Luciana Vendramini) foi benéfica a ela, já que o assunto estava morrendo e ela reacendeu o pavio, tornando-se um meme, uma idéia com vida própria que viverá pela eternidade nos recantos obscuros da web. Se a Dani queria acabar de vez com essa história, conseguiu exatamente o oposto. Bocão, você realmente sabe fazer marketing de guerrilha.

[atualização 1]: leiam também o excelente post do Solon sobre o assunto, mostrando que talvez os blogs tenham exagerado desta vez: os blogueiros hiperbólicos

[atualização 2]: Bia Kunze comenta na rádio CBN de Curitiba sobre o caso CicaTube. Aúdio de aprox. 4 minutos.

[atualização 3]: Gráfico de humor e texto ensinado geografia e globalização com base no caso CicaTube: GLOBALIZAÇÃO: Aprenda com o vídeo da cicarele!

[atualização 4]: Rafael Arcanjo ligou para a BrT durante a vigência do bloqueio e a atendente mandou ligar para o Google. Tsc, tsc… Coisa de tele-atendimento…

[atualização 5]: Vídeo com Marcelo Madureira (Casseta e, segundo o vídeo, engenheiro), de humor, calculando o valor de cada foda da Cicarelli com o Ronaldo. Gráficos, equaçoes e tudo mais. Hilário!

Comentários do Facebook
28 comentários
  1. ALEXANDRE: “De duas, uma: ou a empresa está acatando uma ordem judicial que já foi derrubada, ou está se aproveitando da ingenuidade alheia para diminuir o seu gasto de banda (dizem que bloqueando o YouTube a rede de dados fica bem mais livre), justificando com a primeira hipótese.”

    enquanto não houver alguma espécie de dado mais concreto sobre o assunto, me parece injusto descartar a possibilidade de que simplesmente houve uma cagada de alguém em algum lugar. como comentei em outros lugares (inclusive no Boing Boing, te mete, heheh), há cerca de um ano coisa parecida aconteceu com o Flickr, quando alguém na Embratel bloqueou o servidor de imagens do site (static.flickr.com) numa leva de IPs bloqueados por serem usados para spam e tal. demorou dois dias para ser resolvido e não sei se não teria demorado mais se o pessoal do Flickr não fosse tão solícito.

    na época, todo mundo rapidamente assumiu o pior, achando que o Virtua (o principal afetado pelo problema) ou a Embratel (depois que se descobriu que o bloqueio era em nível do backbone) haviam bloqueado o site propositalmente para diminuir o uso de banda. e no fim era só a velha e boa incompetência.

    dessa vez me parece bem mais provável que seja o caso de um provedor querendo se aproveitar da decisão da justiça para economizar uso de banda – tanto por causa do “timing” como por ser muito estranho que apenas dois provedores estejam sendo afetados. ainda assim, me parece bom ter sempre um pouco de cautela antes de se fazer este tipo de acusação.

  2. Fala Solon!

    É verdade, não há confirmação de nada. A Bia Kunze disse que a BrT está preparando uma nota oficial sobre o assunto. Muito provável vão alegar que foi um erro técnico… Isso sempre é assim…

    Talvez, como vc mesmo sempre diz ao acompanhar de perto o Techbits, eu exagero em muita coisa. Talvez realmente eu devesse esperar pela finalização do assunto para falar dele. Bom, evitei até hoje aprofundar-me no caso Cicarelli. Citei-a duas ou três vezes em alguns posts, como crítica. Agora não teve jeito e, pontuou o suficiente para me chamar a atenção, vira post.

    Acho que vi seu comentário a respeito do Flickr em algum lugar.

    Falou!

  3. ALEXANDRE: não acho que seja um exagero. inclusive, como disse, me parece bem provável que seja o caso de provedores querendo aproveitar a desculpa para economizar banda (ainda mais em se tratando da BrT e sua famosa falta de consideração por seus usuários). só acho que não é muito correto desconsiderar, de antemão, a possibilidade de que seja apenas uma cagada por parte de alguém no provedor, até mesmo de algum advogado medroso que considerou recomendável acatar a decisão sem contestá-la.

  4. Olha a minha inocencia: bem que eu estava achando estranho ler novamente pela web sobre o video da Daniella, já que era isso mesmo: assunto morto e enterrado.
    Agora, o assunto vale a pena a dedicação, já que o que a BrasilTelecom está fazendo é “censura” sim e até ditadura mesmo..como é que se barra o acesso que deveria ser livre a um site?????? ai..ridiculo!! coisas do nosso Brasa né????

    Sobre a Maria Bonita, o site dela é Purpurinando, que está nos meus links, que não vou coloar aqui pq n sei de có, e meu pc está tão lento que se eu abrir duas janelas nessa porcaria, cai tudo…sorry! :P

    abração e adorei o site!
    Ah! Eu moro em Portugal!

  5. Solon,

    Se for isso mesmo, uma forma de economizar banda, seria algo totalmente sem noção por parte da BrT. Não conheço a BrT pq moro em um Estado não atendido por ela. Acho que vc é do Sul, certo? Então “sofre” com a BrT. A Telefonica, aqui em SP não é muito diferente. Tanto que cancelei o ADSL deles e a linha fixa.

    Uma coisa é certa (ou talvez seja certa… afirmar categoricamente algo quase sempre leva ao erro, hehe): foi feito conscientemente. Se não tivessem mexido em nada, tudo estaria normal.

    Estou esperando essa nota oficial da BrT. E eu que achava que a semana ia ser agitada por causa da CES e da MacWorld!

  6. Olá Priscila!

    É um prazer recebê-la aqui! Legal, Portugal! Mas vc é brasileira, certo? Vou checar o site da Maria Bonita e atualizar a planilha do meme, valeu!

    Essa história da CicaTube e BrT vai dar o que falar durante a semana. Amanhã (segunda-feira) é o teste de como se gerencia uma crise. As empresas vão abrir, a mídia vai procurar o que falar… o assunto pode “estourar” e repercurtir fortemente em todo lugar (já está repercutindo nos blogs de tecnologia fora do Brasil).

    Até, fico feliz que tenha gostado do site!

    Abraços!

  7. VAMOS MOSTRAR A CICARELLI O QUE É SAIR DO AR!!! BOICOTE A CICARRELI JÁ! SITE DA CAMPANHA: http://www.boicoteacicarelli.com

  8. Ok, Mestre Kadosh!

    Mas não precisa GRITAR!

  9. […] Techbits: De duas, uma: ou a empresa está acatando uma ordem judicial que já foi derrubada, ou está se aproveitando da ingenuidade alheia para diminuir o seu gasto de banda (dizem que bloqueando o YouTube a rede de dados fica bem mais livre), justificando com a primeira hipótese. […]

  10. Bem vindo a China!

  11. Olá Rangel!

    Hehehehe! Eu que pensava que a China era do outro lado do mundo…

  12. Um artista, mais do que ninguém, sabe quando e como chamar atenção. Pelo menos deveria de saber!

    Só depois, que ela não venha chorar suas mágoas arrependidas :P

  13. A Bia confimou que trata de um bloqueio por ordem judicial.
    http://www.odontopalm.com.br/gsf/arquivo/2007/01/confirmado_bloq.html

  14. É claro, eles vão falar agora que estão acatando a ordem judicial. É o jeito mais fácil de evitar que sofram punições pela interrupção do serviço

  15. Lucas,

    Essa história da Cicarelli parece maketing totalmente estudado. O MeioBit até publicou Dica para celebridades na era digital, uma crítica às atitudes da moça.

    Glaydson,
    Já atualizei no post com essa informação. Valeu!

    Renato,
    É sempre assim. Saem pela tangente fingindo que não é com eles. Ainda bem que temos livre expressão para reclamar dessas coisas.

  16. 16. Citação de Techbits em 8 jan 2007 - 19:12

    Cadê a CES 2007?…

    Engraçado. Semana passada eu estava me preparando para cobrir a CES (Consumer Eletronic Show) e a MacWorld que acontecem esta semana nos EUA. Bom, aqui no Brasil é como se a CES não estivesse começado. Pouca coisa está aparecendo sobre o assunto. …

  17. […] Terminando uma tradu??o italiana, jogando Quake (1) com o Magro, fazendo trocadilhos e compondo novas letras para Atirei o Pau no Gato (Atirei um Fusca no Rio, Rio, Rio, e o Rio, Rio, Rio, transbordou-dou-dou) perdi a melhor parte da discuss?o sobre o embroglio do bloqueio ao Youtube que est? acontecendo por a?. D?em uma espiada nos posts do Solon (1 e 2), Bruno Galera, Charles Pilger, Techbits e Edney Souza, entre outros. […]

  18. […] Techbits […]

  19. 19. Citação de Techbits em 9 jan 2007 - 03:20

    Esqueça o YouTube, vamos de Metacafe…

    O YouTube já era. Brasil Telecom, Telefonica, Embratel, todo mundo foi intimado a bloquear o site que faz parte do novo paradigma da distribuição de conteúdo. Talvez neste exato momento o embargo CicaTube esteja em pleno vigor e o YouTube simplesme…

  20. YouTube bloqueado na Brasil Telecom? Reclame com o Google!…

    Como já é de conhecimento da maioria, o YouTube pode ser bloqueado no Brasil por conta de um processo movido pela modelo Daniela Cicarelli, em decorrência de um vídeo onde ela e o namorado trocam carícias em uma praia …

  21. Hahahahaha!
    Ri demais com o vídeo do casseta!

  22. Fala Rafael!

    Eu tô rindo até agora! hehehe! Não tem nada a ver com o caso CicaTube, mas acabei colocando o link… hehehe!

  23. Não a china e aqui!!!!,a ditatura do grande irmão,ja chegou nas terras brasileiras travestida de justiça!!justiça!!!palavra bonita e mal usada como etica ,politica e promessas de campanha,a eleição na camara o terceiro turno ja estatudo armado e a grande promessa e aumentar em 24 mil osalario dos pobres parlamentares,que pena!!o quarto turno eo bbb,eta programa inutil!!!!,o brasil cada vez mais parece a china eos estados unidos,veja bem parece,não e!!1não tem coragem pra isso!!!e so bla,bla,bla!!!deveriamos eleger cicarelli e ronaldo,os musos da nova ditadura!!!!

  24. 24. Citação de Techbits em 10 jan 2007 - 19:31

    TV e YouTube: diametralmente opostos…

    Os últimos dias foram agitados e o assunto do momento foi o YouTube e aquela modelo que estragou sua imagem completamente. Mas quais os motivos para YouTube fazer tanto sucesso? Rede social? Vídeos engraçados? Tapa na Pantera? Não, nada disso. A ra…

  25. 25. Stefânia disse em 14 jan 2007 - 21:49

    Tipo assim, se a Cicarelli tivesse na casa dela e alguém filmasse escondido e mandasse para o YouTube, ai sim ela poderia processar o cara. Mas ela estava em público, na praia, ñ tem nd de mais em alguém filmar aquilo e por. Qr dizer, nigm mandou ela fazer aquilo. E além do mais, ñ é o YouTube q filma os videos, ele é somente o site onde hospedam o videos, são outras pessoas. Se ela quiser processar alguém, ela qm processe o carinha q a filmou. E ñ o YouTube.

  26. Olá Stefânia!

    Sim, estando ela em local público esse negócio de privacidade não existe. A atitude da moça foi desproporcional ao problema, mas o suficiente para ela aprender o que é internet.

  27. […] está sendo noticiado em diversos lugares, graças à Cicarelli, a Brasil Telecom está bloqueando o acesso ao YouTube em […]

  28. […] está sendo noticiado em diversos lugares, graças à Cicarelli, a Brasil Telecom está bloqueando o acesso ao YouTube em […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email