BarCamp: o verdadeiro social networking

por Alexandre Fugita

[BarCamp São Paulo] Vocês leitores já sabem, fui ao BarCamp mas havia um problema: não conhecia absolutamente ninguém. Chegando lá, aquele medo, com quem vou falar? A primeira pessoa que localizei foi o Cardoso. Fui cumprimentá-lo. No segundo seguinte já estava batendo um papo com o Edney, do Interney Blogs. Logo depois descobri quem era o Morróida. Em menos de 5 minutos já tive contato com algumas das principais estrelas da blogosfera brasileira.

Networking, networking, networking

Olhei para a multidão. Localizei o Sérgio Lima. Fui cumprimentá-lo. Conversa vem, conversa vai, aparece o pessoal do Rec6: o Renato Shirakashi, o Sidney e o Allan. Ficamos lá trocando informações, conversando. De repente somos chamados para o início do BarCamp. Todos se dirigem ao auditório. Neste momento descubro quem é o Gabriel Tonobohn.Legal!

Esperando a apresentação começar, olho para a platéia e logo atrás de mim está o Wagner Martins, mais conhecido como Mr. Manson. Cumprimento-o, não sei se ele já tinha ouvido falar do Techbits, mas pelo menos pareceu que sim. Quase ao mesmo tempo sou “reconhecido” pelo Marmota. A apresentação começa. Não deu cinco minutos, acesso o Meio Bit e o Cardoso já postou ao vivo sobre o que estava acontecendo. É o live-blogging, algo que experimentei no fim de semana.

Mais tarde, sentado em uma das mesas e fora das discussões, todos começam a olhar em uma direção. Também olho. É a Bia Kunze, a Garota Sem Fio. Vou cumprimentá-la. Surpresa a minha que ela diz: sou sua fã e eu digo: peraí, eu é que sou seu fã. Divertido! Também conheci o Marco Gomes, empreendedor do boo-box. Diz a lenda que não dorme e esse é o segredo das ótimas idéias.

A certa altura estava conversando com um leitor do Techbits, o Zé Carlos, que sim, lembrei depois de reler seu comentário em um dos posts. Tem também a Lúcia Freitas que registrou boa parte do evento em vídeo e prometeu postar no YouTube. Aliás, ela é a autora da foto abaixo.

[Todos?] Foto de Lúcia Freitas, a Ladybugretirada do Flickr, Creative Commons

O engraçado é que a maioria se conhece pela URL, não pessoalmente. Vejo uma pessoa com uma camiseta totalmente geek, o BSOD. Não sabia, descubro mais tarde que era o Tiago Dória. Outro que passou batido, já no segundo dia, foi o Gilberto Jr do OutroLado. Só fiquei sabendo que ele era ele, ao entrar no Flickr e checar as fotos postadas pela multidão.

Aliás o Espaço Gafanhoto do Cazé Peçanha é muito interessante. Logo na chegada o mesmo me cumprimentou. Só reparei segundos depois que era o famoso apresentador da MTV, que cedeu gentilmente o local para o segundo dia do BarCamp.

Conheci pessoas interessantes e antenadas como a Cynara Navarro de Brasília ou os sócios George Guimarães e Mario Nogueira de uma startup a ser revelada. Teve também o Ronaldo Ferraz com suas teorias filosóficas pra lá de interessantes.

Falei ainda, mas brevemente com muitas outras pessoas, fica impossível citar todas aqui, mas vamos lá: Alexandre Inagaki, Bruno Torres, Marcelo Antunes, Danilo Medeiros, Pedro Markun, Ricardo Seiji, Luiz Rocha, Wagner Tamanaha, Nando Vieira, só nomes de peso!

Fora das palestras o melhor do BarCamp foi o networking. Conhecer as pessoas que você sabe que existem virtualmente, nunca as aplicou o teste de turing e sim, todas são reais.

Comentários do Facebook
32 comentários
  1. […] mais uma do Alexandre Fugita do Techbits: um post mostrando o lado mais humano do Barcamp, o networking de URLs :-P. Engraçado como só […]

  2. Ei, eu durmo sim! Uma vez por semana, durante três horas.
    O segredo pra ter boas idéias é não ter medo de errar, idéias idiotas eu tenho aos montes, mas por não ter medo delas é que 1% salvam.

    Muito legal seu post cheio de links! Você realmente foi o REI no networking desse BarCamp.

  3. Faltou vc me pagar um whisky! :D

  4. BarCampers de São Paulo…

    Todos?

    Originally uploaded by Lucia Freitas.

    Não tive oportunidade de conversar com todos, mas pude trocar algumas palavras pessoalmente como o Juliano, oDanilo Medeiros e o Alexandre Fugita, além de ouvir um monte de coisa interessa…

  5. 5. Kátia disse em 27 mar 2007 - 22:45

    Ahhhh, que pena que não pude ir!! Mas mandei um fotógrafo, hein?? hehehe

  6. 6. Kátia disse em 27 mar 2007 - 22:53

    Ahhhh, que pena que não pude ir!! Mas mandei um fotógrafo para o evento, hein?? hehehe

  7. Marco,

    Hehehe, tá vendo, por isso vc tem ótimas idéias! Gostei do seu comentário, o negócio é fazer brainstorm e selecionar as que parecem viáveis, certo?

    Morróida,

    Hum… fico devendo essa! Hehehe!

    Kátia,

    Falei pra vc ir. Pena que já tinha compromissos! E, sim, mandou fotógrafo, fiquei sabendo.

    Abraços a todos!

  8. Cara… tá competindo em links num meu post com o Marcelo Antunes hein? hahaha

    Sinceramente, eu vi esse povo todo, mas não lembraria do nome nem saberia a Url de metade deles. Que memória!

    E não sabia que o Bruno Torres estava por lá. E juro que só fiquei sabendo quem era o Mr Manson depois que acabou … e olha que cheguei a conversar com ele hehehe

    Fiquei um pouco sem tempo de blogar esses dias. Vou tentar voltar agora!

    Ah! E é verdade … Fugita com seus cartões foi o rei do networking nesse BarCamp. Deu cartãozinho até pro Cazé que eu sei!

    Abraço.

  9. Tonobohn,

    Hehe, mas o Marcelo Antunes linka os textos. Eu linko os blogs/ sites.

    Tenho certeza que esqueci de citar um monte de gente… Mas foram esses os que lembrei.

    Qto ao networking, é verdade, distribuí cartão de visitas pra muita gente, hehehehe!

    Abraços!

  10. Fala Alexandre!

    Nessa linha do networking foi legal descobrir o cara que vive o personagem Tupi da Taba :-)

    Realmente muito legal conhecer os rostos e as vozes por trás das URLs :-)

    []’s

  11. Sergio,

    Sim, vc até me falou, mas agora não lembro que é… Tentei lembrar o máximo de pessoas… E, claro, interessante saber quem é aquela URL, hehehe, como vc mesmo já tinha falado lá no BarCamp.

    Abraços!

  12. Que pena que não fui.
    Mas a passagem a partir de Goiânia fica pesada pra mim hehe (não sou problogger :( ).

    Idéia pra você: Que tal pegar essa foto com uma resolução melhor (não muito grande né pra não demorar pra carregar) e puxar uma setinha indicando quem é quem?

  13. Alexandre, tá faltando o Sr. soltar as trocentas fotos que você tirou nos dois dias, né? O networking foi realmente proveitoso. Abraços!

  14. Olá Alexandre!
    Eu tive certeza que só porque eu não poderia ir ao segundo dia do BarCamp, seria bem melhor que o primeiro! haahahah

  15. Micox,

    Vc teria gostado, com certeza. No Flickr tem uma foto do povo com os quadradinhos dizendo quem é quem. Quero dizer.. não tá todo mundo, mas o pessoal vai acrescentando com o tempo. Link:

    http://flickr.com/photos/kazi/434633303/

    Zé Carlos,

    Sim, vou postar no Flickr. É só procurar pela tag barcampsp. Não tenho um prazo para fazer isso, mas vou fazer… Mas nem tirei tanta foto assim. As mais de 400 fotos disponíveis no Flickr já dão uma boa idéia do evento!

    Debora,

    Pois é, vc teria gostado mais do que o primeiro dia. Concordo com o seu post dizendo que muitas discussões do primeiro dia, foram meia-boca. O texto da Debora:

    http://www.contosdaescola.net/?p=55

    Abraços a todos!

  16. Ficou muito engraçado seu post, cara, parece uma conferência de super-heróis que se encontraram fora de seus trajes especiais de trabalho. hahahahhaha

    Aproveito pra te deixar um link bacana, o Gabriel cobriu o Barcamp pro PapodeHomem, e na segunda parte da matéria tem uma seleção de fotos “emblemáticas”… =D

    http://papodehomem.com.br/principal/festas-e-eventos/barcamp-em-oitopassos-parte-ii/

    Abraço,

    Guilherme

  17. Heeh, opa
    Valeu ae, ví a imagem.
    Faltou falar o site só, mas já tá de bom tamanho heheh.

  18. Guilherme,

    Hehe! Que bom que tenha achado divertido! Essa sua analogia com um conferência de super-heróis foi ótima, hehe! Sim, já tinha lido o texto do Gabriel no Papo de Homem. De qualquer forma valeu pelo link.

    Micox,

    De nada… mas que site?

    Abraços a vcs!

  19. É que lá só tem os nomes.
    Seria bom colocar também os blogs/sites do pessoal abaixo dos nomes (como também foi sugerido ser colocado no crachá do evento).
    :)

  20. El Micox,

    Entendi. Mas a idéia era dar destaque ao nome das pessoas, por isso não coloquei o site. Sugestão foi boa, mas prefiro deixar assim. Quem quiser saber o site é só ver a URL, hehehe! (espero que não leve a mal minha “decisão”).

    Abraços!

  21. Pô!! os melhores estavam aí!

    Vou querer estar no próximo sem dúvida nenhuma! rs
    E ainda mais sabendo que o Danilo Medeiros esteve lá (sou o maior fã desse cara, rapá!)

    Abraços Fugita!
    Bela cobertura! :D

  22. Neto,

    Hehehe! Valeu a pena, conheci muita gente, inclusive o Danilo Medeiros, hehehe!

    Abraços!

  23. Alexandre,

    Parabéns por seu excelente trabalho de networking. Está senvindo com exemplo em um artigo de Meu Blog (com o devido Trackback).

    Obrigado! E parabéns!

    Rodrigo Schmidt

  24. Rodrigo,

    Obrigado! Abraços, vou checar o seu post qdo receber o trackback!

  25. […] Um excelente exemplo de Networking bem sucedido foi do Alexandre em seu artigo: BarCamp: o verdadeiro social networking […]

  26. […] repetem-se. Sempre fala-se de credibilidade dos blogs, monetização, contrução de marca, etc. Mas o legal mesmo, como sempre, é o networking. Leituras relacionadasNo Related Post […]

  27. […] minha opinião, e não somente na minha, esse eh o maior motivo e incentivo para ir num evento […]

  28. […] A palestra foi muito bacana, na minha opinião. Depois o pessoal foi se estendendo demais nos comentários, tentando forçar opinião e acabou saindo a tal latrina mambembe. Bom, neste ponto eu acho que já estava lá fora, em outra desconferência. Aliás, foi minha primeira vez neste tipo de evento e eu fiquei muito satisfeito pelo formato e o networking. […]

  29. […] BarCamp, o verdadeiro networking, depoimento de Alexandre Fugita, do TechBits sobre uma reunião de blogueiros. […]

  30. […] BarCamp, o verdadeiro networking, depoimento de Alexandre Fugita, do TechBits sobre uma reunião de blogueiros. […]

  31. […] BarCamp, o verdadeiro networking, depoimento de Alexandre Fugita, do TechBits sobre uma reunião de blogueiros. […]

  32. 32. Silvio Nunes disse em 29 mar 2014 - 16:55

    Olá ,

    sou anonimo nesse lance de blogs e expor ideias atraentes,, mas curto e admiro quem expõe e atrai olhares para seu argumento, gosto de ler artigos…
    Pelo que entendi da narrativa acima, trata-se de um encontro em sua maioria de renomados blogueiros isso?

    Ter conteudo é tudo, quero parabeniza-los pela criatividade e ideias,, estou estudando a respeito de networking…

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email