A internet é uma série de tubos, parte 65536

por Alexandre Fugita

[Série de tubos] Na semana passada descobri no blog do Alessandro Martins que o email do governador do Paraná, Roberto Requião, estava retornando respostas mal educadas. Um eleitor enviou uma reclamação para o email oficial do governador do Paraná e recebeu de volta, como resposta, uma só palavra: “Imbecil”. Isso foi no dia 2 de julho. Resolvi fazer um teste no dia 5 de julho, dei o benefício da dúvida, vai que no dia 2 de julho o email do governador do Paraná estava hackeado. Surpreendentemente respostas mal educadas aconteceram novamente. Uma coisa é certa: não importa quem esteja respondendo, seja um assessor, seja um hacker, isso é inadmissível vindo de um email do tipo governador@pr.gov.br. Duvido que tenha sido o próprio Requião a responder esses emails, não seria tão descuidado assim. A dúvida persiste: o governo do Paraná foi hackeado ou a internet é uma série de tubos?

molequinho safado.bobinho procurando promocao com estripulia.

Sim, esse subtítulo acima foi uma das respostas que recebi do email oficial do governador do Estado do Paraná. Em seguida liguei para o gabinete do governo do Paraná e fui atendido por duas moças simpáticas e que prometeram averiguar minha hipótese de hacker na linha. Disseram que retornariam a ligação. Estou esperando desde quinta-feira. Já que estava com espírito investigativo, recrutei dois bloggers-amigos para me ajudarem a decifrar algumas coisas. Pedi para que cada um deles enviasse um email para o mesmo endereço que eu havia escrito antes. Um deles enviou uma solicitação de esclarecimento sobre mensagens mal educadas. O outro enviou um elogio. O pedido de esclarecimento foi respondido, negando qualquer conhecimento sobre o assunto. O elogio não foi respondido. Confesso que foi difícil encontrar algo a elogiar.

Curiosamente a mensagem respondida possui endereço IP quase idêntico a de uma das respostas mal educadas que recebi. Só difere no último número. Ao invés de .50, é .49, ou seja, ali do lado… A assinatura de ambos os emails é idêntica e revela que quem responde é um orgulhoso dono de um Blackberry. Um outro email que recebi vindo dos endereços oficiais do governo do Paraná aparentemente foi respondido de um desktop pois usa IPs e assinaturas diferentes, mas mesmo assim são provenientes de servidores de dentro do governo do Paraná. Deixo aqui cópias em texto dos headers originais (com rotas IPs, etc.) dos emails recebidos para análise de quem quiser. Tirem suas próprias conclusões.

[Emails]

Comentários do Facebook
21 comentários
  1. Primeiro, o título está errado, porque deveria ser “A internet é uma série de tubos, parte 0x10000” ou seu equivalente em leetspeak :-P

    Segundo, funcionário público insultando um cidadão é inadmissível. Se tem alguém dentro do gabinete do governador Requião (que não é assim um doce de pessoa, longe disso aliás, mas duvido que chegue a esse nível de grosseria) fazendo isso, tem mais é que ser punido.

  2. Grande Achado Fugita!

    bom, nesses lugares tem uma central em que se pode ter acesso às contas, alguém com acesso a elas poderia montar essa brincadeira de mal gosto, (independentemente de quem seja, é de muito mal gosto)

    Abraços!

  3. Educação zero. Não duvido nada que seja o próprio respondendo, pois muitos acreditam que a internet é uma terra sem leis e sem identidade.

    Só porque é e-mail, ninguém pode provar nada.

  4. Alexandre,

    É claro que não é o Governador! Ora! Ora! Santa Ingenuidade.
    O nível dele é bem mais baixo :P

  5. Já enviei o link para nosso colunista político. Vamos ver se esta história vai ter continuidade…

  6. Olá! Nossa você teve paciência de testar, eu recebi uma enxurrada de respostas dizendo que eu é que tinha sido mal educado e uma enchurrada de mensagens de apoio. Na média fiquei na mesma! heheheh

    Como disse em meu blog, falando de Requião é coisa pouca, contudo para um governador é inadmissível. Se tivesse tempo mas principalmente dinheiro iria processar o estado, só para exercer meu direito e incomodar pois o Requião pode ser mal educado o quanto quiser, mas o governador não pode :)

    Abraços

  7. Totalmente bizarro!
    TEM que ser um hackerzinho, não é possível eheheh

    Mas viram que o remetente tá diferente? [ gov-rrequiao@governadoria.pr.gov.br ] e não [ governador@pr.gov.br ]?

    De qualquer forma, bizarro tbm por causa do IP que vc disse que foi usado.

  8. Meu palpite: certo dia, o governador foi informado de que havia um parente que não estava empregado no governo: o sobrinho de 9 anos. Tratou de achar uma boquinha para o guri: “Responde os emails do titio”.

  9. Hahahaha! Concordo com o comentário acima, deve ser nepotismo mesmo!

    Vivi muito perto da politicagem e arrisco: é uma tia velha do cara que tá respondendo isso.

  10. Respondendo ao Marco gomes:
    Sendo nepotismo ou não, é de muito mal gosto e deve ser apurado e punido (e caso aja certeza que foi o próprio ou alguem ao seu mando).
    Não justifica que um homem na posição em que ele está seja muito mal educado.
    Hoje em dia já se perde emprego por conta de e-mails.
    portanto, deve haver sim respeito aos eleitores, contatos e pessoas.

    Não se pode admitir que um membro de alta cúpula do governo trate as pessoas dessa forma. Ou use e abuse do poder e fique impune por que se respalda nas leis que ele mesmo assina.
    Se ele não tem respeito pelas pessoas na Internet, fica claro como seria seu trato com elas na vida real – mesmo sabido que isso em nada justificaria sua atitude.

    Como pessoas ofendidas com o caso lembro que se deve levar isso adiante, processos e tudo o mais, até para que se aja mais ética nesse país ( e as coisas não fiquem só nos lábios e no papel como já acontece).
    Quem é homem de honra não se submete à isso. Ele terá sua chance de provar.
    Vamos ver a verdade.

    Se ele não tem educação, devemos ao menos, ensinar a ele o que SIGNIFICA isso.

    Conte comigo se precisar.

    Jefferson Neto.

    Abraços

  11. 11. gigoga disse em 10 jul 2007 - 13:30

    Esse Requião é um estrupício com ares de grande administrador público. Numa democracia esse comportamento é bizarro e no mínimo burro.

  12. Cesar,

    Hehe, título errado? hehehe! Pensei que ninguém ia comentar a escolha numérica que fiz, hehehehe!

    Concordo que, qualquer que seja a pessoa que esteja agindo dessa maneira, precisa ser punida.

    Calebe,

    Põe mal gosto nisso. O governo do PR precisa tomar cuidado a quem tem acesso aos servidores deles.

    Lucas,

    Eu posso provar tudo que escrevi. Tenho a cópia dos emails, com registros de IPs, servidores, etc… Ainda bem, hehehe! A internet precisa ser usada com responsabilidade, principalmente pelo poder executivo de um estado brasileiro.

    Glaydson,

    Hehehe, não sei, não o conheço… mas visto os vídeos que encontramos dele no YouTube pode ser isso mesmo!

    Alessandro,

    Bom, se não tiver continuidade pelo menos já conseguimos alertar para os eleitores tomarem cuidado ao enviar emails para o governo do PR pois podem receber mensagens mal educadas escritas por sabe se lá quem…

    Marco Carvalho,

    Depois que li a história em seu blog e no Alessandro, resolvi testar para tirar a limpo. Surpresa foi a minha que mesmo três dias após o seu post o email continuava retornando palavras mal educadas.

    Márcia,

    Sim, são diferentes. O último email não foi respondido do mesmo Blackberry comum a todos os outros emails.

    net e Marco Gomes,

    Não duvido nada dessa hipótese.

    Neto,

    Pois é, foi exatamente para denunciar esse provlema estranho que resolvi publicar esse post. Acredito que não dar em nada, ninguém vai investigar nada… Este blog não tem tanta influência assim.

    Como vc mesmo disse, caberia aqui uma ação por danos morais, não importa se foi o assessor ou o hacker que respondeu. Veio do email da autoridade máxima do estado do PR.

    gigoga,

    O Brasil precisa se livrar dos mau administradores públicos. Ainda bem que não moro no Paraná.

    Abraços a todos!

  13. Eu testei também…perguntando se ele já tinha aprendido a responder os emails dele com educação…

    Fiquei surpreso quando ele respondeu:

    “Tuco DEUS te ama.”

    ..não sei se ele aprendeu de fato o que é educação…
    mas pelo menos eu sei q deus me ama…=)

  14. Alexandre Corrêa,

    Hehehehe! Acho que ele deve usar um gerador aleatório de respostas… a única coisa que ele regula é o grau de emoção que as mensagens devem ter…

    Até!

  15. Oi Fugita! Oi todos!

    Vem cá….vocês são do Paraná?
    Se sim, deveriam saber que não podemos esperar outro tipo de resposta do sr. Governador….
    Esse é o Requião gente, em plena campanha política chegou a humilhar uma mulher que o questionava, esse cara infelizmente é truculento e deselegante.
    Eu votei nele pois achei que como político não havia candidato melhor, mas infelizmente inteligência de relacionamentos é uma coisa que definitivamente ele não tem.

    Vocês chegaram a ver os debates entre ele e Osmar Dias?
    Parecia que estávamos em mil novecentos e bolinha, um atacando o outro com coisa que nada tinham a ver com política, os debates foram tristes, tristes….

    Abraço!

  16. Erica,

    Não, não sou(somos) do PR. Mas vi uns vídeos do Requião e sinceramente, tudo leva a acreditar que o que apurei neste post pode ser verdade.

    Abraços!

  17. Pois é Fugita….
    o Sr. Requião é tão truculento que até na internet ele se deixa transparecer….
    Eu não tenho dúvidas de que seja mesmo verdade.
    Abraço! :-)

  18. Erica,

    Se uma paranaense tá dizendo isso, assino embaixo! :-)

    abraços!

  19. […] meu amigo Alessandro Martins de que minha história com o governador foi testada e comprovada pelo Alexandre Fugita do blog Tech Bits. Ele e mais um amigo empreenderam um teste para saber se o email do governo foi hakeado ou não e […]

  20. Fugita…

    Não foi o Requião que deu uma gafe publica por causa da propaganda do Guaraná Antartica recentemente???

    Agora sim ele vai passar a odiar a internet!

    Abraços

  21. […] A internet é uma série de tubos, parte 65536 Leituras relacionadasTIM Web: a melhor solução para internet móvelA utopia do wi-fi municipalNotinhas sobre a rede 3G da ClaroTV digital? Vou de YouTubeSmartphone é internet móvel tags: internet, mobilidade, net neutrality, series of tubes, tim, youtube […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email