A estratégia da Vivo GSM

por Alexandre Fugita

[Vivo]

Já faz cerca de uma semana que aparelhos GSM da Vivo estão à venda na cidade de São Paulo. Nas lojas (fui verificar no Shopping Paulista) três aparelhos estão em exposição: Nokia 1600[bb], Sony Ericsson J100A e Motorola F3[bb], todos pré-pagos. A Vivo construiu uma rede GSM em algumas capitais em tempo recorde. E todos sabemos, a pressa é inimiga da perfeição. A estréia comercial oficial da rede, prevista inicialmente para final de novembro, foi adiada sucessivas vezes. Agora estão vendendo, mas sem alarde. Há uma explicação para a estratégia low profile adotada pela Vivo nas vendas do GSM.

Estratégia Low Profile

Ninguém foi avisado, mas estão vendendo GSM. Faz todo sentido já que, com rede nova, sobrecarregar o GSM pode causar interrupções graves ao serviço, prejudicando a imagem da Vivo junto ao consumidor, o que seria muito ruim para uma empresa que está lutando para estancar a sangria do market share. Os aparelhos vendidos atualmente são baratos e habilitados no pré-pago. Provavelmente em Março iniciarão as vendas de pós-pago GSM com seus aparelhos mais caros e bonitos. Talvez, na estréia do pós-pago, os ajustes necessários na rede nova já estejam feitos e finalmente adotarão uma estratégia mais agressiva em relação ao GSM.

Mais testes com o Vivo GSM

Aqui no Techbits estou usando um celular Vivo GSM há três semanas e percebi que em muitos pontos da cidade há falhas de sinal. No primeiro post que escrevi a respeito, estava com o aparelho há apenas 3 dias, insuficiente para “sentir” melhor o comportamento da rede. Naquela ocasião dei uma nota geral boa para o teste. Bom, passadas 3 semanas posso dizer que das várias ligações feitas (e algumas recebidas), muitas delas apresentaram problemas de ruído, som baixo e cortes na transmissão. Ocorreram também algumas quedas de ligação, em plena rua, o que não é normal para uma rede celular nos dias de hoje.

Compre[Vivo GSM no W800, com Edge]

Neste meio tempo consegui testar o Vivo Chip em um Sony Ericsson W810 W300 quadband desbloqueado. Funcionou perfeitamente mas não foi possível testar a rede de dados devido às configurações que teria que fazer (mas não sabia quais), além do tempo reduzido que fiquei com o aparelho. Apesar disso foi possível notar a presença da letra “E” no visor (foto acima), indicando EDGE. Ótimo! Em relação ao SMS, recebi e enviei para todas as operadoras de SP (TIM, Claro e Vivo), sem problemas. Na média posso dizer que atualmente o serviço de GSM da Vivo está razoável

Comentários do Facebook
189 comentários
  1. Oi Alexandre, obrigada pela visita. Já arrumei o link da lu, Olhos de Mar.
    Passei aqui para desejar um bom fim de semana!

  2. 2. Leo disse em 12 jan 2007 - 11:41

    opa, agora q eu troquei o meu V3 GSM por um CDMA….achei uma boa jogada da Vivo, a comodidade da troca do chip de uma aparelho para outro é uma vantagem. se a rede mandar bem…acho q a TIM vai ter de rodar a baiana para continuar crescendo…e a Claro entao….f****

    abs

  3. Olá Naldy!
    Ok, respondido em seu blog.

    Leo,
    Existe a comodidade de troca de chip, mas se vc tiver um aparelho não quadband, vai ficar preso à Vivo ou às outras operadoras pois a freqüência da Vivo e das demais são diferentes. Ah, e qto mais competição, melhor para nós consumidores.

  4. A Vivo não precisa de um GSM capenga para arruinar sua imagem, ela ja conseguiu isso com o CDMA :)

    Por que eu acho que a Vivo está usando os “pobres” do pré-pago como beta testers de sua nova rede?

  5. boa noite acredito q tudo isso eh cautela….lancar gsm para clientes pos tendo um contrato de fidelizacao multa contratual e uma rede limitada nao faz sentido…..tem q ser gradual…enquanto pobres=pre pago e gsm ai eh uma impressao sua…falowwwwwwww

  6. Kadu,
    As operadoras de celular tem um problema que se chama atendimento. Acho que as pessoas pouco se importam com a tecnologia usada, só nós, geeks… Se alguma operadora mudasse o atendimento deixando-o como de ótima qualidade, todos ficariam felizes e com certeza essa empresa ganharia pontos.

    A Vivo começou com pré-pago e na “surdina” apenas pq a rede ainda está em testes (implantaram em tempo recorde). Mas daqui a pouco liberam para os pós-pagos tbém.

    Ze,
    Condordo. Parte da seu questionamento respondi no segundo parágrafo da resposta para o Kadu (acima).

    Abraços!

  7. pô Alexandre, logo você discutindo GSM e CDMA? estas tecnologias já morreram (hehe), o que interessa é 3G. inclusive, era uma boa alguém avisar o Steve Jobs.

    falando mais sério, acho que a questão do atendimento é importante, mas que essas diferenças técnicas importam para o usuário médio, ainda que indiretamente. ele pode não dar bola para quadriband, 3G, e estes termos técnicos, mas eles se importam com as questões práticas envolvidas nestas diferenças. não há outra razão para explicar o domínio mundial do GSM sobre o CDMA (até mesmo nos EUA, último reduto CDMA do mundo, isso está acontecendo), senão pela praticidade de poder transferir o chip com sua agenda e outras informações de um celular para o outro.

    mas, de fato, acredito que esta discussão toda sobre diferenças de velocidade entre GSM e CDMA, ou freqüências de bandas GSM, já são coisa do passado em países onde celular de terceira geração já é uma realidade (Japão e Coréia do Sul, especialmente, com os EUA chegando lá rapidamente), e não devem tardar para serem bobagem aqui pelo Brasil, que tem um dos maiores mercados do mundo.

  8. Hehehehehe, Solon!

    Pois é… já morreram, hehehehe! E realmente esqueceram de avisar o Jobs… tsc tsc…

    Concordo com vc que o sucesso do GSM frente ao CDMA deve-se à facilidade que o chip proporciona. Talvez seja realmente uma discussão que não fará sentido em alguns anos, mas aquele post Nem sempre o melhor é o melhor serve para discutir qual das tecnologias é melhor para o usuário, não importa o quão tecnológico ela seja.

    Falou!

  9. pois eh a maior operadora dos eua opera eh gsm e wcdma mias a outras 2 sao cdma,a diferenca da 1 e a 2 sao 2 milhoes de clientes em media somando ainda temos mais cdma doq gsm nos eua(fora q eles tem a portabilidade numerica),coreia eh cdma e japao eh foma wcdma cdma e outra tecnologia q eles ineventaram….mas o negocio mesmo eh 3g mesmo soh q bem servido independente de wcdma evdv tem q ter qualidade mais da OPERADORA do q a tecnologia…falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  10. Alexandre, o Sony Ericsson da foto é um W300 e não um W810…

  11. Olá Marcus!
    Já corrigi! hehehe! Falha minha! Valeu por avisar!

    Ze,
    como já disse antes, acho que se o atendimento for bom, a maioria não vai se importar com a tecnologia. Mas como todas operadoras oferecem atendimento sofrível, acabamos por dicar discutindo a tecnologia… (será isso mesmo? acho que viajei…)

  12. kkkkkkkk acho q sim pq na verdade a maioria nem sabe de tecnologia ou se importa mesmoo aki em terras tupinikins vale mais o valor do celular do q a tecnologia….enquanto a atendimento todas deixam a desejar …falowwwwwwwww

  13. 13. ricardo disse em 19 jan 2007 - 17:28

    cara tenho um vivo e m anima muito a ideia de ter umn vivo
    gsm,queria q vc respondece se vou poder migrar meu numero
    vivo para o chip ja agora num começo
    outra coisa eu moro aki em feira de santana-ba
    a conversa é q vai comersa a fucionar agora primeiro de fevereiro
    e verdade

  14. Ricardo,

    Creio que sim, vc poderá manter o número. talvez não agora, mas em um futuro próximo. Há um número para vc ligar e descobrir coisas sobre a Vivo GSM: *9009 do seu celular Vivo. Não tenho informações sobre a sua cidade.

  15. ola boa nooite pode sim ricardo eu migrei o meu e funcionou na hora mas eh em sp…………mas assim q chegar ai podera sem problema algum e o sinal ta bem satisfatorio jah pela regiao q eu ando testando(tenho os dois cdma e gsm) falowwwwwwwwwwwwwwww

  16. 16. Allan disse em 22 jan 2007 - 23:04

    Alexandre! Tente fazer a instalação da configuração de dados da vivo GSM copiando a que já está no seu Nokia 1600 para o Sony W300i, assim vc poderá acessar os serviços de dados q já estão disponíveis em sua regional! Abraço!

  17. Olá Allan!

    Pensei em fazer isso qdo estava com o aparelho (o W300i não é meu), mas o Nokia 1600 é tão simples que não tem configuraçòes de dados em lugar algum. Pensei em ligar para a Vivo pedindo tais configurações mas não haveria tempo hábil para fazer o teste. Deixei quieto.

    Até!

  18. 18. David Diniz disse em 24 jan 2007 - 22:07

    Finalmente você publicou as fotos do meu W300 Alexandre!
    hahaha.

    Bom o caso é que eu também já tenho o meu vivo GSM(os sacanas começaram a vender 1 dia depois de eu ter viajado para o PE)O aparelho escolhido foi o Sony Ericsson J100A. AParelho até legal e as vezes eu uso o chip da vivo no meu W300 também. Mas eu estou com um problema para receber chamadas de celulares TIM-GSM e isso só ocorre aqui na região da Avenida paulista(Diz número inexistente) mas tirando esse problema eu estou até gostando da Operadora “Nova” e estou pensando em migrar para ela quando começar de vez com o Pós-pago no GSM.

  19. Olá David!

    Sim, fotos do seu aparelho. Esqueci de citar o dono que gentilmente emprestou o aparelho para testes. Muito obrigado, valeu!

    Bom, cheguei a usar o aparelho Vivo GSM na região da Paulista. Recebi ligação de um TIM, acho… não estou lembrado pois já faz um tempo, mas tenho quase certeza que recebi ligação de um TIM (ou será que fiz uma ligação para um TIM?). Ah, sei lá…

    Agradeço que tenha postado essa troca de informações de como anda o seu uso da rede GSM da Vivo.

    Até!

  20. aeeeeeeee boa noite bom jah recebi ligacoes da claro e tim (jah fiz tb) nada aconteceu o sms do gsm tem capacidade para mais caracteres doq o cdma soh isso….e sms nao tive problemas coisa q acontece com cdma principalmente entre vivo e tim(tipo chega o da vivo pra tim mas tim pra vivo vazia ou zuada) falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  21. Ze,

    Como sempre, agradeço pelas informações compartilhadas. Mas vc chegou a testar na região da av. Paulista?

    Até!

  22. 22. Allan disse em 26 jan 2007 - 01:51

    Ow Zé…

    Tenta acessar o serviço de Dados da Vivo pelo seu W300, tente conseguir a progamação de WAP pelo menu do chip ou entaum liga na Vivo e pede! Stou curioso pra saber.. e qt ao Alexandre, eu me lembrei q o nokia 1600 naum tem acesso a dados(um aparelho básico)
    . A Vivo vai vender o W220 e o Nokia 6101, 6061 e outros a partir de fevereiro! Tentem coseguir a progamação colando de um desses aárelhos! Assim poderemos esclarecer como está a rede da ”nova” operadora! Abraços!

  23. 23. david diniz disse em 26 jan 2007 - 19:50

    Allan a vivo já está vendendo o W220 desde o começo das operações com GSM. O Nokia 6061 começou a ser vendido a pouco tempo e acho que em breve teremos os “tri-banda” também.

  24. 24. Allan disse em 26 jan 2007 - 20:20

    Então!

    David, por q vc naum faz o teste! Ow enatum melhor… ao menso poste a configuração do motorola w220 da vivo aqui! Assim poderemos testar a rede de dados da vivo usando um simples v3!

    Faça isso! Assim eu vou ficar muito feliz!

  25. eu mandei uma sms para claro(eu sbc claro paulista) e obtive resposta jah q meu amigo trabalha lah…normal mas tim ainda nao mas creio q opere normal isso aconteceu ha uns 8 dias e ligo pra lah com frequencia…falowwwwwwwww

  26. 26. David Diniz disse em 27 jan 2007 - 02:16

    Allan o problema é que os aparelhos gsm que a vivo expõe são todos sem chip… Ai não dá para pegar as configurações de Internet e MMS. mas vou tentar.

  27. 27. Claudio disse em 27 jan 2007 - 14:05

    Ola !! gostaria de saber se vcs ja testaram o motorola F3 , parece de brinquedo !!! o menu é de facil navegaçao ????. Pra quem so precisa de celular pra falar ( motobasico ) vale a pena ??? ta bem baratinho !!!!. Por favor me aconselhem !!!
    Obrigado .

  28. Olá pessoas!

    Assim como o Allan estou curioso pra saber se é possível usar dados em um Vivo GSM. Qdo fiz um teste com o David, não conseguimos testar pois não tinha as configurações. E nosso tempo também era curto.

    Será que se vc, David ligar para a Vivo perguntando de tais configurações eles não passam?

    Claudio, o Motorola F3 é o irmão pobre do SLVR. Bem simples, faz apenas o básico. Se vc quer um aparelho só pra ligações e fininho, é uma boa pedida.

    Abraços a todos que contribuem com essa ótima troca de informações!

  29. 29. david diniz disse em 28 jan 2007 - 00:33

    Alexandre, eles não passam as configurações nem com Medida provisória do lula… Esse FDS eu guardei o vivo e estou só com o TIM-GSM. Só vou ligar ele na 2º quando talvez alguém da vivo me ligue falando(Vixe o mundo irá acabar)que o problema de receber chamadas de TIM foi resolvido.

  30. 30. Allan disse em 28 jan 2007 - 00:34

    David, se vc disse q a Vivo já está vendendo o W220, basta acessar o menu de WAP dele e ir em ”sessões web” aí vc copia a progamação no papel! Prontim… pq aqui naum temos ainda!

    Abraços!

  31. 31. David Diniz disse em 29 jan 2007 - 11:18

    Allan Mais tarde eu irei numa loja da vivo e verei se consigo as configs. Mas eu não posso navegar por que eu to sem crédito total na linha.
    Agora eu tava lendo mais em cima em que a estratégia da vivo com o GSM é o seguimento mais humilde,então será que ela irá ter os planos pós? Eu já estou começando a duvidar…

  32. David,
    Creio que ficou aguardando em vão… eles ligaram? Agora, como assim, não passam as configurações? Diabos… assim não dá certo, hehehe! Ah, a Vivo vai começar a vender pós-pago mais pra frente.

    Allan,
    Pois é eu, assim como vc aguardo o desenvolvimento desta história. Temos mais é que agradecer o empenho de todos aqui discutindo e compartilhando informações.

    Abraços!

  33. 33. David Diniz disse em 29 jan 2007 - 16:14

    Alexandre eu só estou esperando o retorno deles, pois eu deixei na Matriz da vivo aqui em SP uma cartinha do Procon. Caso eles não retornem uma ligação dizendo que está resolvido dentro de dez dias úteis eu retornarei no Procon dia 14/03.

    Por enquanto eu não estou muito preocupado pois eu tenho o meu TIM e ainda vou ver se migro ou não para a vivo, afinal eu tenho um ótimo número na TIM e não estou pensando em trocar por enquanto.

  34. David,

    Legal. Mas só uma coisa. Vá direto à Anatel (0800 33 2001). Eles prometem resolver qualquer problema em 5 dias úteis, tem contato direto com as operadoras. Mais fácil, rápido e efetivo que o Procon.

    Até!

  35. 35. David Diniz disse em 29 jan 2007 - 16:36

    Já liguei na ANATEL umas 2 vezes e não adiantou nada então eu resolvi ir no procon mesmo sabendo que vai demorar. Eu não tenho pressa já que a vivo está com pré-pago e por enquanto eu prefiro usar meu GSM TIM.

  36. 36. zeh disse em 29 jan 2007 - 18:55

    boa tarde david vc jah tentou com outro chip tim gsm ou soh tentou com seu numero….eh soh na paulista?vc ta discando sem o 11 o numero,jah tentou outro chip vivo foi na loja fazer um teste? se foi boa sorte jah tive problemas com a vivo e els retornaram e resloveram(coisa do vivo avisa e nam 1 e nam 2 jah q utilizo pos e pre no mesmo aparelho) mas boa sorte falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  37. 37. David Diniz disse em 29 jan 2007 - 23:04

    Esse problema ocorre só na região da Av paulista e bairros próximos mas nos outros bairros recebo sem nenhum problema de TIM-GSM.
    Fiz o teste com várias linhas(inclusive de amigos e uma linha TIM DDD15) e ocorreu a mesma coisa, mas o estranho é que se por exemplo alguém que tenha GSM TIM e esteja no Bairro de “Campo Belo” eu recebo no vivo que está aqui em casa normalmente.

  38. 38. David Diniz disse em 29 jan 2007 - 23:07

    Pessoal uma edição rápida

    Acabei de testar aqui com o meu TIM e meu vivo GSM recebeu a chamada NORMALMENTE!!! Acho que finalmente resolveram a questão. Mas eu esperarei até amanhã para ver se ficou tudo 100% e postarei aqui novamente.

  39. q bom pra vc falowwwwwwwwww

  40. 40. Allan disse em 7 fev 2007 - 01:45

    Alexandre… tá precisanu atualizar isso daqui!
    A vivo já implantou GSM num monte de estado e tem um monte de gente no orkut dando opnião sobre a nova rede…

    Recentemente (31/01) foi oficializada a venda de GSM aqui em Goiânia.. Com base em dois aparelhos (f3 e j100a)

    Estou doido pela progamação de dados da vivo.. já procurei d todas as formas mais naum acho…

    Adquiri um v3i desbloqueado e preciso dela para acessar o novo conteúdo!

    Tenta conseguir aí pra gente… e vê se atualiza isso aqui!

    Valeu…

    Abraços!

  41. 41. Thiago disse em 7 fev 2007 - 16:16

    Foi bom a Vivo optar pelo GSM, apesar de menos de dois anos ter falado mal do mesmo. Mas tudo isso tem um porém, não adianta mudar para o GSM se a aperadora cobra um absurdo pelos serviços, principalmente os de dados, a culpa dela perder clientes não é do CDMA e sim dos carissímos preços dos serviços, então, se ela não diminuir o valor dos serviços, só vai perder mais dinheiro com essa estratégia. Só por comparação: o acesso à internet cobrado pela vivo custa R$ 51,00 Reais o MB!!!! A Brt cbra R$ 21,00. A TIM R$ 15,00. A Claro R$ 6,00. Outra, a vivo nunca será melhor do que a Claro e a TIM visto o porque essas duas já tem um amplo conhecimento em GSM, mas espero que a vivo evolua e volte a conquistar clientes.

  42. oi tiago a vivo era mais careira mesmo nao faz tempo o seu sms era 60 centavos hj 36 os dados tb mudararam eh soh vc conferir no site deles esta igual a concorrencia agora eh correr atras do prejuizo e da ma imagem q ela fikou ah o mot f3 por 69 reias uhuuuuuuuuuuuuuuu kkkkkkk falowwwwwww

  43. e tiago o futuro nao eh gsm ou cdma e sim 3g seja ela wcdma ou evdo isso ai eh coisa do passado falowwwwwwwww

  44. 44. david disse em 8 fev 2007 - 00:12

    Poxa o F3 por R$ 69? Então meu J100A que estou vendendo(Só para SP)por R$ 80 não irei conseguir…

  45. David,

    Bom, pelo visto já resolveu a questão: ufa! Qto a vender seu SE J100A, acho que nem vale a pena. Eu resolvi manter o meu aparelho simplesinho GSM da Nokia. Talvez dê para meu irmão…

    Allan,

    Este post foi escrito há cerca de um mês. Na verdade eu não costumo atualizar posts antigos, escrevo um novo com as atualizações. Mas valeu pelo toque!

    Legal saber que a Vivo GSM está se expandindo rápido. Nada melhor do que os leitores para compartilhar essa informação conosco!

    Ze,

    Bom, até onde sei o WCDMA é uma evolução do GSM (! estranho, eu sei)… Talvez essa seja uma das razões para a Vivo implantar o GSM: adaptação mais simples para o 3G.

    Qto aos dados, ninguém ainda descobriu mesmo. Droga!

    Thiago,

    Bom, as celulares continuam cobrando caro. Não sei de que cidade vc é, mas em alguns lugares há até 4 operadoras, ou seja, a concorrência é maior. Se vc for de SP, parece que uma nova operadora está pra entrar, chamada Unicel. Vamos ver.

    Abraço a todos!

  46. 46. david disse em 8 fev 2007 - 11:25

    Alexandre isso mesmo! É quase certeza que a Unicel entre aqui em SP até agosto, só que será com GSM 1800(ainda bem) então depois de caçar o sinal da vivo vamos caçar Sinal da Unicel celular hahahaha.

    PS: Tal como a vivo incialmente irá ter somente pré-pago e ela só irá operar na região metropolitana e grande SP.

  47. bom alexandre ate onde eu sei wcdma nao eh uma evolucao de nenhuma das duas ele eh baseado na cdma e foi adaptado para funcionar nas frequencias do gsm(evolucao eh qndo vc nao precisa mudar o canal e a frequencia tipo gsm ate edge )por exemplo o cdma evdo eh compativel com 800 mhz mas nao eh compativel com o wcdma(este nao eh compativel com nenhum cdma) e ainda se paga royalites para a qualcomm(as tres) por exemplo a operadora h3g soh tem operacoes em 3g nada de gsm ou cdma(e a unica ate onde eu sei) por isso a vivo qr gsm tb para ter as duas e enquanto a unicel to ansioso mas sem espectativas maiores falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  48. 48. Miguel Eduardo disse em 10 fev 2007 - 20:56

    o WCDMA (UMTS) não é evolução do GSM, mas sim o sistema para o qual as operadoras GSM evoluirão em 3G. Hoje todo celular com UMTS (ou WCDMA) também trabalha em GSM, por isso falar q o WCDMA é evolução do GSM. Cabe a operadora escolher se vai trabalhar em UMTS apenas ou também GSM (esta foi a escolha da Vivo, visando ao futuro).
    Assim como os aparelhos CDMA EVDO funcionam em 1xRTT ou CDMA One, os UMTS funcionam em GPRS (ou EDGE) e GSM, em suas freqüências).
    Portanto, WCDMA não é evolução GSM, mas evolução para as operadoras GSM. Porém, WCDMA totalmente incompatível com CDMA (a não ser que criem um aparelho q possibilite funcionar com ambas tecnologias, coma há alguns poucos híbridos GSM/CDMA).

  49. valeu miguel pelos esclarecimentos eh muito comum vc achar nos sites por ai q wcdma(umts)eh a ”evolucao do gsm” falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  50. 50. lidison disse em 11 fev 2007 - 03:14

    Bom queria deixar só uma experiencia de compra no site da vivo ,que tive recentemente. A vivo loja virtual tem um completo descaso com seus futuros clientes pois comprei(tentei comprar) um motorola v260 por 169 reais no dia 16 de dez mas o celular chegou após um mes isto porque fiquei em cima da vivo, e como se não bastasse o mesmo veio com defeito. Perguntando p atendente como é que ficariam meus bonus promocionais se a troca demorasse + de 15 dias(tempo p expirar os bonus) ela disse que não iria ter uma prorrogativa e que nem iria receber novo bonus por não ter usado, mesmo a culpa não sendo minha. Enfim desisti da compra pois o celular pende de estoque e não estava afim de esperar outro mês. Cancelei a compra e fiquei com uma linha inutil já que não tenho aparelho. a não ser que eles me aceitem nessa nova empreitada e passar minha linha para o chip deles. Se eles fizeram isso só para não perder clientes eles vão de mal a pior pois eles espantam os novos como eles pretendem segurar os antigos. Com essa a Vivo superou em muito as bizarrices da claro. E ainda tem quem diga que vivo é operadora de eleite, só se for da elite das pessoas insatisfeitas,aff…

  51. 51. Alexander disse em 11 fev 2007 - 13:20

    Bom, eu adquiri o chip da VIVO com um 6061 Nokia e, por incrível que pareça, não consigo acesso a configuração de GPRS (dados) por ele. Já tentei de tudo e não consigo ver quais são as configurações. A minha ultima chance é comprar um cabo de dados e tentar ver por algum programa de leitura de firmware a configuração. Isso eu vou fazer amanhã, já que a Vivo não fornece nenhuma configuração. Mas, quanto a velocidade de navegação no WAP no 6061, indiscutivelmente mais rápido do que a Claro e a Tim. Qualquer novidade, eu aviso. Abraços

  52. 52. Allan disse em 11 fev 2007 - 13:33

    Aí vai pra vcs a configuração WAP Vivo GSM:

    Nome: Vivo WAP
    pagina da internet: http://termwapgsm1x.vivo.com.br
    modo sessão: permanente
    ponto de acesso GPRS: wap.vivo.com.br
    endereço de ip: 200.142.130.166
    tipo de autenticação: normal
    nome de usuario:vivo
    senha: vivo

    Espero ter ajudado a todos..!

  53. David,

    Estou ansioso aguardando a homologação e início de operações de uma nova celular em SP. Parece que a proposta deles é usar rede compartilhada com as operadoras já existentes o que pode baratear o custo deles. Além do que aparentemente não venderão aparelhos, só o chip, eliminando assim custos de subsídio a aparelhos. Viva a concorrência!

    Ze e Miguel,

    Agradeço os esclarecimentos. Eu achava que era uma evolução, acho que li em algum lugar e essa idéia ficou registrada em meu cérebro, hehehe! Que bom que aqui há pessoas que sabem coisas que eu não sei e assim podemos sempre acrescentar valiosas informações à discussão.

    Lidson,

    As operadoras têm um pós-venda terrível. Não só a Vivo, mas todas. É incrível como podem ser tão ruins neste ponto. Creio que uma melhora pequena no atendimento ao cliente faria tão bem à imagem de uma celular que rapidamente ganharia a simpatia do público. O problema é que não dá pra aliar bom atendimento com salários baixos que os colaboradores de call center devem receber. É pedir demais.

    Alexander,

    Tô achando que a Vivo (como é constume) bloqueou em todos os aparelhos a visualização destas configurações… Mas… parece que seus problemas acabaram, o Allan acaba de postar as configurações de dados da Vivo. Legal saber que o wap funciona e é mais rápido que Tim e Claro.

    Allan,

    Nossa! Legal! Agradeço imensamente que tenha compartilhado essa info aqui!! Se alguém testar poste as informações que todos estamos sedentos por elas!

    Abraços a todos!

  54. lidison nao podemos generalizar minha amiga comprou um mx800 e depois de 2 dias chegou isso em sbc e no mes de nov mas isso acontece e nao eh soh com a vivo como o alexandre comentou se isso fosse ”privilegio” soh da vivo a operadora nao existiria mais em um mercado tao competitivo enquanto vc passar sua linha tranquilo desde a loja tenha chip avulso falowwwwwwwwwwwww

  55. 55. lidison disse em 11 fev 2007 - 17:03

    Sim em sbc, mas eu moro no rj. E além disso se não me engano um dos motivos dela estar indo p gsm é pra estancar a sangria de saídas de clientes insatisfeitos com ela não é verdade?! Eu comprei um v555 p meu pai na amrecanas.com no dia 25/12 e chegou no dia 27. Recentemente comprei um V3i pra mim no submarino e chegou tb em 2 dias. O que quero trazer é que a duas lojas vende otutras coisas, e a vivo só celular e dela própria é um cumulo eles me fazerem mofar tanto assim e pra ligar pra loja virtual é uma verdadeira via cucis, parece que to indo da Índia p os EUA fazendo um monte de escala. O que reparo desde então é que o serviço piorou desde que a telefonica celuar virou vivo e a atl virou claro, pensei que ia melhorar mas só piorou infelizmente. pelo menos aqui a concorrencia é muito grande pois tem tim, vivo, oi e claro, assim elas tem que rebolar p conquistar novos clientes e não perder os que já tem.

  56. quanto maiores elas ficam maior o numero de clientes q tenham uma historia ruim pra contar..quem nao conhece alguem ou uma historia de alguem insatisfeito…………….pois eh soh posso lamentar por vc e torcer pra q isso nao aconteca cmg e se possivel com menos pessoas possiveis..pq eh lamentavel como vc disse no rio sao 4 entao deveria ser ”melhor” o atendimento..falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  57. 57. lidison disse em 11 fev 2007 - 21:57

    sim atendimento melhor se eu fosse direto na loja mas como é uma loja virtual o tratamento é nacional eles pelo descaso pouco se lixam de onde a pessoa compra pra eles sp ac ma rj é tudo a mesma coisa. O problema é que a vivo se gaba demais com as propagandas enfatizando clientes felizes maior operadora com numero de clientes e etc. mas aqui no rio ela vai ter que rebolar muito msm com essa estratégia pois conseguiu me espantar, agora só quero ver se a desculpa da vivo por ser ineficiente era o peso do cdma ou se é ruim mesmo. Pois usando a mesma tecnologia das outras dá pra fazer uma comparação real e mais justa

  58. soh o tempo dira mas tecnologia nenhuma justifica descaso com seus clientes isso acontece com a claro e tim gsm e a vivo cdma ou gsm tera seus problemas tb mas nao quero me estender soh acho q descaso como o alexandre disse tds tem infelizmente falowwwwwwwwwwwwww

  59. 59. Miguel Eduardo disse em 11 fev 2007 - 23:01

    já fui cliente Vivo, BrT GSM e Claro, então sei alguns dos problemas q todos enfrentam em relação ao atendimento. achei este site interessante por não trazer aquela “briga de torcidas” de cdma x gsm, pois é comum ver, por aí, discussaõ sobre a vivo que acaba no “cdma é melhor q gsm” e vice-versa. Alexandre, é comum também se falar, genericamente, q wcdma (umts) é evolução do gsm, mas como tentei explicar acima é evolução “para” e não “de” gsm. fico feliz em ter ajudado:D

  60. 60. lidison disse em 11 fev 2007 - 23:13

    É isso mesmo por isso apesar dos pesares foi um passo importante a vivo ter adquirido uma rede gsm agora vamos ver com mais transparencia a eficiencia ou ineficiencia das operadoras, já que todas agora podem, de um jeito ou de outro, oferecer os mesmos tipos de telefone,serviços, etc e assim ver se o problema do mal atendimento e descaso com os clientes é por causa de tecnologia ou incapacidade de adm de uma empresa. Porque no brasil não podemos ficar muito contentes com tecnologia que dependa de terceiros pois eles podem conseguir fazer uma rede 3g virar 1g hehe. O que quero dizer que no caso das teles não adianta ter tecnologia se não tem um bom serviço prestado e isto nós constatamos a cada dia no Bresil. Não sei como é lá fora mas aqui é caso de chorar e arrancar os cabelos

  61. Ze,

    No Rio e outros lugares com 4 operadoras a concorrência deveria fazer o serviço ficar melhor. Mas qdo fui para o Rio notei que o preço dos aparelhos era menor e o serviço continuava a mesma droga. Fizeram o mais errado que existe em uma briga entre empresas: transformaram o serviço em commoditie e brigavam pelo preço. Não sei se é assim ainda.

    Lidison,

    Uma das coisas que o pessoal tem falado é que o melhor é a separação entre venda de aparelho e prestação de serviço. Assim as operadoras poderiam se concentrar no que lhes é importante: prestar um bom serviço de celular. Se não me engano a Oi pré-pago não vende mais aparelho, só o chip.

    A Vivo resolveu implantar GSM para conseguir concorrer de igual para igual com os preços menores dos aparelhos desta tecnologia, já que ela era a única no Brasil com CDMA o que aumentava seus subsídios.

    Miguel,

    Pois é, ainda bem que aqui ningúem fica brigando e todo mundo discute no mais alto nível. Já tratei uma vez sobre o fato da tecnologia CDMA ser melhor que o GSM, tecnicamente falando, mas não atraiu atenção de pessoas querendo discutir esse fato. Ufa! Valeu mesmo por ter esclarecido a questão do WCDMA x GSM x CDMA.

    Abraços a todos!

  62. 62. lidison disse em 13 fev 2007 - 01:39

    Claro, serviços. Agora o tão sonha do dia vai chegar, o dia de se comparar verdadeiramente as operadoras já que todas vão vender aparelhos iguais, e quem sabe redes iguais, vamos ver quem vai oferecer os melhores serviços para o público e quando falo o público digo tanto os pós quanto aos pré pagos. Os estados que tem 4 operadoras devem sair na frente nessa briga, e espero que aqui tenha uma quinta pra ver como é que vai ficar, bom seria se entrasse + uma cdma pra ver como é que ficava pois só temos vivo p experimentar esta tecnologia

  63. 63. Anderson disse em 13 fev 2007 - 15:38

    informações são bastante significativas, e espero que realmente tenha uma evolução de qualidade com vivo gsm

  64. Lidison,

    Não creio que uma nova operadora escolheria o CDMA como tecnologia. Não faria sentido em termos de mercado.

    Acho que é exatamente isso que vc comentou: redes iguais, aparelhos iguais, preços de celular idênticos. Poderíamos assim avaliar o serviço que realmente é o que importa.

    Anderson,

    É, espero uma evolução (parece que já melhorou bastante neste meio tempo) na qualidade da rede Vivo GSM.

    Abraços a vcs!

  65. aeeeeeeee chegou o motorola v360 gsm da vivo amanha vou pegar as configuracoes kkkkkkkkkkk e vai chegar nokia 6101 amanha tragonovdades

  66. quis dizer amanha trago noticias nao q amanha chegara o nokia 6101 kkkkkkkk falowwwwwwwwwwwwwwwww

  67. 67. lidison disse em 14 fev 2007 - 01:28

    reparei nas configurações do w330i e verifiquei que ele não tem EDGE então como vcs podem dizer que o e é de EDGE?

  68. Ze,

    Legal, aguardamos as novidades!

    lidison,

    Bom, pelo que achei pelo Oráculo, o W300i (citado no texto) possui EDGE. Veja no link abaixo:

    http://www.unwiredview.com/2006/02/28/new-sony-ericsson-walkman-phone-w300w300i/

    [],

  69. 69. Carlos Kleber disse em 15 fev 2007 - 18:37

    Gostaria de saber como ficarão os clientes pós-pago da vivo com o sistama CDMA, já que esses aparelhos não comportam o chip. Será que vão manter o sistema por muito tempo? E como ficarão os clientes? Na minha opinião vão ficar no prejuízo.

  70. oi carlos ela ja estava no prejuizo… com o gsm soh ira estancar e mais pra frente reverter o prejuizo enquanto isso alguns(a maioria)dos clientes nem se importa com qual tecnologia e sim cobertura precos e promocoes isso gsm e cdma sera iguais(cobertura sim preco dos terminais nao)tera uma oferta menor de cdma acredito mas soh os high virao entao qm quiser tecnologia cdma e voz e aparelhos mais baratos gsm tera uma divisao na propria operadora isso eu acredito q acontecera vamos ver falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  71. 71. lidison disse em 16 fev 2007 - 00:38

    “qm quiser tecnologia cdma e voz e aparelhos mais baratos gsm” Sinceramente na minha opnião isso não procede e se proceder não vai adiantar p nada pois as outras operadoras gsm vão investir pesado em aparelhos hight gsm não adianta a vivo brigar só no mercado low isso só demonstrará despreso por determinada tecnologia, e quem vê assim de fora, pensa que existe apenas aparelhos pra falar e mais nada em gsm o que não é verdade existem aparelhos tanto hight e low em gsm quanto no cdma. Vide o cdma Nokia 2255 que é um celular low que a vivo vende que nem água e praticamente tem nada nem wap ele tem, e tem modelos gsm com muito mais recursos que ele por praticamente o mesmo preço. Por isso que a estratégia tem que ter modelos de todos os tipos até pq um modelo como esse nokia ´muito aquem dos serviços que as duas tecnologias principalmente a cdma pode oferecer.

  72. lidison isso no comeco….por enquanto vc nao vera w810 ou nokia das series n outra o nokia citado 2255 eh bom e barato e vende muito para os clientes vivo.. ela nao tinha um nokia gsm dela mesmo pra competir agora tem o 6061 por 229 e o nokia citado esta 249 mesmo q eles tenha o preco equilibrado se o cliente perguntar qual a diferenca e vc disser um tem chip outro uma boa parte vai optar pelo gsm devido a pensar q o chip eh uma vantagem..e nao eh desprezo dizer q uma tecnologia eh mais barata eh simplesmente escala se a tim e claro usam e a vivo tb a logica eh aparelhos mais baratos.Aparelhos high gsm soa devido as suas funcionalodades(camera de n pixels memoria de x mega e no maximo edge)eu jah usei edge nao gostei eh semelhabte a 1x nao senti diferenca agora os cdma high vc paga tb pelas funcionalidades e tb a tecnologia(evdo por exemplo) devido a qualcom e seus royalites um exemplo lidson eh o k1m(cdma) e k1 (gsm) os dois sao semelhantes o k1 tem camera de 2 mega o k1m 1.3 o preco quase igual qual o custo maior do cdma? a tecnologia…nao desprezo nehuma tecnologia ate pq nao sabemos amaha nao sabemos o q iremos utilizar mas q gsm eh ais barato eh
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  73. 73. Miguel Eduardo disse em 16 fev 2007 - 21:48

    Na minha opinião, a estratégia da Vivo é:
    1) colocar GSM; 2) “transferir” clientes de voz pra GSM (ou seja, quem não usa dados, vai na loja e fica tentado a trocar o CDMA por um GSM de mesmo valor, mas turbinado – câmera/mp3/etc); 3) evoluir, no futuro, a rede para UMTS (aí, quem quiser voz tem o GSM, quem quiser dados UMTS), fazendo “definhar” a rede CDMA/1xRTT/EVDO (ou seja, diminui o investimento, até torná-la “obsoleta”, já q o UMTS é melhor).
    Com GSM/UMTS a Vivo ganha em escala, gastando menos com fornecedores de equipamentos (seja para “antenas” ou para “subsidiar celulares”), já que a escala há 4 celulares GSM/UMTS para cada 1 de outras tecnologias (CDMA, iDEN, TDMA, etc), tornando o custo da operação menor.

  74. creio nisso tb mas dizer q umts eh melhor q evdo(pensando em dados e nao em preco, escala e compatibilidade com o gsm) eh um equivoco a taxa media de kbites eh maior no evdo, na teoria eh a mesma ate 2.4 mas na pratica do evdo eh 400 a 700 e a do wcdma(umts)eh de 200 a 300 (dados da teleco iten tecnologias 3g) isso fora os releases do evdo e os hspda do umts..mas ai amigo ate chegar no Brasil……….kkkkkkkkkkkkk nos fikaremos discutindo discutindo ate termos um em maos (eu tenho um evdo e 1xrtt) mas nao dah pra comparar na pratica td acaba em teoria infelizmente lidson mas vamos aguardare debater ate lah falowwwwwwwwwwwwwwwwww

  75. 75. lidison disse em 17 fev 2007 - 00:55

    “agora os cdma high vc paga tb pelas funcionalidades e tb a tecnologia(evdo por exemplo)”

    Nas funcionalidaedes não vejo nada de mais, nos dados sim que é mais rápido, tirando isso as outras coisas são praticamente iguais, ganha na velocidade dos dados mas resumir esta funcionalidade em funcionalidades é forçar um tanto que de mais. Sem contar que as funcionalidades a vivo capa como o famoso caso do bluetooth, será que ela também limitará os celulares gsm como o caso do bluetooth? Bem será que ela vai lançar celulares gsm com bluetooh?
    E por falar em 3G aqui no brasil eu até me desanimo pois como as operadoras que temos, não conseguimos ter um 2,5 decente quem dirá um 3g. Prefiriria 2,5g com serviços decentes e funcionando redondinho do que um 3g porco, como é o caso da situação atual

  76. 76. lidison disse em 17 fev 2007 - 00:57

    ah esqueci e dizer que infelizmente a qualcomn, pelo visto, sufoca muito as operadoras cdma

  77. 77. lidison disse em 17 fev 2007 - 03:37

    aqui está o link para as declarações oficiais da vivo sobre sua rede gsm retirada do site em duvidas mais freqüentes:

    http://www.vivo.com.br/portal/atendimento_-_faq_-_gsm.php

  78. lidison nao eh soh cdma q paga royalites a wcdma tb (umts)(a qualcom ira estar presente no 3g tb)..enquanto pagar funcionalidade(camera de 1.3) da tecnologia(evdo) vc acha q os aparelhos evdo nao sao mais caros por isso?enquanto”Sem contar que as funcionalidades a vivo capa como o famoso caso do bluetooth, será que ela também limitará os celulares gsm como o caso do bluetooth? Bem será que ela vai lançar celulares gsm com bluetooh?”vc deve estar desatualizado pq jah estao disponiveis(k1m,nokia 6275,samsung u510,v3m )com seus blutooth desbloqueados e o v360 da vivo eh desbloqueado(blue e toque),enquanto servicos
    os q eu utilizo sao satisfatorios porem caros….falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  79. ahhhhhhhhhhh a samsung anuciou uma reducao dos terminas cdma..segundo a nota ela soh esta produzindo o u510 ..a vivo fez o ultimo pedido no natal.. tb estava relacionando a nota mas a assistencia tecnica estaria normalizada e seu quadro de funcionarios tb…esse ano nao tera lancamento da samsung segundo a nota (acho q ate o natal tera isso opiniao minha)devido a entrada da vivo no gsm…soh isso falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  80. 80. lidison disse em 17 fev 2007 - 18:50

    referente ao desbloqueio eu realmente ñão sabia que esses novos já vem desbloqueados. Mas qual será a desculpa da vivo para estes já virem desbloqueados já que ela dava um motivo caozeiro pra bloquear as funções de transmições de dados não tarifados(iR,bluetooth)? Agora as outras operadoras pra tentarem penetrar no mercado de clientes vivo devem adotar mais celulares quadribanda o que vai ser bom quando a portabilidade entrar em vigor

  81. 81. lidison disse em 17 fev 2007 - 18:54

    mas de qualquer forma foi muito boa a medida de desbloquear o bluetooth, pois este gesto de bloquear bluetooth por motivos de direitos autorais é no mínimo um serviço porco e de preguiçoso visto que tem outras formas mais “elegantes de se fazer isto sem capar as funcionalidaes dos cels

  82. 82. Vinicius disse em 4 mar 2007 - 13:26

    Olá,
    Recentemente adquiri um nokia 6061, esse novo vivo GSM. Sou novato com celulares.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de plugá-lo à uma porta USB do computador de forma a poder colocar nele ringtones (MID e MP3) personalizados, bem como walpapers e etc…
    Não estou disposto a pagar cada vez q eu quiser personalizar meu celular.
    Desde já agradeço
    VINICIUS

  83. vinicius eh possivel mas vc vai ter um pouco de trabalho jah q ele nao tem muita memoria e usar programas adequados como pc suite e outros
    falowwwwwwwwwwwww

  84. Bom, respondido pelo Ze! Só estou aqui para agradecer a todos que comentam, hehe!

    Abraços!

  85. 85. Henrique disse em 6 mar 2007 - 16:47

    Aqui em São Luis ja tem 11 aparelhos GSM a venda e também esta pegando em todas cidade que ela atua tanto TMDA, CDMA E GSM, quando eu leve o meu celular nokia 6125 pra testa pegou bacana o gsm da vivo e ja comprei e ta tudo ok com sinal pegar melhor que as outras operadoras até por que ela tem maior cobertura nos estado do Maranhão, falou galera klquer coisa posta aqui certo falow!!!!!!!!!!!!!!!!!

  86. aeeeee henrique q bom ela jah estar operando e bem no maranhao aki em sp tah bem tb….falowwwwwwwwwwwww

  87. Henrique,

    Legal! Informações assim que ajudam a discussão aqui!

    Abraços para o pessoal de São Luis!

  88. 88. Henrique disse em 8 mar 2007 - 13:25

    Alexandre Fugita
    Obrigado cara.
    Até agora ainda o sinal não caiu ja fiz varias chamadas em varias localidades da cidade e tá otimo. foi pro interior do estado tambem esta ok. Pegue a br 135 liga São Luis a Santa Rita uma cidade do interior do MA>> São 72km entres as cidade e o sinal não caiu

  89. Estragouu!
    A vivo quer copiar as outras operadoras…
    Ui ! Que nojo..

  90. 90. Marcelo disse em 11 mar 2007 - 21:36

    Comprei hoje 2 VIVOs GSM (6061 e 1600) para mim e para minha mulher, pois o meu anterior (CDMA) foi roubado.

    1) Alguem sabe como trocar o nome da tela principal para personalizar?

    2) Há como liga-lo no meu PC para poder ler/escrever na agenda? Gostaria de poder fazer backups pois de nada adianta a agenda ser no ship (ou não) se o marginal leva ele junto!

  91. 91. Ernesto disse em 12 mar 2007 - 00:15

    Oi, acabei de comprar o Nokia 6061 que a vivo esta lançando como chip GSM… o aparelho eh exelente… Só que não consigo achar o cabo de dados para ele… O mais estranho eh q entrei em contato com a Nokia que me falou que esse modelo não tem acesso a dados via cabo????? Aeh não entendi… Ele tem uma conexão na parte de baixo, pra que q serve então… No manual não fala nada, alguem sabe????

  92. 92. Vinicius disse em 12 mar 2007 - 07:56

    Também comprei esse aparelho. Realmente é muito bom!
    EStou também tentando liga-lo ao computador mas não consigo de jeito nenhum!
    Até comprei um cabo de dados que se “encaixa” pelo menos na saída que tem do aparelho, mas não há jeito de fazê-lo funcionar.
    Se souberem de alguma forma de fazer funcionar, por favor, postem aqui!! :-)

  93. 93. lidison disse em 12 mar 2007 - 22:13

    deve se por causa da vivo, ela ainda não resistiu a sua velha mania, a péssima mania de capar os aparelhos kkkkkkkk, essa foi boa né!!
    o real motivo não tenho a mínima idéia

  94. vinicus conversei com uma promotora da nokia e ela disse q nao tem cabo pra ele….tipo tem q configurar pela operadora jah entrei em sites de hardware e jah vi comenraios de programas tipo do diego e cabos paralelos pra configuracao de toques em mid,jogos mas eh bem chatinho e lidison isso vale pro 6061 tim e claro…..
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  95. 95. Vinicius disse em 13 mar 2007 - 01:00

    Pouts… de droga. Vc diz que é chatinho em que sentido? Tenho alguma noção de programação em C++… será que ajuda?
    Ou é simplesmente uma questão operacional de “como” colocar os programas dentro dele?
    Eu estou realmente determinado em fuçar esse aparelho até o fim. Tem alguma sugestão de site?
    Por gentiliza, se possível poste aqui, ou então envie para meu email: vinicius36 @ gmail.com.
    Muitíssmo obrigado pelas informações
    VINICIUS

  96. 96. Vinicius disse em 13 mar 2007 - 01:06

    Uma boa notícia: Já encontrei que sabe como configurar!
    Segue o link!
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070311103236AAnDADs

  97. Pessoal,

    Ainda bem que tem um monte de gente aqui que entende dos assuntos e ajudam um ao outro. Isso que faz a discussão ser parte importantíssima deste post e daquele outro sobre Vivo GSM.

    Agradeço a todos! Abraços!

  98. q bom vinicius eu ia indicar o baboo e o clube do hardware mas acredito q vc jah tenha solucionado seu caso…
    falowwwwwwwwww

  99. 99. Guilherme Pereira disse em 13 mar 2007 - 19:58

    Vivo é um Lixo.
    Veja o que está acontecendo comigo.

    Celulares VIVO: fuja desta enrascada!!!

    Nossa equipe da trabalha com celulares VIVO desde o início das operações do site, em agosto de 2004. Nossos celulares são usados principalmente para trabalhar, e a dor-de-cabeça causada pelos celulares VIVO tem ido além daquilo que podemos suportar.

    OS PRIMEIROS PROBLEMAS – No começo eram apenas falhas de sinal, comuns a qualquer operadora. Com o passar do tempo fomos obrigados a conviver com falhas cada vez mais constantes. Inúmeros clientes afirmam que nos ligaram, mas que nossos celulares caíam direto na caixa postal, mesmo em locais com sinal perfeito e com o celular desocupado.

    Há alguns meses fomos surpreendidos com um “limite de segurança”. Funciona assim: cada vez que nossa conta atingia o valor de R$ 500,00, os celulares eram cortados. Ao conversar com a VIVO, fomos informados que isso era para evitar riscos de clonagem afinal, se nosso celular fosse clonado, a conta não iria além deste valor.

    Nunca ouvimos uma besteira tão grande!

    Quando um celular é clonado, a responsabilidade é da operadora e não do cliente: isto está na lei! Limitar o uso de nosso aparelho é uma medida desesperada para minimizar os prejuízos de uma rede insegura e pouco confiável. No nosso caso, tudo isso é ainda pior, já que usamos muito o celular… nossa conta atingia o valor de R$ 500,00 rapidamente!

    Na ocasião, ligamos para o atendimento VIVO inúmeras vezes. A cada ligação falávamos com diversas pessoas. Repetíamos as explicações a cada novo atendente. Precisamos falar com dezenas de pessoas até conseguir convencer a VIVO que nosso limite deveria ser mais flexível para evitar cortes indevidos. Perdemos horas de trabalho, talvez dias, neste processo. O limite imposto pela VIVO foi resolvido e pensamos que não teríamos mais este problema.

    PLANO FAMÍLIA – Para conter os custos de nossas contas, optamos por contratar um plano família e agrupamos diversos celulares em uma única conta. Conseguimos usar os celulares por um bom tempo, tendo que conviver apenas com as conhecidas falhas que faziam nossos clientes cairem direto na caixa postal. Com o passar do tempo, vimos que o plano família era vantajoso, mas havia uma possibilidade de melhorar ainda mais com o plano empresa.

    PLANO EMPRESA – Contratamos um plano empresa e recebemos novos números de telefone. Como queríamos manter os números mais conhecidos, desmembramos nosso plano família, para migrar os aparelhos antigos para o novo plano. E qual não foi a nossa surpresa ao perceber que este desmembramento nos traria diversos problemas.

    A frustração começou quando compramos um modem VIVO ZAP, que permite que tenhamos internet em qualquer lugar a altas velocidades. O modem nos foi entregue bloqueado. O atendimento VIVO explicou que alguém avisou que se tratava de um modem roubado e que, para desbloquear, deveríamos apenas informar o protocolo fornecido durante este aviso. Acontece que não temos o protocolo de uma denúncia que não fizemos! E a atendente da VIVO afirmava que o nome do denunciante não havia sido registrado!!!! A VIVO aceitou uma denúncia de roubo para um modem “zero Km” sem sequer pegar o nome de quem fez a denúncia! Depois de falarmos com mais de 25 pessoas e perder 4 horas em atendimentos telefônicos, nosso modem foi desbloqueado.

    Este modem, a propósito, nos é muito útil. Mas se for comprar um, não acredite que você vai navegar em qualquer lugar, em alta velocidade…

    ENDEREÇO VELHO E LIMITES – Durante o uso do nosso plano família a conta era entregue em nosso novo endereço. Ao desemembrar o plano para mudar para o plano empresa, os celulares voltaram para os endereços antigos… onde não morávamos mais! Isso fez com que contas nos fossem entregues nos endereços errados.

    Para tornar o problema ainda pior, o limite dos R$ 500,00 foi novamente aplicado! Descobrimos isso hoje, segunda, no início da manhã, quando ficamos sem celular. De acordo com o atendimento VIVO, isso acontece porque o valor de conta que temos acumulado (nossa conta vence em 21 de março) supera os quinhentos reais. Para poder usar meu celular eu teria que pagar minha conta 10 dias antes do vencimento… e deveria repetir este processo sempre que o valor acumulado atingisse R$ 500,00… teríamos que pagar a conta a cada 10 dias!

    Para não perdermos uma importantíssima ferramenta de trabalho, insistimos com a VIVO para que liberassem nosso limite. Explicamos várias vezes para diferentes pessoas, que isso já havia acontecido e que o limite havia sido liberado anteriormente. De nada adiantou. Depois de mais de 50 minutos de ligação, chegamos à auditoria VIVO, que nos prometeu que nosso celular seria liberado e que o limite seria ampliado. MENTIRA… MAIS UMA MENTIRA DA VIVO! São 21h30 e nosso celular continua cortado, sem sinal.

    Junto com tudo isso, descobrimos que nosso celular CDMA não funciona em Minas Gerais. Ficamos sem celular em uma viagem, tendo mais prejuízo.

    MENTIRAS, DESORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO FALHO – Enquanto nosso celular está cortado sem que possamos fazer nada para mudar isso, a VIVO divulga propagandas dizendo que está comemorando a semana do consumidor, prestando contas de suas ações.

    UM AVISO DE QUEM CONHECE A VIVO – Somos clientes da VIVO há anos e não temos um elogio a fazer. A VIVO jamais correspondeu às expectativas de quem quer um serviço confiável e de qualidade. Durante todo este tempo perdemos a conta de quantas vezes ligamos para a VIVO para resolver os milhares de problemas que nos assombram. Na maioria esmagadora das vezes o nosso atendimento demorou absurdamente e nossos problemas não foram resolvidos. Por inúmeras vezes a ligação caiu no meio do atendimento. Por inúmeras vezes o atendimento era interrompido e passado para um novo atendente, nos obrigando a re-iniciar o processo. Perdemos dezenas de horas tentando pedir respeito e exigir que nosso celular funcionasse de acordo com o que esperávamos.

    Por todos estes motivos estamos frustrados com a VIVO. Estamos perdendo dinheiro e, pior, deixando de dar atendimento a nossos clientes. Perdemos dinheiro por causa da VIVO. Nosso trabalho perde qualidade por culpa da VIVO.

    Por todos estes motivos, damos o alerta: quando for comprar seu próximo celular, EVITE COMPRAR UM CELULAR VIVO. A VIVO não valoriza seus clientes, não tem estrutura treinada para atendimento e não empenha esforços para resolver seus problemas. Comprar um celular VIVO é comprar uma dor de cabeça.

    FUJA DA VIVO… ESCOLHA QUALQUER OPERADORA, MAS, PARA SEU PRÓPRIO BEM, NÃO COMPRE VIVO!

  100. viva a concorrencia e a democracia por isso tem TIM e CLARO pra ajudar clientes insatisfeitos da vivo e vice versa…. o q desconsola eh q esta historia acontecera varias vzs e ira se repetir tb e com tds as teles por isso elas tem seus churn a cada ano…. se fossem mais cautelosas dariam um tratamento melhor pra maioria de seus clientes mas nao conseguem…………sou cliente vivo ha 2 anos tive 2 problemas com fatura mas resolvi apenas com 2 ligacoes sei q isto nao eh regra mas generalizar eh demais…
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  101. oi linda vc vai namora serio com migo wanderso quita falando tabo linda timo dofundo do corasão lindona vc vai com mi

  102. 102. lidison disse em 18 mar 2007 - 00:49

    mas que coisa é essa aí em cima?

  103. 103. lidison disse em 18 mar 2007 - 01:13

    voltando ao assunto…
    É pelo jeito a vivo é uma péssima opreradora e como disse anteriormente sues casos suoeram eté as bizarrices da claro.
    Na revista info exame de março (na seção zap pég 34)
    mostra um grafico pela “briga do alô” a vivo foi a única grande operadora que caiu do rank. É por isso que a vivo apelou tanto nas suas ultimas propagandas pois sua situação é muito feia.

  104. lidison deixando opinioes pessoais a aparte acredito q a vivo tenha perdido mercado nao eh surpresa a ninguem devido a varios fatores…uma empresa com maior market share tem maior churn..propaganda a vivo sempre foi forte mesmo em tempos aureos como sua fase ruim…e nao acredite numa linha crescente e continua de n operadora,hoje eh a vivo amanha podera ser tim e por ai vai… como suas bases aumentam ,pior eh o atendimento e descaso com seus antigos clientes q desfrutavam de um atendimento de uma operadora menor….
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  105. Guilherme,

    Agradecemos o relato mas ele muito grande e duvido que mais do que meia dúzia de pessoas se arriscará a lê-lo. Mas fica sua opinião: a Vivo é um lixo.

    Ze,

    Exato, viva a concorrência! Se uma é um lixo, a outra pode ser um lixo um pouco melhor (ou pior, sei lá, agora estou confuso, hehehe).

    lidison,

    Hehehe! também não entendi que diabos de comentário foi aquele…. hehehe! no mínimo o cara achou que esse site promove relacionamentos… Ou é alguma senha para algo escondido e que combinaram de disfarçar de comentário aqui… (putz, se for isso, to f*, descobri o segredo…)!

    Acho que a Vivo tem o problema de ser a junção de várias empresas diferentes na mesma além de sofrer com a briga entre seus sócios majoritários, a Portugal Telecom e a Telefonica…

    Fora isso o atendimento deixa a desejar como em todas as operadoras nacionais. Isso não tem jeito acho que é assim em qualquer país do mundo.

    Abraços a todos!

  106. fugita o comentario do guilherme se encontra tb no site ucel no setor canal aberto,o mesmo texto ele deve ter colado,mas viva a concorrencia..
    falowwwwwwwwwwwwww

  107. 107. Isaias disse em 30 mar 2007 - 00:55

    *Moderação*: mensagem editada pois continha termo agressivo a um dos usuários do site.

    ***************** (frase cortada)

    A Vivo foi a primeira operadora que vem a público pedir desculpas ao consumidor e hoje oferece-nos muito mais tecnologia que as concorrentes, com muito mais qualidade… e o cara fica zuando… Se vocês entrarem no site dela, pode ver que a missão da Vivo está mudando (agora com o foco total no cliente), pois ela não quer ser a maior, e sim a melhor!

    Tô satisfeito com a Vivo. Em casa tenho 5 linhas (1 pos e 4 pre). Funciona de boa!!! Sinal excelente!!!

    []’s
    Isaias.

  108. Isaias,

    Não precisa falar assim. Sou obrigado a editar sua mensagem. Cada um pode ter sua opinião aqui mas não agredir aos outros.

    Att,

    Alexandre Fugita
    http://www.techbits.com.br

  109. 109. Claudia disse em 3 abr 2007 - 13:48

    Comprei no dia 17/03/07 um celular V360 GSM da VIVO recebi uma semana apos, ate hoje não consegui fazer nada nele !!! Estou aborrecida!!! Tentando resolver o problema uma atendente me sugeriu que pedisse a troca do aparelho, isso foi feito no dia 29/03/07 ate hoje dia 03/04/07 estou sem telefone !!!! E quanto ao atendimento para resolver isso , foi pessimo!! Ainda estou aguardando ser feita a troca do tal telefone. A GSM´DA VIVO É UMA FRAUDE!!!!

  110. 110. Claudia disse em 4 abr 2007 - 15:41

    DIA 17/03/07 COMPREI UM CELULAR VIVO GSM, AMEI O V360, DESDE O DIA QUE RECEBI 24/03/07 NÃO CONSEGUI USA-LO “SEM SERVIÇO” MAS NO DIA 29/03/07 PEDI TROCA DO MESMO. MORO EM JACAREPAGUA, LOCAL ONDE OS SINAIS SÃO OTIMOS.IMAGINE PASSEI DE CDMA PARA GSM, ME ARREPENDO MUITO DISSO. A TROCA AINDA NÃO FOI FEITA MAS ESTOU QUASE CANCELANDO A COMPRA, ESTOU ACHANDO QUE O PROBLEMA É EM RELAÇÃO A GSM. POR CURIOSIDADE PERGUNTEI EM VARIOS REVENDEDORES DA VIVO, TENHO UMA AMIGA QUE É VENDEDORA, TODOS ME DISSERAM QUE NÃO ESTÃO TENDO RECLAMAÇÕES !!!
    O QUE VOCES ACHAM ???

  111. 111. Miguel Eduardo disse em 4 abr 2007 - 16:29

    Não testei o GSM da Vivo, mas pelos comentários é tão bom quanto o CDMA ou GSM de outras operadoras (ou seja, nem o GSM é problemático, nem o GSM da Vivo é problemático). Quanto ao alcance de determinadas operadoras, verifique o que já foi falado neste e em outros posts sobre a frequencia utilizada em (850MHz, caso da Vivo, e 1800MHz, demais operadoras GSM)

    Quanto ao atendimento a Vivo é muito ruim. Troquei de operadora por causa do péssimo atendimento deles. Também tive alguns problemas com o celular, na época um CDMA, no qual aparecia o sinal mas quando alguém ligava caía na caixa postal. Outras pessoas da minha cidade tiveram o mesmo problema. A culpa não é da tecnologia (CDMA ou GSM), mas da má prestação de serviços da operadora.

    Pode ser q no seu caso o aparelho veio com defeito. Poderia ter testado o chip em outro GSM com frequencia de 850MHz para verificar. Se funcionasse, o problema está no aparelho, se não pode ser o chip, a operadora, etc.

  112. 112. Claudia disse em 4 abr 2007 - 17:35

    Obrigada, Miguel Eduardo, vou tentar testar este chip em outro aparelho com frequencia 850 Mhz.Valeu pela dica!!!
    Boa Pascoa!!!!

  113. 113. lidison disse em 4 abr 2007 - 17:46

    é claudia bem que pode ser o aparelho mesmo se vc não chegou a ler lá em cima, lá está meu depoimento de uma compra frustrada que fiz. O aparelho demorou um mês pra vir e quando veio já chegou com defeito~~. E olha que não era rede nem nada pois o aparelho era um V260 CDMA a tecnologia que a vivo já vinha oferecendo. Ela é uma das piores operadoras no aspecto de atendimento ao cliente bem pelo menos na minha opnião mas apesar de tudo não descarto a ideia de comprar um vivo baratinho pra eu falar com as pessoas que tem vivo mais barato, fazer o que né espero que ela realmente esteja mudando. meu avo comprou um motofone gsm vivo ele as vezes da bug de rede por exemplo se está na area onde o sinal não pega e depois retorna pra area de sinal bom ele não recupera tive que desligar e ligar novamente aí ele pegou o sinal. Mas isso é de rede mesmo e por incrivel que parece normal pois a rede é nova e ainda deve estar cheias de buraco, não recomendo pelo menos agora pra quem dependa muito do celular não mudar pra vivo gsm agora^^

  114. claudia alem disso sugiro q qndo colocar o chip no v360 va em rede selecionar redes disponiveis e seleciona vivo e registrar, meu amigo recebeu um lote de 40 v3gsm e qdo colocava o chip ficava sem rede mesmo tendo cobertura, ai ele fez isso e funcionou entao vc tem q configurar o motorola se persistir ai eh defeito mas tenta isso ou um master clear depois nos conta
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  115. 115. Claudia disse em 5 abr 2007 - 08:29

    Ze, hoje mesmo vou fazer isso!!! Estou aborrecida, comprei um telefone que sempre quis ter…e agora ele não funciona….triste. Vou tentar isso. Obrigada mesmo e Boa Pascoa a vc.

  116. 116. Claudia disse em 5 abr 2007 - 08:46

    Lidison, eu descobri esta pagina tem 2 dias, não cheguei a ler todos os comentários, é que acesso a internet no serviço, mas valeu pela dica, obrigada!!!Boa Páscoa a vc

  117. 117. Claudia disse em 5 abr 2007 - 14:03

    Ze, fiz tudo conforme me disse,consegui falar com a MOTOROLA,que tambem me instruiu da mesma forma que vc, mas nada…..Hoje mesmo vou pedir o cancelamento da compra.Um vendedor de uma loja VIVO,aqui perto de casa me falou que deve ser problema do aparelho, ou seja, defeito de fabrica.Me aconselhou a fazer a troca, mas acho que vou cancelar .

  118. entao queima kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira a parte claudia indicaria q vc trocasse ao inves de cancelar jah q vc gosta do modelo do aparelho e vc pode desbloquea lo pra usar tim e claro(coisa q nao dah pra fazer no v360 da claro e tim)mas ai eh uma escolha sua jah q o parelho eh legal e tem um bom preco
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  119. Legal, parece que as coisas estão ok por aqui!

    Bom feriado a todos!

  120. 120. Claudia disse em 9 abr 2007 - 11:09

    ZE, A VIVO ENTROU EM CONTATO POR TELEFONE,ATE 6aFEIRA ME ENVIA O NOVO APARELHO, FIZ OPÇÃO DE TROCA.HOJE SOUBE DE UM AMIGO QUE TEM O MESMO APARELHO V360 DA VIVO GSM E FUNCIONA PERFEITAMENTE, AGORA FALTA EU TESTAR NO TEL.DELE O MEU CHIP. OBRIGADA PELAS DICAS !!!!

  121. 121. JF VIVO disse em 12 abr 2007 - 16:30

    Tudo bem solon? prazer. Então, eu acho q vc se precipitou um pouco, pois a transmissão CDMA é sim uma tecnologia 3G (celulares da terceira geração) e o GSM sim é uma tecnologia (ARCAICA), ou seja,é a tecnologia mais antiga do mundo ,tanto que o gsm era usado na segunda guerra mundial, por causa da sua transmissão por radio frequência, em fim, a VIVO adotou o GSM para suprir necessidades diferentes, pelo fato que a VIVO perdeu mais 17 milhões de clientes para a tecnologia de CHIP e entrou com tudo no VIVO GSM para atender as duas técnologias mais usadas do mundo,com um detalhe o GSM esta com seus dias contados!!!!!! a próxima técnologia a ser adotada pela VIVO é o WCDMA ( é a 4º geração de celulares). E vem muito mais por ai, ah VIVO esta com um arcenal completo e bem preparado nas próximas tendências técnlologicas. SUCESSO . ABRAÇOS

  122. 122. Lidison disse em 12 abr 2007 - 20:39

    Humn, muito interessante. Pena que o texto acima não cita nada sobre o “pequeno” desentendimento entre telefonica e portugal telecom. O bom seria a telefonica assumir de vez pois acho que a portugal entrou só para piorar. Pois como já disse quando era telefonica celular, o serviço não era mil maravilhas, mas tinha-s um mínimo descente da qualidade de serviços e atendimento ao cliente.

  123. 123. Miguel Eduardo disse em 12 abr 2007 - 22:08

    “JF Vivo”, de onde tirou q WCDMA é 4G? (já li isso no Orkut, em uma das comunidades Vivo GSM, só não lembro quem escreveu)
    Vou tentar resumir:
    1G – Analógico
    2G – TDMA, CDMA e GSM
    2,5G* – 1xRTT (p/ CDMA) e GPRS (p/ GSM) – é um 2G melhorado
    2,75G* – EDGE (p/ GSM) – continua 2G melhorado
    3G – EVDO (p/ CDMA) e UMTS – este p/ operadoras em GSM; UMTS é baseado na interface aérea CDMA (por isso o nome WCDA – Wideband CDMA – CDMA de banda larga – incompatível com o CDMA comercializado pela Qualcomm e usado pela Vivo).
    3,5G* – uma “melhoradinha” no EVDO e UMTS (HSPDA, etc.), ainda em laboratório – poucos testes.
    4G – existe apenas em teoria (em teste de laboratório, digamos).

    Logo, não há nem cogitação de a Vivo usar 4G. Até o 3G da Vivo é problemático. A Vivo anunciava em propagandas ser 3G (c/ o EVDO). O problema é q o 3G dela abrange apenas 20 e poucas cidades no Brasil todo (e na maioria só alguns bairros – “hotspots” – não barange toda cidade). Assim, ela foi proibida de veicular em propagandas ser 3G.

    Quanto ao GSM, NÃO existia na 2ª Guerra – GSM surgiu em fins da década de 80/início de 90 como forma de unificar o sistema celular em todos os países da Europa. Antes, cada um tinha o seu sistema, incompatível com o dos vizinhos, para possibilitar que quem saísse de um país pudesse usar seu celular noutro (considerando q todos são países pequenos, e q a Europa estava se unificando para se tornar um grande país).

    Por fim, parece q o CDMA Qualcomm (aquele usado pela Vivo) está mais perto de ter os dias contados do que o GSM. Basta ver a quantidade de operadoras mundiais que fizeram como a Vivo – criaram uma rede GSM (q é 2G) paralela a CDMA (q é 2G, exceto EVDO), pois o WCDMA/UMTS (q é 3G) possui aparelhos compatíveis com o GSM, além de ter maior escala e, portanto, preço menor. Logo, é mais provável o fim do CDMA Qualcomm do que do GSM (ao menos nos próximos anos).

    Quanto a Vivo utilizar 4G á balela (ou desinformação). WCDMA/UMTS é 3G. E a Telemig já anunciou vai lançar UMTS brevemente (será a primeira?). Quero salientar q não sei tudo, mas procuro me basear em fatos confiáveis antes de falar algo por aí. Qualquer dúvida, consulte o site TELECO (ou outro qualquer) e verá q não estou mentindo.

    Era isso. Abraços a todos.

  124. 124. Miguel Eduardo disse em 12 abr 2007 - 22:13

    Só para complementar: não existe tecnologia WCDMA, mas sim interface aérea WCDMA, q é utilizada pelo UMTS e evoluções.
    Assim:
    tecnologia CDMA (Qualcomm/Vivo) – utiliza interface aérea CDMA
    tecnologia TDMA – utiliza interface aérea TDMA
    GSM – utiliza interface aérea TDMA (mas com capacidade melhorada – não sei se 3 ou 8 vezes em relação ao TDMA)
    UMTS – utiliza interface aérea WCDAM (CDMA de banda larga).

    Deem uma olhada no site TELECO, no qual há uma seção q fala sobre 3G.

  125. hummmmmmmmmmmmmmm miguel eduardo andou estudando hein mas eh isso mesmo mas o problema eh q a QUALCOMM estara no 3g independente da operadora, e suas politicas tambem isso q pesa..e se vc acha q o 3g da vivo era problematico imagina o da telemig…..mesmo em hotspots a tele q oferecer isto saira na frente e qm ganha com td isto?um nicho de individuos..jah q a maioria nao se interessa ou nao sabe ou nao quer saber a tecnologia e sim de preco final por isso o gsm esta fadado a ser uma boa escolha para as teles(caso vivo)e o cdma q eh mais caro e nao ter roaming nacional(isso devido a anatel e uma serie de fatores)funcionando no analogico com uma unica operadora no Brasil e com um historico de clonagem(isso nao eh culpa da operadora e sim como resolver os casos)nao me surpreenderia a rede cdma vira base para um tipo livre da telefonica ou algo assim….mas td isso nao passa de suposicao nossas
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  126. eu quis dizer suposicoes nossas kkkkkkkkkkkkkkkkk
    falowwwwwwwwwwww

  127. ah miguel eduardo acredito q nao seja errado usar
    termo wcdma como tecnologia jah o q o Paulo Breviglieri usa nos comentarios dele no site da telecohttp://www.teleco.com.br/3g_esp.asp,um trecho
    O termo “UMTS” (Universal Mobile Telecommunication System) é utilizado para descrever uma solução de rede completa, na qual a tecnologia de interface aérea utilizada é o WCDMA (Wideband CDMA). A despeito da diferença, os dois termos têm sido aplicados pelo mercado de forma intercambiável, como sinônimos efetivos.
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  128. 128. Miguel Eduardo disse em 13 abr 2007 - 09:45

    Ze, realmente a Qualcomm estará em 3G com CDMA (desenvolvido por ela) e com o WCDMA (no qual ela apenas desenvolveu a interface aérea). Ou seja, em tese, ela ganharia muito mais se as operadoras comprassem a “solução completa” CDMA/EVDO/evoluções do q o WCDMA/UMTS/Evoluções (pq neste último recebe apenas parte dos royalties e não o todo, como no CDMA). Além disso, existe um imbróglio envolvendo o WCDMA/UMTS: é q o “grupo criador” do UMTS solicitou (contratou? – não sei) a Qualcomm para criação da interface aérea (q. originou o WCDMA), enquanto o resto da solução NÃO foi desenvolvido pela Qualcomm. Porém, esta queria “ganhar mais”, alegando ter desenvolvido o sistema (acho q é algo assim, ainda não entendi totalmente o problema).

    Com certeza o mercado e nós entusiastas (eu inclusive) usava o termo WCDMA como sinônimo de UMTS. Mas, após ler as informações do Teleco, resolvi eu passar a utilizar UMTS como nomenclatura para falar do assunto, visto q o WCDMA é apenas a interface aérea e não a “solução completa”. Como comparativo, o GSM utiliza interface aérea TDMA, mas nem por isso utilizamos GSM como sinônimo de TDMA (até porque existe uma solução “completa” para 2G chamada TDMA – q foi usada nos EUA e no Brasil em 800MHz).

    Por fim, vale dizer q a Vivo/CDMA não possui roaming nacional por uma série de fatores:
    1 – inicialmente havia apenas a banda A (q funciona em 800/850MHz), composta p. ex-estatais posteriormente privatizadas, q usavam tecnologia Analógica e, na era digital, passaram a ter TDMA ou CDMA, cfe. escolha da operadora – A Vivo, p.ex. usou CDMA 2G em SP e RJ, mas TDMA no RS (no caso, parte da Telefonica).
    2- o surgimento da concorrência em Banda B (q também funciona em 800/850MHz), mas apenas digital – TDMA ou CDMA.
    3- A Vivo só possui licenças em Banda A e B (ou pq comprou as estatais ou pq adquiriu as licença p/ banda B).
    4- na época da “digitalização” só exitia GSM em 900 e 1800 MHZ (posteriormente, para atender os EUA, passou a existir GSM em 850 e 1900 MHz), o q levou todas as operadoras bandas A e B do Brasil a adotar ou TDMA ou CDMA.
    5- CDMA só existe (até hoje) nas frequencias 800/1900MHz – não há em 900 e 1800. GSm, como eu disse, em 900/1800 (Europa) e 850/1900 (p/ as Americas).
    6- Como as bandas D e E posteriormente licitadas abrangem a frequencia 1800, permitiu-se o uso apenas do GSM (pois não havia e não há CDMA nessa frequencia), motivo pelo qual a Vivo decidiu não participar dos “leilões”, pois havia escolhido o CDMA como tecnologia. Além disso, a Vivo implantou o CDMA 2G nas regiões em q seu 2G era TDMA (caso do RS). Assim, a Vivo/RS tem hoje Analógico, TDMA, CDMA e GSM, todos operando em 800/850MHz.

    Logo, não há operações da Vivo/CDMA em todo território nacional em virtude de uma série de fatores q a impediram q poderiam ser resumidos em “frequencia (so 800/850) e tecnologia utilizadas (na época só existia CDMA -ou TDMA- nessa frequencia, e nao GSM)”

    “Falei” (escrevi) demais de novo. Era isso. Abraços.

  129. 129. Claudia disse em 17 abr 2007 - 16:35

    Na sexta feira dia 13/04 recebi meu novo aparelho V360 GSM da VIVO,o anterior ficava sempre “sem serviço”. Estou satisfeita com o novo aparelho o sinal está otimo !!Estou tentando saber se há uma forma de colocar na tela/visor do telefone e meu nome,alguem sabe se isso pode ser feito ????

    Com tanta confusão da VIVO,ao inves de entregarem 1 aparelho(troca) me enviaram 2, muito loucos !!!!

    Gostei muito de tirar duvidas, receber opiniões e ajudas de todos , obrigada !!!

  130. 130. Claudia disse em 19 abr 2007 - 10:38

    Bom dia!

  131. 131. Claudia disse em 20 abr 2007 - 17:20

    ALEXANDRE FUGITA, VC SABE ME DIZER SE TEM COMO COLOCAR MEU NOME NA TELA DO MEU TELEFONE (V360 GSM VIVO) ????

  132. 132. Jéssica disse em 21 abr 2007 - 13:49

    Olá!!! Eu tenho um celular Gsm desbloqueado da sony o w300i, e gostaria de saber se ele funciona de forma normal com o chip da vivo. Sou de Aracaju-se. Ah, e gostaria de saber quanto custa o chip da vivo aqui em Aracaju. Obrigada. E também se a vivo ja esta vendendo o chip separadamente sem precisar comprar um celular da própria. Vlw.

  133. Claudia,

    Primeiro, agradeço que tenha gostado de trocar idéias aqui, hehehe!

    Bom, não sei como colocar nome em celular da Motorola. Acho que se vc ligar para a Vivo eles devem ter a dica.

    Jéssica,

    Sim, funciona. Pra saber o preço do chip, vá a uma loja da Vivo. Aqui em SP eles vendem chip avulso, não sei aí no SE.

    Abraços a vcs!

  134. 134. Rodrigo Andrade disse em 30 abr 2007 - 03:46

    Rpz… Vamos falar da loja virtual?
    Comprei um aparelho no dia 26/03… Um gsm, Samsung E256.
    Estranhamente, esse pedido foi pago e a vivo deu um erro no sistema lá… Resultado?
    No dia 05/04 liguei reclamando… Eles disseram q não teriam o q fazer… Estornaram o valor da compra que foi R$539,00 em 10x.
    Bem… Refiz esse pedido, como já tenho celular não teria nada d+ esperar um pouco né? Até pq a diferença para a loja fisica aqui na Bahia era de R$ 160.
    Dia 10, efetuei o pedido novamente…
    Para a minha surpresa… Esse deu certo!
    Bem, hj é dia 30 de abril… e esse produto não chegou!
    Eu liguei para lá, acreditem!!!!!!!!!!!!!!!!!! eles não conseguiram localizar o endereço aqui em Feira de Santana. Ou seja, o produto chegou aqui e voltou (segundo eles).
    Ontem eles me ligaram dizendo que iam mandar o aparelho de novo. E que no máximo SEXTA estará aqui… É só vendo para acreditar viu!?
    Se esse produto ele não chegar, eu vou desistir da compra.
    É uma falta de respeito, o submarino chega em 2 dias(e o seu serviço com os correios, o sedex, espetacular). A americanas(e seu horrível sistema de transportadora) em 8. A Vivo em 2 meses! ;/
    É um absurdo… A Vivo só trabalha com celular e é assim!
    Qualquer novidade eu posto aqui novamente.
    Faloww…

  135. rodrigo acredito q esse nao seja o topico mas jah q tocou no assunto eu comprei semana passada um samsung u510 desire seg, terca me ligaram pra confirmar sexta entregaram..submarino jah comprei e veio errado o produto ai jah viu mas eh assim mesmo o perigo eh nao generalizar..
    falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  136. 136. Arioni Valente disse em 2 maio 2007 - 16:39

    Faço um comentario sobre a vivo ter implantado o sistema gsm. o sistema gsm sempre foi mal visto e mal aceito pelos adeptos da VIVO. agora 4 ou 5 anos depois de por exemplo a claro ter o sistema GSM mudaram de idéia. Como fica o sinal de qualidade da Vivo ja que sabemos ser uma questao de tempo enterrarem o cdma como fizeram com o tdma? Pra mim é tudo conversa pra boi dormir, me desculpem, sempre fui usuario GSM CLARO, nunca troquei, só nao via quem nao queria que cdma nao funciona, agora estao aí fazendo propaganda, parabéns a Vivo por ter se dobrado ao melhor, apesar de estar 5 anos atras das demais operadoras GSM. Um abraço.

  137. Fala ae! To querendo trocar meu celular mas sou leigo no assunto, e em vista do preço dos aparelhos e dos recursos to pensando seriamente em pegar o w300i da Sony, que é GSM da vivo. Eu tenho vivo CDMA, e nunca tive problemas de sinal com ele. Queria saber se o sinal GSM da vivo já tem uma cobertura boa e se pro futuro vai melhorar tb? Não me importo com esse lance de internet, tv e vídeos no celular. O que me importa mesmo é se o sinal dele não vai deixar a desejar na hora das ligações e tals.
    Se alguem puder ajudar, eu agradeço!
    Valews!

  138. 138. liidison disse em 16 maio 2007 - 18:53

    Bom parece que a ViVo gostou mesmo do GSM pois aqui tem 1000 GSM nas vitrines para meia dúzia de CDMA. Ha e os preços dos CDMA agora tão um absurdo em comparação aos GSM de mesma categoria. A vivo fala que nós temos a escolha entre CDMA e GSM, mas pelo visto estamos sendo obrigados a optar pelo GSM, o que não é ruim pois tem mais variedades de aparelhos e aparelhos mais bonitos e baratos. Mas dizer que ela vai manter as duas redes, ou pelos menos investir mais no CDMA tá cada vez mais difícil de se acreditar.

  139. Arioni,

    Tecnicamente a tecnologia CDMA é melhor que a GSM. Mas o GSM é mais barato, por isso a transiçào da Vivo.

    Thalão,

    Com certeza a cobertura sempre vai melhorar, mesmo que seja pouco… O GSM da Vivo, pelo menos nas capitais está ok. No interior dos Estados ainda não é 100%.

    liidison,

    A Vivo não admite publicamente mas o fato é que realmente desistiram do CDMA.

    Abraços a todos!

  140. 140. Danilo disse em 18 maio 2007 - 07:44

    Ola, comprei um samsung E256 gsm da vivo, mas nao consigo tirar a palavra “vivo” da saudação na tela!
    alguem poderia me ajudar?

    obrigado!

  141. Danilo,

    Entre em contato com a Vivo. Acho que eles podem resolver diretamente configurando algo no sistema deles.

  142. 142. Matheus disse em 20 maio 2007 - 00:36

    Olá, venho aqui dizer que quanto a tecnologia GSM da vivo aqui na capital está OK, sinal nao cai.
    E no interior, na qual fiquei surpreso por rapidamente instalar a tecnologia GSM. E que está muito bom o sinal, inclusive pegando Km de distancia em fazendas, etc.

    Pra mim o mal da vivo é só Atendimento ao pós-pago, que desisti de ser e fiquei com o serviço pré-pago com muito mais promocoes, e recarregar via internet do proprio celular ou no PC.

    Abraços.

  143. 143. Rodrigo Andrade disse em 20 maio 2007 - 09:17

    Bem… O sinal da Vivo aqui em Feira de Santana – Bahia, está espetacular…
    Não tenho do que reclamar n…

  144. Quero saber os meios de conseguir uma franquia vivo,estou situado na cidade de itumbiara-go, ja tenho experiência em telefonia celular.Aqui na cidade não tem revenda autorizada vivo.Quero me tornar um agente autorizado.Quais são os procedimentos.Aguardo respostas…

  145. Luiz,

    Entre me contato com a Vivo para esse tipo de info. Este blog nada tem a ver com a Vivo. Apenas estou falando dela…

  146. 146. jose disse em 3 jun 2007 - 08:24

    ola pessoal boa tarde uso aqui no japao um celular casio w42ca gz one aparelho suportado nas bandas de frequencia, 3G CDMA QUALCOMM teclogia manda muito mesmo, tanto do aparelho quanto os servicos prestados pela operadora de sua cidade..
    ex: ja teve vez de eu baixar musicas em mp3 de 5 mega em 120kbps em 1 minuto so o download ja estava completo para depois clicar em ok para o cartao micro sd do aparelho de 1gb de memoria …..servicos da operadoras daqui e bom mesmo de 1 qualidade e em atendimento ao cliente tamben aparelho operando na operadoradora JAPONESA KDDI AU CELULAR CASIO Gz One W42CA

  147. lidison e fugita acredito q seja um separador de agua a decisao da vivo operar em 2 tecnologias…este ano nao tivemos lancamentos cdma e se tiver acredito q sera terminais 3g ou smartphones…primeiro ela abastecera o mercado com o gsm 850 mhz pra depois pensar o q oferecer no cdma,jah q sao muitos clientes em cdma q demorarao pra migrar mas isto soh 2008 veremos,fora q a licitacao pro 3g ta ai ai veremos de fato o q ela ira levar pra minas e a area10(banda L)jah q opera gsm e cdma na frequencia de 1.9 se levar soh gsm pra la jah teremos um aval senao dara mais um suspiro de vida pro cdma caso leve ambas…mas tudo nao passa de especulacao…. jah q ela aumentou sua rede 3g jah citado aki em marco e melhorou os planos de dados e subsidios nos seus smartphones….vamos esperar pra ver no q da de fatooo..
    falowwwwwwwwwww

  148. 148. Robson D S Silva disse em 3 jun 2007 - 13:22

    Tenho um celular mx 500 da lge é um aparelho muito bom mas gostaria q a vivo trocasse esse aparelho para mim pois outras operadoras como(tim) me ofereceu um shine eo safira.como ja sou cliente vivo não gostaria de mudar espero uma resposta ok

  149. 149. zeh disse em 3 jun 2007 - 13:54

    robson se a vivo atende as suas necessidades nao ha motivos pra trocar de operadora jah q ela tem o shine vc pode ligar na central e solicitar o aparelho dizendo q a tim te propos.Claro vai ter um chororo kkkkkkkkkkk mas eh comum teles ligarem pra clientes da concorrencia, eu jah fui pela claro mas ainda prefiro a tele q hj estou,na duvida estude as tarifacoes, planos pos, cobertura e roaming.falowwwwwwwww

  150. 150. Sergio disse em 5 jun 2007 - 16:13

    Estou na avenida Paulista perto do 1800. O CDMA pega até no 2o.subsolo, tinha trocado por GSM da Vivo mas retornei pro CDMA, o sinal GSM é pessimo, não consigo nem receber e nem fazer ligações estando aqui. Passei o problema para a Vivo que me retornou dizendo que os técnicos não tinham encontrado problema nenhum.

    O meu aparelho é o E256 da Samsung, vou vender esta joça no Mercado Livre.

  151. 151. zeh disse em 5 jun 2007 - 19:35

    sergio a vivo ta passando por este problema devido a frequencia do gsm ser mais alta do q a do cdma,chamada de indoor ela reflete mais ,por isso o sinal em casos de predio,elevadores ou ambientes fechados o gsm nao ira funcionar isso pode ser provado com a vivo jah q eh a unica q o opera nestas tecnologias ,varias trocas de aparelhos deve a isto mas coisas de tecnologia por isso ela devera oferecer alguns cdma devido a cobertura ser diferente mesmo sendo da mesma operadora e oferecendo na frequencia mais baixa do gsm 850mhz…..mas enfim quem quiser gsm tera q pesquisar um pouco antes…..
    falowwwwwwwww

  152. 152. Andre disse em 8 jun 2007 - 10:46

    Falo do RJ e gostaria de demonstrar minha total insatisfação com a tecnologia GSM da vivo. Há três semanas tive meu celular roubado (v810 – cdma). Na busca pela compra de um novo aparelho a vivo me forneceu um (V3 black- GSM)para eu comprar. Pois bem, assim o fiz, bastante esparançoso em continuar utilizando todos os serviços que ela, em propagandas e anúncios diz que são ótimos. Me decepcionei totalmente, pois para fazer download, wap, zap, e outros mais, não funcionava. Consegui devolver o aparelho. Porém, na busca por um outro que seja cdma, não mais encontro. A vivo informa que não possui o v3M – cdma, que eu gostaria de comprar, em estoque; isso durante uns dez dias sem tê-lo no estoque. Pois bem, não me resta outra alternativa, a não ser migrar para outra operadora. A vivo irá perder com essa implantação atabalhoada da tecnologia GSM milhares de clientes.

  153. 153. zeh disse em 8 jun 2007 - 11:40

    ola andre aki em sp tb ta em falta a maioria do portifolio cdma o novo catalogo de aparelhos deles esta um terco de cdma consegui resgatar pelos pontos um cdmaevdo mas este ano sera ruim pra clientes q utilizam cdma quem sabe 2008 isto regulariza
    falowwwwwwww

  154. 154. jovanny da costa furtado disse em 12 jun 2007 - 16:14

    *Moderação:* dados pessoais como número de telefone são editados.

    tehno uma idea para celuar vai revulucinoar mecardo mundial, a idea do ceculo gostaria de sabe estão interesados telefone {editado}

  155. A alguns dias atras deixei um comentario no qual dizia que queria me tornar agente autorizado da operadora vivo,vc me respondeu dizendo que esse nao era um site de relacionamento com a vivo,mas entrei em contato com vc para que se pudesse me pasasse o numero para poder esclarecer minhas duvidas pois nao eencontrei nenhum outro site.Se puder me ajudar lhe agradeço.

  156. Luiz,

    Realmente não possuo qualquer telefone ou forma de contato com a Vivo. Este é um site apenas informativo. Infelizmente não tenho como ajudá-lo. Sério mesmo. Se a Vivo não divulga as informações eu também não tenho como encontrá-las, uso os mesmos métodos que você.

    Boa sorte.

  157. Luiz Henrique tente o 08007728486,1058 ou *8486 (este de um cel)estes sao os numeros disponiveis da Vivo,boa sorte..
    falowwwwwwwwwwwwwwwwww

  158. ola eu gostaria de saber qual é o codigo da vivo pra fazer ligações restritas se puderrem me ajudar eu os agradeço o meu celular é vivo gsm fuiiiiiiii

  159. 159. zeh disse em 18 jun 2007 - 09:05

    roseli tente pelas cnfiguracoes de chamada d cel vc tem 2 opcoes cdma pela operadora e gsm pelo aparelho mesmo
    falowwwwwww

  160. 160. Renata disse em 18 jun 2007 - 12:38

    Gostaria de saber se é possível retirar o nome Vivo que fica na tela do celular (Modelo Nokia 1600)

  161. 161. Kajita disse em 26 jun 2007 - 22:13

    CASIO W42CA

    Olá pessoal. Eu possuo um Casio W42CA trazido do Japão. Como disse o amigo José (comentário 146), o celular casio W42CA G´zONE é um aparelho suportado nas bandas de frequencia, 3G CDMA QUALCOMM, da operadora AU by KDDI. Gostaria de saber se alguém sabe como se faz para desbloqueá-lo para utilização em alguma operadora que fornece o sistema GSM.

    Muito obrigado.

  162. 162. josé edmilson da silva disse em 3 jul 2007 - 20:40

    *Moderação*: Dados pessoais não são permitidos

    quero informar meu novo endereço de 4 linhas
    rua: {editado}
    casa {editado}
    bairro: {editado}
    cidade:{editado}
    cep:{editado}

  163. 163. josé edmilson da silva disse em 3 jul 2007 - 20:44

    contato: tel: {editado}

  164. Cara, a cada dia que passa eu me surpreendo mais em como as pessoas não sabem usar a internet.

    Fiquei besta quando recebi os dados desde cidadão via subscribe to comments…

    Santa ignorância =/

  165. Kadu,

    No mínimo ele deve achar que eu sou da Vivo… O pior é que este post é um dos que mais possuem assinantes do Subscribe… juntamente com o outro sobre Vivo GSM.

    No final editei poucos segundos após receber os dois emails com dados dele. O seu comentário já estava achando que era maisum dele… se fosse ia bloquear o IP por algumas horas.

    Vai entender esse pessoal que coloca endereço, telefone e outros dados… E não é a primeira vez que acontece!

    Abraços!

  166. Tenho percebido isso mesmo Alexandre, estou com este post assinado desde o começo, para acompanhar as discussões sobre rede GSM da Vivo, tenho recebido cada coisa de deixar os cabelos em pé.

    O que falta é inclusão digital para o povo, tentar ensinar para as pessoas o que é e como funciona a internet, para assim elas poderem tirar o máximo proveito da ferramenta. Jogar um computador conectado à internet no colo do usuário sem diretrizes básicas, pode emburrecer ainda mais o sujeito.

    A quantidade de “Josés Edmilsons” com acesso a internet só se multiplica com isso…

  167. 167. Heber disse em 5 jul 2007 - 16:40

    Olha eu tenho um sony ericsson w800i, ja desbloqueado, so q ele nao aceita o chip da vivo busquei saber mais sobre porq sony tem 900ghz e a vivo usa 850ghz, sera q tem como eu desbloquear essa frequencia?

  168. 168. david disse em 10 jul 2007 - 00:41

    kiero saber como se instala el msn live en mi cel

  169. Heber,

    Até onde sei o w800i é quadband ou seja, deveria funcionar com a Vivo. Só se o aparelho estiver bloqueado para a operadora original que vc comprou.

    David,

    Sem saber qual o seu cel, ninguém vai saber como ajudá-lo nisso…

  170. Olha , eu sou fiel a vivo há 12 anos no pós pago pessoa fisica e tenho um pós empresarial tb e até hoje não vi nenhuma operadora melhor que a vivo. A vivo é a melhor. Já viajei para todos os lugares com meu celular e nunca me deixou na mão. E digo mais. A vivo Gsm vai arrebentar a Tim e a Claro no meio agora mais do que nunca. Nenhuma operadora pega bera da vivo essa que é a realidade. Logico que o atendimento nao eh bom porque o tamanho da vivo é gigantesco , agora eu convido voces a tentarem cancelar um Tim conta ligado para *222 do aparelho de voces. É uma lastima a Tim . Quem fala mau da vivo é pq é pobre e nao tem dinheiro para por recarga em seus celulares. Compra um pós pra ver se dá problema.!!! E digo mais. Os fdp das jogadas politicas tiraram a vivo da parada em MG e La na ponta do nordeste, porque ela arrebentava e nao tinha boca pra outra operadora., depois da jogada e da vivo ganhar bilhoes das outras operadoras, ela cedeu essas areas para A Oi , claro e Tim , que ela ainda vai arrebentar e depois comprar a preço de banana. A Vivo é da Portugal telecom e da telefonica .!! Agora eu pergunto voces acham que da boca?? hahaha nao dá !! A vivo é a maior e vai estourar. Gasto 350 pau por mes com gosto com a Vivo

  171. 171. Lídison disse em 24 jul 2007 - 01:00

    Isto aí em cima é que é uma lástima. Vou ser o mais curto e direto possível.

    >A operadora não deve ter distinção de tratamento entre clientes pré, pós ou que seja. Uma operadora séria trata com respeito e qualidade seus clientes independentemente do fator de plano escolhido.

    >O número de Tim pós é *144, para se fazer diversas solicitações inclusive cancelamento. *222 é exclusivo para pré pagos e conta fixa. não é preciso nem dizer o que acontece com quem é pos e liga para o numero errado né!?(*222)

    >Ela não opera em mg e noordeste pois foi burra e não quis comprar a freq de 1800mhz pois nunca oeraria até os dias atuais em gsm pois era “tecnologia ultrapassada” e ela tinha a tecnologia do futuro bla bla bla…

    > pelo que eu saiba antes de arrebentar e sair comprando bananas por aí ela tem que dar satisfações a Receita, Ministerio público ou qualquer orgão público competente pois não é admitido monopólios.

    > ela continua definhando perdendo clientes aos pucos: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u313358.shtml

    >é um mito extremamente um mito não existem super operadoras de cel aqui no Brasil temos as piores e as piores ainda

  172. boa noite mas acredito q seja puro romantismo esperar q alguma operadora trate ”iguais” seus clientes…jah eh separado no call center ilhas pra clientes pre,pos e corporativo isso em todas..
    cancelar algo nelas principalmentes pos e servicos …..reze uma ave maria(caso seja catolico) e um pai nosso pq soh com MUITA paciencia pra conseguir….
    a vivo burra?acredito q nao, ela nao opera nos estados mencionados nao por ser burra mas sim por ter escolhido uma tecnologia q nao eh pra grandes massas em um pais subdesenvolvido onde o forte eh servicos de internet movel(cdma)junto com a burocracia e demora da nossa Anatel q nao liberou as ociosas frequencias de 800mhz q as outras teles nao usavam mais….clonagem,recargas mais caras,funcoes capadas nos celulares….e qm eh a maior operadora do pais……pq sera….
    acredito q seja q seu planejamneto de cobertura nos estados onde atua tenha dado certo principalmente em sp…. e foi a q mais vendeu no dias das maes(2 data mais agressiva no varejo)isso sem vender em tds estados do pais….
    enfim nao vamos criar romantismo nem drama….olhe seu bolso e escolha a operadora de sua preferencia pq tds os defeitos estarao presentes..soh escolher o qnto quer pagar por eles kkkkkkk
    falowwwwwwwwwwwwwwwwww

  173. 173. Lídison disse em 25 jul 2007 - 00:54

    É realmente deixemos de romantismos. Sua declaração de amor está muito evidente.
    Disse que: “A operadora não deve ter distinção de tratamento entre clientes pré, pós ou que seja” e não que isto seja uma realidade, paciência, fui tão realista que no fim ainda citei: “é um mito extremamente um mito não existem super operadoras de cel aqui no Brasil temos as piores e as piores ainda” Se isto for romantismo não sei o é o seu realismo.
    Ilhas devem ter sim para manter uma organização de atendimento, em fim um atendimento especializado justamente para a melhora e consistência da qualidade, não como um fator de discriminação entre por exemplo ricos e pobres. Sim é muito difícil cancelar planos pos ou qualquer serviço que seja neles porém há casos e casos. Cancelei um plano de ddd da tim em 15 dias de uso pois tinha mudado de ideia, e pra minha surpresa na primeira solicitação foi cancelada. Sorte, pode ser mas não era nem para ter me espantado pois é um direito do cliente. No Brasil as coisas acontecem pois as pessoas pensam desde o começo que é um favor que nos fazem e nunca um direito nosso no que quer que seja. Outro exemplo o prof da minha colega de faculdade desistiu de pedir cancelamento da linha pos vivo. Pra poder se livrar da linha ele transferiu a conta para pré e largou o tel pra lá e ainda passou a dica para os alunos. E como não é burra se ela aterrisa em um pais sub como quer oferecer serviços de 1º mundo? é uma estratégia no mínimo de doido! E ela não é maluca a esse ponto pois sabe que existem mercados ferteis em todo brasil. e a tecnologia móvel é muito de operadoras cels é cara até mesmo em paises desenvolvidos.
    É a maior operadora do país pois como não é tão burra quanto parece comprou várias teles como a claro fez. Só que como fez isso primeiro tinha uma ampla gama de empresas “vendáveis” apenas isto. E o que é inegável é que aos poucos ela está minguando, o que agora deve estagnar ou reverter com a sacada de brigar no mercado gsm. A vivo Ficou muito manchada com essas de bloqueio e outras coisas inconvenientes, pois onde o bloqueio do sim lock das operadoras gsm passava despercebido e parecia coisa de criança ante os bloqueios que a vivo impunha nos próprios aparelhos e conseqüentemente a seus clientes sem necessidade. Daí ao invés de ostentar ser uma operadora de elite, tecnologia de ponta passou a ostentar as marcas da inconveniencia, do descaso, espanto, risos e zombarias das pessoas que curtem boa tecnologia.
    E com isto na realidade cada um merece a operadora que tem, pois infelizmente se não nos impormos como clientes qualquer uma vai fazer o que quizer, ou seja lucrar e sair do vermelho.

  174. 174. zeh disse em 25 jul 2007 - 09:35

    lidison isso td esta virando um drama jah kkkkkkkkk mas entendo o q vc disse e concordo parcialmente….o q acontece eh q a vivo jah percebeu isso lancou o gsm, e o cdma esta voltado mais pra dados jah q esta tecnologia oferece isso melhor …celulares cdma vc dificilmente encontra soh palm e o moto q …jah consegui cancelar uma linha pos vivo com uma ligacao como vc disse foi sorte acredito q sendo educado e muito calmo vc tende a ter mais sucesso …entao volto a dizer olhe pro seu bolso e escolha a sua operadora pq problemas tds tem e q chegue a portabilidade numerica e viva a concorrencia ….
    falowwwwww

  175. 175. Maria Isabel disse em 9 ago 2007 - 23:57

    Olá, vc sabe se é possível configurar um motorola L6 (GSM da TIM) para ser usado com o chip Vivo GSM quadriband? Qdo coloco o chip da Vivo no celular ele pede um tal de código de subsídio. Agradeço pela informação.

  176. Maria,

    Isso significa que seu aparelho está bloqueado para outra operadora. Se você morar na região da Oi pode tentar desbloquear o aparelho com eles. Ou pagar para sua operadora antiga desbloqueá-lo.

  177. 177. gustavo disse em 14 ago 2007 - 11:56

    ola!! gostaria de saber se tem um jeito de tirar a palavra vivo da tela principal do celular Sony Ericsson w300i, pois já tentei de tudo e não sei como, se puder me ajudar agradeço.

  178. 178. advaldo disse em 19 ago 2007 - 21:01

    por favor, ganhei um celular foma sh901is de chip gostaria de saber qual chip devo comprar para que ele funcione e onde comprar o chip.

  179. Gustavo,

    Difícil. Acho que só em uma loja da Vivo…

    Advaldo,

    Isso parece um celular japonês… acho que aqui não funciona…

  180. 180. Romulo disse em 11 out 2007 - 20:46

    Olá!!!
    Parabéns pelo site!! realmente muito bom!!
    mas infelizmente não achei o que estava procurando…
    se puder me ajudar agradeço..

    comprei um celular da vivo (chip) Nokia 6061…
    mas não consigo tirar o nome da operadora da tela!!
    já coloquei o nome no perfil… mas aparece no canto da tela.. e no centro o nome VIVO não desaparece..

    Vc sabe como Substituir aquele nome??

    Vlw !!
    Aguardo resp…
    Abraço..

  181. Romulo,

    Primeiro, obrigado!

    Esse é um problema muito comum com os celulares Vivo. Todo mundo quer colocar o próprio nome na tela do celular, isso é um fato.

    Infelizmente não faço idéia de como fazer isso. O que eu sei é que esse nome vem da rede da operadora (óbvio). Já me disseram que se vc ligar na Vivo eles podem tirar isso. Não tenho certeza.

    Abraços!

  182. 182. Alcides disse em 27 dez 2007 - 10:47

    Bom dia tenho um celular trazido do japão modelo casio w42ca 3g cdma qualcomm (item comentário 162), também gostaria de saber se à possibilidade de estar desbloqueando-o, para habilitá-lo em alguma operadora aqui do Brasil…
    Aguardo retorno,
    Obrigado

  183. 183. Alcides disse em 27 dez 2007 - 10:50

    Desculpe-me, meu aparelho celular é igual ao do comentário 161.

  184. PRECISO DO CVÓDIGO DE RESTRIÇÃO DO CELULAR DA VIVO GSM ,MOD. 6061 – RH98, QLGUÉM SE HABILITA A POSTAR AQUI?

  185. 185. David disse em 6 jun 2008 - 09:31

    Tenho um celular Casio G’zOne e gostaria de saber se alguem sabe a programação dele.

    Grato,

  186. eu perdi meu celular e nao to consiguino bloquear pela internet e nem pelo telefone eu gostaria q vcs bloqueacem o meu telefone o numero e 98443384

  187. 187. marta disse em 19 dez 2008 - 18:05

    como saber se um cel e pos pago so olhando no aparelho marca alguma coisa tem uma pessoa que diz para mim que não é ,mas acho que e pos ele não quer emprestar

  188. 188. carlos aguiar disse em 27 ago 2009 - 20:19

    tenho um celular win gz one w42ca, e gostaria de saber como fazer para opera-lo no brasil, e se e´possivel opera-lo aqui.obrigado.

  189. bom eu conprei este pacote e fiquei muito satisfeito no inicio mas no momento esta me dando uma caseira so, não consigo acesa nada.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email