4 dicas para você blindar sua rede sem-fio

por Lucas Castro

[Wi-fi]Olá, meu nome é Lucas Castro e mantenho o about:blank. Recentemente, fui convidado pelo Fugita para escrever um artigo aqui no Techbits e escolhi escrever sobre como proteger redes Wi-fi. Escolhi isso porque percebo que muitas pessoas possuem redes deste tipo em casa, e por falta de conhecimento acabam por deixá-las completamente sem segurança, permitindo acesso de qualquer pessoa por perto. Seguindo essas 4 simples dicas, você aumentará significativamente a segurança da sua rede.

obs: o Fugita foi convidado para escrever sobre como blogar como convidado no about:blank.

  1. Altere a senha de administração. As senhas padrões de roteadores, access points, appliances, switches são divulgadas através de listas de senhas padrões. Lembre-se de usar uma senha segura – letras e números alternadamente, sem repetição alguma e maior que 6 caracteres. Não se importe em anotar essa senha em algum papel, apenas lembre-se de guardá-lo em local seguro. Se possível troque a senha periodicamente – uma vez a cada 3 meses, por exemplo.
  2. Troque o SSID. Coloque algo diferente que dificulte a identificação da fonte da rede. Assim, mesmo que eventualmente alguns pacotes da sua rede sejam capturados, não haverá como descobrir da onde eles vêm. Procure sempre usar nomes genéricos como “wifi_jkl”, “default123” e assim por diante.
  3. Desabilite o “SSID Broadcast”. Isso evita que dispositivos identifiquem automaticamente a existência da sua rede. A desvantagem é que para conectar, você terá que inserir manualmente o SSID. O que não é exatamente uma grande dificuldade, já que você terá que digitar a senha também.
  4. Ative criptografia[bb] dos dados. Para isso, habilite a opção de criptografia WPA/PSK com TKIP. Para gerar a senha (passphrase) utilize o gerador de senhas seguras desenvolvido pelo Steve Gibson. Sem criptografia, é possível capturar todas as informações que trafegam na rede como por exemplo: conversas de MSN, logins e senhas em sistemas HTTP, e-mails e etc. Com a criptografia, mesmo que pacotes sejam interceptados, ninguém conseguirá descobrir o conteúdo real deles. Note que a senha terá 63 dígitos, o que torna o ato de digitá-la algo não muito prático. Por isso, recomendo a utilização de um meio seguro para compartilhar a senha com os dispositivos que vão acessar a rede – um pen drive por exemplo. Uma vez digitada, a senha será armazenada na memória interna do computador ou dispositivo e não será necessário redigitá-la.

[config nos roteadores]

Comentários do Facebook
83 comentários
  1. Opa Lucas!

    Legal, ótimo texto e valiosas dicas para todos que se aventuram no mundo do wi-fi!

    Abraços!

  2. Olá Lucas Castro (E Alexandre!)!

    Aqui em casa eu uso a dica 1, 2 e parte da 4 (na verdade no lugar da wpa eu uso a menos segura wep).

    Compenso isto habilitando no roteador o controle de acesso por MAC adress! Assim só meu Notebook e meu Palm podem se conectar na rede :-)

    A dica três eu não uso por questão de praticidade. Imagina ter que digitar o ssid toda que vez que o palm ou o notebook for usar a rede wi-fi.

    Claro que seu eu morasse próximo de um centro de informática eu seria mais pragmático com a segurança.

    [evangelização]
    Uma segunda camada de segurança é usar um OS decente e seguro, eu uso Linux :-)
    [/evangelização]

    Pra onde eu moro, acho que a segurança está adequada :-)

    []’s

  3. Sérgio,

    WEP e MAC Filter não são coisas que eu chamaria de seguras.

    Elas servem, por exemplo, para o vizinho não conectar por engano na sua rede. Uma WEP é quebrada em menos de 10 minutos com um ataque de dicionário com poucos vetores de inicialização. MAC filter pode ser burlado com “MAC Spoof”, basta rodar um Ethereal alguns segundos e analisar os pacotes.

    Se você busca segurança, aconselho trocar pelo menos WEP por WPA

  4. há, o Lucas já foi meu professor nisso! :)

  5. Isso Diego, acabei dando aula pra tanta gente no msn, que decidi escrever um tutorialzinho rápido hehe

  6. Olá Lucas!

    Eu vou tomar vergonha na cara e trocar o wep pelo wap ;-)

    Valeu pelas dicas!

    []’s

  7. Muito boas as dicas do lucas, mas se o router tiver suporte a WPA2 é melhor :D
    Se for pra uma rede pequena eu também daria a dica de o router só aceitar conexão de MAC’s registrados, assim se você tiver 2 notebooks na rede, você registra os dois macs no router, e se mais alguém furar um dos bloqueios pode parar nesse.

  8. Sergio,

    Vai pelo Lucas, WEP é fraco demais. O cara quebra e consegue um MAC válido. Pronto, a festa está aberta.

    WPA é tão difícil, mas tão difícil de quebrar, que é mais fácil ganhar na Megasena.

    Eu uso WPA e MAC address, com IP fixo pra cada máquina. Mais seguro impossível.

    Diego,

    Então o cara é fera neste assunto mesmo! Já deu “aulas”! Legal! Tirei sorte grande com o Lucas escrevendo este post, hehehe!

    fenrrir,

    Não conheço o WPA2, mas valeu pela dica.

    Lucas,

    Valeu novamente por ficar atento e responder os comentários!

    Abraços a todos!

  9. E se que quiser compartilhar meu ponto de acesso com a comunidade e, ao mesmo tempo, ter privacidade?

  10. Lucas e Alexandre! hehe

    Com essa dupla ninguém pode.

    Valeu!
    Dicas guardadas nos favoritos do Del.icio.us.
    E conheci mais um blog.

    Abraços aos dois :D

  11. […] Ao mesmo tempo que fui convidado para escrever aqui, convidei o Lucas para dar uma palhinha com 4 dicas para blindar sua rede sem-fio l? no meu site, . ? uma experi?ncia interessante na qual todos saem ganhado: o blogueiro, o […]

  12. José,

    Se você quiser fazer isso, terá que usar programas a parte para encriptar apenas suas configurações. Todos os serviços que você for utilizar, terão que ser feitos por uma proxy encriptada o que deixaria o serviço lento. Fora que se sua rede for utilizada por alguém mal intencionado para cometer algum crime, você será responsabilizado, pois partiu da sua conexão com a internet.

  13. Neto,

    Hehe! Que bom que conheceu um novo blog, hehe, o Lucas agradece!

    José,

    Bom, o Lucas já respondeu, mas eu ia dizer que vc pode fazer isso compartilhando a passphrase com sua comunidade. Claro, o alcance do wi-fi é limitado e tem a questão da responsabilidade jurídica em relação ao uso da sua conexão à web.

    O que vc pode fazer é se juntar à rede FON, distribuindo wi-fi gratuitamente. Se não me engano há uma senha pra cada um entrar e aí sim, deve ser mais seguro do ponto de vista jurídico.

    http://www.fon.com/

    Lucas,

    Eu vi que vc respondeu mas não resisti em dar a minha “visão”.

    Abraço a todos!

  14. Alexandre,

    Claro, e foi muito boa. Não sabia da existência de uma comunidade para compartilhar wi-fi!

    Não respondi ao Neto porque não sabia afinal qual blog ele tinha conhecido, mas agradeço sim hehe

    abraço

  15. Lucas,

    Hehe! Legal, conheceu mais um serviço! É uma startup da Espanha, acho.

    O Neto é leitor regular aqui do Techbits, por isso sabia que o blog que conheceu foi o seu, hehe!

    Abraços!

  16. Legal esse Fon, Fugita! Será que já tem no Brasil? Se eu não me engano tem participação do Skype na parada…

  17. José,

    Bom, acho que o FON não tem barreiras geográficas. Vc pode instalar no seu roteador/ sistema (não sei como funciona) e começar a prover para a vizinhança wi-fi grátis atravésdo projeto.

    Abraços!

  18. Muito interessante…obrigado!

  19. Nelson,

    Que bom que gostou!

    Abraços!

  20. bom Pessoal falando se em segurança e responsabilidade com uso da net, nada melhor que usar o skype zones, pagando apenas 10 usd por mês vc. acessa de qualquer hotspot no mundo, olhei que não são poucos não.

    abraços e sucesso a todos.

    NILTON

  21. Nilton,

    Valeu pela dica. Mas esses Skype zones estão por toda parte ou é necessário andar muito até encontrar um hotspot?

    Abraços!

  22. http://skypezones.boingo.com/search.html
    veja o link acima, um infinidade, ao menos não conheço nenhuma operadora que forneça tantos hotspots, com um preço mensal tão baixo.

    abs.

    NILTON

  23. Nilton,

    Valeu pelo link, realmente possuem uma quantidade enorme de hotspots. Já pesquisei minha cidade (São Paulo) e existem 280 listados. Como já uso Vex talvez não valha a pena pagar por mais uma rede wi-fi. Além disso considero redes wi-fi como internet fixa e não móvel o que limita muito seu uso por aí.

    Veja este texto que escrevi:

    https://techbits.com.br/2006/wi-fi-nao-e-internet-movel/

    Abraços!

  24. 24. NILTON disse em 9 abr 2007 - 07:27

    Bom, tudo é de acordo com suas nescessidades, assim como conveniências, veja quanto vc. paga pelo seu vex por mês, e cosidere como seria caso vc. precissasse usar lo fora do páis, mas claro hoje não estamos pagando por superflos, tudo mudou e devemos economizar onde puder mos,,

    um forte abraço

    NILTON

  25. Nilton,

    na verdade não pago a Vex. Está incluso no plano do meu provedor de acesso 3 horas por mês, algo que nunca excedi devido à falta de hotspots por aí…

    Estou seriamente pensando em assinar um plano de dados para celular e viver de internet móvel de verdade.

    Abraços!

  26. 26. Fabio disse em 18 abr 2007 - 17:28

    Ola Lucas,

    Estou com um probleminha o meu site esta hospedado no nosso servidor mesmo. e quando configuro o roteador Wi-FI DlinkDI-624 eu acesso todos os sites menos o da empresa.. Já liguei na D-link e segundo eles o meu servidor que esta bloqueando vc ALGUÉM PLEASE saberia que dizer como posso resolver isso ?

    ABRAÇOS,

    Fábio

  27. Fabio,

    Acho que isso exige um suporte técnico específico. Se o pessoal da Dlink não sabe, consulte um técnico especializado.

  28. 28. Mario Elisei disse em 3 jun 2007 - 20:56

    Boa noite Lucas!

    Otimas dicas, instalei um roteador D-524 na casa da minha namorada e a rede está sem proteção alguma, eu estava digitando a senha do ADMIN ao invés da senha criptografada ultima opção deste modelo de roteador.

    Só não entedi como salvar a senha em uma pen drive, outra coisa, só terá 3 computadores e 1 PSP que vão conectar nesta rede.. toda vez que eu conectar terei que colocar a senha?

    Obrigado,

    Mário

  29. Mario,

    a idéia de guardar a senha em um pen drive ou dispositivo móvel qualquer, é porque a senha criada pelo gerador de senhas indicado é muito grande. Fica inviável decorá-la ou até mesmo digitá-la. O ideal é copiar e colar mesmo de algum lugar.

    Os dispositivos armazenam a senha e você só precisa configuar uma vez. Depois eles vão acessar a rede direto.

  30. 30. Mario Elisei disse em 4 jun 2007 - 20:18

    Bacana Lucas!

    Vou fazer uns testes neste final de semana na casa dela, é que eu deixei a conexão sem senha, aberta para tudo.

    Mais seu tutorial ajudou muito, muito mesmo para melhorar a seguraça.

    Muito obrigado,

    Mário

  31. Mario e Lucas,

    É isso aí! O texto do Lucas é muito bom e ajuda bastante!

    Abraços!

  32. 32. Andrei Scaratti disse em 7 jun 2007 - 22:25

    Muito legal amigo….

    Ajuda muitas pessoas que estão iniciando em redes wireless…

    Abraços….

  33. 33. Mario Elisei disse em 18 jun 2007 - 11:35

    Só uma coisa!

    Para aqueles que forem iniciantes assim como eu e usarem o MSN vai uma dica abaixo.

    Eu configurei a rede seguindo o Tutorial do Lucas e deu tudo certo, mas estava com problema na conexão do MSN.

    O que fiz para resolver?

    1º entrei como ADMIN
    2º Fui na aba WAN
    3º No campo MUT mudei o valor de 1500 para 1400

    Após isso os MSNs conectaram numa boa.

    Espero que ajude,

    Mário Elisei

  34. Lucas,
    estou começando a utilizar rede sem fio na minha empresa, primeiro começei colocando um d-link 524, tive que tirar pois o mesmo não deixava imprimir em rede (a impressora está instalada em uma estação e com o d-link as outras máquinas mandavam imprimir mas não conseguiam), então troquei por um g-link (é um branco), estava indo até bem, até 2ª feira passada quando minha rede começou a cair de minutos em minutos, trouxe o d-link de volta e continuou acontecendo o mesmo, coloquei outro g-link e nada mudou, meu servidor está com windows server 2003, e estou usando servidor de domínio, para que o usuário possa logar em qualquer máquina com o seu perfil, será que isso tem algo a ver? minha rede possui 1 servidor, 7 estações, 2 notebooks, pode me dar alguma dica?

  35. 35. Marcelo disse em 24 jul 2007 - 14:25

    Como bloqueio sites numa rede sem fio ???

  36. Mario,

    Valeu pelas dicas!

    Luis,

    Bom, espero que tenha resolvido o problema pois não faço idéia do que possa ser.

    Marcelo,

    Os roteadores sem fio costumam ter uma área, que varia de modelo para modelo, onde é possível bloquear sites e IPs que não quer que sejam acessíveis. É olhar no manual do seu equipamento.

    Abraços a todos!

  37. 37. esdras disse em 4 ago 2007 - 09:40

    como fasso para configura uma rede sem fio,numa distancia de 150mt,já tentei colocar antena,e uma placa de rede,acha a rede mas não conecta,porfavor o q eu fasso

  38. 38. Mário Elisei disse em 4 ago 2007 - 10:47

    Olá Esdras!

    Quando você procura a rede e acha o sinal se encontra forte? Se sim ou até mesmo estando fraco, era para conectar, sugiro que de uma resetada no que fez e recomece configurando do ZERO o roteador, pois o problema da distancia está resolvido.

    Abraço,

    Mário Elisei

  39. Esdras,

    150 metros para wi-fi é muito longe. Recomendo antenas. Vc pode tentar fazer duas antenas direcionais uma apontada para a outra, de preferência com visada. Recomendo tentar uma “cantenna”. Procure no Google como fazer uma dessas. Fiz em casa e funciona legal.

    Mário,

    Valeu pelo help ajudando a responder a dúvida do Esdras!

    Abraços a vcs!

  40. 40. Mário Elisei disse em 6 ago 2007 - 16:53

    Fala Alenxandre!

    Verdade não tinha me apercebido deste fato, realmente o roteador D-LINK 524 atinge segundo o fabricante 100 metros.

    Antenas são necessárias.

    Dica: Eu criei uma antena usando cabo coaxial, soldei direto na placa de wireless a parte de cobre do cabo fiz os adaptadores para o cabo usar aquela rosca padrão das TVs a cabo (pois não achei adaptadores com aquela rosca padrão das antenas wi-fi), e ficou beleza.

    Espero que ajude.

    Abs,

    Mário Elisei

  41. Mário,

    O adaptador dos roteadores wi-fi existe em SP, já comprei alguns. Não lembro o nome agora, é estranho…

    Até!

  42. 42. alcidessimiao disse em 18 ago 2007 - 07:42

    primeira visita a este site..parabens pelas dicas . vou utiliza-las concerteza, ja vou antecipando que serei assiduo leitor….

  43. Alcides,

    Volte sempre! E obrigado!

  44. 44. Dário disse em 8 set 2007 - 08:53

    Tenho um linksys 802.11b e um modem d-lin 500b e estou tendo dificuldade para configurá-los para deixar minha rede segura. Vcs poderiam me auxiliar em um tutorial? valeu

  45. Dário,

    Se for D-link é só seguir o que está escrito no texto.

  46. 46. katia gabriela disse em 24 set 2007 - 10:54

    ola este site é mui fixe adoru peskisar nele bjus gandes

  47. Katia,

    Valeu. Visite sempre.

  48. 48. Fernando disse em 28 set 2007 - 09:39

    Gostei muito das dicas.
    Mas como faço pra baixar o gerador de senhas?
    tb gostaria de saber se o DI-524 é um bom roteador wireless e se a confiração pode ser a mesma do 604.
    Valeu!

  49. 49. Fernando disse em 28 set 2007 - 09:42

    foi mal qz dizer 624

  50. 50. Mário Elisei disse em 28 set 2007 - 11:58

    Olá Fernando!

    Então meu caro o DI-524 atendeu muito bem minhas expectativas com ele consegui colocar 02 PC desktop 02 notes, 01 Apple, 01 PC e um PSP, todos navegando, e mais, ainda coloquei uma impressora na rede.

    Sobre o gerador de senha, é só clicar no link acima, vai abrir um site aonde vc terá as senhas, para escolher outros números basta atualizar a página:
    Site das senhas é:
    https://www.grc.com/passwords.htm

    Sobre o DI-624 achei muito semelhante a configuração comparada ao DI-524 e o mais novo WBR-2310 práticamente vem configurado, a interface (design) mudou um pouco, mas nada que esse tutorial não lhe ajude.

    Abraço,

  51. 51. Fernando disse em 28 set 2007 - 14:40

    Obrigado amigo!
    eu Liguei na d-link e me disseram que este roteador só alcança 50 m mais na pr´tica qts metros vc consegue alcançar com esse router.
    se tiver diferença de nivel(altura) entre o router e o adaptador vou ter problemas?

  52. Mário e Fernando,

    Olá! Primeiro agradeço ao Mário por ajudar nas respostas.

    Bom, o link para o gerador de senhas é esse mesmo. E o Steve Gibson (o cara que fez esse gerador), em seu podcast Security Now! garantiu que é quase impossível duas senhas saírem idênticas. Além disso é totalmente seguro usá-las, tanto que uso em meu roteador doméstico.

    Quanto ao alcance, 50 m sem barreiras talvez seja possível. Mas na prática é menos. Se você estiver com problemas recomendo tentar fazer uma antena de lata (cantenna, procure no Google).

    Diferenças de altura vc resolve apontando (se for direcional) uma antena para a outra.

    Abraços!

  53. Muito bom se tivesse encontrado esse tutorial a um dia atraz nao teria apanhado tanto de um dlink.
    valeu brother

  54. Aliesio,

    De nada.

  55. 55. luciano disse em 4 nov 2007 - 11:00

    agradeço pela informaçoes de configuraçao de segurança
    gostaria de saber criar minha propia rede sem fio

  56. Luciano,

    Compre um roteador wireless 54G, ligue no modem de banda larga, faça as configurações de segurança (post acima) e voilá!

  57. 57. Paulo disse em 24 nov 2007 - 23:47

    Olá amigos, muito boas essas dicas, eu sou leigo em redes, e estou aqui o dia inteiro para conectar na rede e não estou conseguindo conectar na rede.
    Aqui está tudo certo com este computador e é aqui que tenho o roteador instalado, no outro que fica no quarto aqui do lado a menos de cinco metros de distancia e com uma parede a separá-los eu enchergo a rede sem fio mas não conecta agradeço se puderem ajudar.
    Tanto o modem como o roteador são d-link, (modem = dsl-500g e o roteador = dl-524).
    Abraços a todos e obrigado pelas dicas e por criarem este site onde podem ajudar quem precisa.

  58. Paulo,

    São vários os fatores que podem não lhe dar acesso. O roteador pode estar filtrando os Mac Address, pode existir chave criptográfica, pode ser que sua configuração no PC esteja errada, etc… Com as infos que vc passou, não tem como ajudá-lo.

  59. 59. Jefferson Oliveira disse em 25 mar 2008 - 19:35

    Olá…achei muito boa este post. No entanto entrei aqui por acaso procurando um tutorial para o Roteador da D-Link WBR-2310 que não to conseguindo configurar. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato, pois já queimei muito a “mufa” e já pesquisei onde dava e não tive bons resultados…obrigado dese já…vlws!!!

  60. 60. Demóstenes disse em 12 abr 2008 - 17:16

    entrei aqui por acaso,e gostei do que vi,acho que irei conseguir colcar senha no meu dlink DI -624,não estva conseguindo colocar senha…valeuuuuuuuuuuuuuu

  61. 61. barbara disse em 10 maio 2008 - 09:44

    Bom dia Lucas,estou com um problema em confijurar o meu roeador D-LINK WBR-2310,nao estou conseguindo nem colocar senha.me ajuda porfavor.Ass;barbara

  62. 62. Mário Elisei disse em 10 maio 2008 - 10:31

    Olá Jefferson e Barbara,

    Eu tenho um D-LINK 2310 e posso te ajudar, siga as imagens abaixo, coloque o http:// na frente de todas as imagens para você visualizar.

    Se é a 1ª vez que vc vai entrar para configurar o roteador faça o seguinte.

    1 – Digite no navegador de internet 192.168.0.1, conforme (imagem 1), USER NAME: admin (em letra minuscula) e PASSWORD: (em braco), após isso clique em LOG IN você entrará nas configurações do D-LINK.

    IMAGEM 1: i17.photobucket.com/albums/b57/melisei/Imagem1.jpg

    =========

    2 – No lado esquerdo clique em WIRELESS SETTINGS (imagem 2)

    IMAGEM 2: i17.photobucket.com/albums/b57/melisei/Imagem2-1.jpg

    =========

    3 – Security Mode: Enabled WAP2 Wireless Security (enhanced) eu uso está você pode usar outras, em WPA2 coloque seu PASSPHASE e CONFIRME O MESMO, clique no botão SALVAR SETTINGS (Imagem 3)

    IMAGEM 3: i17.photobucket.com/albums/b57/melisei/Imagem3.jpg

    ========

    4 – Por fim o roteador vai restartar é só aguardar. (imagem 4) Após a contagem regressiva e ele restartar se logar de um dispositivo Wireless vai pedir a senha.

    IMAGEM 4: i17.photobucket.com/albums/b57/melisei/Imagem4.jpg

    Dica já passada: Salvar a senha em uma pasta ou arquivo TXT em uma PEN DRIVE para copiar e colar sempre que precisar.

    Espero que ajude,

    Mário Elisei

  63. 63. barbara disse em 10 maio 2008 - 11:32

    mas a internet nao pega nele o que devo fazer

  64. 64. Gustavo disse em 18 maio 2008 - 16:30

    bom dia eu estava lendo as dicas e parei para pensar como fasso para colocar uma senha diferente para cada usuario para ter a minha propria segunraça…

    aguardo.

  65. 65. alexandro disse em 14 jul 2008 - 02:08

    meus irmãos moram a uns 800 mts da minha casa e gostaria de criar uma rede sem fio que eles pudessem utilizar,que tipo de ap,antena base,antena receptora,o que ha de melhor e com preço acessivel no mercado??aguardo resposta

  66. 66. Luis Carlos disse em 12 ago 2008 - 22:47

    Olá boa noite, gostaria que vcs me ajudacem, comprei um roteador TP-LINk 642, mais não estou conseguindo configura-lo, já tentei varias vezes, coloquei uma senha criada por mim,no final diz que minha rede já esta com segurança abilitada, mais quando vou conectar já encontro uma senha salva com 8 digitos e conecta automaticamente,não chego a digitar a minha senha que criei com 26 caracteres, o que fazer, se possivel gostaria que vc me enviasse um passo-a passo como fazer isso

    Desde já agradeço

    Um abraço Luis Carlos
    Gostei muito desse tutorial que vcs botaram da D-LINk estão de parabéns um Abraço

  67. 67. Alexandre Santiago disse em 30 set 2008 - 10:37

    Eai senhores gostei mais gostei muito desse site no momento só to curiando mas espero quando precisar que vcs possam me ajudar.
    sou tecnico em hardware e redes recentemente formado pelo senai mas como todos sabemos, na escola nunca sabemos tudo, hoje tenho varia duvidas a respeito de roteadore.
    principalmente como configurar ou abri portas, como rotear um modem essas são apenas duas de muitas as duvidas que fique sem tirar no senai se alguem poder me ajudar por favor mande dicas pro email…biguliu@ubbi.com.br.
    desde ja muito obrigado.
    Alexandre Santiago

  68. 68. Adelson disse em 4 dez 2008 - 20:19

    Pessoal estou precisando de ajuda, tenho um ap sysdata sysw5460ap plus 2, não estou conseguindo me comunicar com ele, estou fazendo o seguinte procedimento:
    plugo o cabo de rede na porta lan do ap e na placa de rede do meu micro, vou até propriedades de rede coloco o seguinte ip 192.168.2.1 e a mascara 255.255.255.0, em seguida carrego o navegador e digitom o ip 192.168.1.1 que segundo o padrão e defull, então as perguntas são:
    _como conseguir o firware e a licença caso necessário, como faço para acessar o ap , estou procedendo de forma correta.
    Pessoal preciso de ajuda conto com a costumeira cordialidade do pessoal, Abraço do amigo Adelson.

  69. ótimo post!!
    Amigo se puderem me ajudar,como posso fazer para assim que um usuário nao logado localizar minha rede sem fio clicar em conectar,ele ser redirecionado para uma pagina pessoal minha?
    ja vi em muitas redes wi-fi por aqui!
    obrigado.

  70. 70. dOg disse em 8 jan 2010 - 14:10

    Excelente!!

  71. 71. Emilson disse em 26 set 2010 - 15:12

    olá Lucas Castro , como faço pra que um vizinho que tenha acesso a minha rede wifi, não a compartilhe com outra maquina atravéis do compartilhamento de rede do windows ou qualquer outro programa?

  72. 72. Cassia disse em 27 jan 2011 - 18:42

    Olá boa tarde, td bem, tenho uma loja de internet Wifi via radio, e conseguiram roubar a senha do meu provedor e estão usando a internt de graça, como eu faço pra bloquear são essas dicas acima? e Pra descobrir quem esta fazendo isso.
    Por gentileza aguardo um retorno
    Obrigado

  73. Muito bacana suas dicas, somente agora que me dei conta que a Rede de casa estava aberta! cheguei em casa e vi crianças com um netbook sentados em minha calçada, e então percebi que eles estavam usando minha rede…pesquisei no google e dei de cara com as suas excelentes dicas! obrigado por compartilhar seu conhecimento!

  74. 74. uoolgato disse em 28 mar 2011 - 22:33

    pessoal wep é muito fraca e wpa ewpa2 de agora em diante ta começando a ficar fra tbm eu mesmo ja quebrei wpa e wpa2 do inicio é tudo muito brabo mas depois vc pega o jeito abraços atodos

  75. A parte de esconder a rede de forma que os outros não consigam ve-la achei ótima, não sabia disso.

    Mas como faço pra digiar ela de forma que ache manualmente?

    ótimas dicas cara :)

  76. 76. Camille disse em 8 dez 2011 - 07:00

    Ocorre que um cara da Airtel(India) veio instalar um roteador 450TC1 ADSL2+ROUTER e modificou a senha padrão que deveria ser login ADMIN senha ADMIN. Não consigo reconfigurar meu modem e volta e meia pego algum engraçadinho acessando a minha rede de graça.
    Costumo baixar jogos e aí já viu. A rede fica muito lenta com o sinal dividido.
    Tem alguma coisa que eu possa fazer pra resetar essa senha?

  77. 77. Ruffos disse em 8 dez 2011 - 08:03

    Oi Camille,

    Eu tentaria 3 coisas.

    1 – Ligaria na Airtel ou mandaria um e-mail explicando meu problema, pois pelo que entendo seu roteador está sem senha.

    2 – Não é padrão user ADMIN / senha ADMIN eu tentaria a sequência abaixo:

    ADMIN / sem senha
    Admin / sem senha (só A caixa alta)
    Admin / Admin

    Eu já vi roteadores com outro padrão de acesso, vale pesquisar.

    3 – Se não conseguir solução, eu resetaria o roteador, deve existir um botão (um furinho) atras de reset. Mas lembre-se, uma vez resetado ele fica com configuração de fabrica e vc vai precisar reconfigura-lo.

    Boa sorte,

    Abraço

  78. 78. Ruffos disse em 8 dez 2011 - 08:06

    Camille

    Tente isso.

    192.168.1.1
    userid: admin
    password : password

    Achei em um forum grigo.

    Abraço,

  79. 79. Antonio Carlos disse em 9 jan 2012 - 19:50

    Excelentes dicas!
    Muito obrigado mesmo!
    Estava aqui apanhando pra poder configurar a internet e agora ficou tudo beleza!
    Valeu mesmo cara!

  80. BOA DICA

  81. BOA DICA

  82. Criptografar Rede Wireless?

  83. 83. Anderson disse em 20 jun 2013 - 18:50

    dicas muito básica isso todo mundo sabe.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email