Uma análise do Internet Explorer 7 por um usuário do Firefox

por Alexandre Fugita

[IE7] Uau! Fiquei impressionado com o Internet Explorer 7. O visual, a funcionalidade, a velocidade, tudo isso foi para melhor. E finalmente o Firefox ganhou um concorrente à altura. Aparentemente a Microsoft acertou a mão nesta nova versão, por enquanto somente disponível em inglês. Agora resta aguardar o lançamento do Firefox 2 e definitivamente entraremos na segunda guerra dos browsers. Ao vencedor, as batatas… mas eu continuo com o Firefox.

Instalação

Bom, a instalação fez a validação do Windows através daquele Windows Genuine Advantage. Ok, sem problemas, mas pra falar a verdade acaba irritando. Após o download de uns 15 MB a instalação leva uns 10 a 15 minutos. O motivo é que além de tudo precisa baixar umas outras atualizações durante a instalação. Pra um programa que foi lançado agora isso é estranho. Achei demorado, está mais pra um SP3… No final é necessário reiniciar o PC, ou seja, instale o IE7 quando tiver terminado todas as suas tarefas.

Interface

O visual melhorou significantemente. Agora possui navegação em abas como no Firefox, algo que quando se acostuma fica impossível voltar atrás. O interessante é que a primeira vez que você tenta abrir uma aba o IE7 explica do que se trata para que ninguém fique perdido com essa nova funcionalidade. E também já inclui uma facilidade encontrada no Firefox 2 que é o scroll de abas quando se abre muitas delas e o espaço se torna escasso. Não gostei que os favicons não aparecem no IE7 (veja abaixo)… Acho que não sei configurar direito.
[visão geral do IE7] Há uma simplicidade proposital na interface do IE7. É a Microsoft[bb] aprendendo conceitos de usabilidade. Achei interessante que o mecanismo de busca padrão, pelo menos na minha instalação, é o Google. Sim, o Google. Estranho, não? Porque não colocam o MSN Search? Não confiam no próprio mecanismo de busca? Obs: eu não tenho nenhuma barra de ferramentas do Google instalada…

RSS, de geek para popular

[RSS ie7] Uma das novidades do Internet Explorer 7 é a inclusão de suporte a RSS. Finalmente. Se você não sabe o que é RSS, saiba pelo menos que é algo que vai facilitar a procura por informações. Para maiores esclarecimentos, leia meu post RSS, que diabos é isso?, publicado recentemente.

[barra RSS ie7] Dependendo de cada pessoa, a implementação do RSS pode agradar ou desagradar. Eu particularmente não gosto daquelas barras laterais (imagem acima) com mil funções, como busca, histórico, favoritos, presentes no IE. Na verdade não gosto de qualquer coisa que diminua o tamanho da área de visualização destinada à web. E o RSS cai exatamente nesta área. Questão de costume, não é pra mim. Continuo com os agregadores de RSS on-line.

Estranhamente o IE7 não estava detectando automaticamente páginas que continham feed RSS, o que deveria ser padrão.

Padrões Web W3C

Pelo que li por aí finalmente a Microsoft resolveu também adotar de vez os padrões web W3C. Esse é o sonho dos desenvolvedores de sites se realizando. Explico: quem faz sites vive um profundo dilema: seguir os padrões web, ou seguir os padrões Internet Explorer? Como o IE é dominante no mercado muitos optam pela segunda alternativa. Os outros browsers não conseguem manejar corretamente páginas fora do padrão.

Mas também seguir os padrões web também não dá certo. O IE6, por não seguir essas regras, não mostrava direito páginas feitas seguindo o manual. Aí que entrava a dor de cabeça dos desenvolvedores: tinham que criar uma página padrão W3C e ao mesmo tempo criar hacks para funcionar no Internet Explorer. Um lixo.

Críticos dizem que essa característica do IE6, de necessitar de hacks para funcionar corretamente, vai causar um desastre na web com o lançamento da versão 7 do navegador. Explicam que muitas páginas podem deixar de funcionar simplesmente por seguir o antigo padrão IE6, que na verdade era fora dos padrões.

Atualização automática

Se você não fizer o download por conta própria, o IE7 aparecerá a partir de novembro como uma atualização automática de alta prioridade do Windows Update. Isso só acontece com pacotes críticos de segurança, o que não deixa de ser verdade… o IE7 supostamente corrige as graves falhas de projeto do IE6…

Muitas empresas preferem não instalar a nova versão pois isso pode causar instabilidade em seu grande parque de máquinas. Após esse fato causar polêmica, a própria Microsoft disponibilizou uma ferramenta que bloqueia o download automático do IE7. Veja aqui.

Conclusão

Ficou melhor, não há dúvidas. Se eu vou usar? Não, só para fazer as atualizações no Windows Update… Quem usa o Firefox não consegue voltar para o Internet Explorer. No navegador da raposa as novidades chegam primeiro e as extensões são uma das grandes vantagens do Firefox. Espero que com o IE7 o RSS se popularize (muito provável) e os problemas de segurança acabem de vez (pouco provável).

Leia também:

A nova guerra dos browsers

Comentários do Facebook
66 comentários
  1. o mecanismo de busca padrão do IE7 é o Windows Live. não sei como, ao certo, mas ele só coloca o Google automaticamente se é o que tu já utilizava anteriormente (tu já não teve uma toolbar do Google, algum dia?).

    como no Firefox, é possível adicionar mecanismos de busca, entre eles o Google. mas este está meio escondido e é um dos poucos que não tem ícone.

  2. deixaram o google por causa de reclamacoes do proprio, já que seria novamente um jeito dela facilitar a introducao de seu produto por meios injustos.

    os favicons já eram falhos no IE6, porem nao acontece em todos os computadores, acredito que o problema seja na instalacao do sistema operacional ou conflito com qualquer outro programa.

    porem ainda acredito que a criatividade vem do Opera e não do Firefox, que copiou algumas funcoes a pedido de usuarios ou nao…

    e se nao fosse por algumas extensoes, o futuro do FF tb é incerto, já que, como um ladrão pensa em roubar apenas bancos grandes, cracker verão o FF forte no mercado e começaram a explorá-lo, como o já fazem discretamente.

  3. Olá Solon!

    Vai ver que eu instalei a toolbar do Google há tempos… mas sinceramente não lembro, hehe! Eu não gosto dessas coisas de barra do Google/ Yahoo!/ MSN/ qualquer coisa… Vou deixar assim mesmo. Praticamente só uso o Google…

    Eu acho interessante no Firefox a possibilidade de usar vários tipos diferentes de busca. Pelo que vi o IE7 também implementa isso.

  4. Olá RR!

    Eu não uso muito o IE. Por isso nem sei como procurar a configuração dos favicons. Fiz uma pesquisa e parece que funciona sim mas nem todos conseguem…

    Qto ao mecanismo de busca, o Solon (ver msg acima) confirmou que o Windows Live é padrão. Aparentemente instalei em algum momento o toobar do Google, mas não me lembro. Talvez tenha vindo com o Google Earth e eu apaguei depois, sei lá…

    O Opera talvez seja o mais inovador dos três. Mas infelizmente por algum motivo não conquistou grande market share. Talvez pq era fechado até pouco tempo atrás.

    Concordo com vc qto ao Firefox: com mkt share crescente vai começar a se tornar alvo dos crackers. Mas pelo menos a fundação mozilla tem mostrado maior agilidade na correção de problemas.

    Qto às extensões, não dá pra viver sem elas, hehe!

  5. 5. Marcelo disse em 19 out 2006 - 12:53

    A Microsoft está anos luz na frente de qualquer software livre. Este negócio de sw de livre é uma onda que vai passar, é só questão de tempo, de livre e grátís não existe nada e o barato sai muito caro.

  6. Olá Marcelo!

    Eu não disse uma palavra em defesa do software livre neste post. Foi apenas, como disse, uma análise do IE7 sob o ponto de vista de um usuário da concorrência. E acho que o IE7 chegou próximo do Firefox. Mas como a fundação Mozilla tem se mostrado mais ágil (não demora 5 anos entre uma versão e outra do seu browser), daqui a alguns meses o IE7 estará novamente anos-luz à frente do IE7…

  7. eu tb uso o FF há um bom tempo e fiz um teste com o FF2 RC2 pt-br na minha pendrive, e vi claramente mais copias do Opera, mas até ai, nada se cria, tudo se copia mesmo…

    é q muito antes da grande campanha do FF1.0, eu testava já o Mozilla Suite, mas preferiria o Opera, mesmo com a propaganda no navegador, q agora nao tem mais por ser gratuito. O ruim é que alguns sites como foram programados apenas para o IE (já q o FF nao tinha força ainda), entao davam falhas no Opera, porem continuei a usar por um bom tempo, até ver umas extensoes de segurança extra do FF, como o NoScript…

    mas nao creio q a velocidade deles seja grande, já q o FF está ficando complexo e a media de tempo de entrega de correcoes começará a aumentar… pode até cair na contradicao que o FF criou na sua grande campanha de marketing, q era totalmente seguro, depois de 1 ano, noticias criticaram já que ele recebeu bastante atualizacoes, q eram desde correcoes de bugs de execucao a perigosas brechas, mas qualquer programa tem isso, nenhum programa será seguro o suficiente para que nao possa ser atacado… ainda mais pq o mundo da informatica foi criada assim, com remendos, principalmente nos dias atuais, que há muitos modos de enviar suas correcoes…

    esqueci de mencionar no outro comentario q o favicon no meu IE6 tb nao funciona, de vez em quando, dependendo do site, vai, mas na maioria nem … mas nem ligo, já q nao sao todos os sites q tem isso, é mais estetica…

    nem testei o IE7, só baixarei a versao em portugues mesmo, por preguiça de ler em ingles XD

  8. Olá RR!

    O que eu nunca gostei do IE é a característica dele de ser feito pra esconder coisas do usuário na idéia de facilitar, ou seja, deixar as algumas operações invisíveis. Mas aí, para um heavy-user, fica complicado fazer algumas tarefas. Outra coisa é que nunca descobri como desativar aquele negócio de qdo abrir uma nova janela evitar que entre o mesmo site que vc já estava trabalhando… A questão de não respeitar o padrão e a segurança vieram depois.

    Eu digo que a velocidade de release do Firefox é grande se comparado ao ciclo de produto do IE. Qto ao favicon, é que facilita bastante qdo se usa abas já que fica possível identificar mais rapidamente a página que procura.

    Imagino que o Firefox copie o Opera e o IE copie os dois… mas todo produto/ serviço sofre deste mal… aí um deles precisa apresentar um diferencial para se destacar.

    O mais engraçado é que hoje a Secunia já descobriu uma falha de segurança no recém-lançado-há-menos-de-24h-IE7. Acho que a Secunia conspira contra o IE. Sempre eles divulgam falhas nos dias seguintes ao patch tuesday… e agora logo após o lançamento do browser…

  9. Estranho isso do favicon, note que na segunda screenshot (RSS), o favicon do feedburner está aparecendo…

  10. É verdade, Gabriel… não tinha pensado nisso… de qualquer forma não fiz outros testes… talvez o meu site esteja com configuração errada do favicon… e neste caso o Google também, hehe! Como não uso muito o IE, vou deixar quieto.

  11. Olá Alexandre,
    Vou acabar instalando este danado pra testar.
    Gostei do seu artigo, como sempre.
    Estou em uma fase de inércia de idéias por enquanto.

    ps: obrigado pela indicação, denovo :)

  12. Fala Rafael!
    Só tem um problema… depois de instalar não sei se dá pra voltar ao IE6… e tem gente dizendo que é bom ter o iE6 ainda para poder testar o layout das páginas pois vai demorar muito para que todo mundo mude para o IE7… o IE6 vai assombrar ainda por muitos anos.

    Muitas vezes fico tbém com falta de idéias… Hoje é um desses dias, hehe! Falou!

  13. 13. Mak0y disse em 21 out 2006 - 17:43

    Usava o IE, passei pro FF, gostei, passei pro Avant, gostei.. por enquanto o melhor browser que ja usei, mas ainda assim não existe browser 100% bom.

    http://www.avantbrowser.com

  14. Olá Mak0y!

    Legal! mais uma opção…

    Só que eu tenho minhas dúvidas. Parece que esse Avant Browser é só uma camada sobre o IE… ou seja, deve herdar todos os problemas de segurança do mesmo… o que não resolve muito. Depois eu testo.

  15. O Revolução postou um artigo sobre o que você me falou de não conseguir instalar o IE 6 x IE 7 juntos.

    O artigo está aqui

  16. Legal, Rafael, pela dica!

    Aqui tenho um PC mais velhinho que pode ficar com o IE6 já que na verdade ninguém usa… aí posso fazer os testes nele, hehe! Mas a dica é boa pra quem precisa das duas versões do navegador na mesma máquina.

    Por isso eu gosto dos comentários: sempre acrescentando informações!

  17. 17. Citação de Techbits em 24 out 2006 - 19:08

    Uma análise do Firefox 2.0…

    O Firefox, que já era o melhor browser para navegar na web, ficou melhor ainda. Não tem aquele fator “Uau!” do IE7 pois muitas novidades do concorrente já existiam desde a versão anterior do Firefox. As melhorias foram mais discretas, m…

  18. 18. Lucas disse em 18 nov 2006 - 20:05

    Eu detestei a interface, acho que era costume com a outra, mas não gostei. Podiam por uma opção de usar a interface classica, tipo tem no menu iniciar do Windows. As “novidades” são apenas copia de funções já existente em outros navegadores, ou seja plagio mesmo. E não tem uma das funções que mais gosto no Firefox, que é o aumento do texto atraves do Ctrl + – .tem um zoom da pagina, mas o texto continua do mesmo tamanho. Só não abandono de vez o IE porque infelizmente algumas paginas so abrem sem erros com ele.

  19. Olá Lucas!

    Uma das coisas que mudou no IE7 é exatamente a ausência do menu de opções… na verdade ele fica escondido, mas dá pra ativar indo em Ferramentas (ícone da roda dentada) e ativando a barra do menu.

    Esse é o problema: muitos desenvolvedores criam páginas para o Internet Explorer, ou seja, fora dos padrões web. Aí não tem como funcionar nos outros o que é uma pena. Eu simplesmente deixo de usar um site que não funcione no Firefox.

  20. 20. Marcelo disse em 3 dez 2006 - 11:56

    Olá pessoal, gostaria de dar minha opinião e fazer um desabafo também. Parabéns pela iniciativa deste debate.

    Nunca fui fã do IE, nem da MS, mas devo reconhecer uma coisa boa quando vejo: o programa esta estável e sem os bugs de outras versões, inclusive a de língua Inglesa. Já fui um fiel defensor do FF, mas o fato é que já estou farto de ter que utilizar o IeTab para cada 4 de 10 sites que visito com o FF (utilizo web para tudo, repito, para tudo), bem como já testei o Opera 9.02 e achei o muito ruim: não é mais rápido que o FF e conseguiu ser mais incompatível com sites do que o mesmo, o que é difícil. Para quem gosta de ter vários softs instalados em seu HD, ou não vêem problema nisso OK. Eu dispenso. Para mim, são 2 softs incompletos, pois não possuem plena independência e soberania funcional.

    De que vale ter um browser com “potencial” (FF e Opera), que ora sim, ora não, você tem que utilizar outro para navegar e utilizar todos os recursos de 4 de cada 10 sites na Web? Não é uma contradição? Como pode ser o melhor se você tem que utilizar outro em conjunto? E, pior, se é o melhor, e o outro (IE) é o vilão, por que você tem que ter o outro? Tente viver e usufruir e todos os recursos e serviços da Web sem o IE, mas apenas com o FF (ou o Opera). Segurança? Oras, 70% do mercado é composto de usuários do IE e do Windows, para que irei perder meu tempo me especializando (se fosse o caso) em invadir um sitema Linux ou o FF? Não existe soft seguro, até alguém tiver interesse em quebrá-lo.

    Me poupem da velha desculpa da programação HTML, muito menos do ActiveX (que, por ironia, muitos poucos sites o utilizam hoje em dia). Como disse, já fui defensor do FF e conheço todas as desculpas para justificar sua incompatibilidade com 1/3 dos sites. É ridículo e indesculpável que até hoje ele e o Opera não tenham adaptado sua engenharia para poderem abrir todos os sites da internet, como o IE o faz. Ele abre e navega em qualquer site, qualquer um. Oras, 70% do mercado é composto de IE: o mundo é que tem que se adaptar ao FF e o Opera ou eles é que tem que ser mais “espertos”? Por fim, deixemos de hipocrisia: todos copiam todos, prova disso é que FF é cópia do Opera. Fico com o IE 7, por mais que não tenha simpatia pela MS; pelo menos não tenho que usar 2 browsers…

  21. Olá Marcelo!

    Seu comentário vem a acrescentar esse ótimo debate então também agradeço.

    Uma coisa que as pessoas confundem é que na verdade quem não segue os padrões é exatamente o Internet Explorer. Ele criou o próprio padrão para diferenciar-se dos demais só que não foi seguido. Sites que não funcionam com o FF ou Opera (são raros hoje, não na proporção que vc mencionou, muito menos) não merecem minha visita pois o desenvolvedor não seguiu as regras de construção de uma página web.

    O IE7 melhorou bastante nesse negócio de seguir os padrões. Tanto é que muitos sites deixaram de funcionar nele pois eram adaptados ao IE6 ou seja, fora dos padrões.

    A minha “torcida” é que todos sigam o padrão: tanto os sites qto os browsers. Aí sim não teremos mais que nos preocupar com essa idiotice que é o site só funcionar em determinado navegador.

  22. 22. Citação de Techbits em 5 jan 2007 - 08:56

    IE inseguro por 284 dias em 2006…

    Na minha batalha diária pela adoção do uso do Firefox, tento convencer os usuários do Internet Explorer de que trata-se de um navegador inseguro. Toda segunda terça-feira do mês a Microsoft libera correções para o Windows, em sua maioria corrig…

  23. Prefiro o FireFox…2.0.0.1
    é o melhor…

  24. Prefiro o FireFox..2.0.0.1
    é o melhor….

  25. Olá Xará!

    Eu tbém prefiro o Firefox. Muito melhor!

    Abraços!

  26. 26. Thiago Gois disse em 1 fev 2007 - 09:56

    Hummmm, muito interessante a discussão sobre os navegadores.
    Sou somente um usuário e não entendo muito desse assunto.
    Eu sempre usei o IE e uma vez testei o FF, realmente ele é muito mais rápido q o IE, mas de repente quase nenhuma página q eu visitava não abria corretamente e conforme isso ia acontecendo, eu ficava com medo de pegar virus, ae veio a questtão de segurança. Q acabei abandonando por causa da empresa q proibiu o uso do FF, então desencanei de usar em casa.
    A pergunta é, a versão mais atualizada do FF foi melhorada em q ponto??? vale a pena usar? tem segurança??? e o IE7 ??? é mais seguro q o anterior???

    abraço….

  27. Thiago,

    O FF é mais seguro que o IE. Se vc usar o IE correrá mais riscos de vírus e outros malwares. Com o FF o risco é mínimo quase inexistente, diria.

    Dizem que o IE7 é mais seguro… ainda precisam provar. Minha recomendação é: use o Firefox. Se o site não abre direito nele é pq o site é mal feito pois na verdade o IE não segue as boas regras da internet e os webmasters criam sites para ele, não seguindo as boas regras também. O Firefox segue essas regras quase que à risca.

    Abraços!

  28. 28. Thiago Gois disse em 1 fev 2007 - 12:15

    O FF 2 é melhor q seu antecessor? Quais pontos ele foi melhorado???
    Pq o FF 1 eu não conseguia nem mexer na página do Bradesco.

    E com relação ao IE7 , eu poderia até usar os dois né?
    IE 7 e FF 2.

  29. Thiago,

    O Firefox2 é melhor que o antecessor. As mudanças não foram radicais como do IE6 para o IE7 já que não demoraram 5 anos como a Microsoft para atualizar o browser.

    São mudanças “debaixo do capô” que melhoraram velocidade, usabilidade, ou seja, a experiência do usuário.

    Eu sempre usei banco via internet com o FF, desde a versão 1. Não tenho Bradesco e sim BB. Aliás, quase nunca uso o IE, só para Windows Update… Tudo os sites que visito funcionam no Firefox.

    Se vc mudar para o IE7 vai encontrar os mesmos problemas que encontra no FF para as mesmas páginas pois o IE7 segue as regras como o FF… o IE6, como já disse, não segue as regras…

    falou!

  30. 30. Thiago Gois disse em 1 fev 2007 - 13:31

    Não tem alguma coisa a ver com ” Flash ” ??? Tinha q puxar alguma coisa assim, fazer download, estou correto??? q tinha figura q não aparecia.

    E falando em segurança, como fica o FF 2 ? ele proteje o micro contra spywares, trojans ?

    Tem alguma dica como posso proteger meu micro?? q ferramentas ( programas ) devo usar?

    abraço..

  31. Por que alguns insistem em dizer que o problema é no firefox?
    Fico muito irritado quando alguém fala isso pra mim.

  32. Thiago,

    Não sei como funciona o Bradesco. Aqui no Brasil os bancos costuma usar JAVA que no XP não é ativo por padrão, necessita instalar vc mesmo. Talvez vc tenha instalado o JAVA antes de instalar o Firefox e por isso o Firefox não reconhece o plugin e por isso não funcione.

    Pra vc ter uma idéia uso somente Firefox, sem anti-vírus e sem firewall (claro, tenho um roteador que faz papel de firewall). Nunca tive problemas.

    Dica para proteger seu micro: use Firefox, não use Outlook (prefira webmail ou Thunderbird – irmão do FF).

    Lucas,

    Pois é, o problema não é no Firefox. É no Internet Explorer. Já cansei de dizer isso às pessoas.

    Abraços a vcs!

  33. 33. Thiago Gois disse em 8 fev 2007 - 11:47

    *Moderação*: texto original de outro site, favor colocar link para o mesmo.

    Duas falhas no Firefox põem o PC em risco

    Quinta-feira, 08 de fevereiro de 2007 – 11h15

    SÃO PAULO – Duas falhas de segurança no Firefox permitem que hackers leiam arquivos na máquina do usuário.

    A primeira falha localiza-se no mecanismo anti-popup do browser. Ela afeta a versão 1.5.0.9 do Firefox (a edição mais recente é a 2.0.0.1), mas acredita-se que outras edições também sejam vulneráveis. Segundo a SecuriTeam, empresa que identificou o problema, é possível enganar a maneira como o Firefox trata as janelas pop-up para abrir arquivos no micro do usuário e repassá-lo a um servidor remoto.

    Também identificada pela SecuriTeam, a segunda brecha de segurança está na proteção anti-phishing. O Firefox pode ser enganado a tomar um site malicioso como confiável. O problema se manifesta na versão 2.0.0.1 do navegador.

    Carlos Machado, da INFO

  34. Thiago,

    Bom, agradeço a informação de que o FF tem falhas. Todo software tem, mas a maioria (incluindo o FF) não fica exposto como o IE 80% do ano. Veja detalhes em:

    IE inseguro por 284 dias em 2006

    obs: qdo for incluir texto original de outro site, favor colocar link para o mesmo e alertar claramente que é de outro site pois isso pode ferir direitos autorais.

    Abraços!

  35. 35. Thiago Gois disse em 8 fev 2007 - 12:17

    Primeiramente, eu não tenho nada contra o FF, eu apenas quero ter respostas para as dúvidas q tenho e q apareçam, para eu usar o FF, já q sempre fui usuário do IE ( usei apenas 1 vez o FF para teste ).

    Ops, me desculpe, aqui está o link:

    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022007/08022007-3.shl

    abraço.

  36. Olá Thiago!

    Agradeço que tenha postado o link. Eu tinha colocado outro, do IDGNow!, hehehe, já tirei, vamos deixar o seu.

    Concordo com vc, cada um usa o browser que acha melhor. Eu prefiro o FF e não uso o IE pra nada. Muito raro eu ver um site que não funciona no FF e se este for o caso, não volto mais a este site. Prefiro perder parte da internet do que correr risco de segurança usando o browser do logo azul. Talvez esteja exagerando, o IE7 parece mais seguro, mas o filme do navegador está queimadíssimo comigo.

    obs: não esquenta com o fato de eu ter reclamado a falta do link. É que acho correto indicar a fonte da informação.

    Abraços!

  37. 37. Thiago Gois disse em 8 fev 2007 - 13:45

    Não, que isso, não fiquei chateado, mas valeu pelo toque.

    Fiquei preocupado com esse excesso de memória usando o FF, é verdade isso??? vc pode me explicar mais a respeito disso???
    E qto cada um dos navegadores usam???

    abraço.

  38. Olá Thiago!

    Sim, é verdade. Esse problema do Firefox pode ser resolvido da seguinte forma:

    1. Digite na barra de endereços “about:config”
    2. Procure pela opção “network.prefetch-next”
    3. Dê um duplo clique para mudar de TRUE (padrão) para FALSE (sem pré-carregamento)!

    Foi discutido nos comentários #1 a #5 do seguinte post:

    https://techbits.com.br/2006/uma-analise-do-firefox-20/

    Falou!

  39. 39. Freitas disse em 14 fev 2007 - 22:25

    O firefox usa 1 percentagem de memoria anormal em relaçao ao ie7 ja pa nao falar no cpu k no mozilla e de 30% e no ie7 entre 0 e 5% e nao consome + de 45mb de ram e se minimizar mos a pagina cai para 5mb de ram. Fikei admirado pois foi a 1 vez k usei firefox e sempre me disseram k erea mais leve, e isto pa não falar de problemas com plugins e paginas k não abrem, emfim… firefox sucks!!!!

  40. Olá Freitas!

    O Firefox é mais leve. O uso da memória pode ser resolvido, veja no comentário #38 (um acima do seu). Além do que é mais seguro e melhor para navegar pois respeita os padrões web melhor que o IE. Páginas que não abrem são de sites mal feitos que não seguem o padrão e por isso não merecem serem visitados.

    Falou!

  41. e cm eu faço pra ativar o orkut A >funcionalidade de cookies do seu navegador está desativada. Ative-a.

  42. Aurã,

    Vá no menu ferramentas e procure a opção de cookies para ativar. Não sei ao certo pq NÃO USO o Internet Explorer.

    Até!

  43. 43. PATRÍCIA disse em 9 mar 2007 - 10:58

    como faço para ativar a funcionalidade de cookies do meu navegador Internet Explorer 7? Obrigada.

  44. Patrícia,

    Veja a mensagem número 42 destes comentários.

  45. não entendo muito bem de alguns site, e quero saber qual seguraça neste site? tem um site que só abri a radio se eu tiver isso ; controle activex ampx2.4.6. de aol. depois esse mande eu istalar para ouvir a radio esse , activex plugin firefox . ao mesmo tempo diz se eu não confiar no site ,que é a melodia .com.br não estala. mais eu gosto do site e da radio online . o que fazer ,por favor pode me ajuda? obrigada,bom dia

  46. Eunice,

    Bom, minha orientação geral: DESATIVE o ActiveX. Notou que coloquei o desative em maiúsculo, não? O ActiveX é a pior coisa do Internet Explorer, totalmente inseguro, não use, desative!

    Entrei nesse melodia.com.br e realmente pede para instalar o ActiveX no Firefox. Eu nem sabia que isso existia, mas a minha sugestão é a mesma do parágrafo anterior: não instale!

    Envie um email para este site e peça para eles atualizarem a tecnologia pq o activeX é perigoso!

    Espero ter ajudado,

    Abraços!

  47. 47. Rodrigo disse em 29 mar 2007 - 10:58

    Olá Alexandre,

    Parabéns pela a análise, achei ela apesar de você afirmar ser um fã do FireFox, você foi bem imparcial.

    Gostei do debate aqui, e afirmo que sou radical: Se o site não abre, ele não existe. :)

    Porém, eu uso o Opera (desde a versão 5.11) e não troco por nada.

    Abraços

  48. Rodrigo,

    Legal que tenha achado isso, hehehe! Eu tbém sou radical: se o site não abre no Firefox, eu não vou procurar outra forma de vê-lo. Pra que se dar ao trabalho se o desenvolvedor não tá nem aí?

    Tô ligado que o Opera é bom, mas ainda não testei.

    Abraços!

  49. como ativar a funcionalidade de cookies do meu navegador para qu eu possa acessar o orkut?

  50. Priscila,

    Baixa o Firefox. É mais fácil, garanto.

  51. […] Nas discussões mais recentes estão Windows Vista, Mac OS X e alguns Linux; Firefox, Internet Explorer 7 e Opera. A questão todos já sabem: O Vista teria copiado o Mac OS X e alguns Linux, que por sua vez teriam copiado o Mac OS X que teria se baseado em alguns Linux. No outro ringue estão o inovador Opera, o inovador Firefox e o inovador Internet Explorer. Sendo o Opera o mais apontado como criador de recursos – menos utilizado – imitado pelo Firefox que ganhou fama e foi imitado pelo Internet Explorer. […]

  52. A M$ soh vai seguir os padrões e as especificações qndo perder mercado de vez.
    Na minha opiniao, IE não está preparado para ser um browser.
    Imaginem agora com o lançamento da versão 7, quantos anos para usuários migram irão levar? Agora pense quem vai continuar usando UindousXP com M$ IE 6. Para quem os desenvolvedores vão desenvolver.. continuar com hacks ou tirá-los de vez e que se @#$% 60% do mercado?

    ¬¬

  53. 53. Krivion disse em 18 jul 2007 - 18:21

    Pessoal,

    Vamos pensar de uma maneira diferente. Os usuários do IE estão acostumados com o o IE antigo. Estão tendo dificuldades para se adaptar ao novo IE. Mas com o tempo, terão facilidade com ele.

    Quem sai ganhando? o Firefox.

    PQ?

    Pq o Firefox é muito mais completo e muito mais rápido nas correções de bug, sendo por isso mais seguro. Mesmo que o FF se torne um navegador visado pelos Crackers, será sempre mais rápido na correção dos bugs. Logo, a migração dos usuários do IE se derá de maneira mais fácil, por serem semelhantes, vão até pensar que o FF copiou o IE.

    Além disso, quando sair o IE 8, o FF já estará dezenas de anos na frente. Aos poucos a MS vai perder mercado em navegadores, vai demorar, mas vai acontecer.

  54. Cassio,

    Concordo com vc, em partes. A MS demorou para fazer o IE7 pois ficou acomodada na posição de liderança do mercad. Isso foi muito ruim para a web pois o IE6 é um browser que não respeita os padrões web e causa dores de cabeça nos desenvolvedores. Eu mesmo já xinguei várias vezes o IE por causa de problemas insolúveis que esse navegador trazia no momento de desenhar páginas HTML.

    Krivion,

    Acho que a MS já está sentindo o baque de ter feito o pior navegador web de todos os tempos, o IE6. A versão 7 está um pouco melhor, mas anos luz atrás do FF. A competição é ótima, melhora todo mundo.

    Abraços a vcs!,

  55. 55. Jair disse em 2 ago 2007 - 12:31

    Oi amigos, depois que instalei o IE7, o meu antivirus PANDA não atualiza mais, por favor me ajudem a solucionar o que esta acontecendo.

  56. Jair,

    Tente reinstalar o Panda ou procure se informar com a fabricante deste antivírus se existe incompatibilidade com o IE7.

  57. 57. knight.c4 disse em 26 ago 2007 - 12:54

    Olha Soh..
    baixei o IE7 pra teste
    e eu vi que varia pessoas
    aqui perguntaram como se ativar
    os cookies no IE7
    bom tem um modo que em alguns pc’s
    funfam
    mais não garanto

    VAI EM

    FERRAMENTAS > OPÇÕES DA INTERNET > PRIVACIDADE > TEM UMA BARRA DE ROLAGEM DEIXA ELA EM BAIXA > DEPOIS CLICA EM SITE >
    E DIGITA O SITE QUE VC DESEJA SALVAR OS COOKIES E MARCAR COMO CONFIAVEL > NO CASO DE VCS… O ORKUT…

    Mais se tiver outro modo tbm to afim de saber…
    vlw..
    t+
    espero ter ajudado

  58. 58. Knight.c4 disse em 26 ago 2007 - 12:58

    Jair,

    Pra fazer uma melhor analise
    Desistale o IE7 e tente atualizar o
    Panda .. se ele atualizar
    escolha qual vc usa mais
    e fika soh com um dos dois…
    ow tente dar um geito…
    Se nao atualizar com o IE7 desistalado,,,
    Aew vc baixa outra vez o panda
    e faz o teste…
    Aew se ainda nao atualizar
    fika com o AVG eu nao o uso mais
    eh um bom ANTI-VIRUS na minha opniao

  59. knight.c4,

    Valeu pela ajuda!

  60. 60. Cleiton disse em 5 set 2007 - 11:59

    Depois de Instalar o Internet Explorer 7, ao abrir arquivos pela rede de outra maquina ele dá uma mensagem:
    Aviso de Segurança: O editor não pode se verificado tem certeza de que deseja executar esse software. Ao clicar em executar ele abre. Até não encheria tanto o saco se o programa é o Sistema da empresa, o qual abre sempre e direto, tem algum jeito de desativar isso.
    Cleiton e-mail: cleiton@netcominfo.com.br

  61. 61. Rodrigo disse em 6 set 2007 - 15:33

    Acho ilusão pensarem que um dia todos os usuários do IE irão mudar para o Firefox ou Opera.

    O IE está intrinsicamente preso ao Windows e muitas empresas proíbem o uso de produtos não-Microsoft.

    O IE só cai se cair o Windows… e quando?

    NUNCA!

    Mas não tô nem aí, eu uso o Opera até onde puder. 8D

  62. Cleiton,

    Essa mensagem de segurança é para saber se vc acionou um arquivo executável. Acho importante tê-la e não sei como desativar. Só se vc desligar o firewall do Windows… Mas não recomendo isso nem para o meu inimigo. É furada na certa!

    Rodrigo,

    Uma parte já fugiu do IE, algo como uns 15%. Concordo plenamente com vc que o domínio do sistema operacional pela MS é fator decisivo na distribuição de mercado de browsers. Mas vejo que o Windows não está com essa bola toda, principalmente agora que o Mac está ganhando força e o Ubuntu é uma alternativa viável no mundo do software livre.

    Abraços a vcs!

  63. 63. Patrícia disse em 22 dez 2007 - 23:16

    através do ie eu não estou conseguindo apagar meus email e nem apagar e responder meus recados no orkut e nem enviar os recados, só consigo através do firefox, como posso resolver esse problema, me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!

    obrigada!!!!!!!!!!!

  64. 64. huildes disse em 29 dez 2007 - 21:00

    povao eu uso e recomendo o firefox

    ele mai rapido do q o IE 7.

    mas o IE7 é um bom concorrente com o firefox!!

    ate q enfin o firefos ganhou um concorrente as alturas

    mas tbm tem um outro navegador q daqi a pouco entra nessa

    disputa ! ;: o Opera e o Netscape( soh falta ser portugues)

    mas eles tem q melhorarem algumas coisas pois tem paginas q

    ainda nao abren rapidamente .!!

    flw abraçao !! sou + o firefox!!!

  65. 65. Airton Oliveira disse em 17 mar 2008 - 22:23

    Amigo. eu sempre usei o firefox e nunca deu problema,até que
    os meus e-mails começaram a voltar,e como não sei ingles
    eu gostaria de saber se isso tem a ver com as pessoas que usam
    internet explore?
    Existe incompatibilidade entre os dois?
    Como resolvo isso?

    Agradeço se me ajudar neste dilema

  66. 66. bruno disse em 4 jul 2009 - 19:17

    Apesar de tudo ele ainda precisa de gambiarras pra rodar de forma meio compatível com os novos padrões =/

    resultado código sujo.. e desrespeita todo o conceito w3c

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email