Torpak: um navegador anônimo de verdade

por Alexandre Fugita

[torpak] Há algumas semanas muitos ficaram animados com o surgimento de um navegador da web que se dizia proteger a privacidade. A máscara caiu dias depois ao descobrirem que o Browsar era na verdade um adware. Agora surgiu um novo navegador que promete privacidade. E parece que desta vez estão corretos.

Torpak

O Torpak é uma navegador baseado no Portable Firefox (versão portátil do Firefox, que permite instalar o programa em um pen-drive). A navegação é anônima pois os dados trafegados entre você e o site que está visitando passam por uma espécie de VPN (Rede Privada Virtual) criptografada[bb] através da rede TOR (The Onion Router). Portanto, em tese, não há como saber sua localização. Mas se você entrar no seu email, ou qualquer outra página que exija login, saberão que é você.

TOR – The Onion Router

O TOR é um sistema de colaboração que permite aos usuários navegarem anonimamente na internet. Trata-se de um projeto financiado pela Electronic Frontier Foundation (EFF), entidade que luta pelos direitos digitais na era da informação. O TOR funciona roteando o seu tráfego criptografado através de vários computadores[bb] espalhados na internet e liberando finalmente para a web em algum ponto aleatório. Isso torna difícil saber a quem pertence aquele tráfego, aumentando dessa forma a privacidade na rede.

O Torpak facilita as coisas para o usuário. Instalar o TOR “na mão” é um pouco complicado (como já fiz há algum tempo atrás). Outro problema do sistema é a velocidade. Como os dados são criptografados e passam por vários computadores antes de cair definitivamente na internet, os gargalos ficam por conta do tipo de conexão[bb] que os usuários disponibilizam para contribuir com o serviço. Em geral tudo fica lento, muito pior que uma conexão discada à internet.

Privacidade vs. Legalidade

Privacidade[bb] é importante. Nem todos acham assim. Na medida que este sistema impede a localização do IP de quem está acessando sites, pode permitir o uso ilegal da ferramenta. Essa é uma questão complicada: privacidade vs. legalidade. Tanto é que recentemente a polícia alemã desligou alguns servidores do TOR (os nós por onde o tráfego finalmente sai para a internet) sob alegação de que uma investigação sobre pedofilia apontava para seus IP’s. Mas como o TOR foi concebido para manter seus usuários no anonimato, apreender tais máquinas não acabou com o problema.

Comentários do Facebook
34 comentários
  1. Assuntozinho complicado este.
    Até onde vai o limite da privacidade ?
    Eu tenho privacidade de cometer crimes na WEB sem ser identificado ?
    E se eu cometer um crime e for identificado, eu posso processar o pessoal da TOR ?

    Infelizmente tudo que é inventado ou tudo que se pensa, tem gente para usar no “lado negro da força”.
    É uma situação que precisa ser analizada com muita calma e dicernimento, afinal, como o próprio post já diz, já tem nego usando para pedofilia, que é um crime horrível.

    []’s

  2. Pois é! Assunto complicadíssimo… e agora?

  3. Vamos enumerar motivos para se navegar anônimo, e ver se encontramos alguma justificativa.

  4. Olá Valdir!
    Creio que privacidade seja importante. Pra que outros vão querer saber o que vc anda fazendo (seja o que vc está fazendo legal, ilegal, útil, inútil, certo ou errado). Isso é um problema seu e só seu. De mais ninguém.

  5. 5. Micael disse em 26 set 2006 - 08:14

    Olha, tudo têm os dois lados. Se o programa faz o que promete, acho divino. Agora quanto ao uso de forma ilegal, tudo que inventarem nesse mundo, sempre será pra dois fins. Eu gostei da idéia, posso ficar privado, e aind melhor, com a consciencia limpa.

  6. Olá Micael!
    A idéia do Torpak é exatamente essa, navegação totalmente anônima. E posso dizer que conseguem. É ótimo em termos de privacidade. Mas alguns podem usar de forma ilegal, o que é ruim. Eu não estou de forma alguma defendendo isso. Sou a favor apenas da privacidade.

  7. 7. Regina disse em 16 out 2006 - 14:43

    Oi,

    Eu usando o Torpak para fazer a navegação e entrando em várias lista e sites que emitem relatórios, eles tem como descobrir que a pessoa que está entranto todos os dias esta usando navegação anonima, e que está usando o Torpak para navegar?

    Obrigada,
    Regina

  8. Olá Regina!

    De acordo com o que li sobre o Torpak/ TOR, a navegação é realmente anônima. Mas se vc não apagar os cookies, é possível indentificar as visitas como partindo de um único usuário. Só não dá pra saber quem é… Outra: se o site exige login/ senha, nada disso é válido já que vc estará se identificando ao entrar nele.

  9. 9. Regina disse em 17 out 2006 - 10:35

    oi,

    Ao entrar na minha caixa de e-mail e colocar o meu login e senha, usanso o Torpak o meu ip da maquina que estou usando é identificado?

    Obrigada,
    Regina

  10. 10. Regina disse em 17 out 2006 - 10:40

    Alexandre Fugita,

    por favor, tire meu e-mail ele esta disponivel para quem quiser ver.

    Regina

  11. Olá Regina!

    Não, usando o Torpak seu IP real não será identificado pois a navegação é roteada através de vários computadores e sai aleatoriamente em algum lugar para a internet.

    O que eu quis dizer é que se vc se identifica com seu email, significa que é possível saber quem vc é, já que é seu email… a menos que este email seja algum inventado por vc e ninguém saiba que é seu…

    obs: não detectei esse problema do seu email aparecendo para todo mundo no site. Enviei email para vc.

  12. 12. Citação de Techbits em 7 nov 2006 - 22:25

    A internet é uma série de tubos…

    Será votado nesta quarta-feira no Senado um projeto de lei pra lá de aterrorizante. Eu, que sempre defendi a privacidade como princípio importante, discordo totalmente desse projeto de lei que obriga a identificação dos usuários em qualquer ato o…

  13. 13. mario disse em 29 jan 2007 - 09:06

    Olá alguém conhece torpark que funcione com IE(Internet Explorer) pois que eu saiba só funciona com FIRE FOX ou estou enganado.

    Aguardo reply!
    Mario

  14. Mario,

    Bom, o Torpak é feito sobre o Firefox (que convenhamos, é muito melhor que o IE). Se vc faz questão de usar o IE, utilize o TOR (The Onion Router, link no texto) que desviará todo tráfego deste browser através da mesma rede do Torpak. Só que é mais complicado de configurar e as instruções estão em inglês.

    Até!

  15. 15. mario disse em 29 jan 2007 - 13:56

    Alexandre, sei que firefox eh melhor e utilizo muito, o problema eh que na empresa onde trabalho bloquearam o firefox, dai procuro algo que funcione com o IE.

    Ate!
    Mario

  16. Mario,

    O Torpak não necessita do Firefox instalado na sua máquina já que ele trás um cópia do mesmo internamente. Além disso o Torpak não necessita ser instalado no computador, pode rodar a partir de um pendrive. Fora que o Torpak cria uma VPN criptografada que, imagino, não é bloqueada por firewalls de empresas. Ou seja, vc pode usar o Torpak tranqüilamente…

    Até!

  17. 17. Ivan disse em 24 abr 2007 - 00:21

    Ola caro colega.
    Li sobre o torpak instalei a ultima versao dele.
    Estou com o wind server 2003.É preciso rodar Tconfig antes?
    É preciso liberar o firewall do windows? É normal ele demorar
    em fazer os testes antes de entrar? Preciso abrir portas para ele? são pequenas dúvidas que surgiram.
    Grato por qualquer comentário.

  18. Olá Ivan!

    Até onde lembro no Torpak era instalar e sair navegando. O problema é que demora tanto pra autenticar na rede TOR quanto pra navegar já que os dados são roteados aleatoriamente por vários computadores, o que compromete a velocidade. A vantagem é que é totalmente anônimo.

    Quando fiz o teste não foi necessário abrir portas no firewall (software) e muito menos no roteador (hardware).

  19. Boa Noite!
    eu tenho uma dúvida amigo,se o Torpak usa IP de outros lugares ou
    ele oculta totalmente o IP.

  20. Wellington,

    Como diz o texto, o Torpak roteia seu acesso por vários computadores e servidores espalhados pelo mundo e sai em algum lugar que não sabemos onde é. Usa o IP deste “lugar”, ou seja, é um IP real.

  21. 21. CArolla disse em 18 jun 2007 - 03:27

    hOE EM DIA,com a policia federal os movimentos negros ,a midia o s espiare,as furlanas ,as beltranas,que impedem o livre pensamento
    a internet esta se transformando no politicamente correto .
    e ninguem tem mais ob direito de discordar da maioria.
    teve até um a besta de um senador que estava querendo controlar a internet no brasil,para ficar igual as chinaas,tudo porque os bancos que roobam muito querem controlar a internet ,para lucrar com as transaçoes bancarias pela internet.
    MAS a internet foi feita para pesquisa.

  22. 22. Techuser disse em 28 jul 2007 - 03:44

    O Torpark agora se chama XeroBank. Confiram esse tópico onde o criador do programa responde a várias dúvidas de usuários:

    http://www.wilderssecurity.com/showthread.php?t=176514

    Aproveitem também para acessar mais esse tópico, que alerta para perigos de vazar seu IP verdadeiro, mesmo utilizando o XeroBank:

    http://www.wilderssecurity.com/showthread.php?t=173300

  23. Techuser,

    valeu pela info, mas que nome estranho, hehehe! Preferia Torpak!

    Carolla,

    A internet é incontrolável. O que é possível fazer é feedback próprio dos usuários para policiarem seu uso. Concordo com a maioria das suas colocações.

  24. 24. Arthur Klark disse em 19 set 2007 - 16:43

    Olá pessoal!

    Na instituição que trabalho “Toda a navegação é registrada pelos servidores e relatórios dos sites acessados por usuário podem ser publicados se solicitados pela Instituição”.

    Minhas dúvidas:
    – Como é o tráfego entre o meu pc e o servidor da minha instituição? Já que dentro da instituição, o IP do meu pc não muda.
    – Eles podem identificar que estou acessando a rede Tor?
    – Todas as informações do packet são criptografadas?

    Gde abraço!

  25. Arthur,

    Como a navegação do torpak é criptografada, sua empresa só vai enxergar ruído se tentar analisar o que vc está fazendo. Não conseguirá descobrir só analisando o tráfego. Talvez instalando um programa no seu PC de trabalho consigam rastreá-lo.

  26. 26. Bits disse em 27 out 2007 - 00:45

    Olá, o nome do navegador na verdade era Torpark, faltou um R antes do K.

    Também gostaria de recomendar um tópico que citou a matéria do Alexandre Fugita e que tem várias informações úteis sobre o programa:

    http://linhadefensiva.uol.com.br/forum/index.php?showtopic=43803

  27. Bits,

    Nossa, é mesmo, nunca tinha notado isso. E ninguém até o momento notou. Incrível, não? Agora deixa assim, hehe! TORPARK… hehe!

    Abraços!

  28. Good site! Free graphic organizers vgxud

  29. 29. marco disse em 16 abr 2008 - 12:01

    ola gostaria de saber onde encontro pra fazer download sera q alguem ae sabe?

  30. 30. Ivan disse em 16 abr 2008 - 15:02

    Ola Marco. É muito simples e aliás o que queres procurar na internet voce acha tudo. Coloque assim no site de busca do google: torpak download e mais nada vais esncontrar um monte de lugar para baixa-lo inclusive outras versões verifique sempre a mais atual. Moleza não? lembre-se sempre do google útil pra tudo.

  31. 31. Gisele Costa disse em 31 maio 2008 - 00:23

    Oi gente, tudo bem?To vendo vocês comentarem sobre o Torpark, ai então eu baixei, por que estava com vontade de assistir a programação da BBC IPLAYER, que é exclusiva pra UK,Inglaterrs.Toda vez que tentoa acessar mesmo utilizando o dito cujo da erro.Não sei como eles conseguem descobrir que estou acessando aqui do Brasil mesmo utilizando esse bichinho ai.
    Então, se puderem me ajudar eu agradeço, ou se é possivel de alguma outra maneira eu acessar o site de la como se eu estivesse la na Inglaterra”Em sentido figurado viu”.Mesmo por que não tenho grannna pra viajar pra la !
    Beijokas e desculpe pelo tamanho da pergunta.

  32. BOM DE INICO VOU DAR MEUS PARABENS A ESSE TOPICO TA MUITO BOM…
    E DEIXO UMA PERGUTA TENHO UM SERVIDOR POR MOTIVOS DE SEGURANÇA GOSTARIA DE DEIXA-LO ANONIMO…. COM ESSE TOR… SERA QUE CONSIGO ISSO??? OBRIGADO…PELO TOPICO…

  33. 33. Idpol disse em 31 jul 2012 - 18:41

    Até onde possa imaginar, não tem escoderijo na rede. O seu IP, MAC, podem serem o que forem, eles deixam rastros. Não há forma de comunicação sem que aja ‘lookup’. Mesmo os encriptadores são descobertos.Há dificuladade sim, no mundo ‘real’ nosso, probres navegadores. O fato de usar o firefox já é suspeito… ou qq outro navegador. Caso fosse um navegador ‘diferente’ dos existentes ainda assim, os dados navegados são capturados e guardados em algum servidor no ‘mundo'(por ex. sua máquina. Altera, ou renomeia o ‘user data’ do chrome que ele faz outro e quando vc acessa o gmail ou qq serviço, ele te checa.Pronto! O chrome ja sabe por onde vc anda e assim qq navegador.

    pbiragep

  34. 34. eder teles disse em 25 abr 2013 - 04:55

    É possivel que um hacker invada meu computador após eu instalar o Torpak, usando o link do download como “isca” para a invasão?

    OBS: Meu sistema è o Windowns 7. home premmium.
    muito obrigado.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email