RSS, que diabos é isso?

por Alexandre Fugita

[RSS] Com o lançamento do Internet Explorer 7, o RSS terá uma explosão no seu uso. A ferramenta, há muito usada por geeks, irá se popularizar pois finalmente a Microsoft dará suporte à tecnologia em seu navegador. Vou analisar neste artigo, o que é, como usar, e finalmente demonstrar que assinar o RSS de um site é a melhor forma de se obter e selecionar informações com rapidez e eficiência.

O que é RSS?

Basicamente, o RSS é uma forma de facilitar o acesso a uma grande quantidade de informações. Se você está acostumado a visitar uma dúzia de sites diariamente em busca de notícias novas, pode estar desperdiçando seu precioso tempo. Entrar em cada um, todos os dias, é trabalhoso e improdutivo. Com o RSS tudo isso acaba. Você só entra em um site quando o mesmo for atualizado. Melhor: você só entra no site se aquela informação que foi publicada é o que está procurando. Em uma era na qual a informação aparece aos montes e o tempo disponível para consumí-las é limitado, o RSS é o “salvador da pátria[bb]“.

A sigla RSS significa Really Simple Syndication. É na verdade um formato baseado em arquivos XML e que serve para troca de informações. Há controvérsias quanto ao significado da sigla. Uns dizem Really Simple Syndication, outros dizem Rich Site Summary, ou ainda RDF Site Summary. O que importa é a funcionalidade e não o nome…

Como saber se um site possui RSS?

Bom, se você usa o Firefox, no canto direito da barra de endereços irá aparecer um ícone laranja, o mesmo que ilustra o início deste artigo, e o mesmo que você encontra na barra lateral da direita desta página. Esse é o símbolo oficial do RSS. O mesmo acontecerá com o Internet Explorer 7 que está para sair oficialmente nos próximos dias. Na verdade todo site que se preze deve possuir RSS. Se você ainda está no IE6, é só observar na página de seu site favorito se há alguma informação como RSS ou XML. Em caso positivo o site possui RSS e você precisará do link que esse ícone aponta para cadastrar no seu leitor favorito.

Leitores (agregadores) de RSS

Os arquivos RSS são lidos por agregadores, ou seja, os programas que juntam toda essa informação e mostram para você em um único lugar. Só será necessário escolher qual feed RSS você quer acompanhar e saber se há novidades interessantes por lá. Se for este o caso é sempre legal visitar o site para ler a informação. Ah, assine agora mesmo o RSS do Techbits.

Abaixo alguns leitores recomendados:

  • Bloglines: O Bloglines talvez seja o mais usado dos agregadores RSS. É um software on-line o que significa que não é necessário instalar programas em seu computador e também estará acessível de qualquer computador ligado à web.
  • Netvibes: um ótimo leitor on-line, com visual renovado e estilo web 2.0.
  • Google Reader :Outro agregador RSS on-line. Não faz uma semana que foi totalmente remodelado. Melhorou bastante pois antes era um pouco confuso. Leia um review.
  • Firefox: O Firefox é talvez o mais fácil de usar. É só clicar no ícone laranja na barra de endereços que o feed RSS já está assinado. Os sites que você cadastrou ficam na barra de favoritos do navegador e estão acessíveis a um clique do mouse.
  • Internet Explorer 7: Ainda não lançado oficialmente, o funcionamento é similar ao Firefox, ou seja, o ícone estará visível e fácil de usar.
Comentários do Facebook
53 comentários
  1. Google Docs, o office on-line…

    (…)Além disso, o editor de textos possui suporte a RSS, de forma que seus colaboradores podem acompanhar o andamento dos trabalhos através do agredador de feeds RSS favoritos de cada um.(…)

  2. Eu estava pensando em fazer um post sobre RSS de forma a fazer entender os não-ETs da informática. Mas, depois desta, só tenho que bater palmas…

    Parabéns! :)

  3. Olá Rafael!
    Pois eu acho que vc ainda deveria fazer. Os leitores do seu blog não são os mesmos do meu. É possível que tenha alguns em comum, mas a maioria não… Vc pode até copiar meu post, se quiser. É só citar a fonte, hehe!

    A inspiração veio exatamente dos não-ETs, ops, pessoas normais, hehe! Sempre que eu falava de RSS as pessoas falavam “saúde!”, pensando que eu havia espirrado. Agora qdo alguém perguntar posso direcioná-los para este post, hehe! Agradeço o elogio!

  4. Uma análise do Internet Explorer 7 por um usuário do Firefox…

    Uau! Fiquei impressionado com o Internet Explorer 7. O visual, a funcionalidade, a velocidade, tudo isso foi para melhor. E finalmente o Firefox ganhou um concorrente à altura. Aparentemente a Microsoft acertou a mão nesta nova versão, por enquanto …

  5. O anti-clímax do lançamento do Firefox 2…

    Oficialmente o Firefox 2 ainda não foi lançado! Pelo menos até o momento em que escrevo este post. Ontem por toda a web centenas de blogs e sites de notícias apontaram para um endereço da fundação Mozilla afirmando que o Firefox 2, versão final…

  6. Uma análise do Firefox 2.0…

    O Firefox, que já era o melhor browser para navegar na web, ficou melhor ainda. Não tem aquele fator “Uau!” do IE7 pois muitas novidades do concorrente já existiam desde a versão anterior do Firefox. As melhorias foram mais discretas, m…

  7. Em defesa do feed completo…

    Você sabe o que é um feed RSS? É a forma mais rápida e fácil de procurar, descobrir e adquirir informações na internet que conheço. Quando, há 3 meses, coloquei o Techbits no ar um dos requisitos básico foi disponibilizar um feed RSS. Comecei…

  8. O que é um Feed? (AKA RSS)

    Agora que os browsers mais usados (firefox e internet explorer) vêm com suporte a Feeds penso que muitas pessoas vão começar a perguntar-se o que raio é um Feed…

    (…)

  9. A sociedade do excesso de informação…

    Existem dias como hoje que falta inspiração para o que escrever. Daí pego minha lista de assuntos atemporais e escolho um deles para discutir. Às vezes nem isso adianta. O mais estranho é que teoricamente há centenas de coisas acontecendo no mund…

  10. […] Rss, que diabos é isso? […]

  11. 11. Citação de Techbits em 19 jan 2007 - 13:42

    Web 2.0 não é uma besteira sem tamanho…

    A chamada web 2.0 tem seus críticos e adoradores. Os críticos dizem que web 2.0 não significa nada. Provam dizendo que todas as tecnologias usadas já existiam previamente ou ainda que a única diferença para a web 1.0 é a maior quantidade de pess…

  12. 12. Citação de Techbits em 14 fev 2007 - 17:18

    Yahoo! Pipes: a web como um banco de dados…

    De vez em quando aparecem umas idéias geniais. Todos nós usamos a busca para encontrar coisas no grande mar de informações que é a web. Não dá pra ficar restrito ao Google. Uso o Technorati, o Flickr, o Digg, etc…, sempre procurando inform…

  13. 13. Citação de Techbits em 17 fev 2007 - 15:32

    Google Reader maior que Bloglines?…

    De repente, não mais que de repente (*), o número de leitores VIP do feed RSS do Techbits aumentou cerca de 25%. Levei um susto. O que poderia ter acontecido em um único dia para ocorrer tal aumento significativo? Andando pelos meus feeds logo desco…

  14. […] outro site bem semelhante ao SocialURL que já publiquei aqui; ele pretende juntar seus favoritos, Rss Feeds, MySpace, Youtube, fotos em um único lugar e funciona como o filtro dos sites mais conhecidos, […]

  15. 15. Olavo disse em 5 abr 2007 - 13:53

    Nossa, nao entendi nada! :O

  16. Olavo,

    hehehe, leia de novo, hehehe!

    Explicação rápida: é uma forma de vc juntar em um só lugar todos os sites que acessa. Ao invés de entrar em cada um deles, esse RSS manda para vc no seu leitor favorito. É como se fosse um jornal com todos os sites que vc gosta.

    Abraços!

  17. […] além de colocar um link para quem quer assinar o feed RSS (se você não sabe o que é isso visite RSS, que diabos é isso? no […]

  18. Trackback – Brasil Neo…

    …Pois é pessoal, o orkut, tão mal falado na blogosfera, acaba de lançar uma nova opção que promete trazer novos usuarios aos blogs, dar conteudo de graça ao orkut, e de quebra aproximar um pouco mais os miguxos, e suas derivações, para mais p…

  19. Olá Alexandre, estava procurando por um texto explicando sobre RSS, pois tenho alguns clientes que precisavam de uma explicação. Queria pedir permissão também para poder colocar em uma seção do site da minha empresa este seu texto.
    Valeu, e mais uma vez parabéns pelo blog!

  20. Olá Jadiel!

    Vou responder por email. Agradeço o elogio!

    Até!

  21. 21. daniele iara disse em 20 jun 2007 - 21:03

    assunto rss

  22. […] Feed? Que Diabos é Isso? […]

  23. 23. Maura disse em 29 jun 2007 - 12:19

    Ola Ale, tudo bem?
    Adorei esse seu site e as informacoes que vc coloca.
    PARABENS!!!!

  24. Maura!

    Legal, visite sempre!

    Abraços!

  25. gostei de suas explicações!!
    abraços!

  26. Vanderli,

    Legal, hehehe! É uma forma de divulgar o assunto espinhento que é RSS para leigos em tecnologia.

    Abraços!

  27. […] dos Feeds para acompanhar listas mais movimentadas. Para saber mais o que são Feeds leia este artigo e experimente o leitor Google Reader.Serviços como YahooGrupos oferecem a possibilidade de ler as […]

  28. […] que é RSS? Confira texto (português) ou vídeo […]

  29. […] https://techbits.com.br/2006/rss-que-diabos-e-isso/ […]

  30. […] Feed? Que Diabos é Isso? […]

  31. 31. patriciA disse em 15 mar 2008 - 15:07

    achei muito fiche

  32. Bom dia!!!!

    Sou iniciante em blogs …. e a cada dia é necessário aprender um pouco. Hj estava procurando saber um pouco mais sobre RSS e até me aventurar em postar alguma coisa sobre isso em meu blog, porém depois que vi teu post desisti, pois aqui encontrei de maneira simples, clara e objetiva tudo o que eu queria saber. Além disso amei teu blig. E já assinei o RSS !!! hehehehehe ….Peço licença para copiar teu post em meu blog e, É CLARO, citar a fonte!!! Um abraço e obrigada pelas informações!

  33. 33. Evandro Flávio Ramos disse em 27 maio 2008 - 14:08

    adorei muito bom e bem explicado

  34. 34. Simone disse em 13 jun 2008 - 18:07

    eita…esse negócio de Rss é grego para mim..kkkkkkkkkkkkk
    sei que entrei no meu spaces e tinha visita e a referência era essa..ai ai
    por isso vou fazer pós em Tecnologia de Informação..se Deus quiser..Meu sonho é ser perita digital e já sou formada em Direito…Vou unir duas coisas que gosto
    e também entender dessas coisas, melhor dizendo…rs

    Um abraço

  35. […] outro site bem semelhante ao SocialURL que já publiquei aqui; ele pretende juntar seus favoritos, Rss Feeds, MySpace, Youtube, fotos em um único lugar e funciona como o filtro dos sites mais conhecidos, […]

  36. 36. Lu Dias disse em 28 jul 2008 - 17:39

    Olá!
    Agora sou usuária do RSS!!!…hehehe…
    Sua explicação está muito boa, ficou bem claro como funciona e eu optei pelo GOOGLE READER.
    Achei bem mais prático receber as informações de atualizações nessa forma.
    Valeu pela dica!!!

  37. […] São 26.234 pessoas que recebem as atualizações do blog Tecla SAP por e-mail ou via RSS feed (clique aqui se você ainda não sabe o que é isso).  Aliás, o Thiago Mobilon, do TecnoBlog, publicou aqui […]

  38. 38. felipe disse em 30 set 2008 - 22:03

    Boa noite eu gostaria de saber como funciona o intercambio e se tem intercambio para homens

  39. […] de seu interesse (neste caso, a tecnologia) = menos dor no processo de aprendizagem. Veja também este texto em português para ajudar na compreensão do […]

  40. […] Feed Rss – (techbits) […]

  41. 41. Gabriela Morena disse em 12 nov 2008 - 10:38

    Queria muito um post desse sobre Page2rss, pouco se fala sobre ele e tenho que fazer um trabalho na faculdade….

  42. […] Se desejar se informar mais sobre o assunto visite a Wkipédia ou Techbits. […]

  43. […] isto RSS não significa uma risada no dialeto da internet. Para saber mais, clique aqui), fazendo com que realmente você possa controlar toda sua informação em um […]

  44. […] também: http://www.interney.net/blogfaq.php?p=9741544 http://www.vilago.com.br/node/54 https://techbits.com.br/2006/rss-que-diabos-e-isso/ http://brunotorres.net/sobre-feeds-rss-atom […]

  45. […] peço que adicione nosso blog aos seus favoritos ou assine nosso RSS, assim você sempre notícias fresquinhas que poderão lhe ajudar nos seus negócios e […]

  46. […] todos os dias, mais de 30 feeds (que diabo é feed?) no Google Reader (veja meus itens compartilhados lá), enquanto estou em casa, estou sempre […]

  47. […] Receba as dicas de inglês no seu agregador clicando aqui. Leia este texto (português) ou assista a este vídeo (inglês) para saber o que é […]

  48. […] Autor […]

  49. […] É possível “seguir” este site assinando o feed  rss, se você pode conhecer melhor esta tecnologia através deste artigo. […]

  50. […] sua internet por falta de pagamento? Tá na lan-house da prefeitura e não conseguiu acessar seu RSS Reader? Seu smartphone travou porque você baixou muito PORN semana passada? Tudo bem, te conto a […]

  51. Ola sou Leo Bala de BH mG ,
    bom achei muito bem legal aqui as relaçoes dos RSS
    valeu gostaria de agradecer a colaboração

    Leo Bala BH MG
    auluno do 2º periodo de GTI da Faculdade UNI BH ,

    valeu galera

    grande abraço

  52. 52. Guilherme Cunha disse em 3 abr 2012 - 13:36

    Muito Legal, tem varios agregadores na net, eu atualmente estou usando o infeed.com.br

    Valeu pelo post

  53. gostyei

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email