Por isso não uso o Internet Explorer

por Alexandre Fugita

[IE] Nessa semana tivemos a correção mensal de segurança da Microsoft. Isso foi na terça, dia 12. Dois dias depois, na quinta, a Secunia divulgou a descoberta de uma falha extremamente crítica que afeta o Internet Explorer (IE). Novidade… Muitos conhecidos comentam comigo que o computador deles está estranho. Geralmente é aí que eu pergunto: qual programa você usa para navegar na web? Adivinha? Ganha um doce quem descobrir

Qual o problema do Internet Explorer? (*)

Há alguns anos, quando o IE ganhou a primeira guerra dos browsers, o seu desenvolvimento parou. Lançaram a última versão há 5 anos. Falhas e mais falhas foram descobertas mas nem todas foram corrigidas. Com sorte, as que são sanadas ficam até 30 dias em aberto (as vezes mais). Isso é tempo suficiente para crackers explorarem o problema e invadir computadores espalhados pela internet. Fora isso, muitas pessoas não atualizam o Windows quando a Microsoft divulga as correções, aumentando assim o tempo de exposição a uma vulnerabilidade. O IE 7 está para sair. Talvez melhore a situação. Mas tenho minhas dúvidas.

O Firefox também possui falhas

É verdade. Dias atrás as manchetes davam conta de que acharam 682 problemas no Firefox. Um robô analisou o código do software e encontrou essa quantidade de falhas. A comunidade (preste atenção, são seres humanos) open source analisou os problemas apontados e descobriu que efetivamente apenas 2 ou 3 talvez sejam reais.
(*) além de ser lento e não seguir as regras da w3c?

Comentários do Facebook
7 comentários
  1. 1. Thiago Inaio de Matos disse em 15 set 2006 - 12:36

    Bom realmente o IE tem muitas falhas e a MS não as corrigem com o tempo certo para aqueles que o usam não serem prejudiacos, mas o pessoal da MS também são humanos.

    To testando o IE7 RC1 ele graficamente falando é bonitinho é não tá tão pesesado assim como o Nestcape mais ainda prefiro o Opera que na minha opinião ele é o melhor.

  2. “Com sorte, as que são sanadas ficam até do que 30 dias em aberto”

    Acho que faltou uma palavrinha ali “… sanadas ficam até MAIS do que 30…”

    Realmente, não uso o Internet Explorer por estes motivos também, mas o outro motivo é que ele não possui a força que as extensões do firefox tem. É restrito ao time de programadores da Microsoft. E todos sabem que 2 mentes pensam melhor que uma.

  3. Olá Thiago!
    Eu ainda não testei o IE 7. Espero que melhore. Prefiro esperar a versão oficial a usar um release candidate. Já usei o Opera mas agora fico com o Firefox.

  4. Olá Rafael!
    Você tem razão. Faltou uma palavrinha. Já corrigi. Agradeço!

    As extensões do Firefox são a melhor coisa do browser, o diferencial. Recomendo que dêem uma olhada no blog do Rafael Arcanjo para se informar sobre isso:

    Minhas extensões no Firefox: http://www.arcanjo.org/blog/?p=39

  5. O IE possui falhas e o “Firefox também possui falhas”. Então, acho que vou de IE mesmo (Y)

  6. É verdade Guilherme! Ainda bem que existem opções! Só não se esqueça que uma falha do IE costuma ficar muito tempo sem correção. O que é grave. E depois de usar o Firefox, não tem volta.

  7. IE inseguro por 284 dias em 2006…

    Na minha batalha diária pela adoção do uso do Firefox, tento convencer os usuários do Internet Explorer de que trata-se de um navegador inseguro. Toda segunda terça-feira do mês a Microsoft libera correções para o Windows, em sua maioria corrig…

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email