Pagar não rima com cavar

por Alexandre Fugita

[Digg vs Netscape]Definitivamente as redes sociais estão na moda. Aqui no Brasil temos o orkut no qual não ter um perfil significa praticamente não existir. Nos EUA temos o MySpace que começa a provocar discussões em torno da privacidade e acesso a menores de idade. Mas será que a única forma de rede social que existe é essa, na qual as pessoas se expõe para se relacionar? Felizmente a resposta é não!

Um dos fenômenos mais interessantes das redes sociais está na área de mídia e se chama Digg. É um site que mistura colaboração, rede social, bookmarking e notícias. Como conseqüência torna-se uma fonte de informações quentíssimas. Não é exagero dizer que mudou os hábitos da web.

Cadê os editores?

Na verdade o Digg não produz seu próprio conteúdo. Sua página principal exibe resumos de matérias publicadas em sites por toda a internet. A grande novidade é a ausência de editores internos. Tudo depende dos usuários. Todos possuem poder de voto (a favor ou contra) e todos podem postar notícias. As mais relevantes, de acordo com a multidão, saem na página principal. Essa é a essência de uma rede social colaborativa.

Digg vs Netscape

O sucesso do Digg é tão grande que recentemente surgiu um clone . Estamos falando da Netscape, que já foi um browser de sucesso e hoje cria polêmica oferecendo dinheiro para os melhores usuários do Digg.

Na essência o pensamento da Netscape é o seguinte: há um grupo de usuários que são os mais ativos do Digg. Por que não recompensá-los financeiramente para postar no Netscape ao invés de no Digg?

A questão é complexa mas parece consenso geral que o pagamento de pessoas para postar no site seria algo como voltar ao tradicional pequeno grupo de editores que definem os assuntos importantes. Aquela história de feedback de uma comunidade que se auto regula, acaba. E tudo volta a ser como era antes.

Comentários do Facebook
1 comentário
  1. Eu curti. E você?…

    Venho acompanhando há algum tempo o site que parece, tornará-se o Digg brasileiro. O Eu Curti é uma rede social colaborativa de notícias. O mesmo conceito que tenho do Digg, com a vantagem de ser em português. São sites que na essência dão o &#…

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email