Fw: En: Re: Fotos exclusivas do acidente da Gol de dentro do avião

por Alexandre Fugita

[Foto Acidente Gol] Bom, há quase um mês tivemos o trágico acidente do vôo 1907 da Gol. Escrevi sobre o assunto falando do TCAS, sistema que evita colisões entre aeronaves. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o fato de ter escrito sobre o desastre atraiu muitos visitantes à procura de fotos mórbidas ou coisas parecidas. E ninguém encontrou nada disso por aqui… Ou seja, audiência perdida pois não é o público que este blog pretende atingir. Mas por incrível que pareça as fotos[bb] finalmente apareceram! Confira você mesmo no blog do Carlos Cardoso.

Como criar um hoax

Como o próprio Cardoso expõe em seu outro blog, o Contraditorium, quase ninguém lê os posts a partir do segundo parágrafo. Então posso falar o que quiser aqui que ninguém vai ficar sabendo, hehe! A teoria que o Contraditorium defende é que dentro de 4 ou 5 dias as caixas postais do Brasil estarão entupidas com um email com o título parecido ao deste texto, apontando para o post com as fotos exclusivas do acidente da Gol.

Claro, se você for uma pessoa atenta (tem alguém lendo ainda?) e ligada em séries de TV verá que as fotos exclusivas são na verdade de um dos acidentes aéreos mais espetaculares já reproduzidos em vídeo[bb] na série Lost. O mais divertido é que muita gente vai cair no hoax e acreditar totalmente na veracidade das fotos, mesmo os fãs do seriado. Eu mesmo mandei pra um amigo que na primeira olhada acreditou ser verdade…

A menininha com câncer

A mais clássica das lendas urbanas trata da menininha com câncer que vai receber um dólar para cada email que você repassar a seus amigos. Outras histórias envolvem quadrilhas cinéfilas que assaltam espectadores dos filmes, ou fabricantes de celulares dando aparelhos de graça. Não importa qual seja a história, provavelmente é falsa. Vira e mexe recebo histórias escabrosas que aconteceram com sei lá quem, sei lá onde, e enviados por alguém com um cargo pra lá de importante…

Está avisado: não seja pato. Tudo, até prova em contrário, é lenda urbana. Menos, é claro, essas fotos do acidente do avião Boeing 737-800 da Gol.

Comentários do Facebook
43 comentários
  1. 1. Marco disse em 28 out 2006 - 05:06

    O sr. Alexandre Fugita tem razão. Ha uns anos atras, eu quase cai no conto do vigário em relação a menininha com câncer. Felizmente, não tinha cartão de crédito internacional para enviar os dez dólares para aliviar o sofrimento de uma garotinha desconhecida.

    Infelizmente, o número de mensagens aumentaram, de forma que os contos do vigário não pararam por aí. De fato, quem quiser conhecer a verdade, não pode acreditar na multidão de fotos anônimas que se recebe por email, sendo que é muito mais fácil produzir uma fraude digital do que produzi-la em papel. Deixo para provar brevemente, se Deus quiser.

    No entanto, não se trata de desconfiar de tudo que se produz digitalmente e falso. Comparar as fontes e suas proximidades do acontecimento, enfim, nas suas credibilidades, nos aproxima cada vez mais da verdade. Explico: por mais que uma foto enviada pelo seu amigo seja tao confiavel quanto a do que o Estadao ou Folha publicaram, elas nunca seriam tao confiaveis quanto o do site que publica o que as pessoas que presenciaram a queda da aeronave disseram.

    Hoax, ou conto do vigario e isso; so depende do bom senso aliado a boa razao.

    Falou!

  2. Re: En: RES: Fwd: re: Enc:

    Olá Sr. Marco! hehe! Fala Marcão!

    Vc tem razão, o bom senso é fundamental na hora de discernir entre o que pode ser falso ou não. O que acontece é que todos os dias novas e mais pessoas ganham acesso à web pela primeira vez. Isso é ótimo, afinal, mais acesso à informação. O problema é que essas pessoas, maravilhadas com a novidade não conseguem diferenciar fontes confiáveis de coisas falsas e acabam espalhando os hoax por aí.

    De acordo com a “teoria dos seis graus de separação”, todos as pessoas estão interligadas e então por email tudo chega às nossas caixas postais.

    obs: preste mais atenção pra não cair mais nos contos do vigário principalmente agora que vc sabe que a história da menininha com câncer é hoax e possui cartão de crédito, hehe!

  3. 3. Bruno Pedrozo disse em 28 out 2006 - 09:03

    uhauahuauahuahuahua
    Quase surtei quando vi esse título
    Já recebi pelomenos uns 200 e-mails desses com a foto do vôo
    Não abri nenhum, joguei pra spam e que o Gmail exclua em 30 dias

  4. Re: En: RES: Fwd: re: Enc: Fw: En: RE:

    Olá Bruno!

    Fiquei dúvida se publicava este post pois ele não é assim, tão sério. Pelo menos o título não… (mas vi que vc gostou, já valeu a pena!). Além do que era um gancho de um post de outro blog. Mas depois vi que seria interessante a crítica aos internautas que sem saber ficam espalhando lendas.

    Mas, claro, as fotos que aponto são verdadeiras! hehehe!

  5. O resultado está sendo exatamente como eu previa. Nos comentários há gente que se dá ao trabalho de “disputar a veracidade” das fotos, como se houvesse alguma dúvida. Outros são didáticos mostrando como e porquê são falsas.

    Também há os que acreditam.

    Quanto aos hoaxes em geral, uma vez briguei FEIO com um sujeito, ele jurava de pés juntos que a filha havia ganho um celular da Ericsson mandando emails. Eu negava. “você está chamando minha filha de mentirosa?” “Estou, aqui está um link para a Ericsson onde ELES afirmam que não existe essa promoção”. “Eu sou advogado” “Meu amigo, você pode ser até o Juiz Dredd, a promoção vai continuar não existindo e sua filha continuará sendo mentirosa”.

    Eu mereço.

  6. Olá Cardoso!

    Eu vi, dei uma olhada nos comentários do seu post. Achei divertido, hehe! Tem gente até fazendo piada, fora os que acreditam e os que sacaram a origem da foto…

    Eu já tive que convencer pessoas sobre essas lendas. Certa vez uma médica (isso mesmo) estava divulgando aquela história do roubo de rins. Por ser uma figura que impõe respeito, muitos à sua volta acreditaram. Eu falei, olha, essa história é falsa… não adiantou… cada um com suas crenças…

    Acho que no final é melhor ser ignorante do que tentar descobrir a verdade. Pelo menos vamos ter o que conversar segunda-feira no serviço…

  7. 7. Lya 2006 disse em 30 out 2006 - 09:29

    Eu não li o post inteiro, talvez pela correria do dia-a-dia ou por preguiça, leio rapidamente as coisas. Eu acreditei nas fotos, ate me falarem que não era verdade. Eu não procuro saber se é verdade. E-mails correntes eu não passo adiante pq não confio, mesmo vindo de um amigo. Mas faz parte da vida boatos e mentiras. Cuidado ‘É preciso saber viver…’

  8. Olá Lya!

    O próprio Cardoso (comentário #5) do blog que divulgou as supostas fotos reais informa que ninguém lê mesmo o post de acordo com os comentários que recebe…

    Eu já sabia disso pois algumas pessoas qdo comentam comigo tal post ou outro eu falo de alguma coisa que estava escrito e a pessoa não faz idéia do que estou falando. Ou seja, leu apenas o primeiro parágrafo, no máximo. Hehe!

    Qto a descobrir se um fato é verdadeiro ou não, fica a cargo de cada um. Eu, se fosse as pessoas que repassam histórias, iria checar a veracidade dos fatos antes de enviar para dezenas de pessoas. Mas a maioria não verifica e acha que está contribuindo para melhor informar os colegas qdo no máximo está aumentando a desinformação.

    Bom, é isso. Até!

  9. Outra coisa, qual a probabilidade de alguém achar uma câmera, ou ao menos um cartão de memória no meio da floresta amazônica em que só o exército tem acesso? Ainda, depois do avião ter praticamente vaporizado, será que esta foto iria sobreviver? Tenho certeza que a 10km de altura no meio da floresta amazônica ter acesso sem fio seja impossível…

    A conclusão é: desconfie de TODAS as fotos recebidas por email, mesmo daquelas ‘muito engraçadas’. É muito fácil pegar uma foto de dentro de qualquer cabine de avião, botar alguém ‘voando’ pele cabine e depois borrar a imagem…

  10. Acho que essas coisas pequenas sobrevivem a uma queda. Além do que aparentemente não teve incêndio. Mas o problema é alguém conseguir lembrar de tirar uma foto/ filmar com um avião caindo e a morte iminente…

  11. Olha isto!

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u127728.shtml

  12. Ô loco…

    Bem que o Cardoso avisou… isso vai virar lenda…

  13. Será que nem o pessoal da Folha não lê os comentários ?
    O primeiro é um trackback do Contraditorium, onde ele mesmo explica que é hoax.

    tsc tsc…

  14. Bom, mais um, este mais inteligente
    http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1226023-EI4802,00.html

  15. Hehehe!

    Definitivamente virou lenda! Pelo menos o pessoal do Terra apurou mais a fundo o que estava acontecendo. O povo da Folha viajou…

    Ah, e ninguém lê, nem comentário e nem o texto! Acho que vou parar de escrever ou criar um post com “blá, blá, blá” do segundo parágrafo em diante pra ver se alguém nota, hehe!

  16. aí você vai me privar de receber seu conhecimento!
    Não apoio esta ideia do blablabla

    hahahahhaha :p

  17. blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá

    Duvido que alguém vai ler isso aqui, hehe!

  18. 18. Rafael disse em 2 nov 2006 - 21:01

    * Nota da Moderação: Comentário com linguagem agressiva *

    Seus Manés, essas fotos sâo do site dos fãs de Lost.

    E povinho burro que acredita em tudo, por isso que elegemos o LULA de novo. Acreditam em tudo, tenham mais senso crítico

  19. Rafael 2, olá!

    Se vc tivesse lido o post inteiro saberia que eu sei que são fotos do Lost pois escrevi isso lá no texto, ou seja, vc acaba de reforçar a teoria do Cardoso (comentário #5). Só não consigo relacionar a referência política com o conteúdo deste post. E realmente, quem não percebeu que as fotos são falsas não tem senso crítico.

  20. Que fique bem claro que este Rafael ali não sou eu ! :)
    Até assustei quando vi Rafael com moderação.
    Fiquei pensando em que eu disse… hahaha!

  21. Rafael Arcanjo,

    Ah sim, eu até coloquei um número na resposta identificando o outro Rafael pois havia já outro homônimo (vc) na discussão. hehe! Fica tranqüilo, quem está acostumado a ler os comentários percebe essa diferença sutil.

  22. 22. Henrique disse em 11 nov 2006 - 01:18

    Hehe. Olha o Luizão a voar. Esta treta já corre em Portugal. Há cada estupido a acreditar em tudo o que vê na Net! O céu é das cinco da tarde? A cauda do avião caiu (nos ralatórios não fala nada disso)? Se o avião ficasse sem cauda, o caramelo que está a tirar fotografias era chupado pelo vacuo e ia parar ao Uruguai (como o Luizão a voar na segunda foto), e a camara fotográfica e o cartão de memória iam ter a Belém do Pará! Além disso os passageiros nas fotos parecem a Joracy e o Dirceu tipicos de um voo interno Brasileiro? Não me parece.

  23. 23. Henrique disse em 11 nov 2006 - 02:19

    Inédito: vejam o filme em http://www.youtube.com/watch?v=6kXmSHPjc3M

  24. Olá Henrique!

    É isso aí, obviamente isso tudo é do LOST assim como a foto no início do artigo. Não consegui entender a partir do seu comentário se vc leu o artigo inteiro que REVELA trata-se de uma farsa.

  25. 25. paulinho disse em 12 nov 2006 - 21:37

    *MODERAÇÃO: Comentário agressivo gerado pelo IP:200.187.254.95, às 21:37h do dia 12/11/2006, por usuário do provedor UOL. Outras informações também foram armazenadas.*
    vao tudo pra merda seus idiotas…………………………………………………..

  26. 26. CAROLINA disse em 13 nov 2006 - 13:11

    MOSTREM MAIS FOTOS DESSE ASCIDENTE COM O AVIAO QUE FOI UMA TRAGEDIA!

  27. 27. Valdirene disse em 17 nov 2006 - 16:22

    Ifelismente ninguém estar livre de acidentes, seja ele qual for, não existe um pior do que o outro desde quando envolva uma ou mais vidas, mais esse acidente da Gol foi uma fatalidade, eu nem fasso idéia de como ficaram todas as quelas pessõas lá dentro sabendo que todos morreriam e/ou se deu tempo de pensar em alguma coisa, as fotos que vi mim chocaram muito, e logo de imediato mim peguei pensando; Sera que vale a pena deixar de viver o dia de hoje? Trabalho, estudo, obrigações, dinheiro, tudo isso são coisas que deveriamos ter apenas o esencial e deveriamos viver mais, amar mais os amigos irmãos, pais, filhos, mãe namorado etc.
    Viver intensamente porque estamos aqui hoje e amanhã quem sabe!
    e ainda tem pesõas que pisam em outras, são soberbas, arrogantes, insensiveis para com o proximo e as vezes com sigo mesma, pra que? e porque? se levamos nada da vida a não ser os momentos bons que passamos ao lado de quem gostamos e de quem amamos.
    Espero que não precise acontecer mais um trágico acidente desses para qua as pessãos se sensibilizem e passem amar mais o próximo e/ou até a si mesmo.
    Não tive palavras diantes daquelas fotos que presenciei através de um email que uma amiga mim enviou, muito constrangedor, parece que foi com eles um pedaço de mim…
    Hoje tento viver ao maximo a minha vida porque amanhã a Deus pertence, não que eu va fazer coisas que venha envergonhar a minha familia e/ou até mesmo a sociedade, mais vivo como se fosse o ultimo dia da minha vida.
    Só pesso a galera que pense um pouco em tudo que acontece no dia a dia e veja se vale a pena do modo que estão vivendo!
    Precisamos de Paz, amor e carinho um com o outro para fazermos um futuro mrlhor. O mundo estar em guerra e precisamos dar as mãos para proteger um ao outro, se cada um fizessem a sua parte viveriamos bem melhor no Paraiso que vivemos, pois diante de tantas guerras e briga Pleo poder eles estão esquecendo do necessário, que é o nosso bem estar.
    Não sou sonhadora sou otimista e acredito no mundo melhor…
    Aqui deixo o meu sentimento aos amigos e familiares daquelas pessãos que lá estiveram e pesso a Deus Para continuar dando forças para viver o dia a dia, e que Jesus abençõe a todos.
    Ass. Valdirene

  28. 28. anderson dias martinhao disse em 17 nov 2006 - 21:21

    mostrem mais desse tragico acidente por favor

  29. 29. Renata disse em 22 nov 2006 - 15:11

    essas fotos são de um seriado chamdo Lost, sabia O.O ?

  30. 30. kathleen disse em 25 nov 2006 - 23:53

    *Moderação: comentário em tom agressivo gerado através do IP 200.226.19.232,  às 23:53h do dia  25/11/2006*

    esse cara acha que o povo não sabe que essa foto é do lost,daaaaaaaaaaaaaaaaah. o gente buuuuuuuuuuuuuuurra ,acha que engana todo mundo.

  31. Olá Kathleen/ Josemir,

    Eu não ia responder mas resolvi escrever depois de tanta gente dizendo a mesma coisa. Sim, eu sei que as fotos são do LOST. Tanto é que o meu post explica isso no terceiro parágrafo. O primeiro afirma que as fotos são verdadeiras para ver quantos lêem até o final. Pelo jeito você não leu, assim como meia dúzia de pessoas que comentaram acima.

  32. 32. marcos (3M) disse em 26 nov 2006 - 15:09

    Acredito que se isso realmente estivesse acontecido a 10 mil metros de altura muitas outras pessoas teriam sido sugadas, antes do aviao ter caido ao chao embora a queda tivesse levado apenas um minuto. Imagine a distancia que estas pessoas estariam em relaçao ao local em que o aviao foi encontrado. Seria possivel encontrar todos os passageiros conforme anunciaram? Com certeza gostaria de ouvir uma resposta convincente.

  33. meu comemtario é que é muito daora meu

  34. 34. paulim disse em 17 abr 2007 - 15:32

    vlw as foto tao show hehheheehehe!!!

  35. 35. juca disse em 25 maio 2007 - 11:12

    *Moderação* palavra chula editada

    que {editado} caaade as foootos

  36. 36. Samuel Camelo disse em 26 nov 2007 - 06:09

    Fotos da abertura de LOST

  37. Samuel,

    Sério? Isso está escrito no texto do post desde sempre!

  38. 38. wellington disse em 15 fev 2008 - 18:53

    a e maior ca que essa foto e do aviao da gol e sim da sere LOST

  39. eae gente me add no meu orkut ai dinho1.789@hotmail.com e o mesmo do msn

  40. 40. mayra disse em 8 jun 2009 - 13:32

    vcs são um bando de idiotas !

  41. 41. rikrdo disse em 26 nov 2009 - 14:39

    o cara tava voando rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  42. 42. eden santos disse em 27 jan 2010 - 17:23

    bando de malandro desocupado brincam com as desgraças dos outros colocando na internet fatos mentirosos vao sentir na pele quando algo pior acontecer som a sua mae ou algun familiar

  43. Caramba!
    O brasileiro é burro mesmo!
    Confirmou-se a intenção do hoax: ninguém lê o que está escrito!!

    TODAS as pessoas que postaram sem saber o que falam são ignorantes! POIS VOCÊ DEIXA CLARO QUE A INTENÇÃO DAS FOTOS ERA PROVAR QUE AS PESSOAS NÃO LÊEM! E elas não lêem e acreditam que você está divulgando como verdadeiro! Hahahah

    E ainda tem gente que fica xingando aqui! Excelente post e experiência! Parabéns. Estou para publicar em meu Blog um post falando sobre memes! Acredito que já deva ter ouvido falar. Você conseguu criar um muito bem!
    Vou citar seu Blog quando postar meu artigo!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email