Eu curti. E você?

por Alexandre Fugita

[Eu curti] Venho acompanhando há algum tempo o site que, parece, tornará-se o Digg brasileiro. O Eu Curti é uma rede social colaborativa de notícias. Exatamente o mesmo conceito que tenho do Digg, com a vantagem de ser em português. São sites que na essência dão o “controle editorial” aos usuários ao permitir que enviem notícias (publicadas em outros sites), votem nelas (a favor ou contra) e, se a multidão achar relevante, promover para a página principal.

Explicando melhor: há um algoritimo que mede a intensidade de interesse por determinada notícia de acordo com os votos recebidos e a votação geral do site. Esse algoritimo promove notícias para a página principal ou as mantém no ostracismo. Os desejos da multidão é que decidem.

O efeito digg

Os sites e blogs escritos em inglês podem sofrer do efeito digg (o novo efeito slashdot). Isso significa que seus posts ganharam a simpatia da multidão e foram parar na página principal. Ou seja, o site foi digged. O fluxo de leitores dispara a níveis astronômicos e, de tantos acessos simultâneos o site pode sair do ar. Quase que um ataque de negação de serviço (DDoS), mas gerado por sucesso de um post e não por hackers.

O Eu Curti cresceu bastante de movimento nos últimos dias, após publicação de uma matéria no IDGNow. Está ganhando massa crítica com mais notícias sendo postadas e mais pessoas votando. Em breve deve surgir o efeito eu curti. E os sites que sairem do ar poderão dizer: fui curtido.

Concorrentes

Na onda da web 2.0 brasileira existem vários serviços similares ao Eu Curti. Quem deu a dica foi o Diogo Azevedo, em uma ótima análise publicada em seu blog recentemente. Entre os concorrentes temos o Ouvi Dizer, o LinkK, o rec6 e o Overmundo. Este último é voltado para cultura, ou seja, explora um nicho bem específico e já é bastante conhecido pelos internautas. Dos outros três, o rec6 é o que tem a interface mais com cara de web 2.0. Os três aparentemente não têm o mesmo número de usuários que o Eu Curti, mas estão em busca por um lugar ao Sol.

Cauda Longa da notícia

Temos um agregador (Eu Curti), uma rede social colaborativa e uma infinidade de blogs e sites na disputa pela atenção do leitor. Um blog de nicho consegue através do Eu Curti atingir um público muito maior, demonstrando que há demanda para qualquer conteúdo. Não importa qual site que você está lendo e sim se o conteúdo é relevante para seus interesses. Essa é a Cauda Longa da notícia.

Comentários do Facebook
12 comentários
  1. 1. Gustavo disse em 14 set 2006 - 20:46

    Muito interessante, achei os site muito bom, mas copiam demais o Digg. Algumas coisas até pioram na cópia. Mas tudo bem, não temos o digg brasileiro ainda.

    Entrei também nos concorrentes. O conteúdo é bem parecido, só o tmepo dirá quem tem o melhor algoritmo. No visual, o rec6 sai na frente, maravilhoso.

  2. Olá Gustavo!
    Eu também achei o visual do rec6 melhor. Mas por enquanto fico com o conteúdo do Eu Curti. O conteúdo do Eu Curti desandou… O rec6 está melhor! Todos são muito parecidos com o Digg…

  3. Eu tenho implicancia do Eu Curti. Já assinei o feed deles uma vez e larguei depois (e olha que é raro eu cancelar a assinatura de um feed) por causa da queda de qualidade. Gostei mais do conteúdo (e da organização) do Rec6, mas como eles nem têm RSS ainda, não da para acompanhar… Mesmo assim estou apostando neles.

    PS: Desculpem-me se a mensagem for duas vezes, é que parece ter dado um erro aqui…

  4. Olá Marcus!
    Para falar a verdade acho que o conteúdo do Eu Curti desandou. O rec6 está bem melhor. O problema é que por enquanto falta público neste último… Passo a jogar minhas fichas no rec6.

  5. […] Acabei de ler este post e este outro falando sobre agregadores digg-like e o Cavando! passou batido. Claro, não chega nem perto dos outros nacionais, mas veja bem, o Cavando! é mais um engine do que um site… E eu ainda programo ele, menos tempo, mas programo. Um dia talvez alguém use […]

  6. 6. Rob Carloson disse em 24 set 2006 - 13:44

    Eu entrei no eu curti agora, só tem notícia de fofoca, rbd e bbb6!!!

    Para isso, prefiro O Fuxico, Babado, Dirce…

  7. Pois é Rob, creio que o Eu Curti tenha desandado… virou site de fofoca… melhor mesmo é o rec6 (syxt.com.br/rec6).

  8. como anuncia?

  9. Vish, o eucurti num funfa mais !

  10. é infelizmente o eu curti perdeu a vez

  11. cade o eu curti??? alguém sabe?

  12. Bom já tem um tempinho que o eu curti saiu do ar …

    mas surgiu mais um clone-digg brasileiro que é o

    http://www.levitar.com.br/

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email