Em defesa da Busca

por Alexandre Fugita

[Google News] Desde que o Techbits existe, cerca de 19% dos visitantes vieram do Google. É provável que uma parte deles tenha se tornado leitor regular. Por isso figurar em mecanismos de buscas como o Google ou Yahoo! é um ótimo negócio: ganha-se visibilidade e novos leitores. Mas não é assim que pensa uma associação de jornais da Bélgica. Ganharam na justiça uma ação obrigando o Google a não mais indexar suas páginas. Azar deles.

A Busca impulsiona os negócios

No livro “A Busca” (compre no Submarino), John Battelle cita o caso de uma loja de sapatos que, da noite para o dia, viu seu faturamento despencar por ter caído no ranking do Google. A loja virtual, que vendia cerca de 40 mil dólares por mês, ficou com estoques encalhados às vésperas do Natal de 2003. A busca impulsiona visitantes, o faturamento e os negócios. Sair da primeira página do Google para outra qualquer fez todos esse índices despencarem.

Não é à toa que encontramos pela web empresas vendendo SEO (Search Engine Optimization – Otimização em Mecanismos de Busca), muitas delas oferecendo práticas não aceitas pelo Google e, portanto, passíveis de exclusão do mecanismo de busca como ocorreu recentemente com a BMW alemã.

Os livros e a prateleira infinita indexável

Controvérsia parecida ocorre com as editoras de livros e o Google. O projeto Google Livros pretende escanear e tornar disponível a busca por todos os livros existentes. As editoras não gostaram da idéia. Mas como fazer para que aquele livro, perdido em uma estante empoeirada, seja descoberto? Só com a busca na prateleira infinita da Cauda Longa. E isso provavelmente aumentará as vendas.

Azar deles

Dizem por aí que cerca de 40% das visitas a sites de notícia originam-se de serviços agregadores como o Google News. Por que então uma empresa de mídia prefere ficar fora do Google? A verdade é que as empresas representadas neste processo querem continuar no Google News, mas exigem pagamento de taxas de direito de uso de trechos de seus textos.

O Google defende-se dizendo que não fatura em cima do serviço Google News (não há anúncios), e que qualquer site pode se auto excluir de mecanismos de buscas apenas configurando corretamente o robots.txt, arquivo padronizado que alerta robôs de mecanismos de buscas sobre qual conteúdo [não] indexar.

Só posso entender que os jornais belgas não querem atrair leitores… azar deles.

Comentários do Facebook
6 comentários
  1. Alexandre,

    Como sugestão, segue um link que facilita a criação do robots.txt. Acho que pode ajudar bastante quem nem tem idéia de por onde começar.
    http://www.marketingdebusca.com.br/robots-txt/

    Abraços,

  2. Olá Paulo!
    Agradeço o link, muito bom, resolve todos os problemas.

  3. Estatísticas do Techbits…

    Domingo e segunda-feira foram dominados pelos resultados do primeiro turno das eleições. Ou seja, todos estão craques em porcentagens e estatísticas. Por isso resolvi contribuir e divulgar as estatísticas do mês de Setembro do Techbits. Eu sei qu…

  4. Podzinger: a busca que faltava ao YouTube…

    Um dos serviços web mais impressionantes voltados para os podcasts é o Podzinger. A busca por textos é relativamente simples. Vá ao Google e comprove. Pesquisar imagens, vídeos ou áudio é um pouco mais complicado. O advento das tags facilitou es…

  5. A busca e a prateleira empoeirada…

    A busca é um dos pilares da web. Com ela, tudo torna-se encontrável. Aquele texto, daquele blog desconhecido (Techbits?) acaba ganhando um lugar ao Sol pois existem mecanismos de busca e pessoas procurando por tudo que você possa e não possa imagin…

  6. […] Publicado por Laura em Setembro 27th, 2006 Em defesa da Busca em TechBits […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email