As tecnologias mortas de 2006

por Alexandre Fugita

[R.I.P.] Feriado de Finados. Nada mais relevante do que falar dos mortos. A tecnologia avança a passos largos. A toda hora inovações surgem substituindo o que era insubstituível. O ciclo de vida dos produtos está cada vez menor. Alguns prevêem inclusive a chegada da singularidade tecnológica, mas isso é assunto para outro post. A seguir acompanhe uma análise do que está para virar peça de museu.

HD-DVD, BluRay e as emissoras de TV

Nem bem foram lançados mas o HD-DVD e o BluRay estão com os dias contados. Mídias físicas serão substituídas por distribuição pela internet. A Amazon Unbox e a iTunes, entre outras, já descobriram o filão. Consumidores já sabiam disso faz tempo pois trocam arquivos via bit torrent ou outras redes P2P. O sucesso de sites como o YouTube é outra prova que queremos disponibilidade de conteúdo e não restrições e mais restrições como o DRM e mídias físicas.

Emissoras de TV convencionais também estão entre as tecnologias decadentes. Uma executiva da Disney/ ABC admitiu isso ao descobrir que 15 minutos após um programa passar em sua rede, já estava disponível ilegalmente para download na internet. Quem não mudar o modelo de negócios rapidamente vai virar dinossauro nos próximos anos.

PDA

Há tempos dizem assistente pessoal digital, mais conhecido como PDA, está morto. Na verdade evoluiu para uma integração com o celular surgindo daí um híbrido chamado smartphone. Faz tempo que não vejo grandes lançamentos no mercado de PDAs e essa é a tendência: trata-se de um mercado em forte declínio.

Telefone fixo

O crescimento da telefonia fixa é pífio comparado às celulares. Quem quer um telefone que fica preso a um fio e que só dá pra atender se você estiver na mesma localidade que a linha está instalada? A mobilidade está aí e os celulares dominam o cenário (mais de 90 milhões de celulares vs. ao redor de 40 milhões de telefones fixos). Além do que a telefonia sobre IP (VOIP) está crescendo e é muito mais barata que a telefonia fixa convencional.

TV de Plasma

A TV de plasma foi a campeã de vendas antes da Copa do Mundo de 2006. Passado o encanto inicial e a derrota do Brasil os consumidores descobriram que o plasma não é assim tão bom quanto achavam. Telas com manchas, qualidade sofrível (na verdade por causa da baixa qualidade de transmissão de TV no Brasil), vários foram os motivos de reclamações e devoluções. A tecnologia que promete mesmo é o LCD.

Sistema Operacional

Windows? MacOS? Linux? Que diferença faz se tudo está migrando para a web? A tecnologia do momento são os browsers e a web 2.0. É claro que ainda não antingimos a maturidade nos web services e os softwares on-line na maioria das vezes são mais fracos que suas versões off-line. Mas eu, sinceramente, já não me importo com qual sistema operacional está por trás do meu navegador preferido. Aparentemente o futuro é a fusão de aplicações web com as desktop.

Wi-Fi

Quem ainda acha que wi-fi é internet móvel está enganado. O hotspot é móvel? Não. Dá pra acesar o wi-fi de qualquer lugar? Não. Mas com a chegada do Wi-Max e das redes celulares 3G essa discussão estará superada.

Conclusão

Como sempre, estou exagerando. Nenhuma das tecnologias acima sumiu em 2006. Mas todas estão ou vão entrar em uma fase de decadência acentuada o que pode levar em breve à sua extinção. Não adianta ficar parado ou entrar na guerra errada. É aquele velho ditado: se não pode lutar contra (a nova tecnologia), junte-se a ela, ou seja, mude os conceitos!

Comentários do Facebook
9 comentários
  1. […] Não sou o único a achar que certas tecnologias estão mortas. Basta ver o que o Alexandre Fugita escreveu. […]

  2. 2. MaRx disse em 4 nov 2006 - 13:21

    Acho que o LCD não é o futuro. O futuro é a TV a laser.

    http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=4489

  3. Olá MaRx!

    É a tecnologia em constante evolução! Falou!

  4. […] Tudo isso aliado ao crescimento da fatia de mercado da Apple – e o aumento das reclamações sobre a qualidade de seus produtos -, parece garantia de que tempos interessantes vêm por aí. Para mim, os sistemas operacionais não só não estão mortos como serão os responsáveis por muita inovação a chegar aos nossos computadores nos próximos anos. […]

  5. 5. Mauricio disse em 8 nov 2006 - 11:37

    Claro, também não penso que as mídias físicas estejam em vias de extinção, por exemplo. São as grandes empresas que deixarão de vender mídias pré-gravadas, isto sim. Por mais que os HDs aumentem a capacidade de armazenamento em consequência do aumento do tamanho dos arquivos (atualmente ninguém baixa só UM mp3, baixa um álbum completo… sem falar nos arquivos lossless), as pessoas mais espertas vão querer fazer o o velho back-up de guerra, pois é mais barato que comprar um HD novo, libera-se mais espaço e lá vem mais episódios de lost pra ocupar espaço…eheh. Mídia virgem vai bombar.

  6. Olá Maurício!

    Bom, analisando essa guerra entre HD-DVD e Blu-Ray vejo que dentro de alguns anos não fará mais sentido. Ok, talvez faremos nossos backus em mídias físicas mas elas são mais caras que um HD. Usar uma mídia apenas R (gravável uma única vez) não resolve o problema pois usa-se uma quantidade enorme de discos para atualizar os backups. Usar mídias RW (regravável) seria a solução mas o preço não compensa. No final um HD backup sai mais barato por GB.

    Tem também o problema do tempo de duração de uma mídia tipo DVD. Se toda vez que atingir um prazo de validade para segurança dos dados for necessário regravá-lo, a operação torna-se impraticável. Um HD é só fazer uma cópia, muito mais simples e rápido pois a capacidade é gigantesca.

    Isso é apenas a minha opinião no ponto que vc comentou.

  7. A Singularidade está próxima…

    Acabo de descobrir que Ray Kurzweil fez uma palestra virtual semana passada no Brasil. Para quem não sabe Kurzweil é autor de vários livros que tratam da evolução da tecnologia. Sua última obra – que há meses procuro nas livrarias e ainda não f…

  8. […] As tecnologias mortas de 2006 – TechbitsAparentemente o futuro a fus o de aplica es web com as desktop. Wi-Fi. Quem ainda acha que wi-fi internet m vel est enganado . O hotspot m vel? […]

  9. 9. Débora Maciel Correa disse em 2 abr 2008 - 09:36

    A tecnologia surgiu para falicitar as nossas dificuldade.A tecnlogia hoje esta muito avançada quem jamais pensou que iriamos poder nos falar de um pais para outro ou simplesmente se conectar por computador quase todos pensam que a tecnologia surgiu para atrapalhar nossas vidas outros acham que não.Qual seria a sua resposta?pense bem antes de responder vc estara decidindo uma parte da sua vida.Hoje vivemos bem graças a tecnologia com,meio de transporte,celular,computador,camera digital,trem e etc.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email