Redes celulares 3G unificadas

por Alexandre Fugita

[celular] Na Futurecom, evento de Telecom e TI que termina hoje em Florianópolis, surgiram discussões sobre unificar redes celulares da nova geração, a chamada 3G. A idéia, que visa reduzir custos e manter o foco das celulares em seu core business, foi defendida pela Vivo e Anatel. Com a implantação de uma rede W-CDMA unificada as empresas poderiam se dedicar mais à prestação de serviços e melhoria de metas de qualidade. E o melhor: a competição aumentaria o que sempre traz benefícios a nós, usuários.

Amortização e subsídio

A tecnologia evolui muito rápido. Aqui no Brasil os celulares analógicos surgiram na década de 1990. Em 1996 a concorrência aumentou com a entrada da banda B e seus celulares digitais. Em 2002 começaram as operações GSM. Agora já se fala em implantar uma rede 3G real no padrão W-CDMA. Cada mudança de tecnologia exige grandes investimentos, com prazo cada vez mais escassos para amortizar isso no balanço das empresas.

Outro fato que gera buracos nas celulares é o subsídio a aparelhos. Já se fala em sair do mercado de aparelhos celulares e deixar isso nas mãos dos fabricantes. Foi o que a Oi fez meses atrás. Não dá pra ficar tomando prejuízo em um setor altamente competitivo.

Os motivos da Vivo

A Vivo recentemente resolveu implantar uma rede GSM em paralelo à sua rede CDMA. Estava perdendo market share e dinheiro. Compensa mais à Vivo construir uma nova rede GSM do que ficar bancando subsídios dos caros telefones CDMA. Segundo o presidente da empresa a proposta de rede unificada para o W-CDMA não tem a ver com o mudança da empresa para o GSM. Vale lembrar que o W-CDMA é a evolução natural do GSM.

Então quais seriam os motivos da Vivo? Já que estão construindo uma rede GSM, ou seja, investindo pesado, vem a calhar o compartilhamento de uma futura rede 3G W-CDMA no sentido de diminuir custos. A Vivo cita o sucesso da Visanet e Redecard. Elas administram redes de transmissão de informações financeiras para cartões de crédito e débito e foram criadas em conjunto, por empresas concorrentes, para diminuir custos com a sobreposição de infra-estrutura.

Serviços, o pote de ouro

Rede celular unificada, ou seja, o sinal de todas vai ser o mesmo. W-CDMA, ou seja, a mesma tecnologia. Call center terceirizado ruim… Puxa, então qual a diferença em comprar um celular de uma ou outra operadora? Serviços, essa é a resposta. O desafio das celulares é conseguir aumentar a receita média por assinante. Oferecer serviços diferenciados e um melhor atendimento é a solução.

(*) o blogueiro do Techbits não viajou a Florianópolis a convite de ninguém. Ficou em sua cidade mesmo…

Comentários do Facebook
18 comentários
  1. Gostaria de ser Revenda sistema VIVO ZAP, poisna região que moro não tem revenda, estamos comprando em santa catarina

    Aguardo resposta.

    Sds Tadeu

  2. Franciso,

    Este site nada tem a ver com a Vivo. Sou apenas um blog de tecnologia. Se quer tornar-se revenda da Vivo, entre em contato com eles.

  3. 3. ROSE ARAUJO disse em 28 ago 2007 - 11:42

    QUERO SER REVENDEDORA VIVO,NA MINHA CIDADE NÃO TEM AINDA.ESTOU MUITO INTERESSADA,MAIS NÃO SEI O QUE TENHO QUE FAZER PARA CONSEGUIR.POR FAVOR MIM AJUDE!

  4. 4. paulo sérgio disse em 21 jan 2008 - 12:04

    quero ser revendendor vivo na minha cidade não tem. mejo com uma loja de moveis queria vender telefone vivo. aguardo resposta urgente me ajudem não sei como conseguir

  5. 5. Mayck disse em 9 mar 2008 - 08:13

    Olá, gostaria de saber por que no RN (Rio Grande do Norte), não tem a rede Vivo?
    Gostaria muito que vinhesse pro nordeste!

  6. 6. Mayck disse em 9 mar 2008 - 08:15

    Eu e minha Mãe, estavamos querendo revender Oi, mas pensamos melhor, iai estamos querendo revender Vivo!
    Se tiver como quero saber como faço pra me associar à vivo, e pra ter rede vivo no nordeste!

  7. 7. João Paulo disse em 20 mar 2008 - 16:58

    Gostaria de saber como eu posso me tornar um revendedor da vivo em minha cidade? ainda não temos cobertura de celular, mais até o final do ano, a VIVO vai implantar o sinal, daí o meu interesse. Aguardo resposta!

  8. 8. Alessandra disse em 25 set 2008 - 21:57

    Boa noite

    Gostaria de ser uma revendora Oi, sei que ainda nao chegou no estado de Sp, quero saber quais os procedimentos para se tornar uma revendedora ou da vivo,ou da oi.

    Aguardo retorno urgente

  9. Tenho uma loja, gostaria de ser revendedor exclusivo de aparelho da vivo, como devo preceder. Pois na minha cidade está sendo instalada uma torre da vivo.

  10. 10. cesar disse em 15 jun 2009 - 14:09

    Gostaria de montar uma revenda vivo,como fazer

  11. 11. Francisco Nailton Andrade de Sousa disse em 20 jun 2009 - 11:50

    Tenho uma loja de produtos eletrônicos, gostaria de ser um revendedor de aparelhos da vivo.Como devo fazer.Pois ja fiz o meu cadastro.

  12. Gostei muito dos serviços da operadora vivo e estou enteresado em ser uma revenda autorizada. Porem em minha cidade não tem QUERO OBTER APARELHO JA TRABALHO COM AS RECARGAS E CHIPS QUERO OUTROS PRODUTOS.
    ESPERO RESPOSTAS E QUE O SITE POSSA ME FORNECER ESSAS INFORMAÇÕES
    87-37732560

  13. Tenho uma loja no interior de São Paulo e gostaria de ser um revendedor Vivo, como devo proceder, aonde devo fazer o cadastro

    Espero Retorno

    Jean
    Nosso Bazar

  14. 14. Sandro Isac disse em 27 out 2009 - 10:39

    Estou em processo de implantação de uma loja voltada para o segmento de tecnologia em aparelhos e serviços e gostaria de ser um revendedor vivo. Onde posso me cadastrar?

    Aguardo resposta.

    obrigado!

  15. 15. jean carlos basilio disse em 3 dez 2009 - 15:07

    sou moto boy gostaria de revender celulares

  16. 16. alison rodrigues disse em 15 dez 2009 - 13:24

    Gostaria de montar uma revenda vivo,como fazer

  17. quero ser um revendedor da vivo

  18. 18. izidoro neto da silva disse em 2 fev 2010 - 23:39

    a vivo estara inaugurando em breve em minha cidade em poucos dias vai esta funcionamento , e até no momento ñ temos nenhum vendedor, gostaria de saber qual a possibilidade de sermos vendedores de aparelho, chip e cartões da vivo..gostariamos muito nos ajude…

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email